Quinta, 17 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.








O LEITOR DO DIA



O casal Gustavo D'Ávila e a Tatiana Facchin D'Ávila são leitores do Blog do Prévidi há tempo.Até por aí, porque o Blog tem 12 anos e o Gustavo a recém fez 30 anos.
Mas o que importa é que o casal de Porto Alegre gosta das provocações e alfinetadas.

Bom dia, Tatiana e Gustavo!





ESSE CANTAVA MUITO

Festival de Rock de Montreal - 1981










mundo midiático e sindical

AS INÚTEIS MANIFESTAÇÕES

E AS BOBAGENS DOS SABICHÕES

(clica em cima que amplia)


As restrições aos trajes dos visitantes e dos servidores em atividade
na Casa, bem como no Plenário, ficam limitadas às exigências do decoro


Quem acompanha o Blog do Prévidi sabe das minhas críticas aos parlamentos. Da maneira burocrática como fazem as coisas mais simples. Da falta de participação em momentos cruciais. Por aí.
Nesta semana assistimos a uma série de manifestações na Praça da Matriz, em Porto Alegre, culminando com as pessoas, funcionários públicos ou não, proibindo funcionários e deputados de entrarem no prédio.
Ontem escrevi um negócio bem simples:

Umas pessoas não permitiram que deputados entrassem ontem no prédio da Assembleia gaúcha.
Me nego a fazer comentários.
Tá bom, apenas um: o Presidente da AL tinha que ter chamado a Brigada Militar e terminado com a baderna e prendido os bandidos, que não eram funcionários públicos. Apenas isso.

Esse tipo de "manifestação" só se resolve assim. Muito parecido com aquele bando de babacas pelados, que invadiram o plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Este tipo de esculhambação não resolve nada.
José Ivo vai conseguir a aprovação de todos os projetos, mesmo que o funcionalismo esperneie. Sempre foi assim e continuará por muitas décadas. A tal da "pressão popular", para a mídia noticiar, de nada adianta.
-
Ontem escutei muita bobagem nas rádios. Tipo: "Um absurdo o presidente da Assembleia não permitir a entrada de pessoas nas galerias". Meu Deus, há muitos anos que não são permitidas manifestações, nem mesmo palmas, nas sessões. Apenas em algumas situações, como sessões solenes.
Viram a foto lá de cima, não?
Pois é. Deste ano, quando foram extintas algumas secretarias. No plenário da Assembleia. Numa arquibancada de carnaval, tudo bem.
-
Só para lembrar.
Notícia de abril deste ano, em Sul 21, e em muitos outros sites:

Assembleia Legislativa baixa resolução que restringe manifestações
As manifestações na Assembleia Legislativa gaúcha serão mais tímidas a partir de agora. Foi publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (16) resolução da Mesa Diretora proibindo o uso de apitos, sinetas, megafones e instrumentos musicais que possam perturbar ou atrapalhar as sessões na Casa do Povo. Também está proibido o uso de máscaras que possam dificultar a visualização das pessoas e de cartazes e faixas com suporte de madeira, bem como colar ou fixar esses materiais nas galerias. As restrições valem tanto para o 20 de setembro quanto para o plenarinho e o Teatro Dante Barone.
-
São uns bobalhões esses deputados, não? Claro que não podem apitos, sinetas e megafones!! Gostam de aparecer, sem dúvida.
Basta ler o que está no Regimento Interno da Assembleia Legislativa

Resolução nº 2.288, de 18 de janeiro de 1991,
e alterações.

CAPÍTULO IV
DA ORDEM E DO PODER DE POLÍCIA DA ASSEMBLÉIA

Art. 275 - É permitido a qualquer pessoa ingressar e permanecer no edifício principal da Assembléia Legislativa do Estado e em seus anexos durante o expediente, assistir as sessões plenárias e as reuniões das Comissões. (Redação dada pela Resolução nº 2.825/00)

§ 1º - As pessoas que se comportarem de forma inconveniente serão compelidas a sair, imediatamente, das dependências da Assembléia. (Renumerado pela Resolução nº 2.633/96)

