Sexta, 8 de agosto de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto do dia


A REDE BAITA SOL
E A RUPTURA DE PARADIGMAS


O Juremir Machado da Silva, colunista do Correio do Povo, é um craque no tema - é um dos que conhece como funciona a poderosa.
De maneira saudável, podemos discordar dele em vários temas, ficamos furibundos com o seu "discurso esquerdista" de ocasião ou até mesmo com a sua risadinha forçada nos microfones da Rádio Guaíba.
Mas todos teremos que concordar que a coluna de hoje é um primor.
Delicie-se:


É sabido que Palomas é o lugar mais adiantado do país em se tratando de choque de gestão. Autoridades e empresários palomenses praticam orgulhosamente a qualidade mais que total desde tempos imemoriais. São ex-alunos de cursos rápidos de Harvard. A falta de memória, de todo modo, é uma das principais qualidades do povo de Palomas. Lembrar demais atrapalha a produção e o desempenho sexual. Palomas é dominada pela Rede Baita Sol, formada por Rádio Gaudéria, jornais Meia-Noite e Diário Gaudério, ex-TV Gaudéria e mais uma série de veículos capazes de fazê-la tão tentacular na grande Palomas quanto era o grupo Clarín na Argentina antes da lei dos meios. A Rede Baita Sol realizou um antigo sonho farroupilha: anexou Santa Catarina. Na República Juliana Baita Sol os veículos replicam os conteúdos gaudérios. É o primeiro caso no Brasil de Estado sucursal.

O Rio Grande do Sul é famoso pelo seu PGQP, o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Palomas brilha com o PQP. Toda vez que a Rede Baita Sol realiza uma façanha de embasbacar o planeta e aumenta os seus ganhos, os palomenses boquiabertos exclamam:

– PQP, eta Baita Sol veia. É tudo deles!

Não é, mas eles pensam que sim. Os palomenses são cheios de ditados. Para tudo eles tem uma frase pronta e espirituosa. De alguém cheio de si e orgulhoso feito um galo dono do terreiro eles dizem:

– De peito mais estufado que comentarista da Rede Baita Sol.

Sobre alguém visivelmente desanimado eles concluem:

– Mais desenxabido que sacaneado pela Baita Sol.

A galerinha de Palomas, que não é feita só de terceira idade, tem as suas maneiras de falar da Rede Baita Sol. Os críticos dizem:

– A Sol se acha.

Os que gostam falam como o Neymar para a Bruna Marquezine:

– Amo tu.

O jornal Meia-Noite surgiu em maio de 1964 com uma sessão de notas militares e outra sobre para ferrar comunistas. Em 1970, publicou uma manchete inspirada: “Ano VI da revolução democrática”. O lema da Rede Baita Sol é tipicamente rural, telúrico, palomense e gaudério: não colocar todos os ovos no mesmo balaio. Seguindo essa filosofia de negócios, a Rede Baita Sol vem diversificando a sua atuação em Palomas: mídia, empreendimentos imobiliários, produtoras de eventos de ocasião para copas do mundo ou inaugurações de estádios, aviários, clubes de futebol, fazendas e vinícolas. O importante é salvar a galinha dos ovos de ouro mesmo que para isso seja necessário, vez ou outra, sacrificar parte do galinheiro.

Uma das maiores diversões dos palomenses é ouvir o presidente da Rede Baita Sol discursar sobre o futuro e a distribuição dos ovos da empresa. Chega a dar calafrios. O homem aposta na emoção, na persuasão e nos textos escritos para sua leitura. Há poucos dias, antes de chutar o traseiro de funcionários com 130 demissões, ele deslumbrou a plateia com uma tirada de arrepiar e de cair o queixo:

– Convido vocês a romper paradigmas.

– PQP, eta, Baita Sol veia!


* * * * *


ponto da fotografia


MAIS UM ENCONTRO HISTÓRICO
DA CONFRARIA DO CACHORRO QUENTE


Foi ontem à noite, no Posta del Diablo, na rua Lima e Silva (em frente ao Zaffari).
Ficamos num mesão, no salão do fundo, bem aquecido e pudemos dar uma olhada no clássico da Serra.
O cardápio é pequeno, mas saborosíssimo. O pancho é impecável! A salsicha é uruguaia e aí a gente confere a porcaria que é fabricada aqui no Brasil ("carne mecanicamente separada de aves").
Fomos obrigados a diversificar. Provamos a pizza e outros pratos, além do pancho.
A Lucimära Reffatti, por exemplo, encarrou este aí e deu "adiós dieta"!!



Olha os "flagrantes":





-
O Posta del Diablo é tão legal que vamos baixar o centralismo democrático e fazer o 7º encontro histórico lá mesmo!



* * * * *


ponto dos sumidos



Parece aqueles programas de rádio para encontrar parentes perdidos no mundo.
Só parece. É para que tenhamos notícias de pessoas que estão "sumidas" há tempo.
(Outro dia perguntei, no Facebook, se alguém tinha notícias de um jornalista, Ben-Hur Severo. Me disseram que faleceu. Não o via desde os anos 80.)
Certo? É só mandar o nome do seu "sumido" e alguma referência pelo jlprevidi@gmail.com


POR ONDE ANDA RAFAEL ROCHA?




Foi apresentador do SBT. Aí a TV Record foi buscá-lo, com uma boa proposta.
E agora?


* * * * *


ponto midiático


NIVER DA LEILA - A queridíssima jornalista Leila Weber (a primeira editora a gente não esquece) está de aniversário neste sábado, dia 9. Ela e o filho Pedro estarão almoçando no Restaurante Copacabana - todo mundo sabe onde é. Mais ou menos às 13 horas. EU VOU!! QUEM MAIS??
--
PARA QUEM QUISER ESCUTAR - Consta que o doutor Duda fala para quem quer conversinha sobre o destino dos grupos de comunicação:
- ESSE NEGÓCIO TERMINOU!
--
QUEM SABE? - O atual presidente da Record RS é Reinaldo Gilli. Um detalhe: é jornalista. Ele, mais do que ninguém, sabe que o jornalismo dito popular é uma das prioridades do Grupo. Mas o jornalismo de opinião é do gosto dos gaúchos. O interessante é que o Grupo tem no Estado excelentes jornalistas de opinião e que são aproveitados "em parte".
Dois exemplos: Rogério Mendelski e Felipe Vieira. Os dois estão na Rádio Guaíba, com programas próprios. OK, Taline Oppitz e Juremir Machado da Silva são da Guaíba e já estão na TV.
Mas, por que não aproveitar os dois? E por que não colocar no mesmo programa o Nando Gross?
Pelo menos pense nisso, Reinaldo Gilli: o gaúcho adora informação e opinião.
--
GRE-NAL NA GALERA - A ideia é do competente Samuel de Souza Santos:
Como os ouvintes estão bem servidos pelos bons narradores que temos em Porto Alegre, fico a vontade para convidá-los a acompanhar o trabalho jornalístico que a equipe de comentaristas e repórteres da Rádio Galera da Web, fará no Gre-Nal.
Abaixo, Samuel com Jairo Kuba e Diego Macagnan:



VAI!! www.galeradaweb.com
--
DR. DUDA ACABA COM O IGP!!

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/loja-e-arrombada-em-porto-alegre-4570615.html
Segurança
Loja é arrombada em Porto Alegre

Magazine Luiza da Avenida Azenha foi arrombada na madrugada desta sexta-feira
08/08/2014 | 06h40

A loja Magazine Luiza da Avenida Azenha, em Porto Alegre, foi invadida na madrugada desta sexta-feira. 
A suspeita é de que os bandidos tenham entrado pelo telhado. 
De acordo com o gerente da loja, os invasores levaram o circuito de segurança e o mostruário de telefonia, além de notebooks e celulares.
A Brigada Militar realiza a perícia no local.


* * * * *


ponto da eleição



CARAVANA PDT - Candidato do PDT ao Piratini, Vieira da Cunha participou ontem de uma sabatina no programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. Durante uma hora, ele respondeu as questões formuladas pelos jornalistas.
No primeiro bloco, os questionamentos principais foram sobre o palanque presidencial. Vieira voltou a afirmar que abrirá seu voto ao longo da campanha, de acordo com os compromissos firmados pelos candidatos com as questões que envolvem o Rio Grande do Sul. Ele também frisou que os candidatos dos partidos aliados, como Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC), terão lugar em seu palanque e participarão de atos de campanha sempre que solicitarem, como já aconteceu com Everaldo.
No segundo bloco Vieira falou sobre a sua trajetória pessoal e política. Lembrou a passagem pela direção geral do Departamento de Limpeza Urbana da Capital, entre 1986 e 1988, quando Porto Alegre ficou conhecida como a Capital mais limpa do país, e a época em que presidiu a CEEE, quando trabalhou pelo saneamento da empresa e cobrou uma dívida do Governo Federal, cuja ação resultou na devolução de R$ 3 bilhões aos cofres da companhia, no ano passado.
No terceiro bloco, Vieira brincou com o fato de o programa ter tido como trilha sonora as canções de Caetano Veloso, que faz aniversário nesta quinta-feira e estava sendo homenageado pela rádio. Também com bom humor, a apresentadora Taline Oppitz respondeu que ele é, de longe, o candidato mais animado. Após o momento de descontração, a entrevista entrou em um dos temas mais falados durante a campanha, que é o piso nacional dos professores.
-
Logo após a entrevista, o candidato seguiu para o Comitê Central da coligação. No local, um cenário foi montado para a gravação de parte dos primeiros programas de tv. Além de Vieira, o candidato a vice, Flávio Gomes, e ao Senado, Lasier Martins, também participaram da atividade. Lasier, inclusive, gravou mensagem exaltando a atuação de Vieira ao longo de mais de 30 anos de vida pública e pediu votos para o companheiro de chapa.
-
Agenda para hoje:
- 12º Congresso Estadual do Ministério Público, em Gramado.
--
AA E A SAÚDE - A candidata ao governo do Estado pela coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP-PSDB-PRB-SD), Ana Amélia, participou nesta quinta-feira (7) do evento "Tratando de Saúde", promovido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) e pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa). Na sua fala, destacou a necessidade de otimizar os investimentos em saúde pública para melhorar o atendimento.
"Não adianta dizer que aumentou o valor destinado à saúde, se não há cuidado na qualidade do investimento e não há melhora no atendimento. Sessenta toneladas de remédios foram colocadas no lixo pelo setor público. Isso é uma total falta de responsabilidade", disse.
A candidata também destacou que medicina não é ideologia e quando um pai leva um filho para um atendimento de saúde, não quer saber se o médico é de esquerda ou de direita, mas, sim, se haverá atendimento. A progressista afirmou não ser possível aceitar que a Secretaria Estadual da Saúde seja apenas um agente do Sistema Único de Saúde (SUS) e que com políticas eficientes, responsáveis e transparentes, é possível trabalhar em parceria com a iniciativa privada.
"Temos ótimos exemplos aqui no Estado, de hospitais públicos que funcionam bem. Quando se quer fazer alguma coisa de maneira adequada, se consegue. Estou comprometida com a qualidade do serviço de saúde", afirmou.
Além de otimizar os recursos, Ana Amélia disse que é preciso ativar os agentes financeiros à disposição. "O BNDES está financiando porto em Cuba e não é capaz de ampliar uma linha de crédito para os hospitais, que trabalham com contabilidade correta, que têm garantia", acrescentou.
Ana Amélia ainda criticou o fato de os R$ 691 milhões de superávit do Ipe Saúde terem sido repassados ao caixa único e disse que é preciso retomar o papel do Instituto, que realiza 3,5 milhões de atendimentos por ano, devolvendo a sua capacidade de trabalhar com médicos e hospitais.
-
Ana Amélia também destacou algumas ações como senadora na área da saúde, setor ao qual se dedicou muito nos três anos e meio de mandato em Brasília. A parlamentar foi relatora de lei para que os planos de saúde paguem o tratamento do câncer com remédio de uso oral, na casa dos pacientes, e relatou leis para que o SUS seja obrigado a agilizar o começo do tratamento do câncer a partir do diagnóstico, e para que a cirurgia de reconstituição da mama pelo SUS seja feita no mesmo ato cirúrgico de retirada do tumor.
Outra ação importante da senadora Ana Amélia, já com resultados positivos, foi o trabalho para que sejam agilizados, no Brasil, os registros das pesquisas clínicas com novos medicamentos, que hoje chegam a demorar quase dois anos. Após o trabalho de grupo criado a partir de audiência pública realizada em março, por iniciativa da senadora, a Anvisa já anunciou medidas para reduzir o prazo para 90 dias, o que poderá beneficiar pacientes e pesquisadores.
--
AGENDA TARSO
SEXTA, 08/08
Tarso Genro
Cumpre agenda institucional como governador, sem atividades de campanha.

