NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!
DE SER IGUAL AOS OUTROS
FORA DILMO!!
Dois minutos com prévidi
PORTO ALEGRE, MON AMOUR! (1)
O link de hoje: https://youtu.be/Lk-3tPQ5iKQ
Olá!
26 DE MARÇO DE 2023, 251 ANOS
PORTO ALEGRE EM FESTA!
O MAIS GENIAL TEXTO SOBRE PORTO ALEGRE
É do jornalista Luiz Alberto Scotto, que não tenho a menor ideia de onde está. Sei que se aposentou na Universidade de Santa Catarina. E presumo que more por lá, meio escondido, como bom ermitão.
Publiquei este texto no início dos anos 1990 e está cada vez mais atual.
DETALHE: EU DESTESTO AS PRAIAS DE SANTA CATARINA!!
Delicie-se:
DE BOIOLAS E DE PLANONDAS
Sempre era madrugada quando lembro de Porto Alegre. Havia um corpo, sangue e um policial dizendo: “Moleu, moleu”. Mais de dez anos se passaram daquelas noites de reportagem policial. As putas, os canas, os bandidos, assistindo ao Leonid Streliaev e ao Pereio demolindo o bar do Bolinha, lá na Ramiro. Essas coisas aconteciam quando havia, em Porto Alegre, dois times de futebol. Um se chamava Internacional, outro era o Grêmio. Faz muito tempo.
Apesar da proximidade, o meu contato com os porto-alegrenses é durante o verão. E hoje parecem outra raça. Invadem Florianópolis e repetem aqui a geografia daí. Os inteligentes, o pessoal do Bom Fim, vêm para a Lagoa da Conceição; os pobres e burros, os da Azenha, para o Campeche; os falsos ricos, os que moram no Moinhos de Vento, preferem Jurerê. Os ricos e inteligentes não vêm, vão para Punta del Este.
A gente continua gostando de Porto Alegre e dos porto-alegrenses. E não é verdade que nos escondemos de vocês, durante o verão, em Florianópolis. Mas é importante dizer: vocês são um pouco desagradáveis.
Aquele negócio de tomar chimarrão com água pela cintura, dentro do mar, na segunda coroa, não dá. A gente sabe que ninguém toma mate dentro do Guaíba. Quem querem impressionar?
Outra coisa que, francamente, pega até mal é esse sotaque. Passamos dez meses sendo gozados pelos catarinas: “Sabe por que o Papai Noel passa no Rio Grande do Sul? Pra trocar os veadinhos”; “sabe por que os gaúchos vêm tantas vezes a Santa Catarina? Pra procurar o pai”. A gente reage, a gente também faz piadas. Mas aí chegam vocês: “Me dá um sanduíche de mortadééééééla”. Eles ganham fôlego.
O porto-alegrense é sabichão. Ele conhece o mar, conhece a praia, ele conhece peixe, sabe tudo. A família se reúne para comer linguado com molho de camarão. (Nunca é linguado, é claro. Servem peixe-espada.) Mas o papai-sabe-tudo experimenta e aprova. O que vem depois é como se estivessem desmontando uma bomba.
– Achei outro espinho.
– Esse espinho quase me pegou!!
– Deus me livre, comer esse peixe! – diz a mãe.
– Acho que está cru.
E o pai finaliza:
– Que baita peixe, o linguado!!
Não vou falar dos pobres, porque de pobre não se fala. Mas aquele pessoal da Azenha se comporta como se estivesse a milhares de quilômetros de Porto Alegre. Já chega querendo comer churrasco. Os inteligentes sentem saudade das livrarias, do Nei Lisboa, dos “espaços culturais”. Os falsos ricos passam o verão inteiro em Canasvieiras e Jurerê, batendo boca com argentinos.
E os surfistas porto-alegrenses? Só tem equivalente no catarina domador. Aqueles guris se agarram nas planondas que só vendo! E o pessoal da D-20, “cabine-dupla”? E os que vão à praia reclamar da areia? E o volume das vozes, os gritos, ninguém consegue ficar perto.
E tudo no “Portinho” (dizem bem assim!) é bom. Vocês contando, para um catarina, sobre a modernidade do aeromóvel, é qualquer coisa. Até eu fico encantado. Aí lembro: o aeromóvel partiu há mais de dez anos e ainda não chegou ao fim da quadra. E a vista que se tem do Morro da Polícia é D-E-S-L-U-M-B-R-A-N-T-E!!
Falam do Brique da Redenção: “ponto de encontro dos intelectuais”. O catarina ouve de olhinhos saltados e eu recordo do público nas manhãs de domingo. Aqueles boiolas carregando os filhos nos ombros e o chimarrão nas mãos, garrafas térmicas e livros enfiados nos sovacos, e falando em abraçar o prédio da Prefeitura. Um horror!
Acho que vocês poderiam mudar um pouquinho. Não precisam dizer óióióióióióióiói e nem se chamar Valmi. Mas, pra começar, um calção mais discreto – de até oito cores – pega bem. Não tragam aquele amigo que gosta de jazz experimental e come pastel de gengibre porque ele vai encontrar aqui uma “vida alternativa”. E vai ficar. Não tragam também os gênios, mas acho que é pedir demais. Periga não aparecer nenhum porto-alegrense.
Uma coisa para finalizar. Ou vocês tomam jeito, ou ficam por aí mesmo. O Lami, ouvi falar, está joinha!!!
P.S. – Agora me expliquem o seguinte: por que ainda sinto tanta saudade de Porto Alegre?
Comunicação
Encontre a Moça Tik Tok. (não, ela não é deficiente no membro inferior esquerdo) |
- PAPO FURADO: Assisti ao retorno do programa "Que Papo é Esse?", no horário do Jornal do Almoço, no sábado passado. As apresentadoras parecem a todo momento perguntar: O que estou fazendo aqui? Dida e sua banda foram os destaques. Mas, como sempre, não deixam terminar as músicas.
Levei um susto quando entrou uma moça saltitante, como se estivesse no Tik Tok. Chama-se Carol Sanches. Fiquei meio tonto com as piruetas - tinha acordado há pouco - e fui tomar água. Ticiano Osório e Amanda Souza deveriam ter liberdade de escolher os temas e não ficarem atrelados a pauta do programa. Ou não?
As gurias se esforçam, a poderosa Cris Silva e Mari Araújo.
Uma coisinha: existe um consenso de que adolescentes e pessoas com um pouco mais de idade não assistem TV e nem procuram algo no dial. O "Que Papo..." me dá a impressão de que é feito para este pessoal, principalmente aquela moça saltitante estilo Tik Tok (só falta fazer dancinha).
Mesmo assim, torço para que encontrem um caminho.
Queria saber a opinião do Raul Ferreira e do Antonio Sacomory sobre a atração.
- Rosane de Oliveira, a titular da Política da RBS, escreveu ontem, de novo, sobre o que está passando, desde novembro. Encara, de peito aberto, aquela doença que não escrevo o nome. Tenho certeza de que logo estará de volta, cumprindo todos os seus horários na Gaúcha, TV e jornal. Ao mesmo tempo em que estou na torcida pela sua saúde, estou aguardando a sua volta para tentar contestá-la. Bjs.
- Dora Kramer mudou-se para a Folha de S.Paulo. Só para lembrar que há pouco foi demitido Janio de Freitas.
- Agora, para a ixquerda, a Folha de S.Paulo é de direita. Entendem? Não? Nem eu. Os quatro anos de oposição ferrenha e doentia a Bolsonaro se justificam por que o jornal é de direita?
- Sérgio Chapelin vai voltar. Claro, pra globo.
- Globo está faturando com os novos ares do Dilmo da Silva. Só o futebol, neste ano, vai render 2,5 bilhões de reais.
- A propósito, falem mal do BBB, mas a globo faturou 1 bilhão em patrocínios.
