NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!
DE SER IGUAL AOS OUTROS
FORA DILMO!!
DOIS MINUTOS
COM PRÉVIDI
- EM PLENO 2023, SÉCULO 21, EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DEPUTADOS ESTADUAIS FAZEM UM TOUR PELO NORDESTE PARA APREDENREM COMO É O ENSINO EM TURNO INTEGRAL!!
Olá!
- FERNANDO SCHÜLLER - Gosto muito das opiniões dele. Sempre que lembro assisto aas entrevistas e debates na Band TV no domingo à noite. Ele também é colunista da Veja, onde retirei esta part de um longo artigo sobrfe o malfadado projeto de lei das fake news.
(...)
As guerras culturais da democracia atual fizeram com que muita gente trocasse a defesa da liberdade de expressão por outros tipos de prioridade. O “combate às fake news” e aos “discursos de ódio” é exemplo óbvio. Nada disso é novo, muito menos a pergunta xarope que vem logo depois: quem teria o poder para definir essas coisas? Quem definirá o que significa um “risco sistêmico ao estado democrático de direito”, conforme se lê, insistentemente, no projeto? Alguém poderia dizer que tudo isso é autoevidente.
O PCO que o diga. Foi banido por “atacar” o STF, ou coisa do tipo. Daria uma tese de doutorado analisar tudo que foi incluído na conta de “ameaça ao estado de direito” no Brasil dos últimos anos. Do famoso tuíte do professor Marcos Cintra “ponderando” sobre as urnas eletrônicas a um dedo médio apontado para o edifício do STF. O atual projeto criminaliza a divulgação de “fato que (alguém) sabe inverídico” sobre o processo eleitoral. Ou um fato “passível de sanção criminal”. É duro ter de perguntar, pela enésima vez, o que é exatamente uma informação “verídica”?
Dar uma opinião contrária ao sistema eleitoral ainda será permitido? Alguém assumirá a possibilidade de cair na malha do “risco sistêmico” ou da “grave ameaça”? As plataformas assumirão o risco? Os cidadãos? Ou estamos (quase) todos alegres em viver numa democracia pautada pelo medo? Suspeito que sim. E talvez seja exatamente aí que resida o problema.
O que estamos discutindo, na verdade, é uma lei vaga, com uma redação displicente, que aprofunda um pouco mais nossa democracia de tutela. É democracia dos tipos penais abertos, da censura prévia, dos banimentos de jornalistas, das decisões “de ofício”, sem contraditório, sem devido processo legal, essas coisas que sempre nos soam tão bem quando atingem o “lado de lá” do jogo político.
Olá! - 2
de lavar a alma!
- DEPUTADO ESTADUAL GUSTAVO VICTORINO DÁ UM XIXI NA COLÉGUINHA LUCIANA GENRO. FINALMENTE, ALGUÉM COLOCOU A DITA EM SEU DEVIDO LUGAR!!
ESSA GENTE É MIMADINHA E QUANDO ALGUÉM FALA A VERDADE ELES SEMPRE APELAM. VAI VIR CHUMBO GROSSO PRO VICTORINO!!
COMUNICAÇÃO
- REPORTERE? - Ainda não descobri coimo se diz "repórter" em linguagem neutra. Se ainda não existe uma "forma" sugiro "reportere". Isso, "ume reportere". Pode ser. Pois nesta semana ouvi ume falar assim: "o falecido deixou UM filho e UMA esposa. JURO!! Foi no noticiário mais lotado de pérolas da TV gaúcha, o Jornal da Congestão.
- ALIÁS - O Rapazinho do Tempo agora acumula funções: é substituto da estrela Ranzolim. OK, ele sabe o que faz, mas a emissora têm outros com categoria, como o Josmar Leite. As vezes fico imaginando que La Ranzolim é a madrinha do JORNALISTA PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO TEMPO NA RBS TV (assikm está bom?)
- NÃO É DE URUGUAIANA - Ao contrário do que podem imaginar, o Rapazinho não é de Uruguaiana. Nananinanão. Ele é de Caxias do Sul. Mas ele tem algo com Uruguaiana, não acham? Ou a RBS? O jornalista Caco Belmonte, que está morando na cidade fronteiriça, poderia resolver este mistério.
- PRA ENCERRAR - PENDURAR não é sinônimo de DEPENDURAR. Leia o que o Google nos ensina:
O que é certo pendurar ou dependurar?
Na expressão que apresenta, deverá utilizar-se o verbo pendurar (pendura-se o casaco no respectivo cabide), e não dependurar. E porquê? Porque pendurar significa colocar alto, suspender, prender em cima, de modo a que não toque no chão. Pendura-se o que é próprio para ser pendurado: um casaco, um chapéu, um vestido.
- BOQUINHA NOS PAMPAS - Lembram da colunista política da RBS, tri-de-petista, a Carolina Bahia? Pois a mocinha saiu da RBS para trabalhar com a Anik Suzuki. Pois bem, voltou a Porto Alegre para bater ponto na Sulgás, onde será gerente de ralações institucionais. Te mete!!