Abgail Pereira
Estrela
10h30 - Representa Tarso Genro na apresentação do programa de governo durante as atividades do Dia Estadual do Porco
Local: Centro Comunitário Cristo Rei (Av. Júlio de Castilhos, nº 1390) - Estrela
-
SÁBADO, 09/08
Tarso Genro
Pelotas
10h30 - Caminhada Popular no calçadão do centro de Pelotas
Ponto de encontro: ao lado do Mercado Público

Canguçu
12h30 - Ato Político da Unidade Popular pelo Rio Grande
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Canguçu

Abgail Pereira
Caxias do Sul
21h - Participa de Baile do Clube Recreio da Juventude
Local: Sede Social do Clube Recreio da Juventude (Rua Pinheiro Machado, nº 1762)
-
DOMINGO, 10/08
Tarso Genro
Cumpre agenda institucional como governador, sem atividades de campanha.



* * * * *


ponto g



SABIA? - Começa hoje o Festival de Cinema de Gramado. Cá entre nós, nem sabia que ainda existia.
É a 42ª edição.
--
NÃO É MOLE - "O trabalho da Operação Tapa-Buraco é permanente. Porto Alegre possui 2.800 quilômetros de vias, sendo 1.300 quilômetros de asfalto e 600 quilômetros de vias secundárias ou terciárias que não possuem pavimento. Todos os dias, em média, são utilizadas cerca de 80 toneladas de asfalto para conservar ruas e avenidas."
--
COITADINHO - O ministro do STF Luís Roberto Barroso acatou pedido da defesa do ex-presidente do PT José Genoino e determinou, ontem, que ele deixe o presídio da Papuda e cumpra, em casa, o resto de sua pena de 4 anos e 8 meses por corrupção no processo do mensalão.
A mudança de regime para presos é possível após o cumprimento de um sexto da pena. Além disso, no caso do preso estudar e trabalhar – Genoino foi auxiliar de biblioteca na Papuda e fez cursos de informática e Direito Constitucional - é possível se descontar alguns dias da pena.
Com isso, Genoino, que poderia deixar o regime semiaberto a partir de 24 de agosto devido ao cumprimento de um sexto da pena, pôde antecipar sua saída.
--
LEITE? - Marko Petek escreve: Nesta história do leite contaminado no RS, a única constante é que as indústrias nunca são culpadas. Todas elas realizam centenas de milhares de testes por dia. São entidades perfeitas, a culpa pode ser de qualquer um, menos delas... Elas são as vitimas, coitadas...
--
OLHA O PRAZO! - Termina no próximo dia 15, informa a Coordenação do Livro e Literatura/SMC, o prazo para as inscrições para a quarta edição do Prêmio Açorianos de Criação Literária, que em 2014 tem como foco a Narrativa Longa (Ficção, Romance ou Novela).
Uma das mais importantes iniciativas do gênero no País, o concurso premia o autor de um livro inédito com a publicação da obra pela Editora da Cidade, além de R$ 10 mil e de um troféu criado pelo artista plástico Xico Stockinger.
A participação é gratuita e aberta qualquer interessado, desde que nascido no Rio Grande do Sul ou residente no Estado há pelo menos um ano. O candidato submete ao júri apenas um trabalho sem qualquer publicação anterior em formatos impressos ou eletrônicos (livros, revistas, jornais, sites ou blogs) e adequado às seguintes exigências: pelo menos 80 páginas em formato vertical “A4” ou “ofício”, mínimo de 30 linhas por página e texto em fonte “Arial” ou “Times New Roman” tamanho 12, com espaçamento de 1,5 na entrelinha. Não são aceitos textos manuscritos.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Coordenação do Livro e Literatura/SMC (Avenida Erico Verissimo 307, fone 51-3289-8074) ou via correio, mediante a entrega de quatro cópias do texto, acompanhadas da ficha de inscrição preenchida. Não é aceito o envio pela internet.
-
O edital com regulamento e a ficha de inscrição pode ser acessado clicando AQUI  ou através do site da Prefeitura de Porto Alegre / Secretaria Municipal da Cultura, link “Editais”.
-
O resultado será divulgado em 24 de novembro, durante o evento “Noite do Livro”, e posteriormente no Diário Oficial de Porto Alegre.


