Sexta, 18 de março de 2022

 

 SOU QUEM SOU.

TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA
(ainda mais agora, cheio de pepinos!!)





Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.



UMA CESTA ESPECIAL
NUMA SEXTA DE MARÇO!

O REI DE BULHUFAS,

PAULO MOTTA!!



SERINGUEIRA


A lourona atravessou a rua arrastada por dois pequenos guaipecas garnizés com a fúria das montanhas!

Se ela espirrasse, os botões da sua calça jeans estourariam e abateriam o primeiro transeunte infeliz levando-o a óbito, sem dúvidas.

Atravessou e parou, dedo em riste, viste? diante de um mastodonte desses que tem as orelhas parecidas com roscas de polvilho grudadas na cabeça, lutador de FHC - é FHC, sim! - e desancou-lhe variados impropérios em altos brados retumbantes salve salve.

Achei interessante a cena e fiquei observando de longe, é claro, pois não tenho minha pele pra negócios.

O grandão não conseguia sair do 'te acalma, Marlene!' mas a Marlene era uma metralhadora de desaforos.

Pelo que entendi, ele saiu pra treinar ontem e hoje ainda estava bandeando pela Cidade Baixa e afins, embalado pelas festas de Momo, eu acho.

Olha, não lembro de ter passado por tamanho constrangimento em público, salvo aquele cutucão com ódio, em alguma festa, tipo 'quem sabe tu para de olhar praquela puta assanhada aí do lado, hein? Espera chegarmos em casa pra tu ver!', mas um esculacho na rua, nunca! Discrição, por favor.

Algumas mulheres, quando furiosas, se transformam em verdadeiros mísseis desgovernados e podem detonar na cabeça de qualquer ente mais próximo, pude observar isso ao longo dos anos.

Em botecos, biroscas e similares é frequente esse tipo de cena.

O borracho se enturma, o papo se derrama goela afora e a cachaça goela adentro e a patroa chega pra lembrar que infeliz tem casa, filhos, contas a pagar e aquela ladainha toda que constrange o indivíduo e alegra os parceiros, que se divertem com a esculhambação.

Então cuidado, meliantes, não despertem a ira divina das parceiras - no carnaval elas ficam de olho, de olho - e passem o dia na paz celestial de um jogo de canastra ou um víspora com a turma da Tia Cantídia, ok?

Bom feriado pra vocês, gurizada medonha, divirtam-se mas escolham bem.

Ah, o título, já ia esquecendo que eu falava pro meu filho, o Lobo, que seringueiras davam seringas, usadas na área da saúde, mas ele não acreditava muito. Ainda bem.


QUER MAIS?
COMPRE LOGO O NOVO LIVRO DO PAULO MOTTA!!


Se dê esse presente, por apenas R$ 45,00. Será um dos seus melhores investimentos nesse novo ano. Participe da Vakinha.

Livro: Paulo Motta - O Rei de Bulhufas | Vaquinhas online (vakinha.com.br)
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/livro-paulo-motta-o-rei-de-bulhufas?fbclid=IwAR3rmN-s2dmEzVf31Ebca0tlSSgP-JEej97J2K9zAdQtBDBmJzurMoIqeRk


ANTIGUIDADES


No meu tempo, na minha época - falo na primeira pessoa pois não quero envolvê-los em coisas medievais - quase não havia acesso ao rock'n roll como hoje, que se você girar a torneira da pia da cozinha saltam a Anitta e o Ozzy Osbourne ao vivo in concert.

Anos 70, em São Borja, tínhamos os primeiros contatos com a esbórnia encantadora do rock através dos conjuntos que tocavam nos bailes e nos traziam a voz e a música dos americanos doidos.


Os DinâmIcos e Os Sheiks eram os dois melhores grupos que tocavam nos bailes dos clubes Recreativo, Comercial ou Fraternidade.

Dancei no embalo de Woman, Barrabas e da Photograph do Ringo Starr, sublimes.

Depois vinham as melacuecas, entoadas por brasileiros que se faziam passar por ianques que nem Fabio Junior (Uncle Jack e Mark Davis) e Christian, esse mesmo da dupla sertaneja Christian & Ralph, que fez um baita sucesso com Don't Say Goodbye, trilha da novela Cavalo de Aço.

Eventualmente algum ricaço aparecia com elepês do Pink Floyd e do Deep Purple que o irmão trouxe dos EUA, e a gente tratava de gravar nas fitas-cassete TDK e BASF. As 3M eram uma lixa pro cabeçote do toca-fitas!

Sim, havia músicas brasileiras como Antonio Carlos & Jocafi, que eram os mais dançáveis e outros que não lembro.

Em seguida fomos atropelados pela tecnologia e Mark Davis ficou no armário e o Fabio Junior assumiu o seu lugar e o Christian foi cantar com o Ralph dores-de-cotovelo alheias e nós crescemos e fomos trabalhar e cuidar na nossas vidas e dos nossos filhos.

Quando acordamos de ressaca do baile de ontem, nosso neto entra no quarto e diz que o almoço tá na mesa e a vó tá fazendo pudim, na cozinha com a mãe e o tempo foi, passou e somos resultado daquelas noites sem fim com amigos e namoradas inesquecíveis que nos visitam ao adormecer. Sempre fomos felizes e sabíamos que éramos felizes, gente, ah, se sabíamos.

Tiamanhã!

TENHA O PAULO MOTTA EM SUA CASA!!


Se dê esse presente, por apenas R$ 45,00. Será um dos seus melhores investimentos nesse novo ano. Participe da Vakinha.

Livro: Paulo Motta - O Rei de Bulhufas | Vaquinhas online (vakinha.com.br)
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/livro-paulo-motta-o-rei-de-bulhufas?fbclid=IwAR3rmN-s2dmEzVf31Ebca0tlSSgP-JEej97J2K9zAdQtBDBmJzurMoIqeRk


QUINTAL


Nos meu tempos de São Borja, nos anos sessenta, costumava chamar de pátio, aquela enormidade de terreno onde eu brincava com o meu Forte Apache, ornamentado com pés de bergamotas, limões, abacateiros e caquis, plantados pelo meu pai, o Sargento Beltrão.

Depois, em Porto Alegre, descobri que era quintal.

Eu tinha um cachorro vira-latas amarelo, o Amigo. Era o meu amigo e onde eu estava, ele estava.

O Amigo derrubava a minha batalha com os bonequinhos do Forte Apache e lambia o meu nariz, com seu focinho de chocolate. No pátio.

Há alguns anos, voltei ao meu pátio, lá em São Borja e fiquei triste ao vê-lo tão pequeno, muito menor do que a minha infância.

Descobri que nós vamos adiante, o tempo passa e nada mais será igual.

O meu cachorro Amigo morreu e eu nem lembrava. Acordei e me dei conta de que é muito bom relembrarmos coisas nossas, antigas, e o Mário Barbará traduz, sublime, na música Desgarrados dele, Mário, e do Sérgio Napp: "Mas o que foi, nunca mais será...".

Tiamanhã.


PAULO MOTTA SÓ SEU!!


Se dê esse presente, por apenas R$ 45,00. Será um dos seus melhores investimentos nesse novo ano. Participe da Vakinha.

Livro: Paulo Motta - O Rei de Bulhufas | Vaquinhas online (vakinha.com.br)
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/livro-paulo-motta-o-rei-de-bulhufas?fbclid=IwAR3rmN-s2dmEzVf31Ebca0tlSSgP-JEej97J2K9zAdQtBDBmJzurMoIqeRk


JAQUE


 Um amigo aposentado queixava-se da Jaque.

 Cedo preparava um chimarrão e sentava-se ao lado do rádio para ouvir o noticioso. 

 Coçava um pouco a bolsa escrotal e logo ouvia, da sua esposa, com quem contraiu núpcias - parece contrair uma doença, né? - há mais de quarenta anos: 

 - Já que tu terminou teu chimarrão e leu o jornal, desce e pega umas coisas no armazém! 

 Na volta, ele nem esquentava a bunda na frente da tevê pra ver Cozinhando com Dona Mimi Moro e lá vinha, de novo: 

 - Já que tu tá sem fazer nada, leva essa compota de pêssegos pra Dona Elvira!

 Lá pelas tantas ele ficou furibundo e gritou:

 - Me deixa em paz, estou aposentado, deixa eu curtir minha vagabundagem, caraleos!

 Aí sua companheira de matrimônio chama a Tia Calma: 

 - Tiacalma, Adamastor, quantas cervejas tu já tomou? O mundo não vai acabar hoje, sabia? E não molha a pia do banheiro que limpei agora e eu sou só uma! 

 Aposentadoria tem disso, preparem-se, hereges! 

 Beijo no manguito rotador de vocês*.  

*Manguito rotador é a razão social do ombro. Explico isso senão o Presidente da República Alexandre de Moraes me processa.


VAI!! COMPRA LOGO!!


Se dê esse presente, por apenas R$ 45,00. Será um dos seus melhores investimentos nesse novo ano. Participe da Vakinha.

Livro: Paulo Motta - O Rei de Bulhufas | Vaquinhas online (vakinha.com.br)
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/livro-paulo-motta-o-rei-de-bulhufas?fbclid=IwAR3rmN-s2dmEzVf31Ebca0tlSSgP-JEej97J2K9zAdQtBDBmJzurMoIqeRk

-

3 comentários:

  1. Parabéns ao Paulo Motta, sensacional !!
    Vou comprar meu livro sim.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não o conheci na adolescência. Não estaríamos vivos...

    ResponderExcluir