SEGUINTE:
Por que recomeçar o Blog do Prévidi em 16 de outubro?Tudo nesta vida tem um motivo.
Há quatro meses eu fui operado para que colocassem no meu coração quatro obras de arte, três pontes de safena e uma mamária.
Teoricamente, a partir de hoje "estou liberado".
Apesar que este "liberado" é recheado de restrições, óbvio.
Não poderei mais me dedicar ao meu esporte predileto:
Oeisis International não me verá mais dominando ondas...
Nem mesmo um prosaico jacaré poderei realizar. É triste.
Mas o que importa é que estou "novo", ou melhor, com um coração funcionando legal!
MELHOR DO QUE POD
não pode
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O primeiro convidado é...
Antes da estreia, assista 10 minutos sobre o pássaro insuportável:
DE TUDO
muito
(QUE LULA TENTOU SER E FRACASSOU)
Imagino se ele conseguirá reunir na mesma mesa de negociação os presidentes da Rússia e daq Ucrânia. E mais: imagina se ele termina também com esta guerra. Aí vamos assistir suicídios em massa de babacas da ixquerda mundial.
DO BARROSO LARGAR O OSSO?
ME DÁ UMA PENA DELE!!
E UM REPÓRTER BABAQUARA
SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica
Tiozão Metido a Guri está virado num personagem do finado Chico Anísio. Alguém aí assistiu ao programete sobre o Pretinho Básico? vi as chamadas. Tiozão está cultivando uma franja e está com os cabelos de uma tonalidade usado pelo finado Silvio Santos.
Alô editores do SBT-RS: quem sabe vocês dão uma conferida no que sai escrito em cada matéria. As chamadas estão invariavelmente com algum erro de português. Ou de informação.
Melhor programa da TV aberta, aos domingos, é da Record: Acerte ou Caia, apresentado pelo Tom Cavalcanti. Na segunda, SBT, com o The Voice Brasil. Na terça, Globo: Aberto ao Público, com o Maurício Meirelles. Quarta, Globo, Segue o Jogo. Sexta, Record, Quilos Mortais. Sábado é o UFC.
Fazia muito tempo que a RBS TV não tinha repórteres excelentes no interior do Estado. Já assisti matérias excelentes de todas as regiões.Poderiam iniciar logo o trabalho em Porto Alegre.
A propósito, a RBS TV tem um repórter com dois nomes. Os dois nomes com trema. Significa que nem o chefe dele sabe escrever. Devem referir-se a ele como "o cara das tremas".
Publicitários são únicos: a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) virou Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. TÓING!!!
Ronaldinho Gaúcho foi contratado pela Globo para atuar na Copa do Mundo do ano que vem. Vai conversar com jogadores e mostrar bastidores. Legal!!
ACEG RECEBE HOMENAGEM
Em solenidade realizada na segunda, dia 13, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) homenageou os 80 anos da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura.
Fundada em 25 de setembro de 1945, a ACEG figura entre as associações de jornalistas esportivos mais tradicionais do País, com uma trajetória de valorização, defesa e integração dos profissionais da imprensa esportiva no Rio Grande do Sul, responsável por ações relevantes no esporte estadual e nacional. Reconhecida como entidade de utilidade pública em 1963, a associação recebeu em 1978 sua denominação atual, com abrangência estadual. Atualmente, conta com mais de 2 mil associados ativos e sede própria em Porto Alegre.
O deputado Gustavo Victorino, como radialista e jornalista, lembrou sua trajetória nas coberturas de futebol e manifestou o respeito à imprensa esportiva: “Eu quero honrar esses profissionais com essa homenagem pelos 80 anos da ACEG, uma entidade que é exemplo para o Brasil e, agradecer a cada um e a cada geração pelo trabalho sério que colocou a ACEG no mapa da crônica esportiva brasileira”, manifestou o parlamentar.
Representando a Mesa Diretora, o deputado Airton Lima ressaltou o compromisso da entidade com o povo gaúcho.