- Li no perfil do jornalista Gustavo Mota que ele é sócio proprietário na empresa ETNA - Jornalismo e Marketing Político.
GOD!! É o nome de minha mãe - Etna Gulart Previdi!!
menos um
Escreve o jornalista Claudio Moretto:
E o jornalismo e a vida saem perdendo mais uma vez.
Faleceu na madrugada deste domingo em Brasília a jornalista gaúcha, natural de Pelotas, Lize Bainy. Trabalhou na extinta Rádio e TV Difusora de Porto Alegre (atual Band), TV Gaúcha, TVCOM, Rádio Gaúcha e nos últimos anos no jornalismo do SBT no Distrito Federal. Lembro quando tive meu primeiro emprego como jornalista na Rádio Difusora onde fui acolhido por ela e pela também saudosa Santa Irene Lopes de Araujo. Muitos anos depois voltamos a trabalhar juntos na Rádio Gaúcha.
Uma grande profissional, um coração maior do que o corpanzil que tinha. Vai na paz, querida amiga. Uma grande profissional, um coração maior do que o corpanzil que tinha. Vai na paz, querida amiga.
modernidades
Esta criatura se diz intersexo |
O que é ser intersexo?
As pessoas intersexo são aquelas que têm características sexuais congênitas e que não se enquadram nas normas médicas e sociais de corpos masculinos ou femininos.
Ou seja, não é nada.
Ou é uma criatura pseudo-hermafrodita feminina, que tem os genitais e órgãos internos do sexo feminino, mas não produz hormônios.
Entenda melhor: Pessoas intersexuais nascem com características sexuais – incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.
Estima-se que até 1,7% da população mundial nasce com características intersexuais.
Pensando bem
- Do jornalista Caco Belmonte:
56 trabalhadores em situação "análoga à escravidão" resgatados em duas fazendas de Uruguaiana. Gente daqui, do Itaqui e outras cidades da região. São pessoas que trabalham anualmente nas colheitas. A maioria com experiência, faz isso todos os anos. Alguns chegam a receber 200 reais por dia, mais do que um jovem jornalista multimídia da RBS.
O arroz, uma vez ensacado e à disposição nas prateleiras dos comércios, nem sempre pode ser rastreado. Há indústrias que compram de vários produtores e colocam os grãos num rótulo que não pertence a quem plantou e colheu, nem informam nas embalagens quem contratou os terceirizados safristas. Há pessoas que arrendam os campos e não sabem o que acontece nas terras. Nem poderiam. Se o inquilino do meu apartamento matou alguém no imóvel, não faz sentido que eu seja apontado co-responsável.
Quem já estiver pensando em boicote de protesto, vai ter que cortar o cereal de sua dieta, porque é impossível saber de onde vem tudo o que estamos comendo, desde sempre. É impossível rastrear tudo o que comemos, a menos que sejamos autossuficientes.
Política
- SAIRÁ PELA PORTA DOS FUNDOS - Do deputado federal Bibo Nunes, do PL:
Segundo o Instituto Quaest, o ex-futuro-presidiário Lula também está despencando nas redes sociais. Em queda livre! Já protocolei o pedido de Impeachment na Câmara Federal, bem fundamentado.
Jamais na história da humanidade, um Presidente de País conseguiu progresso, desenvolvimento, união e respeito carregando ódio e vingança, como objetivo maior.
Já discursei na tribuna da Câmara recebendo o apoio de parlamentares ao pedido de impeachment, pelo bem do Brasil. Descondenado fora!!!
- Dudu Milk e seu esposo irão passar a Páscoa com a família em Pelotas ou terão uns dias bem íntimos com amigos na Serra gaúcha?
Esta dúvida já está afligindo a todos no Piratini. GOD!!
- O senador Sergio Moro questionou no sábado passado o uso do e-mail “lulalivre1063@icloud.com” por integrantes do PCC. A bandidagem planejava sequestrar e matar o ex-juiz, sua família e outras autoridades.
“Gostaria de entender por que um dos criminosos do PCC, investigado no plano de sequestro e assassinato, utilizava como endereço de e-mail lulalivre1063?”, escreveu Moro em post no Twitter.
Reflexão
A Dilma não sabe nem "estocar vento" e vai querer gerenciar o Banco do BRICS
Olidio Volpato
escândalo!!
Faltou o final do vídeo, mas dá para ter uma boa ideia do que é uma grande picaretagem do Governo petista da Bahia e bilionários brasileiros, como um Marinho e Ermínio Fraga.
Porto Alegre
- Do jornalista Márcio Pinheiro, mais do que irritado:
Porto Alegre, domingo, 15h20min, chuva, previsão de 35 mil torcedores no Beira Rio. Padre Cacique completamente engarrafada e Avenida Beira Rio vazia. Resultado da parceria entre a incompetência da EPTC e o lobby de quem pede ciclovia e não usa.
MODERNISMOS
- Sabes o que significa ECOCÍDIO?
Na próxima discussão numa imesa de bar, saia com essa:
- Tu não passas de um ecocida!!
Pois ecocida é aquele ser que adora destruir matas e florestas.
esportes
- A linda - segundo as apresentadoras da globo - Bia Ferreira, campeã mundial de boxe.
FUTEBOL
- Carlos Ancelotti, atualmente treinando o Real Madrid, pode ser o novo técnico da Seleção Brasileira.
`Primeiro, duvido que venha. Segundo, não dura seis meses.
- Com as calças na mão e as cuecas manchadas, o Grêmio, maior clube das galáxias e do melhor treinador do universo, passou para a final do inexpressivo gauchão.
Teve sorte. O Ypiranga de Erechim deu um banho de bola.
O craque Thiago Santos |
- Implicância da torcida com o craque Thiago Santos é inexplicável. A torcida não pode contestar o melhor treinador do universo.
- Botafogo é muito parecido com o Inter: não dá bola para campeonato estadual.
- O que importa é que o Internacional de Porto Alegre tem tudo para vencer o Brasileirão. Os petistas da direção resolveram ser pessoas normais e afastaram-se das teorias petistas.
Agora vai!!
- Escrevi isso acima na sexta. Ótimo ter perdido a vaga e vamos todos Colorados, unidos, torcer freneticamente pelo Caxias.
Recordar é viver
- FURACÃO OU VENTINHO?
(OU CLEO VENTINHO)
Brilhante texto do jornalista Clovis Heberle (o segundo título é meu)
Os plantões dos sábados no jornal Zero Hora costumavam ser monótonos. A edição de domingo ficava pronta na madrugada, e o trabalho dos plantonistas que chegavam a partir das sete horas era revisar as páginas de suas editorias e atualizá-las com os fatos ocorridos de manhã e no início da tarde.
Mal-dormidos pela jornada dupla de sexta-feira/sábado ou - ninguém é de ferro - pelas baladas, os repórteres e editores, movidos a café, rezavam para que nada de extraordinário acontecesse e eles pudessem voltar para casa sem sobressaltos.
O plantão do dia 27 de março de 2004 foi uma exceção. Desde cedo a editoria Geral tinha a informação de que um furacão se aproximava da costa do sul do Brasil. O site da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), a autoridade norte-americana para monitoramento de ciclones baseada na Flórida, mostrava imagens de nuvens em movimentos circulares sobre o oceano, e advertia que se tratava de um furacão. Pior: ele se aproximava da costa e em questão de horas atingiria o litoral, na área entre o sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.
Procuramos a orientação da Central de Meteorologia da empresa. O meteorologista de plantão garantiu: " isto é loucura dos americanos, pois furacões não ocorrem por aqui. Se trata de um ciclone extra-tropical, que, como sempre ocorre, se afastará para alto mar. Não se preocupem."
O problema é que a cada vez que consultávamos o site da NOAA, com imagens em tempo real, as nuvens estavam mais próximas da costa.
