Sexta, 20 de maio de 2022

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.

...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA
(ainda mais agora, cheio de pepinos!!)





Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.



MUITO OBRIGADO,
MAS EU ESTOU MEIO...

Acreditem, estou com menos cabelo.
A falta de ferro no organismo faz
cair o cabelo. Mas não estou preocupado.

"Muito obrigado", a quem viu ou se lembrou que estou de aniversário hoje. 20 de maio, nascido em 1954. Meia.oito  bem vividos, podem ter certeza. Ampla maioria de dias felizes, mesmo em momentos adversos.

Ia procurar umas fotos minhas, para mostrar todas as etapas cumpridas. Mas não tive saco, porque aí eu sinto saudade das pessoas que não estão mais por aí. Meu pai, meu irmão, minha mãe, minhas avós, vários tios e tias, primos queridos... Uma infinidade de pessoas que me deixaram.

Minha mãe era uma mulher
excepcional. 

Quando me dá essa saudade, eu lembro de quando morreu a minha mãe. Eu quase entrei em parafuso - ou melhor, entrei. Mas consegui sair, sozinho. Foi até simples. Quando pensava que não tinha mais a mãe, eu imaginava o meu segundo filho nascendo. Ela se foi em novembro e o Gustavo nasceu em fevereiro. A minha loucura não durou mais de três meses.

Mas estes momentos tristes foram raros. Ainda bem.

De um lado o amigão Fernando Albrecht.
Do outro o nosso prefeito Sebastião Melo.
E eu me metendo na conversa dos dois.

É interessante. Passei por momentos realmente dramáticos e jamais perdi o bom-humor, em que pese eu ter momentos de tolerância zero. Um desses momentos foi quando tinha 19 anos e capotei o meu carro na friuei. Não fui pro saco por milagre. Fiquei quase seis meses de molho, mas a minha recuperação foi excelente.

Mais de 30 anos depois, uma bactéria se instalou num dedo do pé. O risco? O bicho se espalhar pelo organismo e eu dançar. Do momento que entrei na Emergência do Hospital Santa Clara até a cirurgia foi uma eternidade. Mas sobrevivi. Dando risada.

Com três prefeitos de Porto Alegre -
Fortunati, Villela e Fogaça

Iniciei este 2022 mal das pernas, literalmente. Sempre com um cansaço para caminhar, sem vontade de nada. Até que fui novamente para a Emergência do HSC e descobriram um monte de merdas. Poderia ter ido para o saco, mas milagrosamente sobrevivi. Tive até covid. HAHAHAHAHA!!

Hoje estou começando novamente a viver. Tomando uns 9 comprimidos por dia, um trumbico no pescoço para a hemodiálise e... só!!!

Só pelo fato de estar vivendo está ótimo. 

Mas estou lento.

Imagina, ainda no final do ano passado inventei mais um livro infantil,  que está pronto nesta vasta cabeça. E um outro, para marcar os 250 anos de Porto Alegre - uma reunião improvável de dezenas de personalidades da cidade. De todos os matizes.

Um momento de tolerância zero.
Com meu pai e o primo João Carlos

Não consigo dar sequência. Ainda. Mas não deixei de ser persistente. A qualquer hora sai um e depois o outro.

De qualquer forma, consigo manter as minhas atividades diárias, mesmo que faça visitas frequentes a maravilhosa Santa Casa. A maioria dos taxistas que chamo já sabem - "no Santa Clara, da Annes Dias".

Como já estamos no quinto mês do ano, vou processando os pepinos. Cheguei a conclusão, ao contrário da maioria das pessoas, que a hemodiálise é vida. Aquela máquina querida te faz viver mais. Duvida? Tem que ir lá no Santa Clara, terceiro andar, e conhecer a dona Sônia. Fará em breve 90 anos. E vários de 70, 80, 90 anos, felizes por estarem vivos e, em muitos casos, aguardando um transplante. Detalhe: muitos lá não conseguem fazer xixi. Calma,  eu faço.

Um grande líder, para sempre

O chato é a tal da anemia. E não adianta os tratamentos caseiros. O único "remédio" é uma injeção caríssima - bota caríssima nisso - que deve ser aplicada 12 vezes por mês, num mínimo de 3 meses. O Estado dá estas injeções e a Secretaria da Saúde te põe a prova com uma burocracia mais do que irritante.

O que a anemia me causa? Repito por ser muito chato, um cansaço extremo, diferente do cansaço "normal". As pernas ficam sem força, o corpo dói. Atravessar uma rua é um problema (imagina eu com problemas para caminhar. Sempre fui um dromedário, gostava de caminhar).

Sou fã do governador Collares!!

Agora, digo com todas as letras: continuo feliz, muito feliz mesmo com todas essas broncas. Não são broncas, na verdade, só tenho que me acostumar com essa vida, "nova".

Por exemplo, não estou nem aí que o meu cabelo esteja caindo. A foto lá de cima é uma "fraude". Não tenho mais tudo aquilo. A barba está igual.

Fora isso, estou meio recluso. Vou na terça no lançamento do livro do Paulo Motta no Chalé da Praça XV. E um que outro evento. Hoje estou na praia, na extraordinária Oeisis.

Drama neste ano foi mesmo a morte da nossa Gabriela. Ficou 9 anos em nossa casa. Estava sempre conosco, uma filha. Olha aí como era bonitona:


É isso, tô legal. Não estou deprê, mas juro que as vezes dá vontade de mandar tudo a merda e sair por aí. Mas sei que não vou fazer isso.

  


A minha maior loucura é comer uma Nega Maluca, a torta, ou um quindim. Ou um doce de abóbora. 

Beijos!!

35 comentários:

  1. Parabéns, loko! Admiro teu otimismo e bom humor, dentre outras coisas...

    ResponderExcluir
  2. Feliz Aniversário Previdi!!!
    Muita Saúde!!!
    Aproveita teu dia!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Previdi,sucesso e muita saúde,você merece.abs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns.....Alegria e felicidades sempre.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo! Feliz aniversário! Muita saúde, alegrias e sucesso. Baita abraço e bem apertado. Beijão 🎂🌻❣

    ResponderExcluir
  6. Vida longa, querido!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Zé, vida longa!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns. Demos graças pela vida. Como teu leitor diário, fico feliz com esse alto astral. Que vivas por muitos e muitos anos
    Hermes Dutra
    PS: e que esteja também por aqui para te cumprimentar

    ResponderExcluir
  9. E vamos que vamos. Abração.

    ResponderExcluir
  10. Leio teu blog todos os dias e concordo com quase tudo. Quanto à saúde, te desejo muita e sem depressão. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi estimado amigo (& #Mestre) José Prévidi.Boa tarde and... Parabéns por completar mais uma volta desse Grande Prêmio chamado “#Vida”. Desejo-lhe felicidades e, acima de tudo... muita #Saúde. Sempre. Abraços from Passo Fundo

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!! E que venha muitas datas como a de hoje. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, grande Prévidi!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Pre'vidi!
    Muita saúde e muitas realizações e muito sucesso.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. pedroaraujo041619@gmail.com20 de maio de 2022 às 17:15

    Parabéns Guerreiro Previdi. Saúde,paz, fé e continue teu trabalho. Leio todo o dia. Sou Brizolista, não pdt.
    Estes dois candidatos para mim, são duas faces da mesma moeda. Infelizmente, não temos mais políticos honrados. Por isso lembro de uma citação do Flores da Cunha em 1930: "Desta empreitada se volta com honra ou não se volta"
    Te cuida meu ídolo!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, Saúde,
    https://vega-conhecimentos.com

    ResponderExcluir
  17. Grande Prévide, nossos mais sinceros parabéns. Muitas Felicidades, Paz, Harmonia e Saúde, Saúde para dar e vender.

