Bom Dia!! Quinta, 7 de março de 2013

A GAÚCHA PODERIA
SER UMA GRANDE RÁDIO.
MAS TEM CADA UMA...

Tem programas insuportáveis, comentaristas chatíssimos e mal informados, repórteres ruins de bola cheia. Tá certo.
Mas é, mesmo assim, uma grande rádio.
Olha só: nesta semana tem repórter no Vaticano, em Caracas e em Hannver. Fora a cobertura do maior evento do mundo em Não-Me-toque. Sei não, mas acredito que nenhuma rádio no Brasil tem uma cobertura dessas.
--
Tenho um amigo que diz que  Gaúcha pode ficar dois dias fora do ar que vai continuar liderando o Ibope, no segmento.
--
Se tivesse uma direção que realmente mandasse algumas bobagens deixariam de acontecer.
Um dia questionei, informalmente, um dirigente da Rádio sobre o tal do noticiário de economia.
Mais ou menos assim:
- Pô, qual é a importância do ouvinte saber que os supermercados venderão 34,56 por cento mais chocolate neste período pré-Páscoa do que no ano passado?
- A repórter tem independência. Fala o que quer.
Calei a boca.
--
Programas?
Não vou tratar do intragável Polêmica.
Mas o Chamada Geral 1ª Edição merece um rápido comentário.
Sempre foi um bom programa para se saber o que aconteceu de manhã.
Além de algumas bobagens, como "mercado financeiro", é um bom programa. Mas depois de meia hora o Mazedão fala só de futebol. Qual a importância da opinião do Mazedão sobre um determinado jogo? Olha, não dá pra escutar, até porque ao meio-dia tem uma hora exclusivamente de futebol. E, por sinal, com uma boa produção - pra quem gosta.
--
O Sala de Redação é o mais tradicional programa da Rádio Gaúcha.
Mas precisa ser renovado.
Não escuto há muito tempo.
Ontem, me ligam para contar o bate-boca que aconteceu entre Paulo Pagodinho Sant'Ana e David Coimbra. Um negócio muito baixo.
Se tiver paciência escuta, que é no início:
http://videos.clicrbs.com.br/rs/gaucha/audio/sala-de-redacao/2013/03/sala-redacao-06-03-2013-13h05/14346/
--
 Sei que devemos dar um desconto, porque Pagodinho Sant'Ana está completamente desequilibrado, mas tirar o David do sério!!
--
Será que tem jeito?

11 comentários:

  1. O sala de redação é um programa de falsos "gênios", com raras exceções, todos ali se acham, virou um programa chato, não escuto faz muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo juntando os dois, o Camelinho que deu certo e o “gênio da intelectualidade” dessa empresa só poderia resultar em algo risível. Li no blog de uma amiga texto do grande intelectual dessa empresa em que ele ousou se dizer “Apolítico” assim como afirmou escrever o que quer.
    Esqueceu ele que em grandes veículos de comunicação não se escreve o que quer e sim o que convém ao próprio veículo.
    Dizer-se apolítico é coisa de moleque que ousa atropelas a ANTROPOLOGIA enquanto ciência. Esta diz que o homem nidícola, gregário e POLÍTICO. Pode sim o ser humano ser APARTIDÁRIO, mas APOLÍTICO de forma alguma.
    Querias o que juntando esses dois “gênios” da Avenida Ipiranga.

    ResponderExcluir
  3. Esse tal de David Coimbra pelo menos é honesto.
    Certa vez deu uma palestra para os estudantes de Comunicação da UCPEL de Pelotas e classificou os seus leitores como idiotas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que a Gaúcha e a RBS toda é uma grande empresa, tecnológicamente superior às demais. Agora seu conteúdo não. Informações sem sentido e desnecessárias, programas com formatos antigos e com apresentadores e comentaristas ultrapassados. Quantas mofidicações teve no time de apresentadores nos ultimos 10 anos? Quase nada. Agora o Sala é o campeão da baboseira. Dizem que as brigas são combinadas para dar assunto nas redes e rodas de bate papo. E se não forem combinadas, pior ainda, que é ver debatedores falando do caráter dos colegas. Coisa de gente senil e sem noção.

    ResponderExcluir
  5. A pouco tempo atrás, no Chamada - 1ª edição, os comentários sobre futebol duravam 5 minutos, depois passou para 10 e agora dura 20 minutos ( 11h30min às 11h55min ). Se do meio-dia até as 14h já são 2 horas de futebol, para que sacrificar meia hora do Chamada 1ª edição ? Além disso, percebe-se de um ano para cá que o futebol é prioridade total na Gaúcha, pois qualquer partida e qualquer entrevista coletiva toma o espaço de qualquer programa. E depois das 17h30min, só futebol nessa "radiozinha" chuteira. Estão disputando o mesmo público que a Guaíba, a Bandeirantes e a Rádio Grenal.