* * * * *


ponto da piadinha






* * * * *


ponto final



DEMISSÕES NA RBS


Recebo este texto, assinado por Veronica Cabral (vvcabral@ymail.com). Não sei quem é e nem sei se existe, mesmo.
Mas é um bom texto, por isso publico:

Estourada a bomba da RBS, me lembrei da inauguração do novo parque gráfico, há cinco anos, com a presença de Lula, na condição de presidente. Ele louvou o fato de que, na contramão do restante do mercado jornalístico, a RBS investia pesado - R$ 70 milhões - em uma nova e moderna estrutura. Como disse certa vez um intelectual gaúcho, cujo nome não tenho permissão para dar, os caras não são profissionais.

Se criaram um mini-império, foi mais por absoluta incompetência dos outros, da concorrência. Basta ver que não temos jornais decentes, e haveria espaço para tal: Correio do Povo e Jornal do Comércio NÃO querem se propor como alternativas, querem fazer o jornalismo ao rés-do-chão que fazem. Não há, portanto, competitividade. Os demais - O Sul e Metro - nem vou comentar, que nem conseguem ser jornais na verdadeira acepção da palavra (e uma coisa que vai en passant: me causa incômodo que o leitor aceite o que lhe oferecem, sem capacidade crítica; são poucos os que reclamam do péssimo conteúdo jornalístico que lhes servem, incapazes de perceber que cada vez se multiplicam mais as Anittas e menos os Dostoiévskis, e nossa sensibilidade vai assim sendo moldada).

Se alguém tem R$ 70 milhões para investir, fica sem caixa. Se não tem, contrai dívidas, faz empréstimos que o deixará engessado durante anos. Não sou administradora, mas tenho dois olhos e bom senso, o que, no caso flagrante da RBS, está em falta. Os caras não são profissionais, volto a repetir o tal intelectual. E nunca nos representaram (basta pensar nos episódios do ano passado, durante as manifestações populares, quando as pesoas queriam atear fogo à RBS, repetidas vezes; ninguém de lá parou para pensar - mais aí há que ter olhos e bom senso - o porquê de eles serem o inimigos, sendo gaúchos?

Não é mais o McDonald's o inimigo, como um dia parecem ter representado essa condição...). Está aí o resultado. Na RBS, o que menos vale é a competência. É, como se sabe, o puxa-saquismo. Enquanto isso não mudar, as gleish e os cyromartins vão abundar. Eu não quero mais o que eles produzem, que para mim é equivalente a lixo. É como quando se liga a tevê e não há programa que preste: eu a desligo e vou procurar algo que me satisfaça, como um livro ou um bom bate-papo com algum amigo. Talvez precisemos fazer isso com nossos jornais. Ou reclamar mais. O lamentável é que profissionais são desprezados e jogados na rua, como a RBS é pródiga em fazer, e democraticamente: de jornaleiros a editores-chefe. Que gentalha de merda.

