Quinta, 5 de novembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA



Ela é de São Borja. Mora lá.
Para terem uma ideia de quem é, a Norma Motta é mãe do genial jornalista Paulo Motta.
Precisa dizer algo mais?


Bom dia, Norma!







Semana Elis Regina


E essa? Sugestão da Laís Legg da Silveira Rodrigues.








mundo midiático


SERÁ QUE OS LEITORES DE JORNAL
SÓ QUEREM MODERNIDADE E NÃO LIGAM PARA A QUALIDADE? 







No encontro semanal da Federasul, o "Tá na Mesa", a convidada de ontem foi uma executiva do Grupo de Comunicação. Não me perguntem, poque não sei se é comedora de sucrilhos com nescauzinho ou se é adepta dos cigarrinhos de chocolate com Dolly. Mas é importante no GC.
Pelo que entendi, ela foi comunicar ao empresariado que o principal jornal do grupo não vai terminar. Não tem hora e nem dia para ser sepultado. Pelo contrário, anunciou algumas novidades. Todas relacionadas a modernidade.
Ah, sim, na entrevista coletiva e mesmo na palestra falou de ajustes, que podem estar relacionadas com uma edição conjunta de final de semana.
Para reerguer o jornal vão apostar, a partir de dezembro, em novidades. Uma: o assinante recebe a edição para tablet e tem direito a filmes, vídeos, etc. E vão lançar uma edição noturna - claro, online.
Tudo pago. Não tem molezinha.
Aí eu pergunto: Será que eles acham que vão ganhar dinheiro com isso?
-
O jornal é um grande pepino para o grupo. Só no ano passado deu um prejuízo de quase 12 milhões de reais. Não é mole.
-
Imagino também o sujeito que paga mensalmente a sua assinatura e recebe esta mensagem:

A língua do mundo
RS sobe em ranking de inglês, mas
nível de proficiência ainda é baixo

Que pola é essa meudeusdoceu???
-
Torço sempre a favor dos veículos de comunicação para que os empregos sejam preservados - apesar do grupo de comunicação dispensar "colaboradores" diariamente e as vagas não são repostas.
Dispensam jornalistas diariamente e os estagiários são repórteres, redatores e editores. Não tenho nada contra os estagiários - aliás, trabalhei com vários. Mas estagiário é para aprender e ajudar o profissional.
-
Quero ver as redações de estagiários dando conta de uma edição noturna, por exemplo.
E o Moacir Japiassu não vai ver isso (veja nota lá embaixo, no mundo midiático 3).
-
Pra encerrar: é muito estranho quando uma jornalista diz que jamais trabalhou numa redação. "Já comecei no digital!!".
-
Agora, pra encerrar mesmo: o pessoal do grupo de comunicação está tão digital que ontem, durante a palestra da moça, dois comedores de sucrilhos, importantes, passaram o tempo todo no celular.



--


mundo político





“Eduardo Cunha não tem condições políticas de ficar na presidência da Câmara dos Deputados. Ele usa este cargo que representa todos os 512 parlamentares para se defender das graves acusações de corrupção e lavagem de dinheiro”, declarou o deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) na tribuna nesta quarta.
Fontana é signatário do pedido de cassação de Eduardo Cunha na Comissão de Ética da Câmara, que teve o processo instaurado nesta terça-feira por quebra de decoro parlamentar por não ter declarado à Justiça Eleitoral ter contas bancárias na Suíça atribuídas a ele e a parentes. Em depoimento à CPI da Petrobras, em março, Cunha negou ter qualquer conta no exterior.
“Mesmo nesta condição, ele continua usando o cargo para intimidar, chantagear e negociar em benefício próprio para articular sua defesa”, denunciou.  “Cunha usa técnicas dos que exercem o poder a beira do estilo mafioso, mostrando o poder de mando para amedrontar as pessoas”, constata Fontana. No quinto mandado, o deputado gaúcho estima que Cunha terá o mandato cassado em poucas semanas.
“A mentira acompanha a trajetória política deste cidadão. Ele mente, chantageia, se envolve com corrupção passiva, e a cada semana novas peças do quebra cabeça se encaixam para provar esta conduta que constrange o parlamento e a nação”, registrou o deputado
Fontana confronta o silêncio da oposição frente as robustas evidências de crime de Cunha, levantadas pela Procuradoria-Geral da República com provas das contas confirmadas pelo Ministério Público da Suíça. Em agosto, o presidente da Câmara já foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por receber US$ 5 milhões em propina para facilitar a compara de dois navios-sondas da Samsung Heavy Industries, pela Petrobras, um negócio de US$ 1,2 bilhão.


--


mundo desastrado

Por que não te calas?

Do jornalista Clovis Heberle, do clovisheberle.blogspot.com.br:

Se o teu blog lançar um concurso para escolher a declarações mais desastradas dos secretários do governador Sartori - e dele, também -, quero desde já inscrever a do Secretário da Saúde, para quem  não é necessário que os homens de mais de 45 anos façam os exames preventivos do câncer de próstata.
Eu faço os exames há mais de dez anos, e aconselho a todos que façam o mesmo. O urologista pede exames de sangue que verificam, além dop PSA, glicose, colesterol e tudo o mais que pode detectar alguma alteração, além de uma ecografia do abdômen, para ver como estão o fígado, o estômago, os rins, o pâncreas, a bexiga.
Isto pode salvar a minha vida, sim.
O Secretário perdeu uma bela oportunidade de ficar calado.

--


mundo político

Loucuras porto-alegrenses

Escreve o jornalista Milton F. Jung:

Existem vereadores em Porto Alegre que deveriam ser corridos da nossa cidade a pontapés. O projeto que Marcelo Sgarbossa pretendia aprovar era a proibição da entrada de automóveis e caminhões pequenos no centro da nossa cidade. Tomem nota do nome deste edil do PT. Foi ele o inventor desta estapafurdice. Citou,no seu arrazoado,metrópoles que adotaram tal medida,como por exemplo,Nova Iorque e Lisboa. As duas são bem antigas e não têm semelhança alguma com Porto Alegre. O vereador,felizmente, deu com os burros n'água:levou uma "fumada". A sua ideia foi derrotada por 21 a 7.

--


mundo midiático 2

Aos associados da ARP

Estamos no shortlist do Salão da Propaganda da ARP, mas nós queremos mais. Se você é associado, escolha o SBT RS na categoria Veículo do Ano.
O SBT RS é a emissora de TV que mais inovou e cresceu a sua programação local .
São 7 programas produzidos no Rio Grande do Sul, aliados aos mais variados conteúdos nacionais que compõem a completa grade de programação da emissora feita para sua família, com muita informação e diversão.
Em 2015, marcamos presença e realizamos ações de mercado nos mais importantes e conceituados eventos locais, como Expointer, Festival Mundial de Publicidade, Acampamento Farroupilha e Arena de Verão no Litoral. Ampliamos nosso conteúdo 360º na área do digital. Aprimoramos nossa estrutura, miramos no futuro e estamos ampliando o mercado. E para completar, temos também a indicação de Suzana Leonardis como Atendimento de Veículo do Ano.
Por isso tudo, vote SBT RS para Veículo do Ano. #votesbtrs

EU TÔ NA TORCIDA!!




--


mundo da propaganda

Era assim...





--


mundo midiático 3

Variadas

QUE PENA - O jornalista Moacir Japiassu morreu na manhã de ontem, aos 73 anos, vítima de complicações decorrentes de um AVC sofrido em setembro. Ele morava em Cunha, interior de São Paulo.
Japiassu assinava a coluna "Jornal da ImprenÇa", ultimamente no Comunique-se. O espaço tinha o personagem Janistraquis, onde mostrava erros grotescos na imprensa brasileira.
Contribuí muito com a coluna dele. E claro que a Escolinha era inspirada no "Jornal da Imprença".
-
IMPRESSIONANTE - Tem uma apresentadora do rádio gaúcho que inventou uma risadinha e se nota claramente que ela adora o som. Antes de falar, sempre dá uma risadinha. Argh!!
-
DO ROBERTO JARDIM - Lembra da reportagem que divulgaste sobre a camisa do Corinthians que foi trocada pela vida de cinco chilenos no começo da ditadura do Pinochet, em 1973? Pois, no começo de outubro ela foi reproduzida em um site italiano, com direito da tradução de tradutora juramentada e com todo o conteúdo, inclusive fotos e a HQ (essa não foi traduzida). Dá pra conferir o trabalho do pessoal do MondoFutbol no link que te mando:
http://www.mondofutbol.com/lelastico-di-rivellino-ad-augusto-pinochet/
Ah, pra quem não leu ainda a matéria, aqui vai o link da versão publicada na página do Puntero Izquierdo, revista gaúcha que se dedica a grandes reportagens sobre futebol e outros esportes:
https://medium.com/puntero-izquierdo/o-el%C3%A1stico-de-rivellino-em-augusto-pinochet-70eb0b943c4d
-
NÃO TINHA SE DESPEDIDO? - Pois é, o Gilberto Leal, o especialista em carros e motores do grupo de comunicação, recebeu até homenagem na redação. Aí me contam que ele, desde então, participou do Seminário de Tecnologia Ford, acontecido semana passada, e ontem, em Mendoza, estava no lançamento da Nova Hilux.

--


mundo abandonado

Estradas?

Escreve o Jorge Loeffler, do praiadexangrila.com.br:

Em cinco ou seis semanas já estaremos no período de veraneio e nosso litoral está, em termos de rodovias, entregue à própria sorte.
Aqui em Tramandaí Sul temos um trecho da RS-786 com pouco mais de um quilometro que além de não ter sido duplicado como a necessidade demonstra está entregue à própria sorte desde que o senhor Sartori assumiu o Palácio Piratini.
No final de semana que passou como faço todos os dias enfrentei esse trecho que havia sido alvo de um início de recuperação. Com o feriadão as obras foram suspensas. Passado o feriadão as obras não foram retomadas e havia o dito bom tempo, ou seja, não chovia.
O DAER que já deveria ter sido extinto e a seus servidores oferecido um PDV para assim aliviar as despesas de algo que é improdutivo, continua e vai continuar haja vista que é um ótimo lugar para encostar cabos eleitorais do governo de ocasião nos ditos Cargos em Comissão e assim mantê-los gordos e dispostos à próxima eleição.
No feriadão as TRÊS colônias de férias do DAER aqui no litoral norte estiveram bem frequentadas.
A recuperação do trecho da RS-786, em tese competência do DAER na verdade foi entregue à empresa CC PAVIMENADORA LTDA, sediada na Rua Euclides Gomes de Oliveira, 433 – CACHOEIRINHA/RS – CEP: 94930-600 e cuja inscrição no CNPJ é: 03.840.443/0001-89.
Assim sendo pergunto ao leitor para que mesmo serve esse DAER se não para sustentar cabos eleitorais?


--


mundo dos eventos

Entrevista com o Caudilho

O livro, do advogado Cassiano Fuga Cunha, tem por pano de fundo a vinda ao Rio Grande do Sul do jornalista norte-americano Ambrose Bierce para entrevistar os líderes da Revolução de 1893, a Revolução da Degola. As entrevistas foram publicadas à época no Jornal Tribune de NY e, hoje, estão arquivadas na Biblioteca Pública de Nova York.
Na Revolução Federalista do Rio Grande do Sul, entre 1893 e 1895, foram assassinadas de 12 mil a 15 mil pessoas, ou 1,3% da população da época, de 900 mil pessoas. Para efeito de comparação essa é a mesma proporção de mortos na Guerra Civil da Síria (300 mil mortos, tomando-se por base a população da Síria em 2010, de 22.000.000 de habitantes). Há um detalhe estarrecedor: 2/3 da população do Rio Grande do Sul em 1893 era composto por mulheres (600 mil mulheres e 300 mil homens). Dessa forma, o morticínio atingiu até 5% da população masculina do Estado, em apenas dois anos.
 -
Personagem real, Ambrose Bierce, o Gringo Velho da obra de Carlos Fuentes e do filme com Gregory Peck e Jane Fonda, esteve pelos Pampas para entrevistar os dois líderes políticos da revolta sul-rio-grandense: Gaspar da Silveira Martins (1834-1901) e Júlio Prates de Castilhos (1860-1903). Jornalista ferino, Bierce escreveu obras como The Devil’s Dictionary (O Dicionário do Diabo), no qual elenca máximas imbatíveis da política e dos relacionamentos em geral e segue atual mais de cem anos após sua 1a edição, em 1906, sob o título The Cynic’s Word Book 2. Bierce desapareceu na Revolução Mexicana, em 1913.
 -
Entrevista com o Caudilho recupera passagens importantes da História do Rio Grande do Sul, como a Colonização do Pampa pelos Guanches originários das Ilhas Canárias (que deram origem aos Gauchos/Gaúchos), os Lanceiros Negros e as Missões Jesuíticas. A história narra a viagem do Jornalista Cowboy e do Piquete de Gaúchos comandado pelo Capitão Vidoca Cunha, outro personagem real, que na narrativa foi enviado para escoltar o Gringo Velho da Fronteira do Uruguai até Porto Alegre. Durante a viagem, em meio aos combates da Revolução de 1893, é traçado um paralelo entre as Missões Jesuítas da América do Sul e as Missões da América do Norte, especialmente as da Califórnia. A obra examina as semelhanças e principalmente as diferenças entre o Gaúcho e o Cowboy, o primeiro submetido ao regime semifeudal das sesmarias portuguesas e o segundo representando a encarnação do capitalismo norte-americano.
Com texto agradável e leve, o livro está dividido em capítulos curtos ligados pelo fio condutor da História e da imaginação do autor, como os interessantes diálogos das entrevistas entre os personagens reais: o jornalista norte-americano e os caudilhos gaúchos. Editado pela Martins Livreiro, Entrevista com o Caudilho – Um cowboy no Pampa traz também documentos históricos ao longo de suas 116 páginas. A sessão de autógrafos na Feira do Livro, onde está sendo lançado, está marcada para o dia 05 de novembro, às 19h, na Praça dos Autógrafos.

O que: lançamento Entrevista com o Caudilho – Um cowboy no Pampa, do advogado Cassiano Fuga Cunha
Quando: Hoje, 5 de novembro
Horário: 19 horas
Onde: Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre


--


mundo das piadinhas






12 comentários:

  1. Sim, o Gilberto se despediu da Zero Hora impressa, mas continua com um blog no ClicRBS, que também é reproduzido pelo site da ZH.

    ResponderExcluir
  2. Buenas. A estultice de proibir autos no Centro, atual Historic District, vindo de quem veio não surpreende. Bicicleta iria poder, certo? Outra: ainda tem quem insista em ir para o nosso Litoral? Eles só trabalham no Verão, aí, o pessoal chega e eles resolver fazer algo, de cortar a grama a ... Terceira: a passagem do Ambrose Bierce pelo RS também foi contada em livro, já, pelo Décio Freitas. Não lembro a editora. Enquanto isso, no mundo real, "aluga-se" loja comercial é o empreendimento que mais cresce e marca o corolário da era Dílmula.

    ResponderExcluir
  3. Esse vereador sobre o qual fala o Clóvis Heberle é um oportunista e safado. Ele liderou as badernas de um bando de ciclistas que infernizavam a vida de motoristas sempre na última sexta-feira de cada mês aí em Porto Alegre. Lembram. Esse sujeito conseguiu criar mártires quando um pai de família com seu filho no carro sentindo-se ameaçado pelo bando de safados abriu caminho entre eles com o seu carro. Ao que sei ainda está preso e o MP o quer na cadeia por muito tempo. Esse sujeito elegeu-se vereador e disse certa feita ter sido estagiário no MP onde sei há alguém com o mesmo sobrenome. Esse picareta é vereador e ano vindouro por certo irá buscar manter o emprego na Câmara Municipal e para isto certamente irá com o bando que o elegeu buscar mais um bode expiatório como o bancário que acima referi e ainda preso ao que sei. Prisão absurda, mas de agrado do MP que hoje se imagina um Poder de estado quando não é. Mesmo assim colocam as unhas de fora todos os dias. Muitas coisas que deveriam fiscalizar não fazem. Penso que assim procedem, pois interessante é somente aquilo que origina generosos espaços nos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  4. Ouvindo hoje o "Timeline" da Gaúcha, testemunhei um show de desinformação sem precedentes. Instado pelo Potter a traçar um perfil do José Maria Marin, o David Coimbra (de quem aprecio o texto) disse barbaridades: que ele teria sido omisso, enquanto governador de São Paulo, com relação à prisão do Rubens Paiva, que, em razão disso, teria sido torturado e morto na prisão com o corpo possivelmente tendo sido atirado na Baía da Guanabara!!!!!!
    Não espero que o bobo alegre do Potter, nem a "adolescente" que apresenta o programa com eles saiba história, mas o David, que, inclusive, até já se meteu a contar em livro a "História do Mundo"?!?!
    Na verdade, foi um discurso do Marin na AL de São Paulo que motivou a prisão e posteriormente a tortura e morte do Vladimir Herzog em 1975, e não do Rubens Paiva, que foi preso e "desaparecido" em 71. O Marin era Vice-Governador em 1978 e assumiu o governo em 1978 em razão da desincompatibilização do Maluf para concorrer à Câmara Federal.
    Como, atualmente, na Gaúcha, quem dá as informações são os ouvintes e eu desliguei o rádio, não sei se alguém posteriormente mandou um WhatsApp corrigindo a (des)informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que o que vem do senhor Coimbra a mim não surpreende. Faz já um bom tempo que li em blog de uma jornalista do Vale do Taquari texto do senhor Coimbra em que ele afirmou ser Apolítico, assim como grafo. Tal afirmação me irritou, pois fruto de burrice. O propósito dele por certo era afirmar não ter filiação partidária. É impossível ser apolítico, pelo menos assim diz a antropologia, ciência que estuda nossa espécie que afirma que somos nidícolas, gregários e políticos. Dessa forma esse senhor sem saber estava dando por extinta a antropologia como ciência. Como levar a sério alguém que escreve tamanha besteira?

      Excluir
  5. Que tal essa do Diário Gaúcho?
    http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2015/11/ex-namorado-de-dancarina-assassinada-confessa-crime-fiquei-com-ela-morta-dois-dias-4895017.html

    Por favor, "feminicídio"...

    ResponderExcluir
  6. Interessante a fala do Clóvis Heberle condenando o Secretário Gabbardo. Talvez o jornalista tenha informações que a comunidade científica desconheça, pois a Europa, Canadá e EUA não recomendam o rastreamento do câncer de próstata. Aliás, o próprio Ministério da Saúde reconheceu que o Secretário Gabbardo está correto e também atualizou suas diretrizes e não recomendam o exame de toque renal e o PSA para homens assintomáticos. Se o jornalista conseguir informações que façam todos esses países alterar suas posições, perfeito. Mas se ele não tem esse tipo de informação, então acredito que ele deveria ler o título do texto dele e se calar. http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50308-saude-do-homem-prevencao-e-fundamental-para-uma-vida-saudavel

    ResponderExcluir
  7. Esse Secretário de Saúde é o retrato do Governo Sartori. Está certo o Heberle sim. Ontem postei sobre o assunto o que segue;

    http://praiadexangrila.com.br/a-utilidade-do-dedo/

    ResponderExcluir
  8. Acho que o Heberle e outros aqui não captaram a mensagem do Secretário de Saúde do RS. Gabbardo estava comentando da desnecessidade de "exames diários de próstata", realizados em enorme quantidade no Estado.....

    ResponderExcluir
  9. Caro Copetti, longe de mim a ideia de pretender “exames diários” de próstata salvo se pudermos fazer com muito prazer no CUnha. Hahaha...

    ResponderExcluir
  10. Alberto Tomasi: a única coisa que retifico no meu comentário é um erro de concordância: o correto é "as declarações". A opinião é minha, com nome e sobrenome. Quanto a você, tenho dúvidas, já que és funcionário do gabinete do secretário, e podes estar apenas defendendo o teu emprego.
    Sabe, Alberto, vários de meus amigos e conhecidos não faz\em os exames preventivos por falta de grana para pagar ou um convênio que cubra os custos. Como a tua função no gabinete do secretário é de Ouvidor do SUS, sugiro que te empenhes em que estas pessoas possam fazê-los gratuitamente.

    ResponderExcluir
  11. Alberto Tomasi: diga para o seu chefe (e para e o chefe dele) pagar o que deve. Depois ele pode deitar a cagar regra sobre o que quer que seja. Grato.

    ResponderExcluir