Quarta, 23 de agosto de 2017



14 anos implicando
com um monte de gente
chata, incompetente ou bandida

SITE/BLOG DO PRÉVIDI

13 agosto 2003







Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











CIDADE BAIXA ACABA SE NÃO EXISTIR O
CONFLITO ENTRE MORADORES E FREQUENTADORES







Do jornalista Carlos Wagner, do http://carloswagner.jor.br/blog:

Se o diálogo entre as partes, a criação de novas leis ou a aplicação das já existentes solucionarem a briga entre os moradores e os frequentadores dos bares da Cidade Baixa, o Bairro Boêmio de Porto Alegre acaba, porque o conflito é parte da atração. Foi assim que aconteceu com o Bom Fim, que foi, durante os anos 60 e 70 e parte dos 80, o Bairro Boêmio da Capital. Dos tempos da boêmia no Bonfa – apelido carinhoso do lugar –, restaram documentários, músicas, piadas e a nostalgia dos velhos que eram jovens naqueles barulhosos anos.

Sem o conflito entre os boêmios e os moradores o bairro, perde a graça, e a decadência econômica assume o lugar dos risos, da gritaria e do som da música. Essa é a lição que a história  da cidade mostra. Bem antigamente, existiam as regiões dos cabarés – Ilhota (perto da Zero Hora) e Rua Voluntários da Pátria (liga o Centro Histórico ao Bairro Navegantes). Daquele tempo, ficaram as músicas de Lupicínio Rodrigues. Aqui, quero chamar a atenção dos meus colegas repórteres, principalmente dos novatos, para olharmos a questão do Bairro Boêmio como se fossemos antropólogos. Vou relatar uma experiência. Eu tenho quatro filhos, duas gurias nascidas nos anos 80, um guri, no ano 2000, e outra menina em 2006. Em 1983, eu comecei a trabalhar como repórter em Zero Hora. Lembro que, todos os finais de semanas, eu estava no Bom Fim fazendo matéria de rolo entre moradores, boêmios, brigadianos e motoristas – que reclamavam dos bêbedos no meio da rua. Aqui, atenção: estou falando nos tempos do Regime Militar, quando os brigadianos chegavam e baixavam o pau, e pronto.  A cada conflito com os policiais militares, os bares da região se tornavam mais atrativos para os jovens da época.

Para mim, era um saco fazer matéria no Bom Fim. Primeiro que, nos anos 70, quando estudava na Fabico (faculdade de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), eu enchia a cara no Bar do João. Muitas vezes, eu chegava para fazer matéria dos rolos e sempre encontrava um bêbedo amigo dos velhos tempos para me chamar de “arrependido” – referia-se aos lutadores contra o Regime Militar que eram torturados até concordarem em fazer declarações públicas em favor dos militares. Os anos se passaram, eu me especializei em conflitos agrários e passava mais tempo na estrada do que em Porto Alegre. Até que um dia, num fim de semana, uma das minhas filhas, que já era adolescente, me pediu para deixá-la em um fim de tarde no Bom Fim. Imediatamente, me vieram à mente os tempos antigos. Disse algumas coisas para ela sobre o perigo, mas entrou em um ouvido e saiu pelo outro.

Fui levar na minha filha no Bom Fim na minha Brasília – carro popular da época. E, para a minha surpresa, o velho Bonfa tinha virado cult para os jovens. Eles ficavam no meio da rua, atrapalhando o trânsito, os bares cheios de gente, alguns traficantes perambulando, muitos vendedores ambulantes, e uns poucos brigadianos observando de longe. E os moradores indignados com a algazarra dos jovens. As matérias nos jornais sobre os conflitos entre moradores, frequentadores e brigadianos tinham escasseado. Eram outros tempos. O país tinha se democratizado, o prefeito de Porto Alegre era eleito – no tempo dos militares, era nomeado –,  e a Polícia Militar não podia mais sair baixando o pau.

O tempo passou. As minhas duas filhas cresceram, e a boêmia da Bom Fim migrou para a Cidade Baixa – tem um monte de matérias na internet sobre teses a respeito da mudança de endereço dos boêmios. O meu filho, que nasceu no ano 2000, é um adolescente e jamais me pediu para deixá-lo na Cidade Baixa. A rotina de lazer dele é bem diferente das minhas outras duas filhas: ele passa horas e horas no computador e vai a festas em sítios e casas de espetáculo. Lembro que, durante a cobertura dos conflitos de 2013 – manifestantes tomaram as ruas da cidade lutando contra o preço da passagem de ônibus –, eu notei que o público na Cidade Baixa era bem mais velho do que o que frequentava o Bom Fim. Aqui, o seguinte: quem andou pela Cidade Baixa durante dos jogos da Copa do Mundo, em 2014, viu gente de vários cantos do mundo. Para onde eles iriam se não tivesse o Bairro Boêmio?

Acredito que o meu filho vai para a Cidade Baixa quando estiver mais velho. Assim como a minha filha de 11 anos. O conflito que existe hoje entre frequentadores e moradores é bem menor do que o do Bom Fim. Mas barulhento o suficiente para virar notícia de jornal. Como repórter, eu sei que a notícia tem poder de atrair a curiosidade das pessoas. Portanto, se acabar o conflito, termina a notícia, e os boêmios vão migrar para outro lugar onde a cerveja e a batatinha frita tenham preços compatíveis com os seus bolsos.  É assim que acontece, né?


-


ALÔ DESPACITO JÚNIOR! - A EPTC não atualiza seu portal da transparência desde 2016!


-


A CASCATA DOS CORTES DE CCS!
A MAIOR CC DO DESPACITO JÚNIOR - O "sortudo" é procurador-geral da ATP e recebe a maior remuneração básica bruta entre os CCs de Porto Alegre: R$24.222,14, conforme o Portal de Transparência da Prefeitura.
O cidadão é também empresário.
...
Existem dezenas de CCs acima de 15 mil reais.
...
De junho para julho, a Prefeitura cortou 11 CCs. Pouco para quem tem o discurso de corte de gastos e está promovendo arrocho para os concursados.


-


POBRE CORREIO DO POVO - Quando um executivo começa a entender o RS é mandado para outro Estado. Os interesses da igreja universal estão acima até do lucro.
Depois de três anos em Porto Alegre, Sidney Costa sai do Correio do Povo e é mandado para São Paulo. Chega o sr. Claudinei Girotti.
Que o bispo Formigão abençoe a todos.
...
Ainda bem que eles não mexem no Telmo Flor.


-


O FIM DA FAMÍLIA BRASIL - Soube pela Coletiva - não recebo material do grupo RBS - que a maravilhosa "As aventuras da família Brasil", do Luis Fernando Verissimo, 80 anos, terminou. A Família Brasil era publicada pelo O Estado de S. Paulo desde 1988. O ZH ia na carona. LFV fica escrevendo em O Globo - e o ZH também publica - às segundas e quintas.


-


ENFIM, O PALHAÇO NOS FEZ CHORAR - Vale a pena ler a crônica do Daniel Weber sobre Jerry Lewis.
Vai no http://bodegadofilme.com.br/enfim-o-palhaco-nos-fez-chorar/#sthash.41p2DhrJ.pzUSZDee.dpbs


-


NÃO IA TERMINAR A FUNDAÇÃO PIRATINI? - Não intindi.
Foi divulgada a lista de representantes da sociedade no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini:

Titulares:

Carlos Bonifácio (Guto Leite)
Laura Maria Glüer
Luciano Klockner
Maira Baumgarten
Francisco Marshal
Pedro Omar Delgado

Suplentes:

João Volino
Rogério Piccoli
Antônio Bavaresco
Juliana Costa
José C. Martins
Kátia Marko
...
Não conheço a maioria, mas tem ao menos um maluquete. Vai torrar o saco de todos.


-



TODO O RIO GRANDE DO SUL




-


SÉRIO? - Não consigo olhar pra cara da Fátima Bernardes. Ânsia de vômito só com a propaganda do programa da moça.


-


O QUE FAZEM COM AS GOSTOSAS? - Amanhã vou aprofundar o assunto, magricelas e gordas. Notaram? Não admitem mulher gostosa. Tem que ser magricela ou gorda.
No tempo do Jornal Nacional, a Patricia Poeta era uma mulher gostosa. Quando reapareceu, no programa de abobrinhas no sábado, tinha virado uma magricela. Até o rosto bonito foi pro brejo. Sem bunda, sem nada. E, claro, separada...
Agora, a maior sacanagem foi com a Juliana Paes, a mulher mais bonita e gostosa da TV brasileira (nem falo mais da Iris Valverde, porque está com corpo de criança esquelética). JP emagreceu tanto que ficou com os olhos esbugalhados!
Horror!!


-


NA EXPOINTER:

VINHOS E SUCOS - Uma série de ações para a promoção dos vinhos e sucos de uva gaúchos serão realizadas durante a 40ª edição da Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Degustações e palestra gratuitas estarão entre as atrações durante toda a feira, que inicia neste sábado e segue até 3 de setembro, para aproximar os consumidores dos produtos verde-amarelos e divulgar as diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul.
A partir do próximo sábado, o sommelier Vinícius de Miranda Santiago irá conduzir degustações diárias na Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor. Os encontros para 32 participantes ocorrem às 16h30min. Serão degustados vinhos tinto e branco, espumante e suco de uva de micro e pequenas vinícolas gaúchas. As inscrições para atividade, que terá cerca de 45 minutos de duração, devem ser feitas no local.    
...
No domingo, dia, 27, às 13 horas, Vinícius de Miranda Santiago apresenta a palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos”, na Arena do Conhecimento. O sommelier abordará as principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul: Serra, Serra do Sudeste, Campos de Cima e Campanha (confira abaixo mais sobre cada uma). Não é necessário fazer inscrição prévia. “O público poderá conhecer os diferentes vinhos gaúchos e a particularidade de cada região. Também ensinaremos a técnica básica para a degustação de vinhos”, antecipa Santiago.
O sommelier discorrerá sobre as características culturais, de solo e clima das maiores regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul, responsável por cerca 90% da produção nacional. Segundo o Cadastro Vitícola, são produzidas 138 variedades de uvas para o processamento de vinhos, espumantes e sucos.
Entre as principais castas cultivadas estão: Isabel, Bordô, Cabernet Sauvignon e Franc, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Moscato Branco, Riesling Itálico, Trebbiano e Chardonnay.
...
Outra atração com vinhos gaúchos na Expointer será a realização de degustação às cegas. Com início no próximo sábado, até o penúltimo dia (2) da feira, a atividade ocorrerá das 18 horas às 18h40min, na Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor. Três a quatro miniporções preparadas pelos chefs Bruno Ivanoff, Mamadou Abdoul Sène e Ricardo Dornelles serão servidas ao público e uma delas será harmonizada com um vinho ou um espumante gaúcho. Ao final, os profissionais explicarão aos participantes o motivo da escolha. A inscrição pode ser feita no local e as vagas são limitadas a 20 pessoas.
As realizações são promovidas por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) – através do Programa Juntos para Competir –, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
...
PROGRAMAÇÃO 

Degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva  
Onde: Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor  
Quando: 26 de agosto (sábado) a 3 de setembro (domingo)      
Horário: 16h30min  
Inscrições: no local. Vagas limitadas a 32 participantes  
Entrada franca        
         
Degustação às cegas        
Onde: Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor  
Quando: 26 de agosto (sábado) a 2 de setembro (sábado)          
Horário: 18h
Inscrições: no local. Vagas limitadas a 20 participantes  
Entrada franca        

Palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos”
Onde: Arena do Conhecimento      
Quando: 27 de agosto (domingo)  
Horário: 13h
Inscrições: não é necessário          
Entrada franca

...