Como nosso meteorologista estava irredutível, o jornal foi para as ruas com uma matéria morna, onde a chegada do ciclone era apenas uma possibilidade avalizada pelos especialistas norte-americanos. Nada de alertar/alarmar a população ou mobilizar os órgãos de defesa civil.
Por precaução, um repórter e um fotógrafo foram mandados para Torres, divisa com Santa Catarina. "Se nada acontecer, vocês poderão curtir o fim de semana no melhor hotel da cidade", brinquei, na hora da saída.
Rodada a edição, fui para a minha casa da praia, em Imbé. Ao anoitecer, olhei para o céu e o que vi confirmou os meus temores de que os gringos estavam certos: as nuvens vinham do mar, faziam um movimento circular e voltavam, como nas imagens que eu vira no site.
Poucas horas depois, o hotel onde a equipe do jornal se hospedara, situado junto à praia, teve quase todos os seus vidros quebrados pela força dos ventos. Os hóspedes passaram a noite abrigados numa sala do andar térreo. O litoral sul de Santa Catarina foi varrido por ventos de até 150 quilômetros por hora. Ondas de 5 metros causaram o naufrágio de dois barcos de pesca, no Farol de Santa Marta, em Laguna, e outra em Itajaí. Vinte mil residências foram destruídas nas cidades litorâneas. A BR-101 ficou interditada.
O ciclone extra-tropical - ou furacão - ganhou o nome de Catarina. Mas bem que poderia se chamar... Cleo.
...
Um adendo do JLPrévidi: Ouvi várias vezes o Cleo Kunh debochando das notícias sobre o ciclone. Vai ser um ventinho, dizia ele, sorrindo. Um negócio muito chato pra ele. Lembro que tinha um meteorologista em Minas Gerais que deu vários alertas, com previs~çoes que se confirmaram e o Cleo só debochando.
Não sei o que ele falou no dia seguinte, se pediu desculpas.
Mas desde este dia passei a chamá-lo de Cleo Ventinho.
piadinha
O MAIS NOVO PESADELO GREMISTA
Calças na mão? Hahahahaha.
ResponderExcluirMelhor em campo, dito por todas as rádios, foi o goleiro do Ypiranga.
E sobre o vexame de jogadores, seguranças e torcida do Inter? Nada? Hahahaha
Ah, o Grêmio estava sem SEIS titulares.
Abc e saudações tricolores
Calma Eduardo, dá um desconto para o homi. Há uma semana atrás ele estava nos tripudiando. Ontem perderam e deram pau no adversário, detalhe com uma criança nos braços kkkk. O mundo da voltas....
ExcluirPobre Internacional. Um estádio de primeiro mundo, uma torcida imensa e fanática, quantidade de sócios senão a maior do Brasil, uma das maiores, com uma diretoria amadora e um time medíocre, de segunda divisão. Definitivamente é o segundo maior time do RS. E sou colorado...
ResponderExcluirE com um treinador fake, um blefe. Faltou dizer.
ExcluirMenos, Fernando. O Mano é o menos culpado dessa estrovenga instalada no Beira-Rio.
ExcluirA quantidade de sócios é alta, mas a qualidade é baixíssima. Elegeram uma corja para administrar o clube, a despeito de todos os alertas dados previamente.
ExcluirTreinador que escala Baralhas e Estevão, deixando no banco Alemão e Pedro Henrique é um demente, não mais que isso.
ExcluirA torcida que execrou Edenílson no ano passado não merece coisa melhor do que está passando atualmente.
ExcluirNão viaja, 12:02. Alemão e Pedro Henrique entraram no jogo, ainda que um pouco tarde. Baralhas é péssimo, mas é o que a direção arrumou. O mesmo vale para o Estevão, o máximo que as categorias de base conseguem produzir. Culpar o técnico pela gestão calamitosa que se instalou no Beira-Rio é que é coisa de demente.
ExcluirSobre a Vergonha de ontem: não se preocupem Morangos... MP tá dominado... multinha de 20 mil reais e fica por isto mesmo... Não dá nada... como sempre...
