Segunda, 24 de novembro de 2025

 


SEGUINTE:

SOBRE O DIA DA "CONSCIÊNCIA NEGRA"


Pode ser uma heresia o que vou escrever, mas, a cada ano, aumenta a minha convicção de que o chamado "movimento negro" está perdido. E noto isso em manifestações que acompanho há tempos. E nem vou tratar de bobagens que sempre surgem e que são levadas a sério, mesmo que mais pareçam quadros de programa humorístico (vejam o vídeo que está no TUDO A V ER (medicina racista).
Claro que são momentos diferentes, mas os navios negreiros eram tão "desumanos" quando os navios que traziam imigrantes europeus para o Brasil. Os métodos eram diferentes - os negros não sabiam que estavam viajando para o "novo mundo" enquanto que os europeus - principalmente alemães e italianos seriam colonizadores, com a garantia de vantagens.
No entanto, todos foram enganados. Os negros viravam escravos, se resistiam a longa viagem; os europeus, se sobrevivessem a viagem, eram "largados" sem nada do que havia sido prometido pelo Império.
Nada poderia ser pior do que a escravidão, mas o que faziam com os imigrantes era também desumano. Basta se informar como foi, por exemplo, a criação do povoado que originou Porto Alegre (não acreditem nos "casais de açorianos" saindo do navio cantando e dançando).
Repito: são incomparáveis as chances que os imigrantes tiveram em comparação com os negros. Para terem uma ideia, enquanto italianos e alemães já estavam organizados nas cidades e mesmo no campo, os negros ainda padeciam os efeitos da escravidão. E o que poderiam fazer no início do século XIX?
Os negros que não ficaram no campo se instalaram nas cidades e foram "empurrados" para as periferias, criando as favelas e vilas. Foram discriminados ao extremo, ao ponto de serem excluídos até no entretenimento. Exemplo? Até hoje resistem os "clubes para negros" em todo o Brasil, assim como escolas de samba (poucas) e algumas festas populares.
Hoje, as chamadas "lideranças negras conscientes" incentivam a criação de grupos formados exclusivamente por negros. Até mesmo "grupo de ginástica para negros" e "escolas de danças para negros". Em todas as áreas se criaram estes "segmentos exclusivos". Para terem uma ideia, na capital paulista existe uma "faculdade para negros"...
Apenas para lembrar de passado recente: nos Estados Unidos o 
fim da segregação legal somente foi formalizada com a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964. E na África do Sul o apartheid foi um regime de segregação racial que durou de 1948 a 1994. Era o sistema que  segregava a população de acordo com a cor da pele, com a minoria branca no poder. Isso resultou em leis que limitavam o acesso de pessoas negras à educação, moradia e voto, e impunha restrições severas em seu cotidiano, como o proibição de casamentos interraciais.
Hoje, no Brasil, assistimos o orgulho de algumas pessoas em incentivar a formação de grupos específicos que reúnem negros, apenas negros.
Neste último dia 20 de novembro assisti na TV  e redes sociais inúmeras iniciativas voltadas  exclusivamente para negros...
.....
Neste final de semana conversei com um amigo do tempo da faculdade, o jornalista, poeta e, hoje, cineasta Paulo Ricardo Moraes. O querido Negão ou Baiano. 
Ele conta que está se dedicando ainda mais a atividade de cineasta, junto com a filha Camila.
Está fazendo a pré-produção de num novo curta, sobre um personagem queridíssimo de Porto Alegre. Posso garantir que será um sucesso.

(depois vejam  a PIADINHA do dia)

MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O convidado desta semana é o jornalista, professor e escritor

RICARDO AZEREDO

Há mais de 40 anos é jornalista.
Trabalhou em todas as TVs como repórter e inclusive foi presidente da TVE-RS.
É um dos mais premiados profissionais do Estado.
Hoje está na TV Record Guaíba, onde faz reportagens investigativas e também é produtor de conteúdos especiais.
Ricardo mora em Guaíba, onde com a esposa veterinária, cria cachorros de raça.
Tenham uma excelente aula de Jornalismo!!


POD COM MILTON CARDOSO:
https://www.youtube.com/watch?v=4UNEK9aJFxg&t=177s

AO TRIBUNAL DE CONTAS
e demais autoridades estaduais

É PAPEL DE UMA PREFEITURA PATROCINAR UM PROGRAMA DE TV?

Recebo de um leitor:
O Jornal do Almoço, das RBS TV, de sábado passado, bateu todos os recordes de absurdos. Levaram vários apresentadores a Canela, cujo objetivo era divulgar o "Sonho de Natal" na cidade.
Para surpresa de poucos, foi realizado no palco, um AMIGO SECRETO dos jornalistas e das jornalistas. Cada um(a) entregando um presente pro outro.
Ou seja, a Prefeitura de Canela pagou o "Amigo Secreto" destas pessoas.
Dinheiro Público para uso pessoal de figuras alheias aquela cidade.
UM ABSURDO!! 

PARA FINALIZAR OS ABSURDOS EM CANELA, ASSISTA:


TUDO A VER!!
ou não?