11 comentários:

  1. Lá vem o Juremir descendo o morro ético da Vó Sovelina!
    Taca-le pau neste teu carrinho pusilânime, Juremir.
    Taca-le pau.
    Mazah Juremir véio...véio e repulsivo, como sempre.

    E pensar que um dia eu achei que o LFV era um tirano absolutista.
    Qual.
    Apenas sugeriu com veemência a expulsão do vendilhão mor do templo.
    Duas mãos formando coraçãozinho para o LFV.

    ResponderExcluir
  2. Porque esse esquerda vatapá desse juremir não fala de sua rede, a do bispo. Porque ele não comenta o vídeo do helicóptero saindo do templo do salomão carregado de dinheiro que os idiotas, digo, fiéis dão PARA A IGREJA, mas o bispo-patrão toma tudo? É muito fácil criticar os outros sem olhar pro próprio umbigo. Não sou defensor da RBS, até porque acho ela muito alinhada com essa corja que governa o país e o estado, mas é uma empresa privada que tem todo o direito de resolver seus problemas, inclusive, se desejar, o de fechar as portas. Acho a tua posição, Prévidi, extremamente incoerente, pois você tem orgasmos quando aponta erros dessa empresa, e o faz diariamente, pois sou leitor fiel do teu blogue. Ora, quem comete os erros? Eles existem, você os aponta muito bem. A receita caiu, tem que cortar custos? Onde cortar? Cada um sabe onde o sapato aperta. Portanto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa o Prévidi pode colocar no "Ponto da Piadinha" : " (...) Não sou defensor da RBS, até porque acho ela muito alinhada com essa corja que governa o país e o estado (...) ".
      Hahahaha....nota-se que a RBS super apóia o PT mesmo !!!! hahaha...
      Morro e não leio um 1/3 !

      Excluir
    2. Perfeito o teu texto!
      Eduardo Martinez

      Excluir
  3. Juremir é o cara!!!
    Os reaças vão a loucura com o Juremir, pois não tem capacidade argumentativa para rebater o que ele diz. Taca-lhe pau, Juremir!!!

    ResponderExcluir
  4. Pobre Juremir. Comunista tendo como patrão um pastor. Nada neste país surpreende. Se aprovarem o controle da mídia como a turma do Juremir quer, teremos milhares de jornalistas demitidos. Aliás, a diferença entre os petistas e os milatares é a farda. Ambos são facistas e querem controlar a imprensa.

    ResponderExcluir
  5. Juremir não escreve boas colunas, pelo contrário, a maioria dá sono.

    Mas gostei dessa alfinetando a RBS (será que os leitores do Correio entenderam?)

    ResponderExcluir
  6. Prévidi,não leio esse cara, mas como tu postou a coluna dele fui ler:
    Não mudou nada, o mesmo recalque de sempre pq foi demitido.
    Até agora ele não aceitou a demissão,sofre por isso.
    Trabalha numa concorrente e se preocupa com a empresa que mandou ele embora.
    Gozado que não vejo nenhum escritor de ponta escrever sobre o que a igreja dele faz e nem se preocupar com eles.
    Eduardo Martinez

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto do Juremir....acho ele um esquerdóide sem autocrítica e tudo o mais....mas o texto dele está realmente muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Legal mesmo deve ser trabalhar em uma rede de imprensa ligada a uma religião que tem um sujeito que se autodenomina bispo e que arrecada milhões de pobres coitados, iludidos na sua boa fé !
    Isso é que deve ser bacana, moderno, desafiador !

    ResponderExcluir
  9. Prévidi, Manchete agora do UOL: dia 11/08.
    Sem caixa, Record adia 21% dos seus programas anunciados para 2014.
    Será que esse cronista vai escrever algo a respeito??
    Todas as empresas sabem de suas contas, então nada mais justo de adequar.
    Acho correto o que a Record vai fazer, como tb é correto a RBS demitir.
    Empresas privadas!!!!!
    Eduardo Martinez

    ResponderExcluir