§ 2º - O Presidente, para manter a ordem, poderá determinar que as galerias sejam total ou parcialmente evacuadas. (Renumerado pela Resolução nº 2.633/96)

§ 3º - Quando, nas dependências da Assembléia, alguém perturbar a ordem, o Presidente manda-lo-á pôr em custódia, se desatendida a advertência que se lhe fizer, e feitas as averiguações necessárias, manda-lo-á soltar ou entregar, mediante ofício do 1º Secretário comunicando a ocorrência, à autoridade competente. (Renumerado pela Resolução nº 2.633/96)
§ 4º - As restrições aos trajes dos visitantes e dos servidores em atividade na Casa, bem como no Plenário, ficam limitadas às exigências do decoro. (Redação dada pela Resolução nº 2.825/00)

§ 5º - As pessoas que perturbarem a ordem das atividades legislativas, obstando o andamento dos trabalhos, que atentarem contra a segurança dos parlamentares e dos servidores, ou contra a integridade do patrimônio público, serão identificadas, compelidas a sair, e ficarão impedidas de ingressar nas dependências da Assembléia Legislativa, a critério da Mesa, por tempo a ser por ela estabelecido. (Incluído pela Resolução nº 3.015/08)
-
Entenderam a inutilidade das manifestações e as bobagens dos deputados?


--


MUNDO MIDIÁTICO ESPECIAL

Do Sensacionalista:

Colunista de jornal passa
um dia sem pedir impeachment
e família chama ambulância

A coluna de hoje de Adelson Santana, do jornal Amanhã, causou estranheza. Ao contrário dos últimos meses, ele não fez contagem regressiva para o impeachment de Dilma Rousseff, não previu que a presidente renunciaria e nem contou os votos que a oposição já tinha para retirar a presidente do poder.
Assim que abriu o jornal e leu o texto, a mulher de Adelson ficou preocupada e ligou para um hospital. “Achei que ele estivesse com algum problema mental, passando mal ou sob o efeito de alguma droga. Talvez ele seja o único colunista de jornal impresso, hoje, que não falou sobre isso”, disse ela.
Os médicos examinaram o jornalista, que não tinha qualquer problema. De saúde. Ele foi expulso da associação brasileira dos colunistas.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Caixa reforçada

A analista Tamara Teixeira, da Pestana Leilões, me informa que todos os imóveis que um grupo de comunicação, com sede em Porto Alegre, colocou a venda foram negociados. Inclusive a histórica loja de "classificados", na rua Sete de Setembro, no centro de Porto Alegre.
Exceção para a "histórica" sucursal de Brasília, que não teve comprador. Isso que reduziram o preço duas vezes.

--


ISSO VAI ACONTECER HOJE NO PARÁ!!
(QUE TAL A COMUNIDADE ADOLF HITLER?)


Não é brincadeira.
Vai acontecer no CEBN/UFPA - Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade do Pará.
Olha só o tema:

A Coreia do Norte e o pensamento de Kim Il Sung


Acreditem, é sério!
Leiam:

Dia 17/09, quinta-feira, às 16h00, no Centro de Eventos "Benedito Nunes"(CEBN/UFPA), com entrada franca e certificado gratuito de participação para estudantes, palestra com o embaixador da República Popular Democrática da Coreia no Brasil, Kim Chol Hak, e lançamento do livro de memórias do ex-presidente da Coreia, Kim Il Sung, com a presença da tradutora, Rosanita Campos.

Apoio PROINTER-UFPA, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH-UFPA), Faculdade de Ciências Sociais (FACS-IFCH-UFPA), Casa de Estudos Árabes (CEÁRABES), Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB)/Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP-IFCH-UFPA)/Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sabe onde está isso?
No blog COMUNIDADE STALIN.


Vocês sabem quem é essa biba da Coreia, né?
E Joseph Stalin?
Assumiu o posto de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética em 1922 e tornou-se ditador em 1924, após a morte de Lênin. durante muito tempo conseguiu omitir do Ocidente as mortes patrocinadas pela sua ditadura, especialmente devido à decisiva participação soviética para a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial.
Quando morreu, em 1953, descobriu-se que pelo menos 1 milhão de pessoas foram executadas  por "ofensas políticas" e no mínimo outras 9,5 milhões foram deportadas, exiladas ou enviadas para o Arquipélago Gulag, um campos de trabalhos forçados , de onde 5 milhões de pessoas nunca teriam retornado com vida.
Outros estimam que o número de deportados poderia chegar a 28 milhões, incluindo 18 milhões enviadas para os Gulag. Além disso, 14,5 milhões teriam morrido de fome durante o seu regime, sem contar as vítimas do exército vermelho, do qual era o comandante, durante a Segunda Guerra.
Faço uma média: 20 milhões de mortes.
-
Aí uns malucos idolatram esse assassino!!
E idolatram essa biba assassina da Coreia do Norte!!
Pode isso? Pode.
-
Agora, tenta fazer a Comunidade Adolf Hitler.
Bah, o retardado vai em cana!
Mas pode fazer do Staliun, do Mao e de outros facínoras.

--


REFLEXÃO

Do Facebook:

A crise tá tão feia, que agora as mulheres estão voltando a se relacionar por amor. Ninguém mais tem dinheiro...

--


MUNDO MIDIÁTICO - 3

Diretores da ACEG visitam prefeito


A diretoria da ACEG, representada pelo presidente Edgar Vaz e pelos vice- presidentes Júlio Sortica e Rogério Amaral, foi recebida em audiência na segunda passada pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
Na ocasião foram entregues os convites para o coquetel de aniversário e para a homenagem da Câmara Municipal aos 70 anos da entidade, numa proposição do vereador João Bosco Vaz. Além disso, foram explanadas as providências que estão sendo tomadas no sentido de recuperar a associação em sua credibilidade institucional e financeira. Entre elas a auditoria nas contas e quitação de dívidas.
Tais encaminhamentos se faziam necessários, haja vista a Prefeitura ter desistido da parceria com a ACEG para o Centro Aberto de Mídia (CAM), durante a Copa do Mundo 2014, por conta das notícias desabonatórias que envolviam a administração passada.
O prefeito José Fortunati manisfestou irrestrito apoio às iniciativas ora adotadas e prometeu fazer todos os esforços para estar presente nos eventos alusivos aos 70 anos de nossa instituição.
-
GENIAL - Na rádio canhão, o Chile, onde aconteceu o terremoto, é um "país vizinho".
-
GENIAL 2 - No jornal centenário de Porto Alegre:
A Procuradoria da Justiça Desportiva ofereceu denúncia a 12 clubes do Campeonato Brasileiro pela prática do famoso "acordo de cavaleiros". O julgamento será no próximo dia 21 e os denunciados poderão ser multados em até R$ 100 mil por cada infração.  "Acordo de cavaleiros", segundo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), é o veto que um clube faz ao outro quando vende ou empresta um jogador e exige uma cláusula na negociação impedindo o atleta de atuar contra seu ex-time.

--


UBER

A Câmara de Arbitragem da Federasul vai debater o tema “Liberdade e mercado: o caso Uber”, nesta sexta. O assunto será apresentado pelo empresário Fernando Ulrich e pelo escritor Percival Puggina durante o evento que acontece entre 8 e 10 horas no Palácio do Comércio, no Largo Visconde de Cairu, 17, no Centro de Porto Alegre.
Informações pelo (51) 3214-0200 ou eventos@federasul.com.br.

--


DUAS DA MARCIANE FAES

1 - Você erra, escrevendo que espera uma economia pu(n)jante,
porque pungente é a situação de muitos.
-
2 - Se a solubilidade do tetracloreto de titânio parece "coisa de outro mundo", é por que ainda não deu uma "lidinha básica"  na fórmula do seu xampu, que pode ser 'tipo assim", "tá ligado?":
1-Aqua 2-Sodium laureth sulfate 3-Cocamidopropyl betaine 4-  Cocamide DEA
5 – Lauril Glucoside 6 – Parfum (fragrance) 7- Butylphenyl Methylpropional
8- Hexyl Cinamal 9 – PEG-40/PPG-8  10 – Methylaminopropyl
11- Hidropropyl Dimethicone copolymer
12 – Chamomila Recutita (matricaria) extract
13 – Bambusa Vulgaris Extract/ Caesalpina Spinosa Gum
14 – panthenol 15 – laureth- 2  16 – polyquartenium-67
17 – Hidroxypropyl guar hidroxypropyltrimonium chloride
18- Peg – 150 Distearate 19 – Disodium EDTA
20 – Methylcloroisothiazolinone 21 – Methylisothiazolinone 22 – Citric acid
23- Olea Europaea (olive) Fruit Oil 24- PEG 180M