    ResponderExcluir
  18. feliz aniversario.curto te blog todos os dias.na grande maioria das vezes concordo com teus comentarios.no caso da tua saude tenho uma dica.curta a pagina do autor da propria saude com daniel forjaz,so de curioso,voce vai se surpreender.Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Prévidi, você é como um Irmão que nunca encontrei pessoalmente e do qual sinto saudade. Amor fraterno pra você e, no dia do aniversário, uma boa Nega Maluca.

    ResponderExcluir
  20. Feliz Aniversário Prévidi, muita saúde, paz, sorte, sucesso e continua sempre afiado, com as bênçãos de DEUS. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns! Desejo muita Saúde e felicidades. Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. PARABÉNS felicidades e sucesso sempre 🎂 🎂 🎂 🎂 🎂 🎂

    ResponderExcluir
  23. PARABÉNS felicidades e sucesso sempre 🎂 🎂 🎂 🎂 🎂 🎂

    ResponderExcluir
  24. Ivair Antonio Coutinho20 de maio de 2022 às 19:48

    Parabéns , Previdi (bem pertinho do meu , dia 10) , muitas felicidades e saúde principalmente . Temos mais em comum , "filhos" cachorros , tenho 7 vira-latas , todos irmãos , farão 13 anos em Novembro. Não perco um dia das tuas colunas...

    ResponderExcluir
  25. Meu querido Prévidi, parabéns pelos teus 68 anos bem vividos, pela tua felicidade por sentir que vale a pena viver e ainda se dispondo a escrever outras obras. Tu és imprescindívelem nossa vida! Felicidade.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, Prévidi!
    Muita paz e saúde! Muito obrigado pelas excelentes leituras diárias que nos proporciona. Um forte abraço e que Deus o abençoe.
    George

    ResponderExcluir
  27. Prévidi, querido, vou endossar a turma acima, feliz aniversário, meu irmão. Viver bastante é um bônus, mas há os ônus, para uns mais pesados, para outros, mais leve.
    Há na bíblia, Salmo 90, um verso em latim que sempre curti muito e muito me debati sobre seu sentido, ‘Dies annorum nostrorum in ipsis, septuaginta anni.
    Si autem in valentibus, octoginta anni: et amplius eorum, labor et dolor. A tradução é mais ou menos o que segue, ‘A duração total de nossa vida é de 70 anos, e, se somos mais robustos, 80 anos: a maior parte deles, trabalho e sofrimento.

    Creio e tenho fé: para quem é religioso DEUS é uma âncora que segura o barco nas procelas da vida e o conduz sempre a um porto seguro.

    ResponderExcluir
  28. Rapaz! És muito maior do que eu imaginava. Saúde, meu caro!

    ResponderExcluir
  29. 🅾hhh 🅿révidi , prazer em saber que fazes " niver🍰" nohh mesmo mês que EU !!!
    Tu em 20 & EU em 04 dehh Ⓜaio port

    ResponderExcluir
  30. admiro muito esse velho moço (Prévidi).
    não sou de porto alegre, nem mesmo do RS, mas estou antenado com a gauchada, principalmente, BRIZOLISTAS.
    Saudações Pampeanas.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo transcurso de teu Aniversário.
    Que tenhas uma completa e rápida recuperação da Saúde e que continues obtendo Sucesso em todos os teus dias, para que a Felicidade te seja contínua.
    GARIVALDINO FERRAZ - BRASÍLIA-DF

    ResponderExcluir
  32. Querido Prévidi!!! Que belo texto, cheio de vida e de enfrentamento às situações que nos aparecem!! Muita vida para ti e muitos livros ainda!! Amor e saúde, bjs!!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns meu amigo, você é um cara sensacional. Adoro seus textos e principalmente seus comentários sobre os bastidores do jornalismo. Abraço vida longa e saúde

    ResponderExcluir