Vinhos e Afins - 10 abril 2014

Porto Mediterraneo comercializa
Chardonnay que conquistou a França

A única vinícola brasileira que integra a carta da importadora Porto Mediterraneo, a Viapiana, teve seu vinho Expressões Chardonnay 2012 premiado no concurso Chardonnay du Monde 2014, realizado na Borgonha, na França. O rótulo foi destacado com a Medalha de Bronze na disputa e, a partir de agora, integra a lista dos melhores varietais brancos elaborados com a uva Chardonnay no mundo.
“A singularidade desse vinho nacional foi identificada pelos avaliadores do concurso, qualidade ressaltada pela Porto Mediterraneo há muito tempo, o que determinou nossa escolha pela comercialização do rótulo”, aponta o diretor-proprietário da importadora, Julio Cesar Schmitt Neto.
O concurso, realizado entre 12 e 15 de março, chegou a sua 21ª edição neste ano mantendo a missão de mostrar quais são os melhores Chardonnays do mundo. Neste ano, foram avaliadas 794 amostras de vinhos elaborados a partir dessa casta, enviadas por vinícolas de 40 países e avaliadas rigorosamente por 300 experts de diferentes nacionalidades, o que transformou o evento na maior de degustação de Chardonnays já realizada.
Para destacar seu novo status em nível internacional, o Viapiana Expressões Chardonnay 2012 passará a utilizar em seu rótulo a Medalha concedida pelo concurso. “Uma nova referência de sua qualidade será apresentada aos consumidores: o registro de que esse vinho já integra a lista dos melhores do planeta”, conclui Schmitt Neto.

-----

Circuito Brasileiro de Degustação
atrai 1,4 mil pessoas na etapa Sul

Cerca de 1,4 mil pessoas marcaram presença na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Degustação em 2014. No total, 26 vinícolas de quatro estados brasileiros, percorreram as capitais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos dias 25 e 27 de março, e 1o de abril, respectivamente. Em seu quarto ano de realização, o evento se consolidou no calendário nacional como o mais importante painel de apresentação das novidades e diversidade da produção vitivinícola brasileira.
Os rótulos apresentados representavam sete diferentes regiões produtoras do país – Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra do Sudeste e Campanha, no Rio Grande do Sul, além do Planalto Catarinense, Região metropolitana de Curitiba e Vale do São Francisco.
Este ano o Circuito teve seu formato reformulado, priorizando o atendimento aos canais de distribuição e venda, trade especializado, profissionais do setor, imprensa e formadores de opinião que fazem a interface com o consumidor. “Tivemos um público mais focado. Podemos dizer que o circuito cresceu em termos de qualidade”, avalia o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, fazendo uma comparação com os 1,7 mil participantes registrados na etapa Sul do ano passado, quando também era aberto ao público final.
--
Os organizadores e as vinícolas presentes comemoraram a presença das principais redes de supermercado, além de donos de restaurante, lojas especializadas e sommeliers durante o evento. Mais enxuto, o evento permitiu com que as empresas apresentassem de forma mais efetiva lançamentos e especialidades em vinhos, espumantes e sucos de uva. “Com esse direcionamento é mais fácil as vinícolas terem noção de resultados da participação. Os donos de restaurantes, por exemplo, conseguem identificar os produtos que têm mais o perfil do seu público, do consumidor final”, justifica o presidente da Abrasel, Pedro Hoffmann.
Bertolini observa que as demais ações realizadas pelo Ibravin complementam a estratégia de divulgação do Ibravin. “Através dos apoios a projetos de promoção, efetivados por meio de editais de patrocínio, atendemos ao consumidor final, com outros formatos de evento”, explica.
A segunda etapa do Circuito será realizada em setembro, abrangendo as cidade de Belo Horizonte, no dia 2, Recife (PE), dia 9, Fortaleza (CE), dia 11.

