30 de dezembro de 2016


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









UM
2017
MAIS
DO
QUE

FODÃO!



RESTA O OTIMISMO
E O FIM DO CINISMO!




Amigos,

Desisti de tentar enumerar metas para o ano seguinte.Não cumpro nada - nem mesmo assisti a um show do Fábio Júnior. Hahaha!!!
Como sou um otimista irrecuperável, estou há dias pensando no que seria legal para 2017.
Por isso,o fodão do título.
Ah, tá, não me venham com frescuras tipo "que grossura!!", "que baixaria do Prévidi!". Esses cinismos de paz, amor, harmonia, prosperidade, justiça me enchem o saco há décadas. Nem boi dorme mais com essas bobagens.
Isso é o que vale, ser otimista.
Pra começar, como sou velho - e não me venham com melhor idade! - eu quero continuar enxergando e caminhando. Claro, e o meu cabeção funcionando a milhão.
-
Chega de cinismos, de conversa fiada, de gente que se acha, de gente dissimulada.
Hoje, tudo tem que ser disfarçado. Obrigatoriamente se tem que pensar duas, três, quatro vezes antes de falar. Até de agir. Escrever.
Não lembro se foi neste ano ou no passado, mas o Juremir Machado da Silva disse uma coisa muito inteligente: na rua, não podemos nem tirar meleca do nariz, porque sempre tem uma câmera nos gravando,
Vejam o absurdo, não posso chamar meu amigo Paulo Ricardo de Moraes, o Baiano, de Negão, porque posso ir até preso!
Outro dia assisti a um "debate" sobre se uma criança com Síndrome de Down deveria ser tratada como "especial" ou "simplesmente como criança". E a apresentadora mostrou um outro, todo errado numa cadeira de rodas, sem saber de nada, dizendo que o "Fulano é uma criança, como todas".
Cara, isso é muito cinismo, uma canalhice.
-
E essa conversa mole de "morador em situação de rua"? Em "vulnerabilidade social"? Chego a me arrepiar quando ouço um idiota falando assim. Dá vontade de me atracar no tipo! Os caras são uns infelizes. Acreditem, os católicos tem até uma "pastoral do povo da rua"! Argh!! Quer mais cafajestada do que isso? E aqueles "classe média" que se reúnem uma vez por semana, para aliviar a consciência, e distribuem comida para o pobreril?
Ou então aqueles bundinhas, que saem "para beber" nos finais de semana e ficam dando dinheiro e cigarros para craqueiros?
-
Juro, já ouvi "reconectando pessoas em situação de rua".
Ainda vou dar porrada em quem falar comigo usando "... em situação de..."
-
Tô muito amargo para dias "de alegria"?
Não, meus amigos, chega de cinismo!
Nesta semana assisti a uma guria, que não tinha mais de 20 anos, grávida do quarto filho. Era uma matéria sobre a necessidade das grávidas usarem repelente para evitas as picadas - dos mosquitos. O repórter estava indignado porque o Governo federal ainda não tinha começado a distribuir o repelente. Imagina! E o bosta nem questionou a guria sobre a quarta gravidez, sabendo de todos os riscos em quem vive em uma favela do norte/nordeste do Brasil!
Horror!
Também vi neste ano, numa vila, uma matéria com quatro guriazinhas grávidas. Todas na faixa dos 15, 16 anos. E a repórter estava tão indignada quanto elas, porque no "bairro" não tinha creches! Eles jamais questionam a gravidez de crianças!! Não, o Estado - governos - tem que bancar a irresponsabilidade generalizada. Ou melhor, todos têm que bancar a irresponsabilidade de crianças serem colocadas no mundo por crianças?
E as ongs que se preocupam em fornecer roupinhas e fraldas para "mães" em "vulnerabilidade social"?
Ah, um dia de fúria...
-
Quer saber de uma coisa?
Tô me lixando para essas briguinhas trouxas de coxinhas e petralhas, de "esquerda" e "direita".
Coisa de quem não tem o que fazer. Enquanto ficaram anos com este debate babaca, a bandidagem que comanda TODO este país roubou BILHÕES de reais. E todo dia estão ma TV dizendo: "EU NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO. EU? NÃO SEI DE NADA!".
Não estou preocupado com quem comanda as nossas vidas. Não consigo levar a sério esses debates. Detesto perder tempo. Não tenho mais idade para ficar discutindo bestialidades.
Como diz uma amiga, "de nada adianta ter barriga de tanquinho se a torneira não funciona".
-
