Segunda, 8 de julho de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para






ESTAMOS TENTANDO


Se quisesse descumprir a decisão judicial, não estaria fazendo esta vaquinha entre amigos/leitores. Sei de tudo que pode acontecer com um eventual descumprimento.
Por enquanto, tenho uma certeza, que já é do conhecimento da Justiça. Estamos na luta! Brigar com dignidade!
Quem puder ajudar, gracias!!.

...
Portanto, segue a vaquinha. Tenho que tentar chegar perto do necessário para atender a determinação judicial. 
Além de contribuir pelo https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-ao-blog-do-previdi
aceito qualquer contribuição em uma das contas-poupança:

BRADESCO
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0939 3
conta poupança 1000049 1

BANRISUL
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0847
conta poupança:   39.081430.0-0
...
Se preferirem a opção de depositar em uma das contas, favor avisar pelo jlprevidi@gmail.com.
...
Na Vakinha pedem cadastro e é um pouquinho demorado. As transferências são muito mais rápidas.






A MORTE DE UM JORNALISTA.
A MORTE DE UMA PROFISSÃO




Não importa quando foi. O jornalista João Garcia, seguindo o que ditava seu imenso coração, passou para vários amigos um pedido de ajuda para um colega. Este não tinha vícios, apenas estava entregue a própria sorte. Para conseguir uns pilas, juntava latinhas e sua casa - própria - estava virada numa maloca suja e cheia de insetos. Um dia levou um pau de outros catadores, porque ele tinha "invadido" uma área.
Sabe-se lá o que se passou na cabeça do cara.  ]Jornalista formado na Famecos-PUC.
Os amigos do João o ajudaram e, pelo que sei, sobrevive.
...
Ontem estava conferindo as mensagens no celular e um amigo me mandou um link:
"Morador de rua que morreu de frio no RS era jornalista"
Fui conferir e levei um choque: era o Cleber, o Carequinha, como o chamava.
Morador de rua? Não podia ser, porque no ano passado o encontrei várias vezes e ele continuava do mesmo jeito - sempre com pressa, contando alguma coisa, falando do que eu tinha colocado no Blog. Neste ano não o encontrei porque fiquei a maior parte do tempo fora de Porto Alegre.
...
Como conheci o Cleber?
Há uns 10 anos, mais ou menos, conversava com amigos na Rua da República. Aproximou-se um cara, tocou no meu braço e perguntou:
- Tu é o cara que faz um Blog?
- Isso, sou o Prévidi.
- Sempre que eu posso te leio.
- Legal. Obrigado. E sempre que gostar espalha!
- Olha, quero te mostrar um negócio.
Saímos de perto dos amigos e ele abriu a sacola.
- Tudo pela metade do preço.
Tinha um monte de produtos caros. Geleias importadas, mostarda francesa, ketchup italiano, bacalhau, atum e muitos azeites.
Estranhei, porque o cara não me conhecia e estava me oferecendo produtos que eram falsos ou roubados - isso era bem claro, por que "metade do preço"?
Não comprei nada.
Passaram-se uns dias e um conhecido me disse que tinha comprado azeite bem abaixo do.preço.
- Deve ser falso.
- Não, tem coisas que não tem como falsificar.
Comecei a comprar vários produtos dele. E todo o pessoal da República era "cliente" do Cleber.
Um dia perguntei como conseguia tudo aquilo:
- A minha mulher trabalha num supermercado e me repassa.
Foram alguns meses que o Cleber passava todo o dia, várias vezes, pela Cidade Baixa vendendo os produtos. Até que sumiu.
Quando o encontrei de novo, ele me disse que também era jornalista, formado, e que ia fazer um jornal. Ajudei no que pude, indiquei pessoas, onde rodar, essas coisas. Algum tempo depois ele me trouxe a primeira edição do jornal. Sem anúncios e como a maioria dos jornalistas fala, a justificativa era de que "não sabia vender".
A partir daí o encontrava esporadicamente. Mesmo assim conversávamos bastante. E me contava tudo que já tinha feito como jornalista.
Até que recebi a mensagem sobre a morte do Cleber.
...
Ele poderia estar perdido, mas nada a ver com "morador de rua". Quero dizer com isso que o Cleber NÃO ERA MENDIGO.
Poderia estar perdido, como estava aquele que tratei aí em cima, o catador de latinhas.
...
Só porque o encontraram caído na rua não significa que era um mendigo!!
...
Ontem fui conferir se o Sindicato dos Jornalistas tinha dado a notícia.
A nota do Sindicato foi muito triste, porque foi por um caminho que não expressava a realidade. Nem se deram ao trabalho de conferir o que escreveram. Colocaram a culpa pela morte do jornalista em muita gente - só esqueceram de dar um pau no presidente. Menos neles mesmo, do SINDICATO DOS JORNALISTAS!!
Reproduzo a nota para conferirem como se comportam mentes doentias:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) presta sua solidariedade a família do morador em situação de rua Cleber Luis Costa da Silva, jornalista, que foi encontrado morto em mais uma noite fria na cidade de Porto Alegre. É lamentável tomar conhecimento que, por falta de políticas públicas necessárias em momentos angustiantes de frio em nosso estado como apresentado nos últimos dias, um colega de profissão tenha sido vítima nestas circunstâncias de descaso.  Vale lembrar que projetos sociais, que prestavam assistência principalmente para moradores de rua, do município e do estado foram encerrados nas atuais administrações.
Cleber Luis Costa da Silva, morador em situação de rua, morreu com uma parada cardíaca no frio, em Porto Alegre, na madrugada de 5 de julho, sexta-feira. Ele foi encontrado por agentes da Brigada Militar na rua Duque de Caxias, enquanto faziam ronda no Centro Histórico, a menos de 200 metros do Palácio Piratini, casa do governador, a meio-quilômetro do Paço Municipal, casa do prefeito. Conforme os policiais, não havia sinais aparentes de violência. Prestes a completar 51 anos, Cleber era jornalista e estava desempregado. O corpo foi enterrado, na tarde deste sábado, no Cemitério São Miguel e Almas.
A família de Cleber é de origem humilde e não possui recursos para arcar com as despesas de sepultamento. Amigos e ex-colegas de profissão se uniram para que ele não fosse enterrado como indigente e agora solicitam o apoio da sociedade para arcar com estes custos.
Foi o jornalista Silvio Ribeiro que identificou Cleber. Ele havia ficado com o currículo da vítima na semana passada. Após a notícia da morte de um morador de rua, um amigo em comum suspeitou que pudesse se tratar de Cleber. Ribeiro foi até a delegacia e conferiu no boletim de ocorrência o número da identidade dele.
Nas redes sociais, amigos se manifestaram com pesar sobre a morte de Cleber (abaixo). Segundo postagens, ele era formado pela Ulbra e integrou o DCE da Universidade na década de 1990. Durante a carreira, trabalhou em jornais de bairro e do comércio e idealizou a publicação “Futebol Feminino em Revista”. Cleber não era casado, nem tinha filhos.
...
Só faltou escreverem que ele não era companheiro.
...
O site da Gaucha/Zero Hora fez uma excelente matéria sobre o Cleber, com informações do amigo Silvio Ribeiro:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2019/07/confundido-com-indigente-homem-encontrado-morto-na-capital-e-velado-gracas-a-vaquinha-cjxt6n9ys00fe01s6ptsbcip3.html?fbclid=IwAR1OY5kvOX4ej32hllP7EnwuHQX308vb2VVHmkdpQxaLBd-SXysiww_SZI4

...
Quando eu escrevo que conseguiram terminar com a profissão de Jornalista alguns ficam brabos comigo.
Como é que esta gente que se diz dirigente de uma categoria consegue conviver com a total falta de respeito. Como admitir que qualquer pessoa, apenas com um documento de identidade e um endereço pode tero registro profissional?
Como digo, eu sou blogueiro.
Vergonha de dizer que sou jornalista diplomado.
...
Seria legal se todos nós refletíssemos sobre o que aconteceu com o Cleber. E não apenas tentar encontrar culpados.


-


METEOROLOGISTAS EXPLICAM O FRIO!

Definitivamente, todo esse
frio é culpa do Bolsonaro:
Ele soltou o vento que
a Dilma tinha estocado!!


-


(clica em cima que amplia)



PROPAGANDA: PREÇO OU TÉCNICA? - Recebo:

No DOPA de dois de julho saiu uma publicação sobre a Licitação para contratação de agência de publicidade para o governo Despacito Jr. Aí a print.
Minha surpresa foi constatar que a modalidade de licitação foi de MELHOR TÉCNICA,  ao invés de "Menor Preço", que é a modalidade escolhida para as obras e serviços de Engenharia.

Ou seja, para o Despacito não tem problema um viaduto desabar em cima de um cidadão ou de um morador de rua, para alegria da Comandante Nádia. Mas é inadmissível uma má escolha de agência de publicidade para maquiar a incompetência deste governo.

Para as agências, dinheiro à vontade.

Para a contratação de obras só leva quem for mais barato. E dane-se se a empresa ganhadora não tiver condições de levar a obra até o final ou se usar areia da praia no concreto.

Onde estão os TCEs da vida, que olham com lupa cada centavo do orçamento de uma obra e trancam tudo se acham que tem problema?


-


PARA DESESPERO DE PETISTAS E SIMILARES





QUEM CONHECE CÉSAR ANTENOR DE MARCHI?
Ninguém sabe. O Clóvis Heberle, colega do César no Zero Hora, conta:

Nos meus últimos anos de trabalho, até me aposentar, eu era um dos editores que, aos sábados, comandava a operação de atualização das notícias da manhã para a edição de domingo do jornal Zero Hora.
Meus braços direito e esquerdo eram a Sandra Valentini e o César de Marchi, secretários gráficos, responsáveis pela conexão com a área gráfica e a comercial. Muitas decisões sobre parar as máquinas para incluir uma notícia nova ou mudar a capa do jornal eram tomadas com base nas opiniões deles.
Afora aqueles dias em que tudo acontecia - a morte do papa, o ônibus espacial que explodiu, o furacão Catarina - tínhamos tempo de papear. E acabamos amigos. O César tem comigo uma afinidade a mais: ambos somos apaixonados por música. Ele sabe tudo de blues, e me indicou vários bluseiros que se tornaram indispensáveis na minha discoteca, como John Mayer e JJ Cale. Quando troquei de aparelho de som foi a ele que presenteei com o meu Gradiente.
César também aprecia e conhece vinhos - sua família planta uvas e tem cantina lá na Serra. Me dava dicas de vinhos bons e baratos, ao alcance de nossos orçamentos.
Pois hoje à noite, ouvindo o excelente CD The Breeze, An Appreciaton of JJ Cale, com Eric Clapton, Mark Knopfler, John Mayer, Willie Nelson e outros monstros sagrados do blues, voltei a me perguntar: que fim levou César de Marchi?
Depois que saiu de Zero Hora, o cara sumiu. Sumiu sumido. Não tem nada dele no google, no face, e nenhum amigo ou conhecido sabe onde ele se escondeu.
Se alguém souber, me diga, por favor.


-


PERSONAGEM DE PORTO ALEGRE: O CARA DA SUNGA

Foto do jornalista e pesquisador Marcello Campos.
Em plena Esquina Democrática, com temperatura beirando o zero, Eduardo André Viamonte, o Cara da Sunga, exercita-se. Como diz o Marcello, "aprontando das suas na tarde de sábado, dia mais frio do ano em Porto Alegre".




 -


DEZMIOLADOS VOLUME 3

Não fui no lançamento do livro dos amigos. Mas sei que me desculpam, porque estou no exílio voluntário.
Até pensei em ir sábado a Porto Alegre, mas a ventania dava até medo. Ventania e um frio praliquidar com o velhinho.
...
O Auber Lopes de Almeida conta:
Na tarde/noite de sábado (6), o Chalé da Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre, se transformou em local de grande confraternização. Reencontro de jornalistas, e muitos, muitos amigos dos dez escritores que formavam a terceira edição da coletânea de crônicas Dezmiolados. Nesse dia, eles autografaram quase uma centena de exemplares do livro, de 140 páginas. Cada autor produziu quatro textos inéditos.
Desta vez, fizeram parte da publicação da Farol 3 Editores Caco Belmonte, Flávio Dutra, Jorge Hugo Souza Gomes (o popular Jottagá), Luciano Riquez, Mateus Silva, Paulo Leônidas, Plínio Nunes, Ricardo Azeredo, Vitor Hugo Castro Pereira e Wilson Rosa. O prefácio foi do saxofonista, compositor e cantor King Jim, ex-Garotos da Rua, atual Los 3 Plantados. Ele, junto com Jottagá, Luciano e Ricardo, fecharam a noite com uma apresentação da Dezmiolada Banda, criada especialmente para o evento. 









