Quarta, 2 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








O LEITOR DO DIA


O Fabiano Bernardes estudou Matemática, mas é locutor na Rádio Progresso de Ijuí, onde vive com a Márcia. A vida dele também está no rádio - tem passagem pela Rede Pampa.
É de Viamão.
Tem o bom gosto de ler o Blog do Prévidi. Hahaha!!

Bom dia, Fabiano!





A FOTO DO ANO (PRA MIM)
"Ele sumiu, foi seguir um guru indiano"

(clica em cima que amplia)



Tenho primos e tios espalhados por várias partes do mundo. Até em Porto Alegre e Caxias do Sul. Jaguarão e Santa Cruz do Sul. Em São Paulo e no Rio. Santa Catarina, Paraná, por todo lado. Na Austrália e Itália. Uma boa parte no Uruguai.
Em Madri e Ibiza.
Na Espanha estão duas primas - Virginia Gavagnin e Estela Gulart Silva.
(Para quem não sabe, tenho um "Gulart" antes do Prévidi).
Converso com as duas pelo Facebook.
-
A  Estela é essa da foto.
Quando olhei, não identifiquei o cara. Conferi a legenda:

Jose Pedro y su hermana.
Agosto en Ibiza.

Levei um susto, o Jose Pedro Gulart!! UAU!!
Cliquei na foto e a Estela lembra que a foto é de 2 de setembro de 2012.
Exatamente há 3 anos.
Por que levei um susto?
Conto.
-
Desde "a mais tenra idade" passo férias em Montevidéu. Tanto que reza a lenda que as primeira palavras que falei com clareza foi "papas fritas". Os Gulart Prévidi iam a Montevidéu e o pessoal de lá, também Gulart, passavam férias no Rio - depois, Porto Alegre.
Estela e Jose Pedro eram filhos de Manolo e Cilas. Moravam no centro de Montevidéu, na Calle Tristan Narvaja. Uma casa muito legal e eu adorava ir para lá, ficar com os dois irmãos. Mas não lembro de ter passado uma temporada na casa deles.
O Jose Pedro regulava comigo - talvez um pouco mais velho, mas nos dávamos muito bem. Guardo muitas histórias dele.
Por exemplo, tinha um cachorro que se chamava "no sé" - uma provocação, "não sei". Um daqueles cachorrinhos faceiros.
Na rua, a cena sempre se repetia:
- Que hermoso, como se llama?
- No sé.
Ele respondia na maior seriedade.
Gostava muito de sair com ele, porque sempre tinha uma novidade. No Parque Rodo ele dava um jeito de andar naqueles brinquedos pagando menos.
Não gostava muito de ficar na casa deles, porque sempre que os mais velhos saiam a Estela rodava um LP com discursos do Fidel Castro. Era o tempo do auge dos Tupamaros. No Uruguai, as pessoas do bem eram contra a milicada - mais ou menos como aqui, só que lá eles eram mais sanguinários.
Torrava o meu saco aqueles intermináveis discursos, mas ouvia.
Uma vez passava férias em Punta del Este e numa manhã o Jose Pedro apareceu por lá. Depois da praia e do almoço - a casa do Tio Juca ficava próxima ao Hotel San Rafael, pertinho da praia - achamos dois caniços e fomos pescar. Aquela pescaria de amador, com a linha cheia de anzóis e sem isca, e a gente ficava balançando para que os peixes ficassem presos. Pegamos um monte. Apresentamos um saco cheio deles para a empregada e ela não quis limpar. Como não comíamos peixe, nos restou colocar no lixo - bem longe de casa, para não feder.
Aí, num ano, em função das minhas aulas, minha mãe foi a Montevidéu sozinha e voltou com a novidade:
- O Jose Pedro sumiu no mundo. Ninguém sabe direito,  mas ele virou seguidor de um guru indiano. Largou tudo! E não deu mais notícias.
Isso foi lá pela década de 70. Um gurizão.
Nunca mais soube dele.
-
Hoje vi a foto com muita alegria e indaguei a Estela sobre o paradeiro do irmão. Ela ainda não me respondeu.
Quando souber, conto.
-
Claro, a foto é em Ibiza.

--


ALGUNS TEM VERGONHA NA CARA

Notinha no jornal A Razão, de Santa Maria-RS:



--


AGORA BAGUNÇOU DE VEZ!

Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, entrou com um pedido de impeachment contra da Dilma na Câmara federal. O requerimento foi protocolado ontem.
Os dois argumentos possíveis a serem usados no pedido contra a presidente são as “pedaladass fiscais” – manobra que pode ter aliviado o resultado das contas públicas e será  julgada pelo Tribunal de Contas da União – e a suspeita de que as contas da campanha da presidente em 2014 estão ligadas ao caso de corrupção da Petrobras .
Bicudo foi deputado federal e vice-prefeito de São Paulo durante a gestão de Marta Suplicy, de 2001 a 2004.
Em 2005 – quando surgiu o mensalão - ele se desfilou do PT e logo depois deu apoio a José Serra e Marina Silva.
-
A justificativa bicuda tem 30 laudas.

--


A GREVE INTERMINÁÁÁÁÁVEL!

Há meses os funcionários da UFRGS estão em greve. E pelo jeito vão continuar, porque o Governo federal não quer papo.
Parece até aquelas greves de estudantes durante o período em que os milicos mandavam - "greve até o fim da ditadura".
Mas hoje eles "loquearam". Trancaram a estrada, de quem vinha da zona sul do Estado.
Olha o que virou:




Quem ficou horas parado e enviou as fotos foi o médico Clodoaldo Ortega Pinilla.
-
No Correio do Povo online:
Servidores e estudantes de universidades federais realizaram na manhã desta quarta-feira um protesto na Ponte do Guaíba e exigem negociação efetiva do governo federal com os trabalhadores técnico-administrativos em educação. A manifestação bloqueou o trânsito de veículos no sentido Eldorado-Porto Alegre.

--


PONTO MIDIÁTICO - 1

Passaralhos



DEMITIDOS - A repórter de TV Ivani Schütz foi uma das dispensadas ontem em mais um mini-passaralho do "maior grupo de comunicação do sul do país". Atuou nos principais veículos do tal grupo e só na TV estava há 20 anos. Há anos era considerada a principal e mais competente repórter da emissora. Causou uma grande comoção entre os colegas. Os medíocres cevem ter vibrado.
Pelo que sei, também foram demitidos Pedro Weber, com 10 anos de grupo, Vinicius Brito e Débora Bressiani.
É um grupo este grupo, hein? Afunda a cada dia.
Escreve o Marcos Martinelli:
A Ivani foi a repórter com maior aproveitamento do RS no Jornal Nacional do mês passado. Mas...competência, resultados, dedicação e companheirismo na redação nem sempre contam na hora de "fazerem a conta" das despesas a serem reduzidas.
Ela é profissional de primeira. Tem mercado. Além de trabalho sério e competente, deixou legião de amigos entre os colegas.
-
DEMITIDOS - 2 - O Infoglobo, que reúne jornalistas de O Globo, Extra, Expresso e outros veículos do Grupo Globo, iniciou nesta semana um mega-passaralho carioca. Há seis meses, 160 profissionais de vários setores foram demitidos. Agora, vão mandar mais.
Em ano, os veículos do Rio de Janeiro dispensaram ceca de mil jornalistas.

--


MUNDO MIDIÁTICO - ESPECIAL

Escreve o jornalista Mario Marona:

EU ACUSO

Aos donos dos jornais e seus estrategistas:
Na última década e meia vocês destruíram de maneira sistemática a credibilidade das empresas que dirigem e condenaram o jornalismo a um período de degradação só comparável aos tempos da “imprensa marrom” dos anos 50.
Na última década e meia vocês tentaram matar a reportagem e trabalharam de forma metódica contra seus próprios veículos, expondo-os ao ridículo perante os leitores e assinantes, muitos dos quais decidiram abdicar de hábitos antigos para procurar alternativas na internet.
Na última década e meia, vocês interditaram seus veículos à presença de articulistas e colunistas moderados, isentos ou progressistas, optando por entregar praticamente todos os seus espaços de opinião a jornalistas e especialistas facciosos, grosseiros, deselegantes, manipuladores e mentirosos, quando não assumidamente golpistas.
Vocês – donos e estrategistas – estão enterrando o jornalismo.
Vocês são responsáveis pelo empobrecimento de suas empresas.
Vocês são os únicos culpados por demitir dezenas e dezenas de bons profissionais a cada passaralho
Assumam sua responsabilidade perante a história do jornalismo brasileiro.




--


CAOS

A greve dos funcionários públicos mal começou, em função do parcelamento dos salários, e Porto Alegre já enfrenta uma série de manifestações que esculhambam o trânsito em todas as regiões.
Até uma "bomba" no viaduto da Silva Só foi desativada.

--


MENDIGOS, TEM QUEM GOSTE

 O Marcus Fabio Copetti conta:




Trensurb estuda oferta de vagão exclusivo para pedintes. ... A quantidade de usuários do trem metropolitano gaúcho, que se dedicam a esmolar entre às 7h e 22h, aumentou 36% em 2015 e empresa já pensa em colocar vagão dedicado, para reduzir incômodo aos demais passageiros.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Notícias do Jeff Bernardes e a Expointer:




A Preview - Banco de Imagens é a empresa responsável pela cobertura fotográfica e divulgação das imagens da Expointer 2015. A Preview tem se especializado na divulgação de grandes eventos e se tornou referência no Rio Grande do Sul.
Entre as principais coberturas, estão a divulgação da Couromoda, Garota Verão, Jogo contra a Pobreza, Re-Inauguração do Beira-Rio e o Planeta Atlântida. “Esta parceria com a Preview nos permite ampliar a cobertura da Expointer, alcançando todos os eventos da feira, seguindo a qualidade da equipe de fotografia do Governo do estado”, afirma o Diretor Geral de Comunicação do Governo do Estado, Orestes de Andrade Jr.
A Expointer 2015, exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina, ocorrerá entre 29 de agosto e 6 de setembro e reunirá as ultimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Estarão expostas as mais modernas máquinas, o melhor da genética e as raças de maior destaque.
Os interessados em baixar e compartilhar as imagens da 38ª Expointer devem acessar o link www.agenciapreview.com/foto-divulgacao

--


OI NA EXPOINTER

Para atender ao grande fluxo de clientes durante a Expointer 2015, a Oi instalou um site 3G definitivo no prédio ao lado da Administração do Parque, além de disponibilizar uma Estação de Telefonia Móvel (COW) dentro do parque para reforço do sinal da móvel durante o evento. A iniciativa melhora a cobertura indoor do prédio da Administração e amplia a capacidade de cobertura/sinal 3G na região. A Oi ressalta que tem acompanhado constantemente os indicadores de desempenho dos sites e os mesmos estão com muito boa performance.
-
A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. No Rio Grande do Sul a Oi conta com aproximadamente 2,6 milhões de clientes na telefonia móvel e A Oi continua focada na expansão de sua rede no Estado, onde já investiu no primeiro semestre de 2015 cerca de R$ 123 milhões.

--


TESTES DE COSMÉTICOS? SÓ SEM ANIMAIS

O Coletivo Cidade mais Humana e o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) apresentaram projeto de lei para proibir a utilização de animais no desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, de perfumes e demais componentes em Porto Alegre. A proposta foi protocolada na Câmara de Vereadores no dia 23 de janeiro.
Elaborada com colaboração do Grupo pela Abolição ao Especismo (GAE), associação sem fins lucrativos da Capital gaúcha, o projeto segue a tendência mundial de proibição da prática de testes em animais para a indústria de cosméticos. “O objetivo é garantir a efetiva proteção contra os maus tratos e o sofrimento dos animais, já que são efetivamente sujeitos de direitos”, explica o vereador Marcelo Sgarbossa.
-
Que embromação pra votar, hein vereadores?
Como estão ocupados!!!

--


MUNDO MIDIÁTICO - 3

Variadas

SEM PENETRAS - Nem tentem, bicões. O almoço do Banrisul, na Expointer, na quinta, é para convidados.
-
SUCRILHETES PALESTRANTE - Ele é daqueles que A-D-O-R-A tirar fotos de braços cruzados e, há poucos meses, foi promovido para baixo. Está exilado. Na real é um aspirante a comedor de sucrilhos com nescauzinho. Está na Índia. Adivinha o que foi fazer lá. Uma elucidativa palestra sobre a "valorização do jornalista". Hahahahaha!!! É um sabujo sem a menor graça.
-
BAND SEM HD - Isso mesmo, as câmeras da Band TV ainda não adotam a nova tecnologia.
-
ESTÁGIOS - Do jornalista Políbio Braga:

O anúncio ao lado está disponibilizado em sites e blogs de São Paulo, hoje. O salário oferecido para um estagiário de jornalismo que fale, leia e escreva em inglês, é de R$ 1 mil.
Este é o salário gaúcho para um profissional em início de carreira, que não fale, escreva ou leia em inglês, mas que faça isto mesmo em português, ainda que não de modo corrente.
O valor corresponde ao valor que recebe em 5 dias uma faxineira de boa clientela em Porto Alegre.
Existem exceções, mas elas são apenas honrosas e unicamente em Porto Alegre, ainda que em apenas um grupo de comunicação social.
A jornada diária de trabalho de jornalistas é de 5 horas.
Não é preciso mais curso superior para trabalhar na profissão.
Dois comentários:
- Caro Políbio, estás desatualizado. Porque tamanho pasmo? Faz tempo isso aí. Não é de agora que estagiário ganha pouco. Quando tu achas que um bacharel em Direito ganha para trabalhar 10 horas por dia? R$ 1250,00, com contrato frio, sem direito a horas extras, 13°, férias e outros benefícios...
E não é novidade não...
- Pois é Políbio. E o salário de um médico com 20 anos de formação (8 anos de primeiro grau + 3 anos de segundo grau + 6 anos de faculdade de medicina + 3 anos de especialização = 20 anos) e 20 anos de profissão, concursado (20h semanais), é de R$ 3.000,00 em Caxias do Sul! Essa é a realidade da quase totalidade dos municípios do RS. E paga-se mais de R$ 12.000,00 ao governo da ditadura cubana por "um mais médico". E os mercenários são os daqui... Não é por nada que Banânia está nessa barafunda. E não vai melhorar nos próximos 100 anos. Fui.

--


O ESPAÇO DO ZEQUINHA





A PRIMEIRA DERROTA NO VALMIR LOURUZ

São José e Internacional entraram em campo, no final de semana, pela quarta rodada do Campeonato Valmir Louruz. O Zeca buscava manter os 100% de aproveitamento, enquanto o Internacional estava atrás da sua primeira vitória no torneio.
Mesmo muito superior na primeira etapa, o São José não conseguiu converter em gol as chances que teve. Já no segundo tempo o ritmo diminuiu e o Internacional encontrou um gol, após chute de fora da área do meia Alex Santana, a bola entrou no canto direito do goleiro Fábio que se esticou mas não conseguiu realizar a defesa.
Devido ao calor, o jogo foi parado por duas vezes, uma em cada etapa, pelo árbitro da partida.
Poucos minutos depois do gol, o lateral direito Spessato foi expulso após dividida com o meia Ariel, do Internacional.
-
O técnico Thiago Gomes avaliou o time ao final da partida: “Infelizmente contra grandes clubes não se pode errar, se der uma chance eles vão lá e ‘matam’. O jogo foi todo nosso, tivemos 3 chances claras no primeiro tempo, e no segundo tivemos duas. O inter teve dois chutes de fora da área, um foi pra fora e a outra foi o gol.”
O comandante da equipe também comentou sobre a queda de rendimento da equipe na segunda etapa: “No segundo tempo os jogadores que entraram, não entraram bem, e isso acontece, não é sempre que os atletas substitutos entram na pegada do jogo. Houve jogadores que estavam bem no jogo e saíram por motivo de lesão.”
-
O Zequinha volta a campo HOJE contra o Grêmio, às 15 horas, desta vez pela Copa Luiz Fernando Costa.
-
Ficha Técnica do jogo:

São José: Fábio; Spessato, Everton (subs. Wagner), Fred e David; Alberto (subs. Yan), Jean Roberto (subs. Guedes) e Clayton (subs. William Prusch); Guilherme, Heliardo e Lucas Castilho (subs. Berg).
Técnico: Thiago Gomes.

Internacional: Keiller; Marcos, Yonatthan, Eriks e Oliveira; Silva, Lucas, Gustavo e Everton; Gustavo Ramos e Mila.
Técnico: Ricardo Colbachini.

--



NOVA PROMOÇÃO!!


Três espetaculares livros!!
MAIS UMA BARBADINHA!
APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA

 A Revolução da Minha Janela


 Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas


10 Anos às Ganhas



APENAS R$ 50,00


ATENÇÃO: APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA
esquina da avenida João Pessoa com Rua da República, Porto Alegre


--


PIADINHA





5 comentários:

  1. Por falar em demissões fico me perguntando por que não tiram do ar aquela senhora nada simpática que apresenta o Jornal do Almoço de segunda a sexta-feira? A loirinha que substitui essa senhora aos sábados é anos luz mais desenvolta e acima de tudo simpática. Até nem precisam colocar essa senhora no olho da rua, pois podem deixá-la cumprindo alguma função administrativa.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a demissão da Ivani Schuetz,lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Sempre ótimo o blog. Sobre o "vagão para mendigos": É da natureza dos do Estado produzirem a segregação. Quanto mais estatistas, mais segregacionistas. Vide o ex-presidente Mula a insuflar o ódio de todos contra todos. Sabias que na Inglaterra, a nova, velha, estrela do PT de lá, o Labours Party, propôs vagão só para mulheres no tube (o metrô). Para evitar o assédio sexual nos ajuntamentos de pico. E o chargista do Daily Telegraph já papou. O alto-falante na estação avisa que o trem está atrasado, porque o vagão de mulheres chegou depois. Vê se pode. Esta da segregação está presente no anúncio de ontem, 0109, da PMPA, de não distribuir medicamentos de graça (imbecis, são pagos pelos impostos) para quem não é de Porto Alegre. Esquecem que é Sistema Único de Saúde (SUS). Pago por todos nós, para todos nós, com verbas federais, o grosso. Ciao, que já me alonguei demais. Até o próximo. P.S.: A demissão da Ivani Schütz é mais um ato a provar que falta-lhes inteligência.

    ResponderExcluir
  4. Sobre Band sem HD todos os programas locais sao feitos com cameras ridiculas que dão uma imagem embaçada de pessima qualidade. Nao assisto nenhum programa local deles ha muito tempo porque me irrita profundamente ver aquela imagem desfocada ridicula. É revoltante.

    ResponderExcluir
  5. Eduarda Streb se despediu pelo Instagram dos seus fãs. Pelo que entendi tá fora também.

    ResponderExcluir