Bom Dia!! Segunda, 18 de março de 2013

USEM MUITO PROTETOR SOLAR
PARA AJUDAR O GOVERNO FEDERAL!!


No Brasil tem muito especialista. De todas as áreas. Jornalista, então, sabe tudo sobre tudo.
Quando acontece alguma tragédia, os especialistas surgem do nada.
Agora, mesmo, na tragédia de Santa Maria ouvi muita bobagem - quer dizer, os especialistas não respeitam nem uma tragédia.
O Sérgio Tamusiunas me chama a atenção de uma chamadinha da zerohora.com:
Laudos confirmam que 100% das mortes foram causadas por asfixia provocada por cianeto.
Asfixia = morte causada por falta de oxigênio
Cianeto é veneno = morte por envenenamento e não por asfixia.

--
Há anos, quando está se aproximando o verão, as apresentadoras e repórteres de TV se tornam especialistas em "câncer de pele", com o apoio de doutorinhas bonitinhas. E elas adoram falar que as pessoas são OBRIGADAS a usar protetor solar, 24 horas por dia, até quando está chovendo.
É interessante.
Jamais dão dicas de protetores mais baratos - certamente, porque as marcas mais caras são anunciantes nas TVs.
--
Sempre que tenho uma oportunidade dou um pau nessa ORDEM das mocinhas das emissoras e das doutorinhas. Porque parece até que o brasileiro tem condições de comprar protetores que custam 50 reais, em média, sempre, vários por semana.
Teve um ano que dei um pau nessas doutorinhas, e médicos responsáveis, da entidade de classe, enviaram um material muito legal. Claro, existem outras formas de proteção. Até mesmo um simples chapéu. A pessoa não precisa se tornar um beduíno, basta manter alguns cuidados.
--
Essas sumidades do jornalismo e da medicina não falam da importância do Sol. Para elas, o Sol é o maior vilão dos "tempos modernos". E o "grande salvador" é o protetor solar de 50 reais.
Acontece que quando a gente fica exposto ao Sol, a vitamina D promove a absorção de cálcio, fundamental para a nossa vida.
Leia isso:
A D é uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.
--
Ainda não tinha ouvido um desses "profissionais" falar disso, não?
--
Só mais uma.
Já que o câncer de pele é uma questão de saúde pública, sempre encasquetei com o desprezo do Governo federal com o "problema". Os governos estaduais também não dão a menor pelota, não estão nem aí.
Não conheço nenhuma legislação que obrigue, por exemplo, as empresas, com pessoas que trabalhem expostas ao Sol, a fornecer o protetor solar. Em Porto Alegre já vi os fiscais de trânsito, que andam de bicicleta, se lambuzando de protetor.
E os senadores e deputados federais? Nada de legislação a respeito.
A Anvisa tenta regular os protetores, mas como os mais consumidos são produzidos por grandes multinacionais, já se pode imaginar a preocupação com as "regras".
--
Se é uma questão de saúde pública, por que dona Dilma não coloca na Farmácia Brasil - a que dá à população remédios para diabetes, asma e hipertensão - o protetor solar?
Por quê?
MUITO SIMPLES!!
A TRIBUTAÇÃO DO PROTETOR SOLAR É 41,74%.
SÓ PERDE PARA O SHAMPOO, QUE É DE 44,2%.
O GOVERNO FEDERAL ARRECADA MUITO COM ESSA "INDÚSTRIA DO PROTETOR SOLAR" E TEM O APOIO DAS MOCINHAS DAS TVS E DAS DOUTORINHAS!!
ENTENDERAM? SIMPLES, NÃO??!!
--
Quer dizer, vamos usar bastante protetor solar para ajudar Dona Dilma!!

Um comentário:

  1. No caso de Santa Maria, é importante destacar que 100% das mortes, segundo os laudos, foram por asfixia. Porém, as substâncias tóxicas que causaram as mortes é que variam. Algumas das vítimas morreram pela ação do cianeto (produzido pela queima da espuma) e outras pela inalação do monóxido de carbono (produto de combustão em geral.

    ResponderExcluir