Ao agradecer a honraria, o presidente da ACEG ressaltou:“Receber essa honraria do Parlamento, nos enche de alegria e orgulho, pois simboliza que estamos cumprindo os ideais dos nossos antecessores” disse Rogério Amaral, salientando a luta dos profissionais esportivos por respeito ao trabalho com credibilidade, bem como a oportunidade que a entidade vem oferecendo aos novos profissionais.
O ato contou com a presença de ex-presidentes da ACEG e demais autoridades da crônica esportiva gaúcha.
DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI
NA ANISTIA DE 1979, O PERDÃO FOI PARA TORTURADORES, SEQUESTRADORES, ASSASSINOS E LADRÕES DE BANCOS. DE TODOS OA LADOSPORTO ALEGRE É ASSIM!
Nada como começar um espaço novo com um cara genial. Poucos conhecem a verdadeira histór4ias de Porto Alegre quanto o jornalista Fernando Albrecht, o Senhor da Página 3 - hoje empresta o seu talento para o Jornal do Comércio. Este texto foi publicado no JC em 10 de outubro de 2025.
COMIDINHAS E BEBIDINHAS
![]() |
O Beco do Mijo |
Na década de 1960 o Centro de Porto Alegre ainda abrigava boa parte de escritórios de toda ordem, então almoçar perto do trabalho era comum. Os bufês de comida eram poucos, mas os restaurantes eram vários, com cardápio típico de classe média com viés de alta. Muitos bancos tinham seus próprios restaurantes, como o Província, na esquina da Uruguai com a Sete de Setembro, hoje Santander. Bancário ganhava relativamente bem até meados dos anos 1960, quando os banqueiros decidiram que eles não deveriam ganhar bem, exceto os bancos oficiais. Os mais conhecidos eram a Churrascaria Capri, na Rua da Praia, a Spaghettilândia, na Travessa Acelino de Carvalho que à noite virava o Beco do Mijo, e as churrascarias na rua Riachuelo, como a Devon e Hereford.
Era comum almoçar bebendo um copo de leite gelado. As colas não eram dominantes como hoje, os Vontobel vendiam refrigerantes sabor limão como a Minuano e a Charrua Limão, vendida em copo. Para grupos, pedia-se garrafa de litro. Vinho de GARRAFÓN em copo, que segundo Osvaldo Aranha dava azia até em copo com bicarbonato, e vinhos da Granja União, mais elaborados. Era relativamente comum beber uma taça de um ser vinífero estranho, o clarete. Não era rosé, era um tinto claro ou um branco escuro, como queiram.
Os vinhos gaúchos não gozavam de boa fama na época. O melhor disparado foi o Santa Úrsula. Só mais tarde vieram os brancos da Almadén com videiras em Livramento. Como em seguida se voltava aos escritórios, bebia-se com moderação com um máximo de duas taças pequenas. Para os que quisessem seguir carreira alcoólica, o refúgio discreto eram as lancherias da Andradas depois da rua Caldas Júnior. As mesas preferidas por estes fugitivos do batente eram as que ficavam bem no fundo, longe das vistas dos pedestres.
Para dar ciência às chefias dos escritórios recorria-se a Especialistas da Explicação, geralmente indivíduos que prestavam pequenos favores,tais como ir aos bancos para tirar dinheiro ou pagar contas. Após as 18 horas o refúgio seguro eram os bares. O único inconveniente era topar com a chefia que também começava os trabalhos cedo. Segundo os sobreviventes da época, o ruim de se abrigar em cantinhos escuros era encarar o sol na cara quando se saía do estabelecimento. Na Salgado Filho havia o Gilbert 's; na sobreloja dava para namorar, dar uns amassos contidos porque os espanhóis que eram os donos exigiam respeito. O CEO era o garçom Luís.