UMA FOTO HISTÓRICA!!
CACO BELMONTE QUASE SORRINDO!!





-


FIASCO ABSOLUTO - Escreve o Leonardo Meneghetti:

Não termos nenhuma homenagem decente a João Gilberto no encerramento da Copa América é um fiasco absoluto.
Dai deixamos a Anitta cantar aquela porcaria.
Que falta de sensibiidade e de capacidade!!!
Um dos gênios da música no mundo morre um dia antes e não conseguimos fazer nada, além de um minuto de silêncio!


-


A CONFERIR



-






-


Do Joselito Muller:

Atendendo a pedido de fãs, Mulher Maravilha será interpretada por homem em nova saga





-


NÃO É PIADINHA

O Rui Strelow aconselha

ESTOU MUITO FELIZ:
Hoje faz 4 MESES que estou bebendo apenas ÁGUA!
Nenhuma gota de REFRIGERANTE. Quatro meses comendo frutas. FRITURAS nem pensar, PÃES nem lembro o gosto.
Do CHURRASCO, confesso, tenho saudades... mas resisto.
A mudança no meu corpo tem sido fantástica, cérebro a mil, meu pensamento mudou positivamente.
Além da DISPOSIÇÃO para o trabalho, pela MANHÃ, tenho corrido 5 km, faça CHUVA ou faça SOL.
Ando sempre a PÉ, evito bebidas ALCOÓLICAS e DURMO antes das 22:00 horas, eventualmente faço
uma ORAÇÃO e tomo mais um copo de ÁGUA.
Eu não sei quem ESCREVEU isso, mas achei bonito pra CARAMBA!!


-


PIADINHA

Mais um diálogo comprometedor!!



6 comentários:

  1. Caindo a contribuição e taxas no cofre do Sindicato, eles ficam satisfeitos. Os jornalistas e o jornalismo que se explodam. Esse ano conseguiram reajuste abaixo da inflação e parcelado em 2x. Para não perder "conquistas" da categoria "adquiridos a duras penas".

    ResponderExcluir
  2. Prévidi,

    Há uns 40 anos li a obra-prima do Dyonélio, os Ratos. Com relação ao escritor, já havia lido sua biografia que me pareceu a história de alguém um tanto rancoroso, invejoso. Posso ter interpretado mal, mas...
    Sua obra maior, eu, como dito adrede, a li há uns 40 anos, e reli recentemente, coisa de um ano. É um leitura que dói até a alma do leitor, um sofrimento sem fim, uma eterna busca de um mínimo de dignidade nunca alcançada, parecendo um 'passeio' nos anéis da entrada do Inferno de Dante, ui! Acho que o barnabé Nazanieno é o personagem da literatura brasileira mais sofrido, mais dolorido, patético. Lembra, apesar que o fio condutor é outro, O Processo - do checo F. Kafka.

    ResponderExcluir
  3. O mais triste é o SindJor RS dar conotação política em um fato grave que é o falecimento de um colega. Agora pergunto: existe algum núcleo no sindicato, dentre os sete existentes, que presta algum serviço assistencial ou de apoio para profissionais JORNALISTAS em situação de vulnerabilidade social?

    ResponderExcluir
  4. Quem te viu, quem te vê Prévidi. Defendendo o Bolsonaro. Mas cuidado hein, no vídeo que tu botou acima, apenas os de jaqueta branca gritam pro cara. Os jogadores, assim como o Tite, ignoram. Não vire um bozominion, pedido pessoal meu. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos "esportes" preferidos do Previdi é irritar Petista. Hahahah

      Excluir
  5. Este Marcelo deve adorar a administração do Luladrão e da Dilmanta.
    Igual a eles???

    ResponderExcluir