Quarta, 3 de fevereiro de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES DE ANÔNIMOS!!



Nada parecido
com esta lenda


O livro está a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.

Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.

Quem tiver pressa, posso mandar por Sedex, mas aí tem um custo extra de absurdos 25 reais para a EBCT. APENAS PARA O RS - DEMAIS ESTADOS É OUTRO VALOR.

Ah, sim, o livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU

BANRISUL

AGÊNCIA 0834

CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59




SE EU FOSSE VOCÊ
COMEÇARIA A VER O BBB


Estou assistindo o BBB 21. Vi a estreia e não parei mais. Vez que outra dou até uma olhada durante o dia.
Quando eu vi uma quantidade de negros entrando na casa, pensei: Isso vai ser legal! Uma quantidade surpreendente de negros e, como sempre, um grande número de loiras. E famosinhos, como Fiuki. Me surpreendi com um cantor que não conhecia: Projota.
Impressionante!! Não li uma linha de alguém achando maravilhoso o programa, como "atração global". Nada!! É pau e pau nos famosinhos em geral.
Mas pau mesmo é dado no Fiuk (Fábio Jr. deve estar querendo cortar os pulsos) e na tal Karol Conká, uma cantora que se diz famosa.
...
Li dois textos que são maravilhosos, do Paulo Cursino, no Facebook.

A primeira coisa que o poder corrompe é a alma

Não entendo tamanho espanto. Sendo bem franco, eu nunca vi o progressismo ser abraçado por gente de caráter, ou realmente talentosa, ou competente no que faz, ou com honestidade como princípio máximo, ou com preocupação sincera com o próximo.
Como dizia bem Millôr, desconfio de todo idealista que lucra com o seu ideal. A grande maioria dos progressistas são isto o que estamos vendo em rede nacional com Karol Conká: ressentidos, beligerantes, desumanos, estragando o ambiente onde entram, pois estão sempre a ponto de apontar o dedo para o outro, sempre se achando donos de todas as virtudes do mundo, sempre utilizando o mais deslavado vitimismo para pisar no próximo.
A única chave de vida que conhecem é o confronto, só sobrevivem onde há ou provocam conflito, são completamente inúteis para a sociedade e a vida, mas não percebem, porque são alimentados por uma mídia que precisa gerar monstros num dia para noticiar o que destruirão em outro.
O progressismo é uma curva de rio onde todos os entulhos da sociedade acabaram parando. Acho realmente impressionante que ainda tenha quem fique surpreso vendo gente que até ontem era "do bem", "cabeça aberta", "ninguém larga a mão de ninguém", que se revela no particular como predadores sexuais, assediadores morais, hipócritas contumazes, seres humanos do mais baixo nível que se pode encontrar. Falta de aviso não foi. Não me lembro qual foi o escritor liberal que disse que quanto mais poder se der às vítimas, mais vítimas teremos, e cada vez mais canalhas se passarão por vítimas pegando carona na aprovação impensada da sociedade. Hoje vender-se como vítima é ganhar poder e, como bem diz o velho adágio, "todo poder corrompe".
O problema é que muita gente entende esta frase associando-a mentalmente à corrupção política. Não meu caro, o sentido é mais amplo. A primeira coisa que o poder corrompe é a alma. Todos os outros problemas começam a partir daí e se você ainda defende, ou mesmo não identificou qualquer problema nas atitudes que está presenciando em rede aberta, sinto avisar: sua alma já foi para o vinagre também.


Fiuk e companhia conseguiram destruir em menos de uma semana, toda e qualquer possibilidade de seriedade do progressismo que a Globo vem abraçando há anos

Jamais imaginei que iria dizer isto, mas o BBB hoje está prestando um serviço maior ao audiovisual brasileiro do que qualquer programa de ficção da Globo.
Ao colocar participantes cheios de discursinhos de "desconstrução", de "lugar de fala", de "homem branco mau", e todas as outras babaquices bancadas apenas pela mídia que leva essas coisas a sério, a emissora sem querer expôs o ridículo do progressismo que tomou conta das outras produções da rede.
O BBB 21 sim desconstruiu aí um padrão. O programa sempre lacrou, eu sei, e é uma maletice por isto, mas a coisa bateu no teto neste último e o sinal está claro: ninguém aguenta mais. Porque uma coisa é ouvir a enésima personagem de Malhação lacrando dentro da falsa realidade de uma novelinha.
Trata-se de uma chatice imposta pela casa e abraçada por autores sem muita ideia de como fugir da encomenda. Outra é ouvir e ver alguém NA REAL cagando as mesmas regras todos os dias. Não dá, é insuportável, está todo mundo vendo.
Dá para dizer que Fiuk e companhia conseguiram destruir em menos de uma semana, com eficiência admirável, toda e qualquer possibilidade de seriedade do progressismo que a emissora vem abraçando há anos. Ainda seremos gratos a este cara. Por mim ele ficaria até o final.






PAULISTA DA PORTELA




O primoroso texto é do jornalista Jalmo Fornari, que vive em Tenente Portela, onde dirige a Rádio Província FM

Ninguém jamais soube como ele veio parar por aqui. Transcorriam os anos 60, para se chegar a Portela tinha que se atravessar pelo menos três balsas ou a estreita ponte de ferro nas proximidades de Esquina Fogo. As toscas balsas eram a maneira de transpor o Rio Turvo, para que viesse por Três Passos, o Rio Uruguai para que viesse de Santa Catarina ou o Rio Guarita para que viesse da direção de Frederico Westphalen, antigo Barril. Mas ele chegou em Portela onde se estabeleceu por alguns anos, até morrer. Se estabelecer neste caso, significa ficar.

Falava muito pouco, só o necessário mesmo, era um homem triste e solitário. Se aquerenciou em um puxadinho próximo da rua Tapijara e, anos depois, em um Posto de Gasolina, onde durante o dia, sóbrio, auxiliava em tudo que fosse necessário em troca de um prato de comida. À noite, nos seus últimos anos, dormia nos fundos do prédio, funcionando como uma espécie de vigilante, aí sim, quase sempre estava bêbado. Bebia cachaça mesmo, que de uma maneira muito peculiar e própria chamava a pinga de “Dá lá hóstia”.

Mesmo informando que o seu nome de batismo era João Lázaro, as pessoas insistiam em chama-lo de Paulista. Aliás, o apelido era para registrar a sua origem estampada no sotaque de paulistano do interior. Raramente ele falava a seu respeito. Era discreto com a sua origem seu passado e suas coisas.

Entre os poucos que conseguiam romper a barreira do distanciamento e consequentemente a sua atenção, estava o “Elias”, dono do Posto onde ele dormia bêbado até os seus últimos dias. O próprio padre Albino tentou devassar o passado do personagem enigmático, mas não obteve resultado algum. De conhecimento amplo, só mesmo o fato do PAULISTA ter sido motorista de caminhão por muitos anos. Isto era evidente, porque sóbrio mostrava uma destreza impressionante na manobra dos enormes FNMs, que eram o “must” daqueles tempos. Assim ganhou confiança até para conduzir pessoas em alguma viagem curtas na região em seus automóveis.

Em torno das misteriosas razões de estar e permanecer em Portela, sempre houveram especulações toda a ordem. Uns diziam que a família havia morrido e ele, decepcionado com a possível tragédia saiu a vagar pelo Brasil até encontrar guarida na pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. Outros afirmavam que o ouviram contar que tivera uma decepção amorosa, que certa vez quando voltou para o lar para fazer uma surpresa a amada, a encontrou com outro. Alguns apimentavam mais ainda o imaginário drama e apostavam que ele havia fugido porque matará o casal de amantes.

Havia ainda alguns que contavam que ele havia se envolvido em um acidente. Diziam que ele estava conduzindo o seu caminhão quando um automóvel na contramão teria se chocado de frente. No carro viajava uma família, o casal e os três filhos. Todos teriam morrido no local. Por mais que tentasse o Lázaro não teria conseguido salvar ninguém. Daquele dia em diante ele deixou a estrada e passou a vagar até acabar chegando em Portela. Verdade ou não, ele mesmo nunca confirmou ou negou nenhuma destas histórias.

Assim foi a vida do Paulista na pequena Tenente Portela dos anos 60 e 70. Teria uns 55, 60 anos quando por excesso de bebida ou talvez até de tristeza, faleceu. Seu funeral reuniu muita gente, mesmo não tendo uma vida social na cidade, todos gostavam dele, principalmente a sua discrição e a sua disposição de auxiliar as pessoas em qualquer tarefa. Como não tinha ninguém por ele, tinha todos. O Elias correu o comércio com uma caderneta solicitando ajuda para as despesas do funeral. Arrecadou mais do que esperava. Encerrada a lista, muitos ainda apareceram querendo ajudar. O dinheiro foi o suficiente para o féretro e para fazer o jazigo, local onde até hoje algumas velas aparecem do nada, acesas.