    Jamais a Gaúcha chegará aos pés da Rádio CBN. Ao lado da BandNews FM, formam uma dupla imbatível, e são as únicas rádios que ouço, juntamente com podcasts da RFI.

    A Gáucha foge da política como o diabo foge da cruz ! O resultado, para o Estado, em termos de cidadania e qualidade parlamentar, já se vê ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a grande favorecida com isso é a... Pampa! Sim, porque a emissora do sr. Gadret não tem futebol na grade, apenas (bons) programas de estúdio.

      Excluir
  6. Se o Grupo RBS utilizasse o poderio de toda a sua mídia, já teria transformado o RS numa Bélgica. Mas acho que resolveu se contentar com as verbas publicitárias oficiais, para poder cobrar um pouco menos dos anúncios da iniciativa privada ...

    Já imaginou se tivéssemos uma economia pujante e um Estado rico em desenvolvimento o quanto poderiam cobrar pelos anúncios da iniciativa privada ?

    Mas acho que é mais fácil e mais cômodo não falar mal dos governos, sendo sempre "amiguinho" e utilizando como argumento de pressão a possibilidade de se falar mal se não houver aumento nos gastos com mídia ...

    ResponderExcluir
  7. Salvo uma ou outra opinião aqui, destaco a minha vontade de rir das próprias opiniões postadas. Todos ou a maioria ODEIA a RBS, mas só ouvem a RBS Radio e só assistem a RBS TV. A verdade é que a maioria da programação das demais emissoras é simplesmente uma MERDA, mas ninguém critica. Porque ninguém critica? Porque não assistem e não ouvem e não sabem o que lá é divulgado. A RBS é ruim? É, mas o resto é escremento, salvo um que outro programa ou apresentador, especialmente a Band AM e FM, o Mendelski e o Reche e outros que deixo de relacionar para não delongar. Tenho dito.

    ResponderExcluir
  8. ´Quanta dor de cotovelo!!! Se vocês estivessem trabalhando na RBS ela seria uma maravilha, não?

    ResponderExcluir
  9. De fato, a mídia gaúcha é muito medíocre. Experimente ouvir rádio entre 11h da manhã e 14h, ou após as 17h30 ... só futebol !

    Não é à toa que o RS está bem parecido com o Maranhão e Piauí !

    Dica : baixem podcasts da CBN, BandNews e Rádio França Internacional ( em português ). Em pouco mais de 20 podcasts tenho muito mais informação útil do que em 20 dias ouvindo o rádio gaúcho !!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que todos têm um pouco de razão. Os programas matinais das rádios gaúchas são ruins como um todo: arrastados, sonolentos, cansativos, incentivam mais a ficar na cama do que pular dela. A 1ª edição do Chamada Geral tem um bom horário, mas conta com o respulsivo Macedo e perde muito tempo com o futebol, ainda mais levando-se em conta que um programa de esportes vem logo em seguida a ele.
    Outra coisa que torra a paciência do ouvinte é o fato de que nossas rádios - especialmente a Gaúcha - inserem publicidade durante os blocos dos programas. O âncora dá "boa tarde", lê o recado de todos os patrocinadores, dá a hora certa e a temperatura - cada uma com seu respectivo patrocinador. Se bobear, se o apresentador espirrar, é capaz de dizer: "Espirrei para Doril, tomou Doril..." A CBN, por exemplo, também tem bastante publicidade, mas raramente dentro dos blocos.
    Sala de Redação? O único debatedor suportável é o David Coimbra - ao contrário de seus textos. Pedro Ernesto apenas faz o que mais gosta: ler comerciais e fazer média com os patrocinadores. Lauro Quadros, ele mesmo diz, é o "bobo feliz", mas seria melhor dizer o "chato feliz (que nos infelicita)"; Kenny Braga e Sant'Ana, esses dão pena, se o futebol não existisse, morreriam de fome; Wianey, distímico. Guerra Filho... Ora, por favor!
    Mas há esperança: Lasier Martins deixou o "Gaúcha Repórter" e o programa melhorou MUITO sob o comando do Daniel Scola. Objetivo, equilibrado e sem "Gregrê" para dizer "Gregório": vai direto ao ponto.

    ResponderExcluir