Terça, 1º de março de 2022

 

UMA PEQUENA CIRURGIA


Amigos,

Quarta, dia 2, completo um mês no estaleiro. Passei um tempo na Emergência do Hospital Santa Clara da Santa  Casa de Porto Alegre, depois 9 dias num quarto isolado em função do bicho chinês e aí fui para casa, onde permaneci isolado.

Que calor faz em Porto Alegre!! 

Nesse meio tempo, comecei as torturantes sessões de hemodiálise. Quatro horas em toda segunda, quarta e sexta. Chego a perder três quilos em cada sessão. Aí chego em casa aniquilado e no dia seguinte uma mistura de ressaca com os efeitos de uma surra.

Nem me lembrava mais do calor de Porto Alegre!! 

Por causa da diálise, estou com um trumbico no pescoço. Nas raríssimas vezes que saio é o motivo para assunto. Querem saber o que é aquela antena - agora, estão prendendo na nuca e aí meio que esconde a antena. É por ali que a máquina faz o serviço de filtragem do sangue, entre outras tarefas.

Porto Alegre é insuportável!!

Tenho dificuldade até para tomar banho, O trumbico não pode ser molhado, jamais!! Se ainda estivéssemos no inverno... Em compensação meu intestino parece de guri - é só sentar no trono. Apesar de me assustarem com o papo de que nunca mais iria fazer xixi - a máquina faz até isso por ti - estou em plena forma. Várias vezes por dia.

Porto Alegre tinha que ser fechada no verão!!

Pois bem, na quinta, às 7 horas, estarei no Hospital Dom Vicente Scherer para fazer uma pequena cirurgia. Vão    trocar o trumbico do meu pescoço. Vão colocar mais abaixo. Me disseram que dá até para molhar e que não tem risco de pegar uma infecção. Não adianta espernear, estarei lá de prontidão.

Porto Alegre não é para os fortes!!

Pontos positivos: todo dia tinha que mastigar ao menos um comprimido de Pepsamar por causa da asia. Há um mês não preciso. Estou tomando mais quatro comprimidos diários, fora os dois da pressão. Isso deve ter ajudado.

Há poucos dias recebi uma mensagem do amigo e jornalista Paulo Moreira. Leiam e  veja que baita exemplo:

"Previdi, como tu sabes, eu faço hemodiálise há quase 18 anos na Santa Casa. Nem cheguei a colocar o "trumbico" no pescoço (cateter). Fui direto para o "trumbico" no braço (fístula). Levei um tempo pra me acostumar, especialmente com a questão de perder de 2 a 3 quilos (ou litros) por sessão. Quanto às três vezes por semana, leva um tempinho mas tu acabas te organizando para passar estas quatro horas na maquina. Se precisares de alguma ajuda ou informação, podes me acionar aqui pelo face ou pelo Messenger que te passo o WhatsApp. Boa sorte e grande abraço."

Vou sobreviver a Porto Alegre!!

6 comentários:

  1. É mesmo, Zé. Acertaste. Porto Alegre não é para fracos, imagina aqueles que se habituam a um estranho processo de hemodiálise. Tô aqui torcendo por ti. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sangue novo e em breve vai estar um guri... abraço!

    ResponderExcluir
  3. Força guerreiro! Vamos mandar uma corrente positiva para sua recuperação. Eu como morador de Xangri-lá torço pelo seu retorno ao litoral, pois você merece esse clima para atualizar o blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Zé cuidado com o trumbico. Em mim também trocaram de lugar, enfiaram numa artéria msis estreita e numa noite dei um banho da sangue na cama do Hosp. S. Francisco . Meu filho correu como louco pelos corredores naquela madrugada. Tu vais sair desta. Lúcia, Eduardo e eu na torcida. Abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Força, Previdi.
    Logo teu desconforto será assunto do passado.
    Estamos na torcida que passe logo e logo volte os teus posts que tanto gostamos.
    Te cuida.
    Grande abraço

    ResponderExcluir