-

A BOBAGEM DE 2021 É PATROCINADA PELO DUDU MILK - Não intindi.
O nosso bravo governador, tão cientista quanto o ex-reitor da Universidade de Pelotas, leva o prêmio!!
Vejam só: ele proibiu pessoas nas praias das 18 horas de segunda às 8 horas de terça. Para evitar "aglomerações".
Aí, na terça, dia de Iemanjá, FERIADO, as pessoas fizeram suas oferendas e tudo o que tem direito, como em todos os anos.

ENTENDEU? EU NÃO INTINDI!
...
Aliás, Dudu e o ex-reitor, defensores radicais do "fique em casa", foram infectados pelo bicho chinês. Só não sei se tomaram o Kit Covid.


-


QUANDO O SUJEITO É CAFAJESTE NÃO TEM JEITO - O jornalista Marco Poli conta:

O despreparado João Doria ligou para a rádio Jovem Pan exigindo espaço no programa onde o comentarista Rodrigo Constantino descia a lenha sobre sua administração à frente do Bandeirantes. E ainda caiu no erro de bater boca com o Jornalista, chamando-o de vassalo do Boslonaro. Resultado: teve de ouvir que o governador era vassalo do PC Chinês. Decididamente, bater boca com Jornalista, ao vivo, não é bom negócio.


TRÊS MOMENTOS DO INIMIGO Nº1 DO BOLSONARO






STF DECIDIU!!

E em 48 horas Bolsonaro terá de explicar o comportamento de Karol Conká no Big Brother!

Fernando Campos da Rosa


-


BICHO CHINÊS E PASSARALHO NA TV RECORD

Recebo de um leitor, funcionário da TV Record:

Na Record TV está acontecendo um surto da COVID-19 e ninguém fala nada sobre o assunto. Desta vez foi o gerente de jornalismo Sr Luiz Piratininga; antes tivemos os repórteres Ronaldo Rempel, Vitor Costa e Jonatha Bitencourt e a lista se estende a arquivista Elis, o chefe de produção Sr. Bruno (braço direito do Sr. Piratininga), cinegrafista de estúdio Francisco Rodrigues e mais  pessoal de edição, produtores e operações.

O presidente Carlos Alves dificilmente é visto e não se manifestou até o momento.

Nós, funcionários, estamos extremamente preocupados e expostos a essa praga que está cada vez mais próxima, eu acho que é só uma questão de tempo para sermos assolados...

E  as equipes de externas continuam fazendo matérias em meio a manifestações e aglomerações de todos os tipos.

Pra completar, demissões em todas as áreas.


-


CANCELAMENTO DE ASSINATURA - Escreve o Paulo Renato De Carli:

Após  10 anos como assinante, resolvi cancelar minha assinatura, foram 25 minutos no telefone, ouvindo uma gravação, sendo que pagava R$ 56,90 e ao tirar o extrato bancário,  debitaram 129,90, um aumento de 128%, segundo a atendente para repor custos. É  como o Sr fala um jornaleco, prestes a fechar.


-


ESQUECERAM DE INFORMAR? - O golpe militar em 
Mianmar é de ixquerda, viu? A presidente eleita, que foi deposta, era de direita radical.


-

RECAPITULANDO - Escreve o jornalista Nei Duclós:

Pauta é  o que está na fuça de todo mundo e ninguém reporta.

Reportagem é  o trecho do romance de uma geração.

Comunicação é  a voz do dono. Estou lhe comunicando. Vou fazer um comunicado.

Jornalismo é  o que o dono não quer ver publicado. Este jornal recebeu 400 milhões de propina .

Comunicador é  o animador de auditório.

Jornalista é aquele que não sabe, por isso vive perguntado.

O jornalismo morreu quando os jornais viraram veículos de comunicação.

Conteúdo é  o acordo entre a redação e a publicidade.

Ecologia é  o acesso dos países ricos aos recursos naturais do "planeta", que é  o conjunto dos países que ainda não exauriram totalmente  seus territórios.


-


A GELADEIRA DAS IDEIAS - É uma live do jornalista Caco Belmonte. Na estreia, o tema foi "Revisão de textos na era digital".
Não tem dia certo para acontecer - quem estiver interessado tem sempre que dar uma conferida na página dele no Facebook.
Aí está a primeira live:

https://www.facebook.com/cacobelmonte/posts/10223990174763762?comment_id=10223994579673882&notif_id=1612358569356571&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif



SUBIU E SAIU


-


GRAMAS COMESTÍVEIS PARA CÃES E GATOS - Digestivas e ótimas para desmanchar a bola de pelos. Entrega grátis para Porto Alegre no pedido mínimo de 03 ou mais! Uma por R$ 12,00, três por R$ 30,00. Contatos com Rafael Breda - 51 984452000



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X




As entregas são realizadas nas quintas, sextas e sábados das 11 às 18 horas, em todos os bairros de Porto Alegre. 

Pedidos podem ser feitos pelo fone/whatsapp: (51) 99913.8545

Taxa de Entrega: R$ 10,00




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X 


MANCHETE EDIÇÃO 976 (1971)

(clica em cima que amplia)



XXXXXXXXX





XXXXXXXXXX


INTERVALO

Mãe



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X

OS ALFAJORES
DA ROCHELLE!!






Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

Os Alfajores são uma ótima maneira de presentear quem você ama e para chocólatras!
  
      Chama  no Watts e faz teu pedido
Combinamos entrega ❤️ 51 9996-3361 ❤





-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X



PIADINHA


5 comentários:

  1. Alguns motivos da Record não engrenar no RS.
    1. Meio dia só falam de crimes. Deveriam se espelhar no balanço geral de Itajaí e Florianópolis. Por lá o programa é mais leve.
    2. Só tem notícias de Porto Alegre e região. Nada de interior.
    Lembrando que em algumas cidades a TV Record só pode ser assistida por quem TV a cabo( net)
    3. Não tem programa de variedades local.
    4. Repetem matérias.
















    ResponderExcluir
  2. Em nada tira a qualidade do texto, mas a frase "o poder corrompe" não é um adágio popular; é um subtítulo do livro Ilusões, de Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, o mesmo autor de O Príncipe (seu mais famoso e conhecido livro). Eu prefiro Ilusões.

    ResponderExcluir
  3. Caro Prévidi,

    No português, todos erramos, inclusive o deus Machado de Assis

    Interessante o amor que as minhas amigas mulheres que curtem literatura têm pelo Machado de Assis, talvez, o maior escritor brasileiro.
    Uns 30 dias atrás, estava conversando sobre livros com minha amiga presidente do Centro Literário de São Leopoldo, a querida Maria Inês Daudt, do qual orgulhosamente pertenço. Ela resumiu seu amor ao Machado com a citação de uma metáfora machadiana referindo-se aos olhos da Capitu.
    Mas, o que quero mesmo falar é que, com esse mote, peguei o meu velho volume com dois belos romances (Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro) e os reli integralmente. E, não sei por que cargas d’água, notei no Dom Casmurro dois erros ortográficos, um ‘crasso’, o outro, normal (normal para nós, simples mortais, não para um deus da literatura). Vamos lá, vamos ver se vocês concordam ou vão me xingar:
    Capítulo XLIII
    - Desculpe que hoje estou meia maluca; quero brincar, e....
    O correto é meio maluca, pois ‘meio’ é advérbio e não flexiona nem muda de gênero. Esse erro pra mim é crasso, tipo pênalti de concurso!
    Capítulo LXXIII
    - Montava um belo cavalo alazão, firme na sela, rédea na mão esquerda, a direita à cinta, botas de verniz...
    Pra mim, o certo é: ‘rédea na mão esquerda, à direita a cinta...’, pois a rédea está na mão esquerda, e na mão direita (à mão direita) a cinta (que é um substantivo e esse ‘a’ é simplesmente artigo).
    Então, pudor zero, todos erramos, inclusive o deus da literatura brasileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cravaria que o erro foi do Machado. Aí precisaríamos ver os originais. De qualquer forma, o revisor deixou passar...

      Excluir
  4. Dúvida, o "jornaleco, prestes a fechar" que mordeu sem dó o assinante na hora de cancelar a assinatura é o do Juremala ou o da Rosane dona da ética, da moral e dos bons costumes?

    ResponderExcluir