Naquele tempo, como dizia Jesus, lanches de primeira qualidade eram comuns. No final do expediente, os profissionais molhavam as palavras primeiro nos bares do Centro e depois nos bar-chopes espalhados pela cidade. Se querem saber, também naquele tempo o uísque podia ser falsificado, mas nunca com metanol. E nem havia Aids, caso o expediente fosse esticado a serviço do combate de Eros.
RECREIO
psiquiatra e comunicador
2 - Ter estado a 3 metros de Elvis PRESLEY em 26/12/1969, em Londres!...
3 - Ter TOCADO no ROSTO pálido de Charles DE GAULLE (morto, no caixão em seu VELÓRIO em 10/11/1970. Em Notre-Dame, Paris);
4 - Ter cumprimentado com aperto-de-mão a Neil ARMSTRONG em 1975, na NASA. O primeiro humano a pisar na LUA!...
5 - Ter saboreado na casa de um ex-sogro, em Buenos Aires, uns "7 ASADOS" com o melhor primo e amigo de infância dele: o então FREI franciscano Don Jorge Mario BERGOGLIO! 30 anos depois virou o tal PAPA FRANCISCO!
ALFREDINHO JR
o filho do Alfredo Octávio, o maior jornalista do Brasil
Se alguém neste mundo de Deus não conhece o jornalista Alfredo Octávio, certamente, veio do planeta Orion, morada do cientista Carlos Ducatti, que viveu e morreu em Porto Alegre.
O maior jornalista do Brasil gerou uma imensa esperança do jornalismo pátrio, o Alfredo Octávio Júnior, filho da jornalista Kristinna Drumond.
Pois Alfredinho não cursou a Faculdade de Jornalismo. Ele justifica dizendo que "papai jamais passou na calçada de uma Faculdade e era o maior de todos!!
Coo ele me apresentou um registro "profissional" permiti que ele assinasse uma coluna no Blog mediante o pagamento de uma boa grana. Por quê? Ora, eu não pedi que escrevesse neste espaço, desejado por muitos. E como fico com o pé atrás de quem tem registro de jornalista e não cursou faculdade - exigi que ele pagasse sempre adiantado.
A nova contratada da RBS vinda de SC é insuportável, além de gritona e “gasguita” parece não estar por dentro das coisas da aldeia!
ResponderExcluirPor essas e outras que há muito tempo não assisto mais a esses programetes globais.
ExcluirQuanto aos repórteres do interior, destaco a excelente Manuele Motta, que alem de talento tem um baita vozeirão, e o Bruno Marsili que com certeza em breve estará no esporte em POA. Ambos da RBS Pelotas. Abraço mestree, ficamos felizes com teu retorno.
ResponderExcluir1) Muito bonito o novo lay out do blog; só não direi que valeu a pena a espera, pois não valeu!!!!
ResponderExcluir2) A pomba da paz com topete trumpista tá genial!
3) Só o fato do Barroso parar de cantar (cantar?) a intragável 'evidências' em tudo que é local em que lhe dão estada, a mim, sua saída do STF, já será um (grande, enorme) alívio.
4) Que texto legal do jornalista F. Albrecht. Parabéns!
O Prévidi voltou com a corda toda. Que Deus o mantenha firme e forte.
ResponderExcluirBah, Previdi! Tu voltou 2.0 turbinado, com folêgo para 180 minutos. Blog extenso e cheio de conteúdo interessante. Parabéns!!!
ResponderExcluirPois é, o "belicoso" Laranjão, só no carteiraço, acabou com a guerra do Terror contra Israel.
A ixquerda está enlouquecida. A filha do Tarso e os seus 2 satélites artificiais que também atendem pelos nomes de Roubaina e Ruas, que são da turma do amor, amor ao Maduro, Castro, Staling, estão absolutamente mudos.
Trisal?
ExcluirA turminha da empresa do Almirante Nelson, canhota por conveniência, engasgou com o Nobel da Maria Corina e com a espetacular vitória de Trump na guerra HamasXIsrael.
ResponderExcluirPaulo Mota segue desaparecido?
ResponderExcluirSumiu, tomou Doril!!!
ResponderExcluir