Terça, 29 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA



O Silvio Luiz Belbute é formado em Sociologia, na Ulbra.
Mas não é um caranguejo e muito menos chato.
Vive em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre.
Tranquilo.

Bom dia, Silvio!






NORDESTINO MUITO TRI

Não sou um fã ardoroso da música feita no Norte e Nordeste brasileiro. Menos ainda no que se fez no final do século passado e, especialmente, nestes anos do 21.
Na década de 70 conheci o Fagner e tenho ainda o seu primeiro LP, Manera Fru Fru Manera.
Tem excelentes composições.
As Velas do Mucuripe é uma belíssima canção. A gravação é a original.









mundo midiático

PRESIDENTE JOVEM E TÍMIDO

DEIXA O GRUPO DE COMUNICAÇÃO.
POR MIL ZELOTES!!!


A informação é do jornalista Luiz Cláudio Cunha, que vive em Brasília.
Desde 2012, quando assumiu o supremo posto do grupo de comunicação, o jovem e tímido executivo jamais se sentiu a vontade na função. Por dois motivos: jamais acreditou nos principais produtos do grupo - tanto é que apostou em vinhos, cervejas e cafés - e sua família (esposa e filhos) vive em São Paulo - tanto que nos últimos meses o jovem e tímido permanecia mais tempo na capital paulista do que em Porto Alegre.
-
O jovem, na real, está acuado.
Paúra.
-
Quando outubro chegar... informa o Luiz Cláudio. Sim, daqui a uns dias, o jovem e tímido presidente anuncia a sua saída do grupo.
-
A matéria completa está no site do Jornal Já.
Leia tudo aqui.


--


mundo provinciano

MINHA PACIÊNCIA ESCAFEDEU-SE


No último dia 21 publiquei um texto do jornalista Roberto Andrade, uma cara que cansou dos porto-alegrenses: CIDADES ONDE CARANGUEJOS SÃO APENAS CRUSTÁCEOS. Não leu? Está aqui.
Cansou, mesmo. Não falo com ele, ao vivo, há um bom tempo, mas ontem me disseram que está começando um projeto no Nordeste brasileiro. Por uma boa razão: lá, as coisas andam e os caranguejos são apenas crustáceos. Ninguém, com rasgos de empreendedorismo, consegue sobreviver a "intelligentsia gaudéria", aqueles que se auto-intitulam "intelectuais". Isso, pior do que a "intelligentsia gaudéria" só a "intelectualidade porto-alegrense".
-
Esses sujeitos, que adoram citar pensadores do "primeiro mundo", estão a mil. Conseguiram se unir contra o investimento de 500 milhões de reais, de um grupo privado, no que se chama Cais Mauá. Não são contra a grana, mas querem um projeto que aprovem. Que eles aprovem, entenderam? Não querem shopping, uma torre e muito menos estacionamento. Não dizem o que querem, falam em "sustentabilidade", um "projeto sustentável", nada além disso. Típico de pun... ou melhor onanista. Não existe um projeto alternativa - apenas desenvolvem teses mirabolantes do que NÃO QUEREM.
Gente estranha, não?
-
Esses intelectuais sustentáveis tem um guru.
O caranguejo-mor. O babaquara-chefe.
Respeitadíssimo, porque trabalha na Globo. Ficam aguardando o que escreve, ansiosamente.
Uma das últimas pérolas do mestre espiritual Jorge Furtado é esta:

Quanto mais fico sabendo do querem fazer com o cais do porto de Porto Alegre mais acho a ideia ruim. Ia chamar de "projeto", mas parece que nem projeto há, só há índices construtivos e contas do lucro. 70% da área do tal shopping, na melhor e mais nobre situação geográfica da cidade, é destinado ao estacionamento, 4000 vagas para carros.
Isso dá um dinheirão, imagino, com o preço que anda o estacionamento, mas me parece uma burrice para a cidade e, a longo prazo, também um grande desperdício econômico, ninguém virá a Porto Alegre para ver mais um shopping - há milhares, em qualquer lugar - ou estacionar o carro.
Construir um gigantesco estacionamento no centro - que, na verdade, fica na ponta - é jogar fora a parte mais nobre da cidade e garantir engarrafamentos para sempre. Pior, impossível.
-
Viram que argumentação arguta do guru cineasta?
Notem os trechos grifados!
-
No Facebook os caranguejos seguidores de Jorge Furtado estão a mil. Ao estilo do tempo da disputa Dilma/Aécio. Puro onanismo. Muita bobagem. Desenterraram até o Professor Lutz.
Ontem, depois de brincar com os enfurecidos caranguejos, postei isto:

O PAIZÃO DOS CARANGUEJOS BABAQUARAS?
Agora, os "ambientalistas-intelectuais gaudérios" estão apregoando que José Lutzenberger é o herói deles, tipo "paizão dos ecochatos". Porra, deixem o espírito do Professor em paz. Ele não tem nada a ver com atraso, com babaquice, com conversa de intelectual que mama em tetas oficiais.
Claro que ele foi um dos responsáveis para que a Borregaard parasse de mandar aquele fedor para os porto-alegrenses. Mas, como era um cientista responsável, não se furtou de trabalhar naquele mesmo projeto, em Guaíba.
Assim como tinha um profundo amor ao Brasil, não se arrependeu de ser ministro do Collor. Lembram?
Ele não tinha como meta apenas atrapalhar a vida das cidades e das pessoas, como esta gente que, agora, se reúne contra as obras do Cais Mauá.
Leiam o que o Professor falou sobre o seu período no Ministério de Collor: "O Collor me ofereceu um espaço que eu, em sã consciência, não poderia recusar.... Eu nunca quis ser governo. Eu sabia que ia ser uma coisa horrível para mim, e foi. Como é que eu podia dizer não? Ele me deu um espaço. Eu aproveitei esse espaço durante dois anos. Durante este tempo, inclusive, aconteceu que grande parte do movimento ambiental se virou contra mim - queriam que eu falasse mais com eles, que eu falasse todo dia o que eu estava fazendo; ao contrário, trabalhei principalmente nos bastidores, falando o mínimo possível".
-

Minha amiga Crica, nem aí pros caranguejos.
Aguardando ansiosamente o verão!

Vou te contar, que inveja boa daqueles que conseguem sair de Porto Alegre! Né, Crica?
Ficaria imensamente contente de deixar de conviver com esta gente. Claro que gostaria de viver, novamente, no Rio de Janeiro ou, sonho maior, em Montevidéu. Mas me contento com Oeisis International. Lá,por exemplo, o único rádio que tenho é o do carro. Pela internet? O som do meu note é horroroso e baixo. Ótimo. TV? Só a aberta e prefiro escutar o som do mar. E os pássaros de verdade - lá não existem sabiás.
-
Taí, os "intelectuais porto-alegrenses" são iguaizinhos aos sabiás.
Um canto desafinado e inútil.

--


mundo estranho

Destruíram o "guru", o "Mito Gaudério"!

Como está num comentário do post, "Jorge furtou a verdade em seu pseudo-documentário".
Vale a pena assistir, menos de 15 minutos.
(se a intenção do "cineasta" era realizar uma ficção, não poderia usar o título da obra. Não é isso? Assista)




--


mundo midiático

Sobre a TV Diamante, de Caxias do Sul

Escreve o Franco Malgarizi Chies:

No último dia 18 de setembro, vítima de um infarto fulminante, morreu o jornalista caxiense Inaru Cruz, aos 67 anos. Ele era o responsável nos trabalhos para a implantação da TV Diamante, o segundo canal comercial aberto do interior do estado. Agora, sem a sua liderança, não sei de que forma se dará a continuidade dos trabalhos com a TV caxiense.
Sobre a sua trajetória: Iniciou como profissional na Rádio Princesa, passou pela Rádio Independência e São Francisco. Também foi coordenador da Rádio Fátima, de Vacaria,  Rádio Garibaldi e RBS TV. No final dos anos 80, foi diretor do grupo STC, do qual fazia parte a Rádio Caxias. Além disso, Cruz foi um dos responsáveis pela implantação da Rede Sul de Rádio, da UCS TV, do Centro de Teledifusão Educativa da Universidade de Caxias do Sul, além de ter contribuído para colocar em operação as emissoras FM da UCS em Caxias, Vacaria e Bento Gonçalves.

--


mundo político

É a vida, Musa Comunista




No período que antecedeu a eleição passada, a então deputada federal Manuela Musa Comunista D'Ávila fez de tudo para ter bons candidatos à Câmara federal, já que ela concorreria a deputada estadual.
Ela deixou claro que apostaria em dois candidatos: o vereador João Derly e o estrante André Machado, em ascensão no jornalismo.
No meio do caminho, a MC resolveu apostar suas fichas em Derly e abandonou o jornalista.
Apesar de bem votado, André não conseguiu se eleger.
MC comemorou muito a eleição do ex-judoca.
-
Hoje, João Derly anuncia que deixa o comunismo light do PCdoB. Vai seguir, agora, Marina Silva e sua Rede.
O André?




Ri.

--


mundo político 2

COXINHA

Explica o jornalista Paulo Motta:

Isso é coxinha. Obrigado por me deixar publicar tua foto enquanto saboreavas aquele velho Jack Daniel's, querida empadinha Edilaine!
Hedilaynny, perdoa-me o erro na grafia do teu doce e lindo nome!





--

INTERESSANTE?

Projeto de lei apresentado em julho deste ano pelo deputado federal Silvio Costa, do PSC-PE:
"Todo site ou blog é obrigado a exigir nome e CPF de quem comenta as postagens".
-
Sei não, mas as asneiras e palavrões terminariam. Dos anônimos, claro.

--


VAI LÁ!!

(clica em cima que amplia)




--


PIADINHA





4 comentários:

  1. Previdi, sou um ávido e cotidiano leitor do teu blog, mas os destaques da edição de hoje, sem dúvida, foram as coxas de Dona Edilaine (mais detalhes sobre ela, por favor), e o caranguejão da tua amiga Crica.

    ResponderExcluir
  2. Musa Comunista
    Adorei um comentário postado hoje no Facebook: "Aplicaram um ippon no PCdoB". kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Previdi, concordo com o Brisolara...o destaque de hoje foi a D Edilaine...também gostaria de maiores informações...rs...Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Prezado jornalista

    Fui o Engenheiro Coordenador e Chefe do projeto contra inundações de São Leopoldo, iniciei e praticamente terminei as obras. Em 1996 consegui, mesmo não sendo mais o encarregado do sistema, junto ao MIR, R$ 100.000.000,00 para terminar os diques entre a BR-116 e a estrada RS 240 bem como complementar o sistema.
    Hoje vejo com tristeza o que fazem nestas obras por puro desconhecimento e desleixo.
    Hoje em dia os sistemas de proteção contra inundações se transformaram em armadilhas, que dão falsa idéia de segurança, mas que a qualquer momento pode romper levando pânico e destruição á área protegida muito maior do que se a obra não existisse.

    O caso da ocupação do Cais é um exemplo do que disse anteriormente, pois a Cais Mauá do Brasil SA em seu projeto não respeita as obras de contenção contra inundações, inclusive construindo em cima do muro da Mauá e abrindo 50% mais passagens no mesmo. Fato de total irresponsabilidade em face de desconhecimento de como funciona todo o sistema e principalmente como é estruturado o muro da Mauá.
    Este muro deve ter respeitado no mínimo 7 m para cada lado como área de manutenção (mais sério em emergência) sendo esta uma faixa de domínio da obra.

    Texto em:
    https://drive.google.com/file/d/0B05nKD2dG2p3YUNLTlRwZk9MQTA/view?usp=sharing

    Um abraço

    ResponderExcluir