- FRANCIS MAIA - A jornalista de Santa Maria deve estar completando, agora em 2023, 40 anos de Assembleia Legislativa.É gostar muito da atividade.
Lembrei dela porque li ontem um matéria da Comissão de Educação assinada por ela e, mais uma vez, um texto preciso. Jamais fomos amigos, mas acredito que sempre nos respeitamos. PARABÉNS, FRACIS!!
POLÍTICA
- APENAS UMA CONSTATAÇÃO - Se um presidente de direita debocha de Dilmo, como o do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, e se também um presidente de ixquerda debocha de Dilmo, como o do Chile, Gabriel Boric, é porque o sujeito que a maioria dos brasileiros elegeu para governar por quatro anos está, na melhor das hipóteses, gagá. Talvez por isso mesmo os urubus do stf tenham apoiado a sua eleição tão ardorosamente.
- "ME EXPLIQUEM, QUAL É A LÓGICA?"
- CPIS - A Câmara dos Deputados tem três CPIs em andamento: a dos criminosos do mst, das picaretagens das apostas e da bandidagem das Lojas Americanas.
Mas uma que trataria do rolo de 8 de janeiro ainda não tem data apara instalação. Sabe o motivo? Vários partidos ainda nem indicaram os membros. Fizeram todo um gritedo para aparecerem nas TVs. Quando o assunto morreu os deputados gargantas pularam fora.
Das três instaladas levo fé na que vai investigar os bandidos do mst. O legal é que a CPIU tem poder de polícia e pode convocar o bandido-chefe, o Stedile, para depor e fazer visitas as instalações do grupo.
No entanto, o new journalism canalha prefere as fofoquinhas do Congresso e as bobagens proferidas pelo Dilmo.
- ASSISTA - A este vídeo da Jovem Pan. O debate é dispensável, mas tem fotos boas da "seita":
economia
- COBRE NÃO É APENAS PARA FIOS DE ENERGIA - Metal fundamental na infraestrutura, o cobre está ganhando novo status com o acelerado crescimento das vendas de carros elétricos no mundo. Além das mineradoras, a indústria automotiva eleva a aposta em projetos de cobre na América Latina para garantir a matéria-prima para veículos eletrificados.
Apesar da expansão, os investimentos podem ser insuficientes para suprir a demanda que está por vir. De 2023 a 2029, os investimentos estimados em 68 projetos de cobre na região somam US$ 95,4 bilhões, segundo levantamento da KPMG a pedido da Bloomberg Línea.
Chile, Peru e Argentina lideram em valores, respectivamente. México, Equador e Brasil vêm em seguida. De acordo com a consultoria global, é esperada uma queda global da produção de cobre a partir de 2024 devido a uma redução dos volumes produzidos nas minas já em operação, o que deve gerar um déficit de 5,1 milhões de toneladas até 2030.
Segundo a KPMG, os 20 principais projetos de cobre em desenvolvimento na América Latina têm o potencial de suprir parcela importante desse déficit. Mas não de eliminá-lo por completo.
EVENTO
- ENGENHEIRO DO ANO - A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS), realizará na próxima terça, dia 6, a solenidade de entrega da Laúrea de Engenheiro do Ano 2022. A premiação, em sua 37ª edição, é considerada o “Oscar da engenharia gaúcha”. Pela área Privada serão agraciados o Presidente do Conselho de Administração da Randon S.A., eng. David Randon e o Diretor-Presidente da Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora, eng. Renato Nunes Vieira Rizzo. Pela área Pública, receberão a Láurea o Superintendente do DNIT-RS, eng. Hiratan Pinheiro da Silva e o Diretor Presidente da Trensurb, eng. Pedro Bisch Neto. Também será prestada Homenagem Especial ao eng. Ivo Lessa Silveira Filho, integrante do Conselho Deliberativo da SERGS e ao eng. Ruben Dario Vives, também integrante do Conselho. Na solenidade igualmente será conferido o Destaque Acadêmico aos primeiros colocados dos cursos de engenharia da PUCRS, UCS, UFRGS, UFSM, ULBRA, UNIRITTER e UNISINOS.
Segundo o presidente da SERGS, eng. Walter Lídio Nunes, a Láurea de Engenheiro do Ano, é conferida anualmente a profissionais do setor que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Estado e do País.
O evento terá início às 19 horas, na sede social da entidade, Av. Coronel Marcos, 163, bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre.
(ATENÇÃO IMPRENSA: FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA COM A TODT COMUNICAÇÃO – 98104.8000 OU todtcom@terra.com.br)
comportamento
futebol
- OLHA QUE MARAVILHA!!! - Vou comprar uma pra mim!! Tem propaganda no Facebook.
- TIQUINHO SOARES - Mais uma vez o craque do Botafogo, de milhões de euros, brilhou ontem, mas não foi suficiente para vencer nos pênaltis. Paciência. Vamos em frente no Brasileirão!!
