Terça, 29 de abril de 2025

 



FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com





ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)






DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

- QUEM PODE JULGAR O PAPA?



OLÁ!
 
GORDO(A) NÃO TEM NADA DE BONITO.
É DOENÇA!!

TEXTO DO JORNALISTA CLOVIS HEBERLE:


A OBESIDADE NÃO É NORMAL
Um casal de obesos passa suas compras na caixa do supermercado. Observo com o canto do olho, enquanto espero a minha vez. Garrafas de dois litros de refrigerante, pizza congelada, pães, bolos, chocolates, salgadinhos. Tudo que devia evitar.
Ver pessoas, mesmo jovens, caminhando com dificuldade pelo excesso de peso, se tornou parte do cotidiano. Nos programas de gastronomia os chefs ensinam a preparar pratos gordurosos, os ingredientes fritando em frigideiras cheias de óleo, e tortas e doces delicioooooooosos. E engordantes, claro.
No sábado vi numa tevê um festival do grostoli, a velha cueca virada, numa cidade da Serra, com nonnas ensinando a fazer a massa doce, fritar com muito azeite e depois cobrir com açúcar, Irresistível, exclamou a apresentadora diante de uma mesa coberta de bolinhos que engordam só de olhar.
A obesidade se tornou normal, mas deveria ser exceção. A lista de consequências do sobrepeso na saúde humana é enorme: risco de diabete, alteração na pressão, problemas digestivos, nas articulações. Praticar esportes ou os exercícios físicos mais simples como caminhar se torna difícil ou impossível.
Os especialistas apontam como principais causas do aumento de peso o desequilíbrio na dieta, com carboidratos, açúcares e gorduras ocupando o lugar das proteínas e vitaminas proporcionadas pelas carnes, frutas e verduras, os alimentos ultraprocessados, que induzem a pessoa a comer mais do que deveriam, e ansiedade destes tempos em que vivemos, cada vez mais difíceis. Comer é uma forma de compensar.
A obesidade se tornou um problema de saúde pública, mas não vejo nenhuma iniciativa dos governos federal, estadual e municipais para combatê-lo. A mídia está mais interessada no faturamento com propaganda dos fabricantes de refrigerantes, doces, hambúrgueres e outros "alimentos". Só vez em quando aparece alguma reportagem sobre vida saudável. O que deveria ser regra é exceção.
E dê-lhe a comer comida de buteco, devorar aqueles gigantescos hambúrgueres com fritas e beber refri pra digerir a gororoba.


- RÁDIO LIVRE BRASIL -
95.5 FM

OUÇA E ASSISTA AGORA!! 

Jornalismo de verdade, opiniões livres de hipocrisia.
Tá Valendo a Companhia!



COMUNICAÇÃO
 
GLORIA MARIA


- Assisti no domingo a primeira parte do documentário Glória.
Conheci a jornalista da Globo em 1983, quando fui morar no Rio. Não era uma das figuras mais queridas pelos colegas. Era assim: não gravava junto com outros repórteres. Ela fazia a entrevista sozinha. Claro que em algumas situações isso não era possível.
Ela passou anos usando um português que inventou. Falava, por exemplo, "SOLUÇONS", "POSIÇONS". Não sei o motivo de falar assim e jamais ouvi uma explicação.
Glória Maria era muito esperta. Montou um esquema para suas matérias no Globo Repórter. Poderia ir para qualquer pais/região que o esquema era sempre o mesmo. Não ia na "civilização" - no máximo mostrava alguns segundos da cidade. O programa era sempre com uma família de primitivos na região, danças vindas do país de origem, comidas exóticas e se possível um esporte radical. Claro que funcionava!
Mas tornou-se minha ídola quando deu uma entrevista terminando com o politicamente correto. Esculhambou com os certinhos.
A declaração de Glória Maria de que ''tudo é racismo, assédio, está chato'' durante uma live deu o que falar nas redes sociais. Em uma conversa com a jornalista Joyce Pascowitch, no Instagram, ela afirmou que acha o politicamente correto ''um saco'' e que nunca se incomodou ao ser chamada de ''Neguinha'' por colegas de profissão.
"Se você quer saber, acho isso tudo, basicamente, um saco. Hoje tudo é racismo, tudo é preconceito... Eu, até hoje, na TV, tenho meus câmeras antigos, os técnicos que trabalham comigo há 40 anos, todos me chamam de 'Neguinha'. Eu nunca me ofendi, nunca me senti discriminada. Eles me chamam de uma maneira amorosa, carinhosa. É claro que se falam 'Ô, nega', e não sei o quê, é outra coisa."
(...)
"Então, hoje, tudo é preconceito, tudo é assédio. Está chato. Estou há mais de 40 anos na televisão. Já fui paquerada muitas vezes, mas nunca me senti assediada moralmente. Acho que o assédio moral é uma coisa clara, não tem dubiedade. Não tem como você interpretar. O assédio é uma coisa que te fere, é grosseiro, te machuca, te incomoda, te desmoraliza. 
(...)
"A paquera... Pelo amor de Deus! Eu estou cansada desse negócio. Os homens estão com medo. Eu quero ser paquerada ainda, estou viva. Mas existe uma cultura hoje que 'não pode'. Nós mulheres sabemos bem fazer a diferença de uma paquera para o assédio, um abuso sexual", afirmou a jornalista, concluindo que considera o mundo de hoje ''muito chato: ''Acho que esse mundo está muito chato. Essa coisa do politicamente correto é um porre. Eu não sou politicamente correta e não vou ser, não adianta, não venho de um mundo politicamente correto."

