Terça, 19 de agosto de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto do dia - midiático



NANDO GROSS É O GERENTE GERAL
DE JORNALISMO DA RÁDIO GUAÍBA






A semana começou a mil na Rádio Guaíba.
Além da nova função do Nando Gross, gerente geral de jornalismo, anotem:
- Carlos Guimarães é o coordenador de jornalismo; Cristiano Silva é o coordenador de esportes. Os dois trabalham na mesma sala, em total sintonia;
- Gerson Pont, gerente de programação, deixou a rádio. Está na FM Cultura, como apresentador;
- A apresentadora do Guaíba Revista (14 horas), Maria do Carmo Bueno, deixou a emissora;
- O Guaíba Revista vai mudar, em setembro. Por enquanto, Ieda Risco comanda.
- Por falar em Ieda Risco: deve apresentar um programa de jornalismo, a noite;
- Samuel Vettori é repórter. Poderia apresentar  um programa noturno;
- A programação com jornalismo e esportes irá até a meia noite;
- Mudanças no Correspondente Banco Renner: deverá ser apresentado por uma dupla de jornalistas - um "casal";
- O apresentador do Guaíba Cidades, Felipe Vieira, vai ter um novo espaço: das 16 às 17 horas;
- Mudanças na reportagem, especialmente nos que ocupam os espaços da manhã;
- Jurandir Soares será comentarista de programas (Bom Dia, Guaíba Cidades) e continua com o programa aos sábados, O Mundo na Guaíba.
-
Uma sacudida e tanto.
Nando Gross não foi a passeio a São Paulo. Está com respaldo dos dirigentes nacionais. Tudo indica que a opção pelo jornalismo e esportes é para valer. Está com carta branca para mudar.
O mais importante: não tem um prazo estipulado para os resultados aparecerem. Mas é certo que até o final do ano a Guaíba terá uma identidade.
-
Nando Gross continua com a coluna no Correio do Povo - duas vezes por semana.
E mais:
Terá um espaço diário da TV Record. No Balanço Geral, logo depois que Alexandre Mota abrir a atração.
Duração de, no mínimo, uma hora.
-
Bola cheíssima o Nando Gross.



* * * * *


ponto da fotografia



Ridículo!!





* * * * *


ponto do tiete


Gosto muito do Paulo McCoy Lava. Jornalista apaixonado pelo que faz - Automobilismo.

Seguem quatro  imagens minhas. No caso, situações retratadas no chamado 'ambiente automotivo'; como o amigo sabe, atuo como jornalista de Automobilismo e, por conseguinte, boa parte de meus ídolos atuam neste setor.
Fora dele, claro, admiro outras pessoas -- os atores Sylvester "Rocky/Rambo" Stallone, Michael Douglas e David Rasche (o conhecido personagem do ótimo seriado 'Na mira do Tira'). Na música, meus ídolos são Peter Cetera (ex-cantor do grupo Chicago, carreira solo desde 1986... aliás, esteve aí em Porto Alegre no ano passado!), e Dionne Warwick. And so on...
(Poderia até dizer que se houvesse uma personalidade da história que eu gostaria de ter conhecido, aposte que eu iria dizer Henry Ford!)
Descontando-se o fato de que atores 'hollywoodianos' são pessoas distantes, ao menos me conformo que meu pequeno álbum de recordações contem algumas fotos minhas ao lado de pessoas que, como naquele slogan, 'são noticia'.
Sobre as imagens (contexto):
A primeira foto  foi 'clicada' em Taruma; nela, apresento para Galvão Bueno e o piloto gaúcho Jorge Fleck ( um dos maiores talentos 'da terra', oito vezes campeão nacional de Automobilismo), livro de minha autoria -- Tarumã, historia da velocidade.
Na segunda foto, estou ao lado de dois ídolos do Jornalismo motorizado, o falecido Marcus Zamponi (editor chefe da revista Auto Esporte entre 1975 e 1995) e o conhecido Reginaldo Leme. São ídolos pelo fato de atuarem no jornalismo de competição e serem devidamente remunerados (sobre o Reginaldo, nem preciso comentar que ele, por acompanhar F1 desde 1972, ainda teve a oportunidade de 'conhecer o mundo' na condição de jornalista automotivo...).
A terceira foto demonstra meu momento 'tiete', junto ao piloto Thiago Camilo, um dos destaques da Stock Car Brazil.
Já na quarta foto, você poderá conferir outro destaque da Stock Car, Cacá Bueno -- desnecessário elencar conquistar e me estender sobre o pentacampeonato no certame...).








* * * * *


ponto midiático



SÓ PODE SER BRINCADEIRA - No Instagram do Grupo RBS:
"Temos que revalorizar nossos jornais, sem negar as transformações do nosso mercado. Nosso produto é muito relevante e tem muito valor".
Eduardo Smith, vice-presidente de jornais, rádios e digital do Grupo RBS.
E tem esse detalhezinho:
#paixãoporfazer
-
É o ídolo dos executivos comedores de sucrilhos com Nescauzinho (ex-Toddynho):

Eduardo Smith, autor de uma frase histórica!!

--
A PERIGO -  Ronaldo Reis Feijó conta:
O jornal Zero Hora deve estar passando por dificuldades financeiras.
Hoje,resolvi encerrar a assinatura anual do jornal. Ao comunicar à atendente que não tinha mais interesse na renovação da assinatura, ela tentou de várias maneiras demover a minha intenção, inclusive, dando um desconto de R$300,00, para a renovação.Não aceitei. Acho que eles estão perdendo muitos assinante.
--
UM CHATO DE GALOCHA - Ruy Gessinger - ruygessinger.blogspot.com.br - definiu as "entrevistas" do Jornal Nacional:
ENTREVISTAS COM OS PRESIDENCIÁVEIS JÁ TEM UM PERDEDOR
É o sr. William Bonner.
Cáspite! A entrevista  é de 15 minutos, com uma tolerância de  60 segundos.
O seu Bonner  levou quase 16 minutos para  formular as perguntas, repetindo e repetindo argumentos.
Ontem, é claro, Dilma usou a famosa tática ,já usada desde a Babilônia,  de encompridar as respostas, o que fazia o inexperiente rapaz muito nervoso. Bonner é um bom locutor, um bom "speaker", nada mais. Procurava ser deselegante para mostrar imparcialidade.
Cáspite, de novo.
-
O Rogério Mendelski matou a pau:
Perguntas longas, respostas longas.
Outra coisa: repórter é um cara que pergunta, mas que não pode fazer teses no questionamento. Sua obrigação é ser objetivo, pão-pão, queijo-queijo. Minhas perguntas devem ser sempre pensando não no douto telespectador, mas na minha empregada doméstica. Não era um programa padrão Globo News, mas uma entrevista no canal aberto que faz a escada para a novela.
O Bonner foi incisivo, tirou a Dilma do sério, mas o seu jeito de perguntar, às vezes, mais parecia um delegado ou um promotor, nunca um repórter que não deve interromper o entrevistado, mesmo que ele seja prolixo (e era o caso). Resultado: uma entrevista que não esclareceu nada e que nada acrescentou ao propósito da Globo de ouvir isoladamente os quatro candidatos mais cotados nas pesquisas.



* * * * *


ponto da eleição



HORÁRIO ELEITORAL

Sempre assisti ao horário eleitoral. Desde a década de 70. Gurizão, acreditava que era a forma de conhecer os candidatos. Claro que as vezes não tinha - e não tenho - paciência de acompanhar, mas é a única forma de saber quem são os caras.
Esse pessoal que reclama, agora, não conheceu ou não se lembra da Lei Falcão, que permitia apenas que os partidos mostrassem as fotos dos candidatos, com nome e número. Não falavam. Um horror!
Pelo menos, nas últimas eleições, a gente pode ver as bobagens de muitos.
Por isso condeno essas rádios que se vangloriam de manter a programação normal na internet. Um desserviço.
Repito: Quando tiver paciência, escute e veja a propaganda eleitoral.
-
Os programas eleitorais serão veiculados nas TVs, de segunda a sábado, das 13 horas às 13h50min e das 20h30min às 21h20min;  nas rádios, das 7 horas às 7h50min e das 12 horas às 12h50min.
-
NAS RÁDIOS - Edu Cesar informa:
Algumas das principais rádios de Porto Alegre neste momento, quase 7h10min, em seus sinais pela internet: Gaúcha - "Gaúcha Hoje" (sequência); Bandeirantes - "Primeira Hora Interconectado" (Bandsat só para web); Guaíba - Horário Político; Pampa - Programação jornalística normal; Gre-Nal - Programação futebolística normal; BandNews - Horário Político.
-
PAU NA AGERT - O Gustavo Mota retorna:
Ainda, hoje pela manhã, fui acordado por colegas de emissoras de rádio do interior, pedindo orientações sobre veiculação dos spots comerciais eleitorais na programação. Em 48 horas foram mais 40 ligações. A maior dificuldade é decifrar os blocos para inserções. É muito legal ajudar os companheiros. Se a Agert não faz, a gente faz. Isso valoriza a democracia.
Todos querem fazer um bom trabalho. Até porque, se nos procuram, mesmo agora, é sinal , e muitos nos revelaram isso, que só nosso material chegou. E em muitas rádios, nem chegarão comerciais de outras candidaturas. Nosso mailing das rádios é mais completo e mais amplo (muito mais) que o da Agert, referência tradicional para encaminhamento do material.
-
HOJE NÃO TEM O MATERIAL DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RS.
CONFERE NA TV E NO RÁDIO!
(AMANHÃ VOLTA)



* * * * *


ponto g



A GRADE DA REPÚBLICA - Recebo do jornalista Caco Belmonte, que é da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov):

Por intermédio do Fala Porto Alegre (156), o Setor de Calçadas da Secretaria Municipal de Obras e Viação tomou conhecimento sobre o passeio irregular na Rua da República, parcialmente obstruído pela instalação de uma grade. Os fiscais da prefeitura foram acionados e notificaram o proprietário do imóvel, que recebeu prazo de sete dias para regularizar a situação. O não atendimento da notificação no prazo estipulado resultaria em multa de 166,2934 UFMs (Unidades Fiscais do Município).

Em 2013, a prefeitura lançou uma cartilha que orienta e dá dicas sobre construção e manutenção de calçadas. O material, que está disponível na internet, também destaca quais são os tipos de construção que não podem existir no passeio público e como os proprietários devem proceder para evitar irregularidade em seus imóveis.

“A área chamada de “faixa acessível” (passeio público)  é destinada à livre circulação de pessoas, desprovida de obstáculos, elementos de urbanização, vegetação, rebaixamento de meio-fio para acesso de veículos fora dos padrões de acessibilidade ou qualquer outro tipo de interferência, permanente ou temporária. Essa faixa deve ter largura variável entre 0,80m e 1,20m, dependendo da largura da calçada. É proibido nas calçadas”

Acesse a íntegra da cartilha:



* * * * *


ponto da piadinha





* * * * *


ponto final



NOVA SELEÇÃO

Gostei da convocação do Dunga.

GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli-ITA)

ZAGUEIROS
David Luiz (PSG-FRA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madri-ESP)

LATERAIS
Maicon (Roma-ITA)
Filipe Luis (Chelsea-ING)
Alessandro (Porto-POR)
Danilo (Porto-POR)

MEIO-CAMPISTAS
Luis Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Everton Ribeiro (Cruzeiro)
Oscar (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING)
Coutinho (Liverpool-ING)

ATACANTES
Hulk (Zenit-RUS)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Neymar (Barcelona-ESP)
Tardelli (Atlético-MG)


7 comentários:

  1. Prévidi, todas as empresas que tem um call center, tem um setor chamado "Retenção",que é para manter o cliente,eles tem uma tabela diferente da de venda,podem baixar valor para manter a fidelização do cliente.Isso não quer dizer que as empresas estão mal ou não.Fui trocar a Net por uma outra e aconteceu comigo o mesmo.O problema é não perder o cliente.
    Essas demissões na Guaíba tem que chamar o sindicato!!!Brincadeira...todas as empresas fazem isso, só que numas tem uma dimensão bem maior!!!
    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Prévidi, ZH continua imbatível. Sob o título "O MELHOR DA ZH", site da ZH, às 15h20min de 19.08.2014:


    Oferecimento



    O melhor da ZH

    Trânsito no RS
    Acidentes em estradas gaúchas deixam dois mortos e mais de 10 feridos na manhã desta terça

    Argentina
    Três familiares do papa Francisco morrem em acidente na Argentina

    No Paraguai
    Delegada revela que jovens de Bento Gonçalves foram assassinados no Paraguai no dia 27 de julho

    ResponderExcluir
  3. Sobre as mudanças na Rádio Guaíba: /como "guaibeiro" fiel, lamento a saída da Maria do Carmo. Saiu a pedido ou foi demitida? Na minha opinião a mudança mais urgente que deve ocorrer na programação da Guíba é acabar com aquelas seções de "descarrego" que vai ao ar das meia-noite às 4 da manhã. Um coisa inaceitável para uma Rádio com o padrão da Guaíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, infelizmente isso é o que menos tem chance de acabar. Foi até um milagre divino (sem trocadilhos, juro) a Guaíba ter passado 7 anos sob comando da Record com a madrugada normal e não com as pregações dos pastores.

      Excluir
    2. A palavra está com a Rádio Guaíba!

      Excluir
  4. Amigos ( Edu e anônimo ):
    1) As melhoras na Guaíba são visíveis ( melhor, audíveis!); as trocas havidas são consequentes. Nada, por exemplo, contra a pessoa do repórter Ernani Campelo, mas ele era, seguramente, o pior repórter do rádio gaúcho ( Por que tu afanaste o Inter? Ô Mano, tu tá nervoso?) além de destilar, o tempo todo, um absurdo ódio por Grêmio e Inter que, ao fim e ao cabo, são os que lhe pagam. A Maria do Carmo fazia um programa muito água-com-açúcar, do tipo "oi, amor, tudo bem!". O horário precisa de alguém vibrante, instigante, provocativo, no estilo "Juremir", que nos faça pensar, discordar ( que é o meu caso com o Juremir!);
    2) O mundo não é perfeito; sendo assim, o "arrendamento" do espaço nas madrugadas tem o seu objetivo, claro, de ajudar nas contas da rádio;
    3) Quem sabe ( loucura minha) o Nando recontrata do Milton Jung para fazer, com aquele estilo e voz que só ele tem, o correspondente Renner, noticiário simbolo e marca - forte - da "velha Guaíba". Pra mim, o noticiário, com sua chamada característica musical, e na voz "firme" do grande Milton, funcionava como "marcador" dos espaços na rádio.

    ResponderExcluir
  5. Sendo teu leitor assíduo, acompanho tuas opiniões sobre as emissoras de rádio e creio que não vais concordar comigo, mas na minha opinião, de simples ouvinte, a programação de praticamente todas as emissoras de rádio estão tomadas pelo que eu penso ser uma praga. São os tais "jornalistas esportivos". Não que eu queira que alguém perca seu emprego, mas é muita gente e muito tempo desperdiçado com futebol, que na realidade é o que se entende por "esporte neççepaíz". Um pouco mais de música - DECENTE - e notícias efetivamente relevantes não fariam mal algum aos ouvintes.

    ResponderExcluir