--


SINDICATOS REPUDIAM CONSTRUTORAS

Ao tomar conhecimento dos problemas enfrentados pelos trabalhadores da construção civil de Porto Alegre em relação às práticas predatórias e condições precárias de trabalho, os dirigentes sindicais que participaram da Conferência sobre Migrações realizada em Manágua (Nicarágua) não hesitaram em redigir um Manifesto Internacional de Repúdio às práticas precarizadoras das construtoras CFL e Arquisul no RS.
O encontro foi organizado pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) para discutir e desenvolver um plano de trabalho para a organização dos trabalhadores migrantes e reuniu os principais sindicatos da América Latina e Caribe entre os dias 3 e 5 de setembro.

--


CANOAS: FESTIA VAI ATÉ DOMINGO


Desde o último dia 10, o festival de teatro de Canoas, 5º Festia - Persistência e Pé na Tábua, tem levado grandes atrações a todos os quadrantes da cidade, além de oficinas e debates, sempre com entrada franca. Já passaram pelo festival nomes como o ator e diretor Celso Frateschi, o uruguaio Cesár Troncoso, que trouxe o monólogo "Marx in Soho", e a trupe Los Cirkonautas, do México.
Hoje tem o coletivo Galegos & Frangalhos, às 15 horas, no Centro, com a performance "Anônimos" que tem, como cerne, os jogos de poder, as diferenças de classes sociais e a relação de opressor-oprimido, usando fragmentos de textos de Eduardo Galeano.
Na sexta, a Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói, recebe a montagem de "Guiomar, a Filha da Mãe", do grupo pernambucano Pharkas Serthanejaz. E no sábado, às 16h, a Praça da Juventude volta a receber a programação do Festia com o "Hoje tem Espetáculo", do grupo paulista Rosa dos Ventos. É a primeira montagem do grupo, um trabalho criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. O público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos são os personagens principais da roda.

--


RESTAURADO O PORTÃO DA ALEGRIA

O resultado de um delicado e intenso trabalho de restauro do Pórtico Otaviano Manoel de Oliveira Jr., executado pela equipe do Atelier Alice Prati durante dois meses e meio, será apresentado à comunidade de Guaíba nesta sexta-feira (18/09), às 10h30min, no próprio local. A recuperação do pórtico foi patrocinada pela Celulose Riograndense, como contrapartida às obras de ampliação de sua planta fabril. Estarão presentes no local representantes da Prefeitura de Guaíba, da Celulose Riograndense e do Atelier Alice Prati.
Apelidado carinhosamente pelos guaibenses de Portão da Alegria, o monumento, construído em 1942, havia sofrido uma série de avarias e desgastes ao longo dos anos, especialmente por conta da sua localização: próximo ao Lago Guaíba, em plena via urbana, onde há trânsito intenso de veículos e pedestres. Originalmente, o local era propriedade particular do herói farroupilha Gomes Jardim.
-
A restauradora Alice Prati explica que o trabalho de recuperação deste importante marco histórico envolveu dezenas de técnicos e artistas e foi executado com base em pesquisas históricas, a fim de recuperar as características originais da estrutura. O revestimento externo, composto por reboco e tintas modernas, foi cuidadosamente retirado para reforçar a estrutura do portal. O trabalho de retirada da tinta posta ao longo dos anos sobre o granito bruto das bases da estrutura requereu a utilização até de instrumentos odontológicos, para não comprometer as características originais do pórtico.
A equipe de restauro descobriu, ao longo do trabalho, que o pórtico, originalmente, não era pintado com tintas. “Ao invés de cimento, foi usado pó de tijolo e de quartzo para unir as pedras que o sustentam. Também descobrimos que havia um grande letreiro no alto do pórtico indicando o Balneário Alegria e que nas laterais superiores havia duas luminárias, provavelmente para abrigar velas que eram acesas diariamente”, diz a restauradora.
-
O entorno do pórtico também sofreu intervenções, como ajardinamento, adequação de um antigo ponto de táxi para padrões condizentes com a estética do Portão e a instalação de bancos para contemplação.

