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MINISTRO ANGORÁ VAI USAR DINHEIRO
DA PUBLICIDADE PARA CALAR NOTICIÁRIOS
Moreira Franco, o "gato angorá", como Brizola o chamava |
Texto de Carlos Wagner - carloswagner.jor.br/blog
Michel Temer (PMDB – SP) seguiu o exemplo de seu colega americano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e mandou às favas os grandes grupos de comunicação do Brasil. Ele mexeu em um tabu que são as verbas publicitárias federais, assinando um decreto que transferiu a administração do dinheiro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para a Secretaria-Geral da Presidência da República, do ministro Moreira Franco, um dos seus homens de confiança. A transferência é uma demonstração de força do governo para os grandes grupos de comunicação. Nem mesmo os presidentes da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio da Silva (PT), no auge da popularidade nos seus mandatos, mexeram no assunto, mesmo pressionados por seus partidos. Por que Temer fez isso?
Para responder a essa pergunta, nós, repórteres, precisamos enfileirar os argumentos de maneira simples e direta para fornecer aos nossos leitores informações que o ajudem a entender o que vem por aí em 2018, ano eleitoral. Primeiro, vamos ver de quanto dinheiro estamos falando. O mercado publicitário brasileiro é o sexto do mundo – em 2016, movimentou R$ 129 bilhões, uma queda de 1,6% em relação a 2015. O governo federal –incluindo empresas estatais – faz parte do grupo dos dez maiores anunciantes do país, com uma verba de R$ 1,6 bilhão. O veículo que o governo mais investe é na televisão – aberta e fechada – das redes nacionais: Globo, Record, SBT e Bandeirantes. Existe uma discussão nacional forte sobre como o governo deveria distribuir a sua verba publicitária, um assunto que sempre existiu em uma história muito mal contada. Mas a transferência do controle da verba publicitária para Moreira Franco não tem nada a ver com esclarecer essa história. Muito pelo contrário. Tem a ver com o projeto político do grupo de Temer.
Definindo o projeto político do grupo de Temer, em uma linguagem simples: manter o foro privilegiado – que garante o julgamento de crimes comuns pelo Supremo Tribunal Federal (STF) somente depois que deixar o governo no próximo ano. E, para que isso aconteça, Temer tem de eleger o seu substituto, o que garantirá cargos na administração protegidos pelo foro privilegiado. Há uma enorme fileira de processos, denúncias, investigações e outros procedimentos em andamento na Operação Lava Jato e seus desdobramentos contra o presidente da República, os seus ministros, entre eles Moreira Franco e Eliseu Padilha (Casa Civil) e sua base parlamentar, como o senador Romero Jucá (PMDB – RO) e mais 66 deputados federais dos 14 partidos de sua base aliada. Essa fila anda de maneira lenta por estar no STF, que, pela sua natureza, é lento. Se eles perderem o foro privilegiado, a fila vai para a Justiça Federal de primeira instância, onde ela anda com maior rapidez, como é o caso do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB- RJ), que cumpre pena em um presídio na Região Metropolitana de Curitiba (PR).
Dentro desse contexto, é real a possibilidade de quem perder o foro privilegiado ir parar na cadeia. Moreira Franco irá usar a verba publicitária para pressionar as grandes redes de comunicação. E o momento de fazer isso é agora, porque os grandes grupos de comunicação estão vulneráveis pela perda de anunciantes e de assinantes, devido às mudanças trazidas pelas novas tecnologias e uma série de erros administrativos que levaram ao destroçamento das redações. Por motivos semelhantes, nos Estados Unidos as grandes redes de comunicação passam por um problema semelhante. Donald Trump foi o primeiro politico a entender o atual momento de fragilidade da mídia e a usar isso a seu favor. Nas entrevistas coletivas, mandou jornalistas calarem a boca e praticamente se comunica de maneira direta com os americanos pelo Twitter.
Há outro fator que tem que ser considerado no caso do Temer. Considerando que ele é o presidente com menor índice de popularidade na história recente do país – alguma coisa ao redor de 3% –. com dois processos a sua espera no dia seguinte ao que deixar o cargo. O que ele tem a perder caso seja retaliado por ter trocado de mãos a verba publicitária?
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REFLEXÃO JORNALÍSTICA
Que sentido faz colocar um repórter a perguntar a qualquer jaguané que chega ao estádio qual será o placar e quem fará os gols?
Andre Arnt
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SBT RS EM SEGUNDO LUGAR - O SBT RS ganhou destaque no ranking de audiências em outubro com o segundo lugar absoluto na programação local. O programa Negócios da Terra segue na vice-liderança sucessiva com 1,5 pontos de média e 8,9% de share, contra 1,0 da terceira colocada no horário. E no comparativo com o mesmo período do ano anterior, o programa alcançou crescimento de 17% em audiência e 33% de share.
