Quarta, 14 de novembro de 2012 - parte 2

O ENTÃO SUSPEITO ZÉ DIRCEU!!

Em 2009, Zé Dirceu esteve em Porto Alegre e conversou com o pessoal do Clube de Opinião. Uma manhã inteira.
O cara tem uma conversa tipo "camelô do século passado" - convence todo mundo a comprar uma bobagem.
Saí de lá impressionado com o Zé. Que conversinha mole!! Quase chorou falando de sua inocência.
--
O jornalista Antônio Goulart era 1º Secretário do Clube e fez uma rápida ata do encontro.
Acompanhe:


ATA Nº 19

Aos doze dias do mês de agosto de 2009, nas dependências cedidas pelo Sheraton Hotel, em Porto Alegre, o Clube de Editores e Jornalistas de Opinião realizou mais uma de suas reuniões ordinárias. O encontro foi coordenado pela  vice-presidente do Clube, Ana Cássia Henrich, devido à ausência, por motivo de viagem ao Exterior, do presidente Gilberto Simões Pires. O convidado foi o ex-ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu. Assinaram o livro de presença 21 jornalistas.
Durante os primeiros 20 minutos do encontrou, que durou aproximadamente duas horas, o ex-parlamentar falou sobre as dificuldades políticas que vem enfrentando, já que há quatro anos espera por um julgamento. “Por enquanto – disse -, sou réu do Supremo Tribunal Federal, acusado de líder de quadrilha, chefe do mensalão e corrupção ativa”. Mas se considera inocente, declara estar tranquilo, vai esperar até 2011 e depois pretende pedir anistia à Câmara dos Deputados para a sua cassação.
José Dirceu adiantou estar atualmente dedicado a debater com petistas o projeto de governo para os próximos anos, considerando que não haverá mais a figura de Lula no comando. “Farei tudo para eleger Dilma sucessora de Lula”, afirmou, para, mais adiante, dizer que, assim como trabalha para que o PT faça alianças com outros partidos na disputa pelo governo federal, considera também natural que faça composições no Estado para eleger governador o candidato petista, no caso, o ministro da Justiça Tarso Genro, com quem não nega ter diferenças políticas.
Durante a sabatina a que foi submetido pelos jornalistas, José Dirceu revelou que hoje sobrevive trabalhando como advogado e consultor, voltado principalmente para empresas do Exterior. “Eu me defendo. Não preciso do governo nem do PT”, disse. Sobre as próximas eleições, acha improvável aliança do PT com o PMDB em alguns Estados, inclusive no Rio Grande do Sul. Mas vê como certa em Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Não acredita que a candidatura de Marina Silva possa atrapalhar a caminhada de Dilma para o Planalto. Indagado sobre as acusações que recaem sobre a governadora Yeda Crusius, Dirceu revelou que a defende, como cidadã, mas não como governadora.
O ex-deputado manifestou-se ainda contra qualquer tipo de censura à imprensa, defende o direito de resposta, mas é favorável à regulamentação dos meios de comunicação.
Nesta área, o ex-ministro também negou que tenha feito gestões em nome de Vitório Medioli visando à compra do jornal Correio do Povo. O empresário é dono de uma editora que publica O Tempo, de Belo Horizonte, e recentemente adquiriu dois jornais, um em São Paulo e outro na capital mineira, e teria manifestado interesse na aquisição do diário da Rua Caldas Júnior. “Estou informado de que Medioli realmente fez gestões para comprar também o Correio do Povo, mas não sei sobre a evolução desses contatos”, acrescentou José Dirceu.
Quando foi perguntado, ao final da entrevista, o porquê da aliança hoje existente entre o PT, José Sarney e Fernando Collor, ferrenhos adversários em passado recente, Dirceu respondeu: “O PT não mudou. Sarney e Collor, sim. Eles é que estão apoiando o governo do PT”.
Nada mais de relevante a registrar, foi lavrada a presente ata que vai por mim assinada:

Antônio Goulart – 1º Secretário

Porto Alegre, 12 de agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário