A SAGA DA GABRIELA!!
Nada a ver com a personagem do Jorge Amado e que ficou ainda mais famosa em duas novelas e num filme.
Trata-se dessa aí:
Para quem ainda não sabe a dita aí de cima é um dos inúmeros - dezenas e dezenas - cães que perambulam por Oeisis International. Em resumo: a Rute a trouze para casa, tirou os carrapatos, pulgas etc. Deu banho e um remédio para vermes.
O problema é que nos demos conta que estava grávida.
Aí decidimos esperar o nascimento dos filhotes.
E ela, cada vez mais, dona do campinho.
--
Até que no dia 26 passado veio a tona a bicharada. Sete:
--
Três dias depois um amanheceu falecido - como dizem os moderninhos, "entrou em óbito".
Paciência. Afinal, uma cadela de rua, sabe-se lá como está de saúde e muito menos temos conhecimento do cara - ou caras - que a faturaram.
Eles mamando, ela os lambendo freneticamente e comendo muito. Água e água.
--
E eu, depois de velho, com uma experiência dessas.
--
No final de semana, acordei de madrugada com uma gritaria danada. Pareciam gatos brigando.
Era um deles, bomitão, que agonizava. Durou a noite toda, berrando, até que na manhã "entrou em óbito".
Nesta semana, o mesmo drama com uma cadelinha.
Chamamos um veterinário de Tramandaí.
O cara veio de boa vontade, apalpou, mexeu, tentou abrir a boca - os dois últimos que se foram não mamavam. Ele fez uma cara feia e disse que não tinha jeito.
Uma injeção e ela, como se diz, descansou.
E disse que havia a possibilidade da Gabriela ter cinomose e ter passado pra eles.Hipótese, nada mais do que isso.
--
Já tínhamos ouvido falar do Canil Municipal de Tramandaí. O próprio veterinário nos recomendou, caso não fôssemos ficar com a Gabriela e os filhotes.
Tudo planejado para voltarmos para Porto Alegre na próxima segunda, dia 18.
Aí ontem, no início da tarde, fomos levá-los ao Canil.
A Rute levou ração, almofadas para eles, tudo que iriam precisar.
Deixamos lá.
-
Detalhe: Mais de 100 cachorros, sem as menores condições de sobreviver. Como o Presídio Central de Porto Alegre - só que os cães não são criminosos.
Cocô misturado com uma ração bagaceira, água suja, bah!!
--
O resto da tarde foi um pavor.
Eu tentava me convencer que era a melhor saída para nós e eles.
Olhava para a Rute e ela sempre com os olhos vermelhos.
Até que pelas 7 da noite resolvemos buscá-los de volta. Liguei para o "responsável" pelo presídios dos cachorros e disse que iria lá.
- Tem um vigilante, que passa a noite toda.
Que nada!! Tinha uma luz acesa e ninguém.
--
Hoje de manhã voltamos lá. Abaixo de chuva.
Colocamos a Gabriela e os quatro filhotes no carro, dei uma ré e quando avancei caí num buraco. Como uma arapuca. Chuva e chuva.
Tentei tirar o possante colocando os tapetes de borracha. Nem se mexia. Aí apareceu um cara, com uma pá, que está fazendo uma obra no Canil, e começou a fuçar, colocar madeiras, até que pela quinta tentativa saí. Em uma dessas tentativas, a Rute toma um banho de barro/cocô, jogado por uma das rodas. Tipo pegadinha.
--
Além de emputecidos pela bobagem, levamos caixas de leite para os "cachorros". Claro que o "administrador" deve ter adorado.
--
Bem, estamos em casa, de banho tomado e a Gabriela com os filhotes na sua cama:
--
Vamos nos dividir entre Oeisis International e Porto Alegre. Pelo menos até desmamarem.
Não chega a ser um problema, porque em uma hora e meia mudo de casa. E de metrópole.
Lá e cá.
Até darmos casas para os filhotes.
Prévidi!!
ResponderExcluirO mundo seria um lugar tão melhor se existissem, em número bem maior, pessoas como tu e a Rute por aí!!
Beijo e parabéns!!
Taline Oppitz
Nossa! Estou com os olhos cheios de lágrimas....
ResponderExcluirA Gabriela é uma anjinha, e não tem culpa de ter sido abandonada, assim como todos os outros cães abandonados pelos mundo. É triste pensar que alguém possa fazer uma maldade dessas...
Mas enfim, acho que foi uma atitude difícil, mas de muita coragem e amor. O que vocês estão fazendo não tem preço Xu. Estou muito admirada pela atitude de você e da Rute. Como já disse antes, vou ajudar a cuidar da Gabriela, pois eu gosto muito dela, mais até do que imaginava. Desde que falei com a Rute ontem pelo telefone e ela me contou a história, não parei de pensar na Gabriela e nos filhotes, e como seria a noite difícil deles nesse 'abrigo' para cães. Mas agora, felizmente, eles estão de volta ao lar. E pelo jeito estão muito bem. Como estão gordinhos e fortes, e a Gabriela está com uma cara ótima!
Já passei por isso, caro Prévidi!!! Há cerca de 10 anos, um doce de bicho passou em frente à nossa casa em Arroio "Texas", ali nas imediações de Curasal, com um séquito de cinco ou seis machos, cegos de amor por ela. Como a casa estava em pintura, resolvemos colocar a "moça" para dentro do pátio, tratamos, cuidamos e o rapaz que fazia a pintura ficou encarregado de cuidar da comida e água enquanto vinhamos a Porto Alegre para trabalhar. Isto era dezembro. Não é que em janeiro a barriga começou a crescer e exatos 62 dias depois, numa tarde de feriado de carnaval, dia 8 de fevereiro, começam a nascer os rebentos: Foram 10, que praticamente vieram á luz a cada 30 minutos, finalizando um parto de cerca de cinco horas... Ela lambeu todos, cuidou, aleitou e durante o final do verão e os meses de março e abril "contratamos" um caseiro para cuidar da filhotama, um mais bonito que o outro. A notícia se espalhou rapidamente, já que fizemos um excelente serviço de "rádio" boca-a-boca. Em abril, já desmamados, tínhamos doado todos, com exceção de dois, que tínhamos intenção de ficar... Foram uns seis meses de cuidado, dedicação e carinho com estes filhotes e a mãe, que se chama de Lalá. De fato, doamos todos eles e ficamos somente com a Lalá, que continua a nos dar alegria nos verões e a cada fim de semana em que estamos no "Texas". Abração e parabéns pela iniciativa!!!
ResponderExcluirHorst Eduardo Knak
horst.knak@gmail.com
Ainda bem que vocês puderam voltar e resgatá-los. Coisa mais boa ver a fotinho deles dormindo com mamãe Gabriela.
ResponderExcluirE, reforçando, Previdi e Rute, contem comigo na divulgação dos piás! Vamos achar uns lares bem bacanas pra eles!
Abração
Adriana
Ola,
ResponderExcluirEstou acompanhando a "Saga de Gabriela" e parabéns pela atitude de vcs dois! Qdo os filhotes estiverem prontos para doação, contem comigo para divulgá-los.
Grande abraço,
Liége Oliveira
Parabéns,Previdi,que bom que eles estão contigo.
ResponderExcluirTe acompanho desde quando tu perdeste a Frida,se tivesse mais gente assim como tu e sua esposa as coisas seriam um pouco melhor para os animais.