--


O ESPAÇO DO ZEQUINHA





ZEQUINHA EMPATA 

Informação do Rogerio Bohlke:

Ontem, São José 1 x 1 Lajeadense. no Passo d´Areia. O jogo da volta é na quarta, em Lajeado.
O Zequinha tem que vencer ou empatar marcando dois gols ou mais, para ir para a decisão, contra Pelotas ou Internacional, que jogam hoje, em Pelotas.
Vale lembrar que  se o Inter passar, o seu adversário, São José ou Lajeadense, já terá vaga garantida na Copa do Brasil 2016, pois para o Inter essa competição não tem valor nesta aspecto, já que o time já tem vaga assegurada.
Outra coisa, o Lajeadense joga com o time B, por que o principal tá disputando a série D do Nacional, e está na segunda fase, e vai jogar com o Central de Caruaru. Por isso, as chances do Zequinha são grandes, mas o empate em casa foi ruim, neste aspecto.

--


PIADINHA


POR QUE OS HOMENS RARAMENTE ESTÃO DEPRIMIDOS?

Não engravidam.
Os mecânicos não mentem pra eles...
Nunca precisam procurar outro posto de gasolina para achar um banheiro limpo.
Rugas são traços de caráter...
Barriga é prosperidade!
Cabelos brancos são charme...
Ninguém fica encarando os peitos deles quando estão falando.
Os sapatos não lhes machucam os pés.
As conversas ao telefone duram apenas 30 segundos.
Para férias de 5 dias, apenas precisam de uma mochila.
Se outro aparecer na mesma festa usando uma roupa igual, não há problema.
Cera quente não chega nem perto.
Ficam assistindo a TV com um amigo, em total silêncio, por muitas horas, sem ter que pensar: "Deve estar cansado de mim."
Se alguém se esquece de convidá-los para alguma festa, ainda assim vai continuar sendo seu amigo.
Sua roupa íntima custa no máximo 20 reais (em pacote de 3).
Três pares de sapatos são mais que suficientes.
São incapazes de perceber que a roupa está amassada.
Seu corte de cabelo pode ser o mesmo durante anos, aliás, décadas.
Meia dúzia de cervejas geladas e um jogo de futebol na televisão são o suficiente para a extrema felicidade.
Os shoppings não fazem falta para eles.
Podem deixar crescer o bigode.
Se um amigo chamá-lo de gordo, careca, bicha velha etc, isso não abala em nada a amizade deles. Aliás, é prova de grande amizade.
Podem comprar os presentes de Natal para 25 pessoas, no dia 24 de dezembro em, no máximo, 25 minutos!
Para um churrasco, precisam de carne, sal grosso, uma faca e uma tábua e, no máximo, uma bermuda para limpar os dedos sujos de gordura.


3 comentários:

  1. Um comentário atrasado sobre a indicação dos 5 patronáveis da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre:

    Não foi a Sra. Cíntia Moscovich que há uns 2 ou 3 anos conseguiu interditar uma creche que atendia dezenas de crianças para poder escrever livros infantis em silêncio? E agora vem de candidata a patronesse do nosso maior evento literário a céu aberto?

    E com todo o respeito, Dilan Camargo, Valesca de Assis e Maria Carpi têm muito mais apelo literário do que a escritora incomodada. E se Santiago fosse escolhido, daria um ar "pop-cult", renovando com isso o estilo do patrono da Feira, e a RBS tendo que engoli-lo...rsrs.

    Aliás, falando em engolir, a RBS sempre emplaca um patronável a cada ano. Assim foi com as risíveis indicações anteriores de Peninha, David Coimbra e Carpinejar.

    Desde já, minha torcida vai para o talentoso amigo Santiago!

    ResponderExcluir
  2. Voltei aqui pra dizer que não acreditei que saiu um "punjante" democracia no discurso da Dilma na ONU (22/04/2016).

    ResponderExcluir