Já o SBT Rio Grande completou um ano na vice-liderança ininterrupta com 5,3 pontos de média e 11,9% de share, enquanto a emissora concorrente obteve apenas 3,7 pontos. O SBT Rio Grande 2ª edição, pelo segundo mês consecutivo, fechou na vice-liderança de audiência com 3,6 pontos de média contra 3,2 da terceira colocada.
E o Anonymus Gourmet também garantiu o segundo lugar com 5,0 pontos de média e 10,4% de share, contra 3,3 da emissora concorrente. Masbah!, vice-líder por mais um mês, marcou 5,0 pontos de média e 10,1% de share, resultado três vezes maior que sua principal concorrente que apresentou apenas 1,5 pontos.
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Também em outubro, o SBT RS manteve a vice-liderança de audiência nas 24 horas de programação, com 3,5 pontos de média e 9,0% de share. Já na faixa da manhã, a emissora obteve 2,7 pontos contra 2,1 da terceira colocada. E no horário nobre, o resultado foi de 4,9 pontos contra 4,8 da concorrência. Por último, no período da madrugada, o SBT RS garantiu crescimento de 5% e 2,2 pontos de média, enquanto sua principal concorrente fechou com apenas 1,5 pontos.
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FINALMENTE - O jornalista e escritor Eduardo Peninha Bueno é um nome nacional que insiste em morar em Porto Alegre. É um nome nacional. Anos aí dando sopa e nenhum jornal ou revista o contratou. Deve ser o tal do "cesto de caranguejos". Agora, o Zero Hora o contratou para escrever todas as sextas.
Aliás, o Peninha era bola cheia no ZH quando Augusto Nunes era o poderoso.
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PEPINO - O ex-poderoso da campanha de Despacito Júnior, Kevin Krieger, foi inidiciado pela Polícia Civil. Acreditam que esteja envolvido em uma fraude na FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania.
Kevin foi vereador de Porto Alegre, pelo PP.
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MODINHA - É "politicamente correto" defender pessoas gordas ou muito gordas Como diz um amigo, Rômulo Venturella, "duvido que esta gorda não queira ser magra".
Não li a matéria - óbvio - mas gostaria de saber se fizeram um check-up na moça, para escreverem este título.
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O grande Jayme Copstein |
Em épocas de grandes crises, não é raro que as pessoas flertem com o extremismo politico e considerem necessárias as acoes radicais.
Em 1994, um vereador da cidade de Novo Hamburgo, RS, teve a insensatez de propor o exterminio de criancas em situacao de rua, alegando que "bandido se mata desde pequeno" (???). Diante disso, meu pai, que na época atuava como radialista na Rádio Gaúcha, transmitiu um programa no qual abordava o tema. Este programa chegou a render um prêmio em Nova Iorque, mas o mais relevante efeito foi o de ter despertado reflexões nas pessoas.
Vale a pena a escuta, numa época em que o extremismo ressurge cada vez mais insensato.
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ISSO NÃO PARECE GOZAÇÃO?
CIDADE DO VATICANO
Papa critica o uso de celulares durante a missa
O papa Francisco pediu nesta quarta-feira aos fiéis - e também aos sacerdotes e bispos - que mantenham guardados seus celulares e deixem de tirar fotos durante a missa, "que não é um espetáculo".
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O LUCRO DO BANRISUL - O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 536,7 milhões nos nove meses de 2017. O resultado recorrente, que exclui as despesas do Plano de Aposentadoria Voluntária e os efeitos fiscais, totalizou R$ 587,9 milhões, 18,9% acima do apurado no mesmo período de 2016. A rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio foi de 12,1%.
O desempenho nos noves meses de 2017, frente ao mesmo período do ano anterior, reflete o menor fluxo de despesas de provisão para crédito; a estabilidade da margem financeira; o crescimento, ainda que moderado, das receitas de tarifas e serviços e a elevação das despesas administrativas – estas, decorrentes do custo variável representado pelo volume de operações da rede de adquirência e da produção de crédito consignado através da promotora de vendas, não constituindo custo fixo, estando relacionadas ao incremento de negócios.
O patrimônio líquido atingiu R$ 6,7 bilhões em setembro de 2017, expansão de R$ 259,0 milhões ou 4,0% em um ano. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 71,3 bilhões em setembro de 2017, crescimento de 5,1% em relação a setembro de 2016, ampliação proveniente, especialmente, do aumento dos depósitos.