ResponderExcluir"O que importa é que o Internacional de Porto Alegre tem tudo para vencer o Brasileirão".
ResponderExcluirAhahahahahahahahahahahah!!!
Há tempos não lia uma piada tão boa, é melhor o Grêmio e os demais times do Campeonato Brasileiro nem tentar a disputa do título, que medo!
Dá um desconto para o homem. A fiasqueira de ontem foi monumental, o Previdi precisa achar uma válvula de escape.
ExcluirNeste ano tivemos a reedição do descaso jocoso com que trataram os alertas de chuvas torrenciais no litoral de SP. Não por coincidência, partiu da mesma empresa do tal Ventinho.
ResponderExcluirSe tudo que a imprensa "justiceira" falou contra o torcedor invasor com a menina no Beira-Rio fosse usado contra corruptos/bandidos a gente não teria mais impunidade no Brasil. Hipocrisia geral.
ResponderExcluirQue imprensa justiceira?Nem
Excluirfalaram o nome deste monstro.
Fosse torcedor do Grêmio ou
um negro,mudariam de idéia.
Mas,como é do Enter....
Quer saber?Os colorados
da capital não vão torcer
pra italianada de Caxias
mas nem a pau,Nicolau.
Mas daí são "vítimas da sociedade". Não espere coerência da classe falante.
ExcluirÉ graças a mentalidade como essa de querer passar pano que imbecis como esse "torcedor" se proliferaram de forma quase irreversível. Tinha que no mínimo ficar na cadeia pela segurança da criança no mínimo até ela completar 18 anos!!!
ExcluirPois é, Alberto, o pessoal aqui entendeu que você está relativizando o ato absurdo do torcedor. É impressionante a dificuldade de algumas pessoas em entender uma frase simples.
ExcluirMas ele está relativizado. O pessoal entendeu certo. Não há defesa para o indefensável, nesta o Alberto errou. Simples.
ExcluirO Alberto alertou para a falta de senso de proporção. Cada crime merece punição na medida da gravidade da conduta. Ao que parece, isso não é levado em conta, e a grita geral depende essencialmente de quem é o criminoso.
ExcluirSim. O Alberto é Colorado, por isto está passando o pano. Falou tudo: depende de quem é o criminoso, se fosse Gremista tu tava aqui execrado. O Previdi sempre fica de piadinha com a gente. Desta vez ele ficou quieto. É do clube dele...
ExcluirPelo menos tenho a coragem de me identificar e assim esses "Anônimos" que fiquem escrevendo besteiras pois nem sei quem são!
Excluir"Já protocolei o pedido de Impeachment na Câmara Federal, bem fundamentado."
ResponderExcluirO psiquiatra vai adorar essa do deputado borbulhante. kkkkk
pq o deputado borbulhante não volta pra universal fm? tá fazendo falta...
O psiquiatra tá mais interessado em ti.
ExcluirImpeachment do Lula não
Excluirvai rolar-a dupla Rodrigo
and Artur não querem saber.
O Dilmo não vai durar muito. O Geraldo já está no aquecimento.
ExcluirA culpa pelos desmandos no Inter é dos associados que elegeram essa direção. Não faltaram alertas sobre o risco que o clube corria, mas os associados preferiram fazer uma aventura, a tal da "ruptura" prometida.
ResponderExcluirRatos fétidos de esgoto cloacal idolatram ladrões de esquerda por um desvio mental que os levam a amar seus empaladores sádicos.
ResponderExcluirÉ Síndrome de Estocolmo em estado terminal.
ExcluirEsses ratos não se deram conta de que eles é que são a picanha.
ExcluirExcelente Mr. Prévidi.
ResponderExcluirE lá fui eu pesquisar sobre o que seria esse tal de "Que Papo é esse" e acabei me deparando (ou melhor me debatendo) com a chamada do tal programa no YouTube:
https://youtu.be/2IWJWTBE3Lw
Meu Pai... até a chamada é uma calamidade.
Abraço desde Seul,
Tito