MEDICINA RACISTA


SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

AGORA, só falta uma gasguita pra substituir o Maurício Saraiva, em seus "comentários certeiros", no Globo Esporte.
Gostaria de ver uma pesquisa sobre o público que assiste ao programa diário que deveria ser de futebol, da RBS TV.

TV RECORD tentou fazer jornalismo no sábado de manhã. Insistiram em ficar no ar por causa da prisão do Bolsonaro. Mas não tinham mais do que meia dúzia de informações imprecisas. Mesmo assim, repórteres e comentaristas ficaram por horas repetindo e repetindo e repetindo.... E, claro, as mesmas imagens.
Um horror!!

Rodrigo Bocardi fechou acordo com o SBT e vai participar do Show do Milhão - Celebridades, game show comandado por Patrícia Abravanel nas noites de domingo. A versão especial irá ao ar em dezembro.
As gravações começaram nesta semana. Além de Bocardi, o humorista Ceará também estará na atração.
Ao todo, serão quatro episódios. No ano que vem, o formato voltará com uma edição tradicional com anônimos.
Rodrigo Bocardi foi demitido por justa causa da Globo no início do ano, após quase 25 anos na empresa. Foi acusado de prestar serviços de comunicação para uma empresa que atende contas públicas, incluindo empresas de ônibus na Grande São Paulo.
No Instagram, o ex-âncora do Bom Dia SP criou um projeto de jornalismo comunitário, a BocaTV, "focado em tentar resolver os problemas da cidade de São Paulo".

EVARISTO VILLALOBOS NOBRINHO E OS TORCEDORES:
São ridículos!!!
Estes jornalistas em veículos de comunicação que leio, vejo e ouço "torcendo" para o Inter e Grêmio.
São os primeiros a cornetear em caso de derrota.
Não sei como admitem fazer isso...
Sou um jornalista que sempre manteve, mantém e manterá a postura, o senso crítico. E jamais abrirei mão disso.
Mas ser jornalista/ torcedor pegou moda, reconheço.
Acho isso péssimo para quem se diz profissional. É minha humilde opinião.
Só os ignoro. Fujo deles.
Cada vez têm mais.
Tempos ruins....
Lembro do grande Cid Pinheiro Cabral, que escreveu:
- Eu nunca disse que era colorado. Sempre confiei na inteligência dos leitores.
Ponto

THE VOICE BRASIL, no SBT, às segundas, é um  baita sucesso de público.

PATRICIA POETA "se acha" demais! Até um elogia que faça em seu programa na Globo parece falso, fingido. Até  seu sorriso é falso. Então, quando elogia...

MOÇOILAS que estavam no Jornal do Almoço, em Canela, no sábado, precisam urgentemente de aulas de dança. "Sem jeito" passou por ali e ficou em cada um dos corpinhos.

OBSERVAÇÃO: Sobre o Jornal d Almoço de sábado passado, em Canela. Ouvi mais do que assisti, mas me deu a impressão de que foi um dos programas mais ridículos do ano. Sério, o pessoal da RBS TV se acha "mais importante" do que aqueles que pagam a festa deles na cidade.

DE TUDO
muito

PONTE DE IMBÉ - Escreve o jornalistas Clovis Heberle:
Um release da prefeitura de Imbé publicado no jornal Zero Hora sem contraponto e reproduzido em sites de Imbé e Tramandaí atualiza as informações sobre a polêmica construção da ponte sobre a foz do rio Tramandaí. Neste RS onde falta dinheiro até para fazer uma pinguela, o prefeito conseguiu 80 milhões para esta obra desnecessária e possivelmente danosa ao equilíbrio ecológico.
Na nota, espanta a generosidade da Corsan/Aegea: pagou o estudo ambiental sobre a ponte, sem nada pedir em troca da prefeitura de Imbé. A mesma generosidade que teve para com Xangri-lá e Capão, construindo um cano de mais de 20 km para largar os efluentes de sua estação de tratamento bem longe, no rio Tramandaí.
No dia 11 de dezembro haverá uma audiência pública na sede da SAT, em Tramandaí, para a discussão dos efeitos que este lançamento de esgoto vai ter nas lagoas que abastecem os municípios da região. A afirmação da Corsan/Aegea de que não poluirá a água é contestada pelos ministérios públicos federal e estadual, prefeituras e pela Associação Comunitária de Imbé-Braço Morto. Será uma oportunidade para sabermos se é generosidade mesmo ou mais um capítulo do jogo de intere$$es.
Como diziam os narradores esportivos de antigamente... reina grande expectativa.

DO EDUARDO ESCOBAR, VIA FACEBOOK:
Fim de semana de ENART, o maior encontro homoafetivo tradicionalista de todo o Brasil.

MODERNIDADE - Chamada de Publicação para Autoras Transexuais (contos, crônicas, livros completos e poesia) – até 10-12-2025.