Ontem li um texto do Bibo Nunes que gostei muito e mostra bem toda essa ronha:
PRESIDENTE DO INTER DIZ QUE SAI POR CIMA, PORQUE NÃO ROUBOU.
Logo os postes farão xixi nos cachorros. A loucura é total.
Pífero, Presidente do Inter diz: " Saio de cabeça erguida porque não meti a mão".
Por favor, se vangloriar de não ter roubado passou de todos os limites.
 Eu acredito que ele tenha "botado a mão" na dignidade da nação colorada, colocando o time na segunda divisão.
Pare um pouco e pense. Como pode alguém dizer que sai de cabeça erguida porque não botou a mão na grana?
A que ponto chegamos. Segundo o Presidente, ele conseguiu resistir a tentação?
Uma das declarações mais infelizes que vi até hoje.
Que 2016 vá embora logo. Um ano para os colorados esquecerem. E o Presidente encerrou o ano com uma gafe, que merece uma taça de papelão lambuzada com cola de sapateiro.
Diga que foi stress do rebaixamento e peça desculpas, Presidente Pífero.
Reconhecer um erro é um grande acerto!
-
Viu que cinismo, pífio?
-
CHEGA DE CINISMO!
Se o sujeito é canalha, tem que ser chamado de canalha.
Ficou invocado? É canalha!
Não deu bola? Não é canalha ou é um baita cínico. Mas deve ser canalha, mesmo.
-
Quero um 2017 fodão! Sem cinismos!
E digo, com a maior sinceridade do universo, vou continuar escrevendo e dizendo justamente o que penso. Sem me preocupar com o que vão pensar ou dizer.
Quem não quiser ouvir ou ler o que penso, que vá chupar um carpim sujo!!
-
Pra encerrar.
Ninguém neste Estado ou país criticou ou critica mais o Conglomerado Midiático Gaudério, a RBS, do que o Blog do Prévidi. Tem gente que acha que faço isso porque sempre sonhei em trabalhar lá. É porque não me conhece, não sabe que fui repórter da Política de março de 80 a novembro de 83. Passei por outras editorias para quebrar galho. Antes fiz um free na apuração em uma eleição, em 78, além de dar informações na rádio. Na posse do primeiro Governo Brizola no Rio cobri também para a TV - aqueles boletins com fotinho.
Período mais do que maravilhoso.  Tive chefes excelentes, como o Lauro Schirmer, Carlos Fehlberg e o Terlera. Fiz bons amigos que até hoje convivo, como o Flávio Pereira. Vários.
É que aquilo lá tomou um rumo estranhíssimo, depois que Maurício Sirotsky Sobrinho morreu. E quase - faltou pouco - degringolou.
Evidente que não quero que a RBS quebre ou seja vendida. Aí termina um mercado - para jornalistas e radialistas - que praticamente não existe mais. Jamais me referi ao grupo como "rede de baixos salários", porque dá a impressão de que só a RBS paga mal. Paga mal, sim, como todas as demais emissoras e jornais. Sem cinismos, um mercado de merda.
Torço para que o Duda Melzer consiga erradicar a mentalidade dos "comedores de sucrilhos com nescauzinho" que dominou por anos aquilo lá. E ainda existe muita gente que não faz nada, que é uma praga e que ganha salários irreais. Incompetentes em tudo que fazem. Ou melhor, nada fazem, porque não sabem de nada. Acredito que em breve consiga ajeitar o "negócio RBS".
A minha esperança é tanta que reproduzo, pela segunda vez, o filme de final deste ano da RBS.





3 comentários:

  1. Esse jingle maravilhoso foi criado,há 30 anos pelo Ricardo Garay(letra) e Calique (musica) da produtora Jinga. È tão bom que já foi recontratado por mais 20 anos, vai completar meio século no ar!! JULIO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  2. Desde que Breno Caldas vendeu a Caldas Jr, em 1984, a RBS se tornou a maior e a melhor empregadora de jornalistas do RS. Ou alguém sabe de um jornalista que saiu da RBS para ganhar mais na Caldas Jr de Renato Ribeiro ou dos bispos, no Jornal do Comércio ou na errática Rede Pampa? O trocadilho "rede baixos salários" é apenas um trocadilho. Os colegas "de esquerda" que controlam há décadas o sindicato dos Jornalistas sonham com a quebra da empresa, e não estão nem aí para as centenas de colegas que ficariam desempregados. A questão é ideológica. Viva la revolución!

    ResponderExcluir
  3. Video bacana. Tambem não quero o fim da Rbs, da Globo e das outras empresas. Quero mais noticias e menos "esporte". Bom inicio de Ano a todos...

    ResponderExcluir