-----

Vinícola Perini lança
espumante vintage na Expovinis

Um espumante elaborado com as melhores uvas da safra 2008 e composto por um corte de Chardonnay e Pinot Noir em edição especial. É com essa proposta que a Vinícola Perini lança o seu primeiro rótulo vintage, o Perini N° 1, que promete conquistar os visitantes da edição 2014 da Expovinis, considerada a maior feira de vinhos da América Latina, onde o rótulo será lançado no estande da empresa.
A feira acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo. Guardado na adega da vinícola desde 2008, o Nº 1 vem para fortalecer a já consolidada marca Perini.
“Este é o nosso primeiro espumante elaborado pelo método tradicional, devido ao potencial de guarda da safra 2008. Mas foi algo que fizemos como teste, sem a menor pretensão de lançar no mercado. Com o passar dos anos, notamos uma evolução surpreendente do espumante em garrafa, superando inclusive nossas projeções mais otimistas. Então, das 1.000 garrafas elaboradas, muitas já consumidas pela família e amigos, resolvemos lançar um lote com apenas 700 unidades exclusivas para mostrar ao mercado este produto excepcional, com seis anos de maturação, que deve agradar aos consumidores que procuram rótulos únicos”, observa o diretor comercial da vinícola, Franco Perini.

-----

Miolo lança Gamay 2014

A qualidade da vindima deste ano poderá ser conferida em abril com o lançamento do Miolo Gamay, primeiro vinho tinto da safra 2014 a ser apresentado pela Miolo Wine Group. O resultado da safra, aliado a investimentos em tecnologia e manejo realizados nos últimos anos pela empresa, tem proporcionado a cada ano aumento da qualidade do varietal, que tem como marcas a leveza e a jovialidade e é elaborado na região da Campanha no projeto Seival Estate.
A Miolo é uma das poucas vinícolas que elabora o Gamay na América do Sul seguindo o conceito francês “beaujolais nouveau”, que marca na França e em mais de 200 países a chegada da nova safra. O vinho é elaborado pelo processo tradicional de maceração carbônica, no qual as uvas fermentam inteiras (nos próprios cachos) nos tanques.
A temperatura ideal para seu consumo é de 10ºC a 12ºC. “É um tinto que deve ser degustado gelado. É uma bebida de verão, aromática e alegre, ideal para ser consumida na praia, na piscina e em tantas localidades brasileiras caracterizadas pelo calor”, diz o diretor superintendente da Miolo, Adriano Miolo. O Gamay é um vinho de estrutura leve, com características para ser consumido jovem, no mesmo ano da elaboração.
--
A Miolo tradicionalmente investe na criatividade dos rótulos que vestem a garrafa do Gamay, e desta vez não foi diferente. Seguindo a linha de telas assinadas por artistas brasileiros, retratando alegria, festividade e brasilidade, a Miolo elegeu a mais importante obra da artista Tarsila do Amaral para ilustrar seu rótulo: “Abaporu”, a arte mais importante já produzida no país, que simboliza o Movimento Modernista brasileiro.
Uma novidade também está presente no contrarrótulo do Gamay 2014. Foi desenvolvido um QR Code que, quando escaneado, oferece a opção de leitura em português, espanhol e inglês. Em função do grande número de estrangeiros que estarão no país para a Copa do Mundo de 2014 e seguindo as tendências mundiais de comunicação, através de plataformas mobiles, a Miolo dará aos seus clientes acesso a informações sobre Tarsila do Amaral e sua obra.
 --
Através do QR Code será possível também comprar o produto diretamente da loja virtual da Miolo e compartilhar o conteúdo sobre a obra de Tarsila do Amaral nas redes sociais. O desenvolvimento do packaging e ação digital são assinados pela Zorzo Design Estratégico.

-----

Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay
é premiado em concurso na França

O vinho branco Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2012 recebeu Medalha de Prata na 21ª edição do tradicional concurso francês Chardonnay du Monde, realizado entre os dias 12 e 15 de março no Château des Ravatys, na região da Borgonha. Cerca de 300 degustadores de 40 nacionalidades elegeram o rótulo da Miolo Wine Group  em um universo de aproximadamente 800 amostras.
Cuvée é um termo francês para “corte”, que representa a essência do Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, um corte de diferentes parcelas de chardonnay, selecionadas nos vinhedos da família em Bento Gonçalves (RS). Parte do vinho é vinificada em barris de carvalho francês, o que confere à bebida aromas amanteigados e de baunilha. “É um branco potente, de grande volume de boca e complexidade”, afirma Miguel Ângelo Vicente Almeida, enólogo da MWG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário