Sexta, 29 de janeiro de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES DE ANÔNIMOS!!



Nada parecido
com esta lenda


O livro está a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.

Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.

Quem tiver pressa, posso mandar por Sedex, mas aí tem um custo extra de absurdos 25 reais para a EBCT. APENAS PARA O RS - DEMAIS ESTADOS É OUTRO VALOR.

Ah, sim, o livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU

BANRISUL

AGÊNCIA 0834

CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59




especial

Nesta sexta, uma cesta 
de 
Fernando Mendes! 


Uma música,
apenas uma música


VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER


Não vejo mais você faz tanto tempo

Que vontade que eu sinto

De olhar em seus olhos ganhar seus abraços

E verdade eu não minto


E nesse desespero em que me vejo

Já cheguei a tal ponto

De me trocar diversas vezes por você

Só pra vê se te encontro


Você bem que podia perdoar

E só mais uma vez me aceitar

Prometo agora vou fazer por onde

Nunca mais perde-la


Agora que faço eu da vida sem você

Você não me ensinou a te esquecer

Você só me ensinou a te querer

E te querendo eu vou tentando te encontrar

Vou me perdendo

Buscando em outros braços seus abraços

Perdido no vazio de outros passos

Do abismo em que você se retirou

E me atirou e me deixou aqui sozinho


Agora que faço eu da vida sem você

Você não me ensinou a te esquecer

Você só me ensinou a te querer

E te querendo eu vou tentando me encontrar




Fernando Mendes (Luiz Fernando Mendes Ferreira nasceu em Conselheiro Pena, Minas Gerais, em 7 de maio de 1952. Destacou-se durante a década de 1970 com a música Cadeira de Rodas, no disco que vendeu mais de um milhão de cópias. É autor também de Você Não Me Ensinou a Te Esquecer.

Sua família era pobre, e desde a infância demonstrava o anseio pela carreira musical. Aos 15 anos ganhou de presente de aniversário do pai, um violão, e aos 17, formou, junto de alguns amigos, o conjunto Blue Boys, se apresentando em bailes e festas na cidade.

Através de um amigo, se transferiu para o Rio de Janeiro, e conseguiu um emprego como crooner na Boate Plaza, onde se apresentava interpretando canções de diversos artistas. Nesta boate, Fernando conheceu o chefe de promoção da gravadora Copacabana, que lhe apresentou a Miguel Plopschi, integrante da banda The Fevers, e na época um divulgador da gravadora Odeon, de imediato, o contratou após um teste.

A carreira de Fernando Mendes começou concomitantemente à de José Augusto, com quem compôs e gravou algumas canções. Em agosto de 1972, com a ajuda de Miguel, Fernando fez um teste na gravadora EMI-Odeon. A canção "A Desconhecida", composta em parceria com Fernando Augusto ("Banana"), chegou às paradas de todo o país, e 400 mil compactos e 60 mil discos foram vendidos. A canção teve 14 gravações, mas apenas a de Fernando e a de Ed Carlos foram tocadas. Ela foi regravada anos depois pelo MC Mister Mu, no início da década de 1990, e pelo cantor Leonardo em 2004, sendo uma das mais tocadas da época, tornando o cantor conhecido em todo o Brasil. A música "Recordações", também presente no primeiro disco, foi o segundo sucesso de sua carreira.

Em 1974, uma de suas músicas, "Meu Pequeno Amigo", foi censurada pelo governo militar da época. Ela fazia referência ao caso Carlinhos, sequestro de grande repercussão na época e não elucidado até hoje. No entanto, ele começou a fazer excursões pelo Brasil numa média de 10 a 15 cidades por mês. Transformado numa espécie de ídolo das massas populares o artista teve seu segundo LP lançado no final de 1974 voltando a repetir o feito dos anteriores com a música Ontem, Hoje, Amanhã.

Fernando chegou ao auge de sua carreira em 1975 quando seu terceiro LP apresentou a faixa Cadeira de Rodas tendo alcançado a vendagem de mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios, inclusive o disco de ouro.

O ano de 1976 trouxe mais dois sucessos à carreira do cantor: A Menina da Calçada e Sorte Tem Quem Acredita Nela, que teve os arranjos de Hugo Bellard e foi tema da novela Duas Vidas exibida pela Rede Globo.

Entre os prêmios que ganhou, está um disco de ouro e o "Prêmio Villa Lobos" de disco mais vendido de 1978 com a música Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, canção que também contou com o arranjo de Hugo Bellard.

As canções de Fernando Mendes continuaram desde então a ser lançadas em versões mais atuais. Em 1999 Fernando reuniu seus maiores sucessos em um único CD ao vivo. E para 2007, o músico trouxe uma novidade aos fãs de todo Brasil, um DVD ao vivo que contou com a participação de cantores consagrados pela MPB.

A "volta" de Fernando Mendes ao cenário musical se deu com a regravação de Você não Me Ensinou a Te Esquecer, por Caetano Veloso para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro. A regravação rendeu uma redescoberta do compositor e cantor, que teve uma coletânea lançada pela Som Livre. A mesma música foi regravada também por Bruno e Marrone, Chrystian & Ralf e outros. Devido ao grande sucesso a canção romântica recebeu prêmios da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e o "Prêmio Villa Lobos" como o disco mais vendido. A canção também foi indicada ao Grammy Latino 2004.

Discografia


1973: Fernando Mendes

1974: Fernando Mendes

1975: Fernando Mendes

1976: Fernando Mendes

1977: Fernando Mendes

1978: Fernando Mendes

1979: Fernando Mendes

1980: Fernando Mendes

1981: Fernando Mendes

1982: Feitiço

1983: Fernando Mendes

1984: Loucura Passional

1985: Tema Para Um Adeus

1986: Fernando Mendes

1988: Fogo de Amor

1989: Fernando Mendes

1991: Fernando Mendes

1993: Fernando Mendes

1994: Fernando Mendes

1996: Fernando Mendes

2003: Ao Vivo

2015: Fernando Mendes

2018: Fernando Mendes


ENTREVISTA



A MÚSICA



OUTRAS VERSÕES











3 comentários:

  1. O preconceito da época taxava este e outros artistas de brega ou marca diabo. Eu sempre dancei e sonhei na minha adolescência ouvindo Fernando Mendes, Amado Batista, Peninha, José Augusto, Ovelha, Benito de Paula, entre outros e isto não impedia de eu gostar de Geraldo Vandré, Milton Nascimento, Tom Jobim, Paulinho da Viola, MPB 4, etc.
    Hoje tem coisa pior, mas há quem goste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando Tom Jobim, esse sim de categoria superior, os demais são praticamente da mesma turma (claro, os fãs discordarão).

      Excluir
  2. Esse, eu o conheci (vi, melhor) pessoalmente. Eu estava em SP, trabalhando, e fui, à noite, assistir a uma peça de Teatro, sucesso da época, não me recordo o nome. Sentado, aguardando o início, de repente parte da platéia nota a entrada de alguém, um artista talvez, viro a cabeça e quem vejo, uma vassoura invertida! Era o nosso Fernando Mendes. Mesmo de família humilde, pouco estudo, ele procurava sempre se informar, inserir-se no meio mais culto. E deu ressultado, 'Você não me ensinou a te esquecer' é antológica, letra e música!

    ResponderExcluir