Segunda, 22 de fevereiro de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES DE ANÔNIMOS!!



O MAIOR


O livro está a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.

Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.

Quem tiver pressa, posso mandar por Sedex, mas aí tem um custo extra de absurdos 25 reais para a EBCT. APENAS PARA O RS - DEMAIS ESTADOS É OUTRO VALOR.

Ah, sim, o livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU

BANRISUL

AGÊNCIA 0834

CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59











GEORGE ORWELL,
1984 E OS TEMPOS ATUAIS


Texto de João Paulo da Fontoura.

Orwell está mais vivo que nunca.

O escritor inglês George Orwell, ou Eric Arthur Blair, real nome, nasceu na Índia em 1903, onde seus pais eram altos funcionários do império Britânico. Jornalista de profissão, sempre foi um socialista de carteirinha daqueles atávicos a ponto de lançar-se na loucura de combater os falangistas na Guerra civil espanhola. Se à época o mito Guevara já existisse, certamente usaria camisas e bonés com sua estampa bem viva. Mas, como dizem, todo jovem é libertário, gauche na vida, e, à medida que a idade da razão lhe sobrevém, esse ímpeto arrefece. Orwell, jornalista bem informado, viu tudo que se passava nos entremuros da União Soviética, dos seus ídolos Lenin e Stalin, fuzilamentos de inimigos do estado, acordos com a Alemanha nazista e outros que tais; não gostou. E deu tempo para arrepender-se. Dos vários livros que escreveu, dois são a prova dessa mudança ideológica: A Revolução do Bichos(1945) e o antológico 1984, escrito em 1948 e lançado no ano seguinte. Ambos são livros acrementes críticos à prática socialista e às perversões que o centralismo econômico e político os (inevitavelmente) conduz.  Minha opinião sobre 1984: literatura política também pode ser uma forma de arte sublimada, e não somente um romance chato de ser lido. 1984 é tudo isso e muito mais, é um alerta aos vindouros, um ‘cuidem-se dos falsos profetas!’. Orwell morreu em 1950, sem curtir o sucesso internacional que sua obra alcançou.

E por que estão, autor e obra, mais vivo que nunca?

É que ‘vazou’ que uma assessora do Trump andou indicando ao chefe de imprensa do governo que ‘relativizasse’ uma informação sobre um tema controverso e importante a ser transmitido à nação. Foi o mote para que a mídia local, crítica ao Trump, fizesse alusão ao ‘duplipensar’ um termo da novilíngua, como muito outros, presente no romance. Com a celeuma, o livro tornou ao topo dos mais vendidos nos Estados Unidos.

A História passa-se em Londres, pertencente à Oceania, num futuro distópico (distopia é um lugar ou em estado antiutópico, sendo que utopia vem do romance de Thomas More, que descreve uma república governada pela razão e ética) no ano de 1984. O mundo está dividido em três grandes blocos totalitários governados por tiranos e que vivem em permanente estado de guerra. Nessa Londres do Big Brother, vivem os dois personagens centrais do romance, o inquisitor O’Brien, figurão do partido, e o inditoso Wilson, burocrata do sistema que teima pensar por si e que acaba preso, torturado, dominado, morto.

Câmeras (telescrem) nas ruas e dentro das casas perscrutam tudo. Igual à URSS de Stalin (a estampa do BB é cópia do ditador Stalin com seu bigodão), quem, por moto próprio ou descuido, divergir um milímetro da ortodoxia partidária é sumariamente pulverizado (pogroms, fuzilamentos, enforcamentos públicos). Uma nova língua (novilíngua) passa a ser erigida; Guerra é Paz / Liberdade é Escravidão / e Ignorância é Força são os três grandes lemas do partidão. O povo é dividido em 85% de proles (uns ‘nadas’) e 15% da elite do partido, no topo da pirâmide, ele, o Grande Irmão.

O inimigo mor do regime é o ex revolucionário proscrito, o judeu Goldstein, um alter ego do Trotsky. Outro mote do romance, interessante e perigoso, é: ‘Quem domina o passado, domina o presente, quem domina o presente domina o passado’.

Finalizando, vamos pensar: o que é o mundo em que vivemos hoje, dos Facebooks, Instagrans e mais um mar de aplicativos que tudo sabem e a tudo vigiam. Já há dispositivos em satélites com grau de precisão tal que pode escanear um rosto, saber quem é a pessoa, e inclusive verificar se a sua temperatura corporal está em 36 graus. Daqui a pouco, valha-me Deus, uma pinça robô pega o sujeito, infectado por um vírus mortal, e o joga para o descarte.

Vocês estão assustados? Eu, mais ainda!  Como a vida imita a arte, não seremos um BBB global logo, logo? 


-


OS REIS DO TOCO - Não sou nenhum paladino. Portanto, larguei de mão os toqueiros radiofônicos do pix. Que sejam felizes. 
Se eles acham que estão fazendo jornalismo, tudo bem. Estão mesmo num grupo de comunicação medíocre.
Pra encerrar, olhem o que recebi no final de semana:

Além do que já escreveu sobre a Rádio:

1- os tocos seguem sendo feitos com mais frequência no momento que sai do FM e vai para o aplicativo (voz do Brasil no FM).

2- Houve surto de covid entre os integrantes da rádio no ano passado e nada foi feito.

3- Sindicato já visitou a rádio em 2020 por causa de problemas internos.

...

Recebo de um leitor:

(clica em cima que amplia)





-


SÓ UMA INFORMAÇÃO - Dudu Milk recebeu 2 bilhões de reais do governo federal para o combate ao bicho chinês.
...
O que faz o Tribunal de Contas do Estado, ainda não começou o ano?


-


RUY IRIGARAY VAI ABRIR OS TRABALHOS - A composição da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa será definida na próxima sessão plenária, amanhã, às 14 horas, em formato híbrido. A votação foi antecipada em uma semana após o presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), solicitar aos líderes das bancadas a inclusão de um Requerimento Diverso (RDI) com a indicação dos membros titulares e suplentes da Comissão. O pedido de antecipação teve aprovação unânime dos líderes. 

Após a votação em plenário, a Comissão estará habilitada a iniciar suas atividades. A escolha do presidente, vice-presidente e corregedor do grupo deverá ocorrer em reunião deliberativa. A mesma deve ser convocada pelo atual presidente ou por um dos membros titulares e respeitar o prazo de 48 horas após a publicação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. 
...
A Comissão de Ética tem a função de zelar pela observância dos preceitos éticos da atividade parlamentar e pela imagem do Poder Legislativo. É acionada quando existe uma demanda específica. 

Foram indicados para integrar a Comissão de Ética no biênio 2021-2023 os deputados Edegar Pretto (PT), Fernando Marroni (PT), Tiago Simon (MDB), Beto Fantinel (MDB), Sérgio Turra (PP), Aloísio Classmann (PTB), Capitão Macedo (PSL), Juliana Brizola (PDT), Mateus Wesp (PSDB), Dalciso Oliveira (PSB), Fran Somensi (REPUBLICANOS) e Fábio Ostermann (NOVO).


-


SOM DA BAND -
Novidade para os ouvintes das Rádios do Grupo Bandeirantes. Rádio Bandeirantes e BandNews FM estão com novos transmissores HARRIS HPX 40. As torres das emissoras também foram reforçadas e nossas antenas estão a 70 metros (Rádio Bandeirantes) e 50 metros (BandNews FM).

“Estamos cumprindo um objetivo que tínhamos de qualificar o som das nossas Rádios e ampliar nossa cobertura justamente num momento importante de prestação de serviços sobre a vacinação e quando a dupla Gre-Nal tem possibilidades de títulos de grande expressão.”, afirma Leonardo Meneghetti, Diretor-Geral da Band RS. 

Agora os ouvintes da BandNews FM (99,3) vão poder acompanhar, com ainda mais qualidade, a programação nacional da emissora e os espaços locais pelas manhãs, de segunda a sexta, com Diego Casagrande e Gilberto Echauri, e às tardes com a turma do Happy Hour: Lúcia Mattos, Ana Cássia Hennrich e Vicente Medeiros.

Na Rádio Bandeirantes (FM 94,9 e AM 640) além da programação esportiva, com toda a equipe de esportes da Band, destaque para as jornadas esportivas e o Apito Final (seg a sex, das 12h às 14h), o jornalismo 24 horas que é marca da RB. “Estamos ao lado do nosso ouvinte trazendo uma cobertura dos principais fatos do dia com a credibilidade do Grupo Bandeirantes”, termina Meneghetti. Além do som dos novos transmissores também é possível acompanhar a programação no aplicativo Band Rádios.


-

DA COLUNA DO CACAU MENEZES(SC) - Principal narrador de futebol do RS luta para recuperar a voz depois da Covid-19.

A batalha do narrador Pedro Ernesto para recuperar o seu principal instrumento de trabalho.


-



-


BAITA TÍTULO



-


GUSTAVO PREVIDI CAPRICHOU:
OEISIS




-


O ÓBVIO -
IPA fechou a faculdade de Jornalismo. É a primeira. É um curso que não se sustenta mais. Uma profissão que não é regulamentada não atrai alunos. 


-




-


TE METE!!  - O galã Felipe Vieira ancorando o Canal Livre!!



-

DO SANDRO KLUGE - Do “Portal de Notícias do Mundo... paralelo”:

 

A pergunta é: Erro grave porque os $ que ela gerava, tu não vai ganha mais, ô bunitão? Pois amor, amor, amor...


-



GRAMAS COMESTÍVEIS PARA CÃES E GATOS - Digestivas e ótimas para desmanchar a bola de pelos. Entrega grátis para Porto Alegre no pedido mínimo de 03 ou mais! Uma por R$ 12,00, três por R$ 30,00. Contatos com Rafael Breda - 51 984452000



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


Faça sua encomenda até à meia-noite de quarta-feira, ou um dia antes, e receba na sua casa nossos deliciosos pratos, quitutes ou doces, na quinta, sexta ou sábado, das 11h às 18h. Entregamos em todos os bairros de Porto Alegre.

CARDÁPIO

PRATOS QUENTES

Bife à Francesa à milanesa assado no forno coberto com molho de cebola, tomate, pimentão, ervilhas, presunto magro, queijo mussarela gratinado e batata palha, acompanha arroz branco: R$ 70,00 (porção p/ 2 pessoas).

Filé de Peixe grelhado com molho de alcaparras, cebola e tomate, acompanha batatas no vapor: R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

Espinhaço de Ovelha Mexido, acompanha arroz branco: R$ 65,00 (porção p/ 2 pessoas).

Língua Bovina ao molho com ervilhas, acompanha arroz branco: R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

Carreteiro de Charque, acompanha Feijão mexido: R$ 60,00 (porção p/ 2 pessoas).

Galinha Caipira com Arroz: R$ 40,00 (porção p/ 2 pessoas).

Ensopado de Carne com Mandioca "Vaca Atolada": R$ 50,00 (porção p/ 2 pessoas).

*Taxa de Entrega: R$ 10,00


DOCES/SOBREMESAS

Sagu (porção individual): R$ 5,00

Arroz Doce (porção individual): R$ 5,00

Ambrosia (porção individual): R$ 7,00

Moranga Caramelada (porção p/ 2 pessoas): R$ 7,00


TORTAS FRIAS

Frango (18 fatias): R$ 80,00

Legumes (18 fatias): R$ 80,00


QUICHES 

Espinafre (6 fatias): R$ 40,00

Brócolis (6 fatias): R$ 40,00

Calabresa (6 fatias): R$ 40,00

Frango com Alho Poró (6 fatias): R$ 40,00


PASTELÃO 

Frango com requeijão e azeitonas (6 fatias): R$ 60,00

Fone/Whatsapp: (51) 99913.8545




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X 


VERÃO!!




XXXXXXXXX





XXXXXXXXXX


INTERVALO

27 de abril de 1976 o dia em que Porto Alegre parou. Muitos que circulam no centro de Porto Alegre diariamente nem imaginam que ali aconteceu uma das maiores tragédias de nossa cidade. Quarenta e uma pessoas perderam a vida no incêndio nas lojas Renner. (Alessandro Sander)


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X

OS ALFAJORES
DA ROCHELLE!!






Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

Os Alfajores são uma ótima maneira de presentear quem você ama e para chocólatras!
  
      Chama  no Watts e faz teu pedido
Combinamos entrega ❤️ 51 9996-3361 ❤





-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X



PIADINHA



7 comentários:

  1. Previdi. Se puder divulgar ficaria muito agradecido.
    O som da TV band pela Claro-NET é muiiiiiiiito baixo. Tenho que colocar no volume acima do 60, além de aumentar no controle também da Net para ouvir com uma certa normalidade.

    Abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Sobre a imagem relativa aos jegues do zoológico, percebe-se que o Jegue do Zoológico tem melhor domínio da escrita no idioma pátrio do que a jornalista.
    KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que, convenhamos, não é grande mérito, dadas as limitações da jornalista.

      Excluir
  3. Tribunal de Contas do Estado está faceiro, talvez tenha até sobrado algum para eles...

    ResponderExcluir
  4. Como não escuto a rádio líder vi pelas redes sociais que a apresentadora que babava ovo do ministro ficou gaguejando ao sentir a fúria do excelentíssimo pois este não gostou das perguntas que foram feitas a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sabujo sempre acha que faz parte da patota.

      Excluir
  5. Concordo com os jegues da Rosane.

    ResponderExcluir