  

A MOCINHA DA FOTO NÃO EXISTE - Do Sérgio Cunha:
(matéria no Portal MakingOf do Claiton Selistre) 
Ela é uma apresentadora da Rádio CADA, do grupo Australian Radio Network, fica na periferia de Sidney e ela é gerada por Inteligência Artificial.
Seu nome é Thy, com direito a foto no portal da rádio. 
Seu programa era "Weekdays with Thy"
Não avisaram os ouvintes e a Direção teve que admitir a trapaça.

MILTON CARDOSO - O comunicador está diariamente a partir das 21     horas na Rádio Livre Brasil. 
95.5 FM
Também das 12h às 14h Milton apresenta o Fora das Quatro Linhas.

- PERGUNTINHA - Quem é o Areia Mijada da rádio do Almirante?

- 60 ANOS DA GLOBO - Foi um pura show. Um espetáculo. Cenas antológicas, como o encontro de todas as malvadas das novelas. Roberto Carlos, Fábio Júnior. Quem não assiste a Globo se deu  mal.
CENA HISTÓRICA: W. Bonner cantando Ilariê e batendo palmas. 

- NADA COMO SER MODERNINHO

Agência nativa digital e nichada em entretenimento e personalidades(...)

Pergunto: o que quer dizer isso, meu Deus?


MIMOS
DO DUDU

- ESSE PATROCÍNIO É MELHOR DO QUE UMA LOTO!!

Delos Produções Culturais é uma empresa da DC Set e tem sede em São Paulo.

- TOPAS ORGANIZAR DUAS REUNIÕES POR 50 PAUS?

EVENTOS
 
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
DIAS 28 E 31 DE MAIO DE 2025 - Praça da Matriz - Porto Alegre
patrocínio Gov do RS - R$ 2.800.000,00

JORNADA DE COMUNICAÇÃO
- Dias 5  e 6 de junho de 2025
- Organização: Notório Estratégia e Reputação, de Lucas Dalfrancis da Silva e Thiago Zahreddine
- Patrocínio Governo do RS
...
...
COMÉRCIO ATACADISTA
O futuro do comércio atacadista gaúcho e brasileiro será debatido durante o 1º Fórum Atacadista RS que será realizado no dia 4 de setembro deste ano em Porto Alegre, numa promoção dos Sindicatos do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas-RS).
O primeiro grande evento de conteúdo para discutir o futuro do atacado no País contará com palestras, painéis e debates com especialistas de referência no mercado setorial.
Entre os palestrantes confirmados estão Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil, Martha Gabriel, uma das principais pensadoras digitais brasileiras e Dado Schneider, nomeado o palestrante imperdível pelo portal BuzzFeed.
O Fórum acontecerá durante todo o dia, na sede da Fecomércio-RS e os associados ao Sindiatacadistas-RS contam com descontos especiais.
Confira a programação através do www.forumatacadista.com.br
...
EXPOFEIRA 2025
Em Três de Maio, de 3 a 11 de maio de 2025. 
Detran-RS patrocina: 30 mil reais.
...
(mande o seu evento para divulgação)


POLÍTICA

DUDU MILK É UM BAITA CARA DE PAU


- Pleno de coragem, no domingo assisti ao Dudu Milk na Bandeirantes. Me pareceu até "informe publicitário", de tão a vontade que estava o governador. Tanto é que quando o Felipe Vieira dava uma cutucada, Dudu virava um ouriço.
Mas me chamou a atenção, mesmo, o constrangimento do 
Fernando Schüler. De  repente os negócios do Schüler não permitiram que fizessem perguntas ao Dudu - falava e falava e não dizia nada. Dudu adorou!
O cara de pau disse que conseguiu pagar os salários e os fornecedores em dia porque é um "baita administrador".
Só que a figura não tocou nos BILHÕES DE REAIS (seis?) que recebeu do Governo federal para gastar na pandemia. Só que Dudu não comprou uma cama de hospital, não gastou nada na pandemia. Pagou salários e os fornecedores com o dinheiro do Bolsonaro.

- AOS SABICHÕES - É evidente que o casal Trump não estava sozinho na Itália. Não teve comitiva - eram só os dois. Claro que são dezenas de funcionários da Casa Branca, Pentágono, etc, que viajam com ele, inclusive em outro avião. Menas, tá entendidos?

- E OS OUTROS? - Do jornalista Gustavo Mota:
A prisão de Collor, decorrente da Operação Lava Jato e com endereço correto, reforça que Lula, Palocci e empreiteiros não são nem nunca foram inocentes. Apesar de estarem soltos e com leniências e condenações anuladas por detalhes jurídicos, como a alegação de vara judicial errada, a verdade é clara: a Lava Jato não acertaria apenas com Collor. O único culpado .Do ponto de vista ético, Lula não pode ser considerado inocente, pois as anulações de seus processos ocorreram por questões processuais sem absolvição no mérito que confirme sua inocência. E se Collor decidir abrir a boca, os processos anulados poderiam ser reabertos, trazendo novas implicações jurídicas e políticas ou não? Inquietante possibilidade...

- DO DEPUTADO FEDERAL BIBO NUNES:


ACREDITE SE QUISER 

COMPARE

OS PREÇOS DO TEMPO DA PANDEMIA
COM A ATUAL "RECONSTRUÇÃO DO BRASIL"



REGISTRO

O MAESTRO RESISTE



- Matéria de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo:
Aos 84 anos, o maestro João Carlos Martins se preparou para uma jornada luminosa neste ano. No dia 9 de maio, ele se apresenta pela 30ª vez em Nova York, onde tocou pela primeira vez em 1962, quando tinha 21 anos e já se consagrava como um dos maiores pianistas do mundo. Antes disso, na próxima quarta (30), faz uma prévia na Sala São Paulo, na capital paulista, com o mesmo repertório.
O entusiasmo tão característico do artista, no entanto, sofreu um baque quando, em março, ele ouviu dos médicos o diagnóstico: tinha um câncer agressivo na próstata. Em dois dias, fez biópsia e passou por uma cirurgia, tratada até agora com discrição.
Nesta entrevista, o maestro afirma que o momento em que recebeu a notícia foi "devastador", revela que passou por momentos dramáticos no pós-operatório, acredita estar curado, mantém a agenda de apresentações —e diz que entra agora, definitivamente, na terceira fase de sua vida: a da construção de um legado, voltado à educação musical.
Espírita, afirma nada temer: "Estou preparado para ter outros voos no futuro, depois da morte".

- UM CADÁVER ENTERRADO NO MEU PEITO:


 
PERGUNTINHA

NAS COMEMORAÇÕES DOS 60 ANOS DA GLOBO
VÃO HOMENAGEAR OS DITADORES-GENERAIS
QUE "FACILITARAM" TUDO PARA O
DOUTOR ROBERTO MARINHO?


PENSANDO BEM

- SÃO DESSAS COISAS QUE NÃO CONSIGO ENTENDER



RESPONDE AÍ!

O QUE EU TENHO SAUDADE DE PORTO ALEGRE?
(uma pessoa, um lugar, um bar/restaurante, um...)

- Legal!! Mandei para alguns amigos e não esperava que todos respondessem ao RESPONDE AÍ. Então vou publicar respostas de segunda a quinta neste espaço. Vai ficar  10!! E não aguarde eu pedir. Mande as suas saudades!!

- ANA CÁSSIA HENNRICH, empresária / jornalista:

- Uma pessoa: Mario Quintana 

- Um lugar: Casa Sloper

- Um Restaurante: Sanduíche Voado

- Um Cinema: Cacique

- Um Point: Rib’s e o seu murinho


RECORDAR É VIVER

- Vista aérea da Redenção - 1935.
Prédio da Exposição Farroupilha em Porto Alegre, em comemoração ao Centenário da Revolução Farroupilha. A Exposição começou em 25 de setembro de 1935 e foi encerrada em 15 de janeiro de 1936.
A esquerda a avenida João Pessoa.


JOSÉ AUGUSTO



DEUSAS



PIADINHA


28 comentários:

  1. O Cara de Areia Mijada é o Maurício Saraiva, que, se não me engano, também atendia pelo apelido de Professor Pandemia.
    Puxa, perdi o show de 60banos da Globo...Bem, então, não perdi nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perdeu. Na verdade, ganhou.

      Excluir
    2. Só teve uma coisa boa no show dos
      60 anos:os comediantes Porchat,
      Tatá Werneck e Paulo Vieira.

      Excluir
    3. A grande piada é chamar esses aí de comediantes.

      Excluir
    4. Comediante é Chico Anisio, Costinha, Golias. Esse trio dos 60 anos Grobolixo é de paspalhos, sem criatividade, sem graça

      Excluir
    5. 23:47-Prefiro o Davi ao Golias.
      O Bostinha só fazia piada de gay
      e o Chico fez o Tim Tones,que
      os evanjegues hipócritas como
      vocês aí de cima,não gostam.

      Porchat,Tatá Werneck e Paulo
      Vieira salvaram o show da Globo.
      Melhor do que ver o RODA MORTA
      da ex-TV Cultura,com certeza.

      Excluir
    6. Se esses três abobados salvaram o show, é porque ele deve ter sido uma grande porcaria.

      Excluir
  2. Areia mijada = também conhecido como Maurício "Guinaçu" Saraiva, segundo o RW.

    ResponderExcluir
  3. Tô fora da Grobo há 5 anos e não assisto nada dela nem zapeando.

    ResponderExcluir
  4. O texto do Clóvis Heberle faz um alerta muito apropriado. Entre tantas sandices de nosso tempo, inventaram essa de glorificar a obesidade. Infelizmente há muita gente que cai nessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A obesidade se tornou um problema de saúde pública, mas não vejo nenhuma iniciativa dos governos federal, estadual e municipais para combatê-lo." - A bem da verdade as empresas do setor alimentício tem um poder econômico fabuloso. Vou tomar como exemplo a cidade de Lajeado que conheço bem. Tem uma indústria de refrigerantes ali que tem muito poder econômico. Se em nome da boa saúde resolverem fechar aquela empresa, o Prefeito nunca mais se elegerá! E tem aquela indústria famosa do refrigerante preto com o slogan vermelho aqui no bairro Sarandi em Porto Alegre. Quem vai enfrentar aquela empresa em nome da boa saúde, para banir o açúcar da nossa sociedade?

      Excluir
    2. O consumo comedido e esporádico de refrigerantes é perfeitamente compatível com uma dieta saudável. Fechar uma indústria de refrigerantes em nome da boa saúde seria uma aberração monumental.

      Excluir
  5. Verdade que a Globo decaiu bastante em relação a ela mesma mas ainda é >>>>>>>>>>>que as demais. Só a abertura de Vale Tudo por exemplo já é uma pequena obra prima impensável de ser produzida por alguma outra qualquer que seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Efeitos visuais a Grobolixo continua impecável; no conteúdo é uma grande merda, e cada vez pior.

      A minha audiência ela não tem há bons 5 anos, não sou asno!!

      Excluir
    2. Vinhetas e efeitos visuais a Grobolixo continua impecável, mas em conteúdo é uma grande bosta.

      Se você não é jumento, caia fora desse fedor; como eu fiz há muitos anos.

      Excluir
    3. Pode crer. Eu também estou há vários anos longe desse fedor.

      Excluir
    4. Os que escreveram essas merdas
      acima andam com foto da sogra na
      carteira e viram o ET Bilu de perto.

      Excluir
    5. E tem gente aqui defendendo a Globo. A Globo!

      Excluir
    6. Até o Boni anda chocado com os rumos da Globo. Aquilo que levou décadas para ser construído está sendo dilapidado pela lacração. Triste.

      Excluir
    7. Estão trazendo para a frente das câmeras o que sempre aconteceu atrás delas.

      Excluir
  6. E as notícias do Paulinho Mota???

    ResponderExcluir
  7. Nossa população empobrecida prefere a comida ultraprocessada porque que é mais barata.Essas empresas tem produção em grande escala (com a utilização de aditivos químicos) e conseguem baixar os seus preços. E mais, essas indústrias recebem investimentos governamentais pesados e tem um lobby muito forte perante o governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obesidade está muito mais ligada a excessos na quantidade ingerida de alimento do que propriamente à sua natureza. Evidentemente que dizendo isso não desconsidero que há alimentos mais e alimentos menos saudáveis.

      Excluir
  8. "60 ANOS DA GLOBO - Foi um pura show. Um espetáculo. Cenas antológicas..." q merdão...é fim de linha veinho 💀🚩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O show só foi bom na parte dos
      comediantes.E foi só.

      Excluir