Em setembro de 2017, o total de recursos captados e administrados registrou saldo de R$ 60,7 bilhões. Os depósitos totais alcançaram R$ 45,4 bilhões no período, com incremento de 11,2% ou R$ 4,6 bilhões em 12 meses.
O saldo das operações de crédito do Banrisul totalizou R$ 30,5 bilhões em setembro de 2017, com expansão de 1,1% ou R$ 345,3 milhões nos 12 meses. A carteira de crédito comercial às pessoas físicas, refletindo a estratégia de negócios do Banrisul, apresentou crescimento de R$ 2,5 bilhões ou 18,9% nos 12 meses, alcançando saldo de R$ 15,5 bilhões em setembro de 2017. A evolução foi impactada, especialmente, pelo aumento do crédito consignado.
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DUDU MILK É GOZAÇÃO!
PSDB-RS anuncia Eduardo Leite como pré-candidato a governador
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TODO O BRASIL!!
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EVENTO IMPERDÍVEL!
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OFERTAS DA OI - A Oi lança ofertas dos planos pré-pago e controle com minutos de voz ilimitados para móvel e fixo de qualquer operadora do país. A partir de agora, as ofertas com minutos de voz ilimitados estão disponíveis em todo o portfólio de telefonia móvel da companhia: Oi Livre (pré), Oi Mais Controle (controle), Oi Mais (pós) e Oi Total (combo). As novas ofertas, que também contam com altas franquias de internet, chegam para atender a necessidade dos consumidores, protagonistas da estratégia comercial da companhia.
“A Oi foi pioneira ao lançar no mercado ofertas com o conceito all net (que permite usar os minutos para ligação para qualquer operadora nacional) e o novo portfólio com minutos de voz ilimitados para todas as operadoras do país é uma evolução dessas ofertas e um desejo do consumidor. Este ano, a Oi inovou nos segmentos pré e controle com o lançamento de ofertas em que o cliente pode trocar sua franquia de voz por dados e vice-versa no celular por meio do aplicativo de relacionamento Minha Oi . Agora, com o lançamento das ofertas com minutos de voz ilimitados a Oi completa o portfólio”, afirma Bernardo Winik, diretor de Varejo da Oi. O objetivo da Oi é atender sempre o desejo dos consumidores, garantindo economia e tranquilidade ao poder falar sem se preocupar com limites.
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As ofertas com minutos de voz ilimitados dos planos pré, controle e pós estão disponíveis para qualquer cliente de todo o Brasil (códigos da Oi 31 ou 14), independentemente de portabilidade, inclusive para atuais clientes da Oi que desejam fazer migração do plano.
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No Oi Livre, quanto maior a recarga, o cliente tem mais benefícios e mais tempo para falar e navegar. O valor da recarga é proporcional aos dias para usar minutos e internet. No plano, a internet, minutos e SMS não utilizados no prazo de validade podem ser acumulados para o período seguinte em caso de renovação da oferta, em até 24h. O cliente pode ainda trocar minutos por dados e vice-versa a qualquer hora, pelo app Minha Oi. Na nova oferta com minutos ilimitados, o fator de conversão é 40 min = 1 MB (o cliente tem no total 14.400 minutos, o equivalente aos 10 dias de vigência da oferta).
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TEMPOS BICUDOS! - Colégio Marista Rosário fazendo propaganda nas rádios. Quer alunos. No tempo dos meus filhos - década de 90 - era uma briga conseguir uma vaga.
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SAÚDE DO HOMEM - Rotineiramente, os velhos preconceitos masculinos relacionados à sua saúde são a causa do diagnóstico tardio de muitas doenças. Com o objetivo de orientar para desmistificar este tipo de comportamento, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio do Hospital Santa Clara – unidade geral de adultos e materno infantil – alerta durante este Novembro Azul para que homens de todas as idades pratiquem hábitos saudáveis e estabeleçam uma rotina de consultas e exames.
A campanha da instituição, que adere ao movimento com o slogan “Homem que se previne é outra coisa”, traz à tona pensamentos do tipo “só vou ao médico se a patroa mandar”, “só fui porque um amigo adoeceu. Fiquei com medo”, “sei que nunca vou ficar doente. Sou muito forte”, e outros tantos utilizados como desculpas por homens de todo o país. As estatísticas provocadas por isso são alarmantes. No Brasil, segundos dados do IBGE, homens vivem menos que as mulheres, em média 7,2 anos, com uma expectativa de vida que chegou a 71,9 anos em 2015.