TVE E FM CULTURA - A Fundação Piratini prepara mais uma grande cobertura para a 40° edição da Expointer. O programa Rio Grande Rural passa ser transmitido de segunda a sexta-feira às 17h. A atração será apresentada por Renato Martins junto com Marco Medrona e Ellen Bonow, apresentadores aos fins de semana do programa. Em parceria com a Emater, o Rio Grande Rural terá uma hora de duração para destacar os eventos da feira e receber convidados na Casa da TVE e FM Cultura no Parque de Exposições Assis Brasil.
A cobertura será estendida para entradas ao vivo dentro do Panorama, a partir das 19h15, com reportagens das equipes que estarão no parque durante todo o tempo da feira e ainda uma edição exclusiva do TVE Repórter. O programa acompanhou toda a preparação de algumas propriedades até a participação efetiva na Expointer. O resultado será apresentado no dia 14 de setembro às 22h30. “A nossa cobertura vai além do factual da Expointer. Vamos discutir grandes temas do agronegócio e da agricultura familiar”, afirma Laura Rejane Mamfrim, diretora de jornalismo da TVE.
O espetáculo inédito “Show Opera Gaúcha”, que será apresentado na abertura da exposição, no sábado, dia 26, às 18h30, terá transmissão ao vivo da TVE para todo o Rio Grande do Sul. “A cobertura da TVE e da FM Cultura será especial como é o evento deste ano, que celebra suas 40 edições", destaca Orestes de Andrade Jr., presidente da Fundação Piratini. "A principal feira de agronegócio do Estado está ainda mais cultural, combinando muito com a programação das nossas duas emissoras", acrescenta.
...
O Frente a Frente com o governador José Ivo Sartori também será gravado na Casa Branca na Expointer e será veiculado na quinta-feira, dia 31.
...
A FM Cultura 107.7 terá a repórter Anália Barth durante todo o evento para trazer informações sobre as apresentações, shows e toda a agenda de atrações que fazem com que famílias, escolas e o público em geral se desloquem até o parque. As informações estarão diariamente no Cultura na Mesa, ao meio-dia, e no Cultura Clube às 14h. “Vamos seguir a nossa linha editoral e reportar essa cultura dos gaúchos que move milhares de pessoas até a Expointer para a diversão.”, destaca Jaques Machado, coordenador de jornalismo da FM Cultura.
A maior feira a céu aberto da América Latina ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro de 2017, no Parque de Exposições Assis Brasil, e reunirá as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial, o melhor da genética e as raças de maior destaque criadas no Estado.


-


EM GRAMADO - A Oi fechou parceria com a rede Telecine durante o Festival de Cinema de Gramado (16-27 de agosto) para ações de trade/vendas/marketing focadas nos pacotes Oi Total (http://www.oi.com.br/combo/) + Oi TV com Telecine na Casa Oi Gramado. O Telecine é uma rede de canais focada na exibição de filmes. São transmitidos diferentes gêneros cinematográficos: ação, romance, infantil, comédia, drama e muito mais. O Oi Total é um combo que reúne móvel, banda larga com velocidades de até 35 Mega, TV por assinatura e fixo.
...
Para os clientes, visitantes e jornalistas presentes no 45º Festival de Cinema de Gramado as cafeterias podem ser uma boa opção para postar aquela foto, fazer uma reunião ou degustar um bom café com menus especiais. Mas para tudo isso, é preciso uma certa estrutura: um bom wi-fi e tomadas de sobra são indispensáveis. A Oi oferece no “Café Oi Gourmet”, localizado na Casa Oi Gramado, infraestrutura que inclui o único Wi-fi gratuito na cidade, tomadas e mesas para trabalho e um menu para todas as horas. De quebra, dá para espantar o frio da serra gaúcha com os excelentes cafés italianos servidos no local. O menu a la carte disponível para almoço e jantar é variado, sendo os mais pedidos o tradicional À Lá Minuta, o Filé ao molho quatro queijos com espaguete e a Pizza. Durante o Festival de Cinema, a Oi está oferecendo para os jornalistas que estão realizando a cobertura do evento, desconto exclusivo de 30% nas refeições realizadas no Café Oi Gourmet, bastando apenas apresentarem a credencial de imprensa.
...
Além da visão exclusiva do tapete vermelho, onde os artistas desfilam e posam para fotos com o público antes de acessar ao Palácio dos Festivais, a Casa Oi Gramado abriga a nova loja comercial da Oi, com funcionários capacitados para atender demandas dos clientes da região das Hortênsias (DDD 54) e turistas que visitam a cidade. No espaço é possível acessar o portfólio completo de soluções convergente das Oi – telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa.      ...
Serviço - Horários durante o Festival de Cinema:

Casa Oi Gramado/ Loja – Rua Madre Verônica, 87, na Rua Coberta - (54) 3295-2266. Durante o Festival de Cinema aberto das 9h às 20h.
Café Oi Gourmet - Rua Madre Verônica, 87, na Rua Coberta - (54) 3286-6338. Durante o Festival de Cinema aberto especialmente das 10h às 00h30.








-


LIGA PRA EVANI E COMBINA!