FELIPE CAMOZATTO, DEPUTADO ESTADUAL NOVO: Vitória nossa contra o governador! O governador recuou de colocar sigilo nas viagens. Recuou, ressalto, de novo. E não foi por pressão de colunista, não: foi porque a gente cobrou, expôs e não deixou passar. Mesmo com tentativa de processo, mesmo com veículo tentando apagar meu nome da história, o resultado tá aí. Vamos em 
O governador recuou de colocar sigilo nas viagens. Recuou, ressalto, de novo. E não foi por pressão de colunista, não: foi porque a gente cobrou, expôs e não deixou passar. Mesmo com tentativa de processo, mesmo com veículo tentando apagar meu nome da história, o resultado tá aí. Vamos em frente!

UM MOMENTO TERRÍVEL DO BRASIL -  DO DEPUTADO FEDERAL BIBO NUNES, DO PL:


DUDU MILK SÓ QUE GASTAR COM PROPAGANDA - Do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni:
Ao analisarmos os gastos do governo do dinheiro do Fundo de Reconstrução, percebemos que áreas vitais como Saúde e Educação não são prioridades. O governo preferiu gastar mais em Publicidade.







DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

ESCÂNDALOS


PORTO ALEGRE É ASSIM

TERMIKNAR COM OS CORREDORES DE ÔNIBUS?
Leio na GZH que a Prefeitura de Porto Alegre lançará um edital para escolha da empresa que prestará consultoria especializada para avaliar se corredores de ônibus deixarão de existir na cidade. A ideia, segundo o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer, é que o material traga propostas para resolver gargalos antigos no trânsito. 
— Será um estudo profundo, demorado, que envolverá a questão dos ônibus que circulam em Porto Alegre e dos que chegam da Região Metropolitana. Também vai envolver outros modais, como ônibus elétricos, trens e o VLT (modal que não está implementado na Capital). Esse estudo precede a qualquer decisão sobre retirada de corredores de ônibus em avenidas de Porto Alegre, mas é uma possibilidade que pode vir a acontecer — diz Schirmer. 
A consultoria também apoiará a Prefeitura em reuniões técnicas e eventos de participação popular, incluindo consultas e audiências públicas. O foco está nos modos prioritários de transporte previstos na Política Nacional de Mobilidade Urbana: pedestres, ciclistas e transporte coletivo.
— Para retirar os corredores (de ônibus) não basta vontade política. É uma decisão que precisa ser baseada em estudos. Os corredores ainda são importantes para o transporte entre zonas da cidade — completa o secretário municipal de Comunicação Social da prefeitura de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates. 
A Diretoria de Programas de Financiamento espera mandar em até 15 dias o edital para o setor de licitações da prefeitura. A licitação será nos moldes do regulamento do Banco Mundial, com base na melhor proposta, onde a questão técnica vale mais do que o preço oferecido pela empresa. Existe um valor de referência, mas que ainda é mantido sob sigilo. 
Entre as alternativas levantadas pela prefeitura para substituir os corredores de ônibus está o Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O trem de superfície é movido a eletricidade e é visto como uma opção sustentável para o transporte público. Conforme noticiou o colunista de GZH Jocimar Farina, um estudo sobre o sistema foi doado por um consultor à prefeitura de Porto Alegre em agosto.
Com o documento, a prefeitura poderá dar prosseguimento às ações para realizar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) sobre a linha e uma Parceria Público-Privada (PPP). O objetivo é que o VLT se integre às linhas metropolitanas. 
Três traçados foram apresentados ao secretário Schirmer. A linha principal, de 10,7 quilômetros, sairia do Terminal Triângulo na Avenida Assis Brasil, e passaria pelas avenidas Sertório e Farrapos, chegando até a Rua Voluntários da Pátria e se deslocando até a Praça XV, no Centro.

RECREIO

O RIDÍCULO DO RIDÍCULO!!


OLIMPO
a morada das deusas do século 21


PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol


5 comentários:

  1. Por qual motivo o dia da Consciência Negra, causa tanta indignação, espanto, e até certa raiva em tantas pessoas?? Brancas, obviamente. Um dia, um mísero dia, 24 horas de reflexão de, e sobre uma raça, tem a capacidade de causar este furor, quase histérico, em certa (grande) parcela da sociedade?? Se a data é importante para os "homenageados", que siga, e que se torne cada vez mais importante. Ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, o absurdo não é a questão de haver ou não o dia, mas sim de ser um feriado - e nacional! Esse e tantos outros que deveriam cair, como o 21 de abril, o15 de novembro e feriados estritamente católicos, como Finados, Corpus Christi e Nossa Senhora de Aparecida, que deveriam ser substituídos por uma data nacional de caráter mais ecumênico.

      Excluir
  2. Mandaram a Madame Conká fazer cobertura em Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Maria Rivotril Dogrêloduro24 de novembro de 2025 às 14:27

    Marco Matos sendo coroado no JA em Canela. Coisa estranha, de mau gosto, sem graça. O pior é que tem claque para bobagens como essa.

    Não vejo tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Não assista.
    Vai ouvir o amiguinho do Previdi, o Júlio Ribeiro.

    ResponderExcluir