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Causas externas também ajudam a aumentar essa diferença, como mortes devido a agressão por meio de disparo de outra arma de fogo ou de arma não especificada, representando a primeira causa de mortalidade masculina na faixa etária de 20 a 59 anos, em 2014. No entanto, entre as doenças que mais afetam os homens (ex.: doenças do aparelho circulatório, neoplasias, doenças do aparelho digestivo, doenças infecciosas e parasitárias, como o HIV, e doenças respiratórias), os óbitos são mais frequentes entre o sexo masculino*.
“Isso muito reflete sobre como os homens ainda relaxam no cuidado com a saúde em geral. Originalmente, o Novembro Azul visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata, mas achamos fundamental que os cuidados sejam mais amplos e frequentes”, destaca o médico Eduardo Mastalir, membro do Serviço de Urologia da Santa Casa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata, segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.
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QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS DOS HOMENS?
- Doenças do aparelho circulatório, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca; câncer (principalmente câncer de pele não melanoma e de próstata); doenças respiratórias; doenças do aparelho digestivo e algumas doenças infecciosas e parasitárias.
ALGUMAS ATITUDES PROTEGEM O HOMEM CONTRA AS DOENÇAS, TAIS COMO:
- Atividade física: fazer atividade física regularmente (cinco dias da semana, 30 minutos por dia ou duas sessões de 15 minutos, por exemplo) diminui o risco de adoecer. Mesmo ações simples como caminhar ou subir escadas ajudam;
- Alimentação: Os hábitos alimentares são fundamentais para manter a saúde e para controlar o peso corporal. Alimentar-se corretamente favorece a perda de peso e a sua manutenção, de forma segura e saudável. A adoção de uma dieta saudável colabora com a prevenção de doenças.
FATORES DE RISCO:
- Tabagismo: fumar é a principal causa prevenível de câncer, além de causar doenças do coração e do pulmão. Nenhuma quantidade de tabaco é segura;
- Consumo excessivo de bebida alcoólica: homens que ingerem bebidas alcoólicas regularmente aumentam o seu risco de adoecer. Pelo menos 25 doenças crônicas estão relacionadas diretamente ao consumo de álcool;
- Exposição solar: os raios UVA e UVB emitidos pelo sol também fazem mal para a pele do homem. São os principais responsáveis pelas modificações que levam ao câncer de pele. Usar protetor solar, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e, quando possível, se resguardar com o uso de óculos, chapéus e bonés é fundamental;
- Sexo seguro: O uso do preservativo (camisinha) nas relações sexuais previne infecções por HIV, HPV e do vírus da hepatite B e C.
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NÃO ESTÁ MAIS NA BAND - Na sexta passadas se despediu da Band RS a jornalista Lucia Mattos. Já está em São Paulo, com o marido Leonardo Meneghetti, que foi dirigir a Band Paulista.
Lúcia apresentava o Band Cidade. Agora, a atração será apresentada apenas pelo Sergio Stock - de segunda a sexta-feira, das 18h50min às 19h20min.
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A PROPÓSITO DE BAND: O Band Mulher, programa que substitui o Programa da Regina (Lima) começa dia 20, às 13h15min.
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CLÁUDIO ANDRADE - O jornalista substitui Rogério Forcolen, que foi para o SBT Paraná, no TVU Cidade, a partir de hoje, às 12 horas.
"Estou muito feliz de participar de um telejornal que tem como enfoque as notícias de prestação de serviço em Porto Alegre e Região Metropolitana", afirma Cláudio.
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piadinha
Sopa quente
5 velhinhos chegam a um hotel.
Pedem 1 quarto, com 5 camas.
Ao acordarem, pedem 5 cafés.
No almoço, pedem 5 almoços.
No meio da tarde, pedem 5 lanches.
No início da noite, pedem 5 sopas.
Às 22 horas, pedem 4 mulheres.
O cara da portaria estranha:
- Mas por que são só 4?
Um deles esclarece:
- O Ari queimou a língua na sopa!
Previdi, não fosse convidado para ir a Europa com o Despacito? O Cechin foi! Será q volta secretário de lá?
ResponderExcluirEsse Vereador penso não precisa desse emprego, pois rico. Isto mesmo, rico. Quando o tal desgovernador assumiu, ele Vereador o convidou para comer uma feijoada na sua modesta casinha de veraneio em Xangri-Lá. Como somos um Estado “mui rico”, o gringo pegou a gringa e, ao modesto custo de TREZE MIL REAIS alugou um avião de asas rotativas que os deixou no pátio da casa. Eu residia naquela cidade e pagando aluguel. Hoje me escondo em Tramandaí e se o povo burro desse Estado reeleger esse desastre por certo vou vivern uma favela.
ResponderExcluirPara sorte dos que lá viviam ao final do dia o gringo usou um automóvel que o conduziu a Torres onde certamente ficou o que restou da tal feijoada.