(clica em cima que amplia)


 



-


DEFESA DO LULA - Afinal, o processo que culminou com a condenação do ex-presidente Lula por corrupção e lavagem de dinheiro obedeceu a todos os trâmites legais? De acordo com uma centena de renomados juristas brasileiros, não. Estes profissionais se reuniram para publicar um livro no qual, por meio de artigos, pontuam todas as arbitrariedades e "equívocos" jurídicos encontrados na sentença proferida pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. O livro "Comentários a uma sentença anunciada: o caso Lula" será lançado no dia 31 de agosto, às 18h, na sede da FETRAFI (R. Cel. Fernando Machado, 820, Centro, Porto Alegre), e é uma promoção da Frente Brasil de Juristas pela Democracia e da Frente Brasil Popular, com copromoção do Instituto Novos Paradigmas e Instituto Joaquim Herrera Torres.
Entre os ilustres juristas que analisam o caso, está o ex-ministro da Justiça e ex-governador do Estado, Tarso Genro, que avalia que o julgamento constituiu-se de um processo de exceção com finalidades políticas. “Este livro é sobre Direito, tratando de questões políticas. Analisamos e comprovamos como instrumentos burocráticos foram usados para destruir a democracia. Precisamos suscitar esse debate jurídico que trará, com certeza, efeitos políticos”, defende Tarso. Para ele, o debate sobre Direito Penal e Constitucional será de grande repercussão para o País.
A ideia do livro surgiu depois que os advogados tiveram acesso à sentença de Moro e começaram a destrinchar detalhes que revelam, além do caráter político, vários "excessos" do juiz, escancarando a parcialidade do magistrado. A preocupação dos idealizadores é o impacto que uma decisão como essa pode ter na Justiça brasileira.
Sob a coordenação dos doutores e professores de Direito da UFRJ, PUC-Rio e UNILA, Carol Proner, Gisele Cittadino, João Ricardo Dornelles e Gisele Ricobom, o livro conta com artigos de Eugênio Aragão, Marcelo Nobre, Marco Aurélio de Carvalho, Lênio Streck e Pedro Serrano, entre outros.
"Muitos juristas que vêm acompanhando esse processo resolveram escrever sobre a condenação. Ela tem uma série de aspectos questionáveis e precisamos de um time grande para comentar a sentença. São artigos curtos e que vão direto ao ponto, levando em consideração aspectos que dissecam a sentença para que o público leigo possa ter acesso. É o primeiro documento em forma de livro falando da sentença", explicou a advogada, professora da UFRJ e coordenadora do livro Carol Proner.
O lançamento do livro contará com a apresentação dos seguintes autores: o advogado, ex-ministro da Justiça e ex-governador do RS, Tarso Genro; o pós-doutor em Direito, professor de Direito da Unisinos e Membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Lenio Streck; a advogada criminalista, professora de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal na Universidade do Vale do Itajaí, Fernanda Martins; e o professor de Direito da PUC/RS e membro da Frente Brasil de Juristas pela Democracia, José Carlos Moreira da Silva Filho. A mesa será coordenada pela doutora em Direito do Trabalho pela USP/SP e juíza do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região, Valdete Souto Severo.
...
O quê: lançamento do livro “Comentários a uma sentença anunciada: o caso Lula”
Quando: 31 de agosto de 2017, às 18 horas
Onde: sede da FETRAFI - R. Cel. Fernando Machado, 820, Centro, Porto Alegre


-


EQUIPE GUAÍBA: MORRAM DE INVEJA!!

(clica em cima que amplia)




-


piadinha





4 comentários:

  1. Bah Prévidi, hoje o blog foi nota 11. Carlos Wagner, ...gostosas...defesa do Lula...aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu Amigo Previdi esqueceu de divulgar os ganhadores dos livros em relação a foto do Mauricio com o neto.
    Creio que teve dois acertadores.

    ResponderExcluir
  3. Um advogadozinho trabalhi$ta que nunca trabalhou e uma juíza do trabalho deveriam dar PiTacos sobre justiça do trabalho e não sobre algo que não entendem bulhufas. Aliás, o senhor Romeu Tuma Júnior conhece bem o real caráter do peremPTório advogadozinho trabalhi$ta e isto pode ser constatado no livro Assassinato de RePuTações um Crime de Estado.

    ResponderExcluir
  4. Pô, até eu que nem sou tão velho assim fico triste vendo essa foto da equipe da Guaíba nos anos 90. Agora é só o "resto", está triste a situação.

    ResponderExcluir