Ao contrário dos entendidos... Outro dia assisti um dizer que orientou o Internacional a não trazer o Suarez, que era um ex-jogador. E que o Grêmio estava fazendo o pior negócio do ano. JURO QUE OUVIO O SUJEITO DIZER ISSO!! Se duvidarem vou atrás do vídeo.
Não estou desprezando os demais narradores, mas é uma opção. E não estou deixando de lado o voeirão preciso do José Aldo Pinheiro - só não o ouvi porque o delei da TV é chato.
piadinha
Deputados estão mais interessados em Diárias remuneratórias, assim como.alguns Conselheiros do TCE.
ResponderExcluirCom todo o respeito aos torcedores de Botafogo e Internacional, mas preciso fazer 02 análises do que vejo hoje no futebol brasileiro:
ResponderExcluir* O Botafogo não vai ficar por muito tempo nessa colocação no Brasileirão, mas pode lutar por vaga em competições internacionais (Libertadores ou Sul-Americana);
* O jogador Alemão é terrivelmente limitado (pra não dizer horrível), ele briga com a bola. O Churín eu achava fraco mas esse rapaz consegue superar em ruindade o argentino;
Alemão tirou sorte grande ao ser contratado pelo Inter. Se tivesse um mínimo de inteligência e consciência de suas limitações técnicas, treinaria fundamentos todo o santo dia. Mas não parece que esteja fazendo isso.
ExcluirAlemão é um grande jogador, e ainda vai fazer muito sucesso no Inter, ou em qualquer outro clube.
ExcluirAgora o craque está mal escalado e mal orientado.
Sei o que falo, porque já estive lá, e ninguém desaprende de andar de bicicleta.
Cuidado: Serás ofendido pelo Previdi, pois parece ser Gremista. Como é anônimo, será chamado de merda.
ExcluirOlha, o Alemão ainda não aprendeu a andar de bicicleta, se é que me entende. Ele pode melhorar, mas terá que trabalhar muito.
ExcluirPensando bem, pra que serve a Assembleia Legislativa dos estados, se tudo hoje está centralizado na União ?
ResponderExcluirE o Congresso Nacional, se o STF manda em tudo?
O Brasil precisaria de um novo pacto federativo, desconcentrando poderes e verbas. Mas não há interesse nisso. Dificilmente alguém abre mão do poder por iniciativa própria. Normalmente é contrário: quem tem quer mais.
ExcluirInclusive acredito que a solução seja a Federação, cada estado se vira, esvaziando ao máximo Brasília.
ExcluirOu uma secessão (já que é para sonhar).
ExcluirA secessão realmente seria um sonho !
ExcluirLarguei quase todas. Record "ainda" se salva. Agora que a "democracia tupiniquim" levou um soco vai cair a ficha?
ResponderExcluirParece que não. O que vemos é uma indignação cenográfica.
ExcluirCada um enxerga o que quer...eu achei o tal Victorino o que sempre foi... Metido a sebo, gritão e desrespeitoso. No grito? É assim mesmo que será deputado? Bueno, foi bem votado, representa muita gente. E assim vamos nós.
ResponderExcluirQuer que ele respeite quem não respeita os outros e mente descaradamente?
ExcluirEle continuará sendo bem votado, pois tem feito um ótimo trabalho.
Anônimo 11:07, é deficiência cognitiva não ter percebido as qualidades(e os gols)do Alemão no ano passado.
ResponderExcluirO que acentua as críticas e a visão turva, de gente que nunca chutou um repolho, é que ele não ganha 2 milhões mês, nem fala espanhol.
Pois eu lembro muito bem desse período. E já naquela época as deficiências eram evidentes, apesar de relativamente ofuscadas pelos gols. Sinceramente, torço a favor do jogador, mas chega um ponto em que valorizá-lo passa a ser injusto com os demais.
ExcluirSerá que o Sr. Fernando quer comparar o Alemão com o Suárez?
ExcluirChute a gol: apenas mediano.
ExcluirCabeceio: zero.
Drible: pífio.
Velocidade: tem apenas arrancada, é facilmente alcançado pelo marcador.
Cruzamento: apenas mediano.
Jogada de pivô: razoável para passar a um companheiro, mas não sabe girar e concluir ele mesmo a jogada.
Posicionamento na área: razoável.
Enfrentamento físico com os marcadores: era bom, mas ultimamente perde quase todos.
Alguém realmente acha que essas valências fazem um bom centroavante?
Porém, isso não se trata de uma condenação. Com treinos adequados dá para melhorar. Mas tem que começar já!
Prezado Previdi, tens toda a razão quando dizes que está difícil ouvir uma narração de futebol agradável. Saudades do Pedro Carneiro Pereira, Armindo Antônio Ranzolin, Milton Yung e outros. Mas o pior é ter que ouvir durante a narração entrevista com torcedor, é de doer e trocar de rádio.
ResponderExcluirO pior mesmo, anônimo 14:02, é ouvir uma entrevista do professor Portalupi, o príncipe da boçalidade, feita por repórteres primatas e medrosos.
ExcluirSó ganha Gauchão mas o Pofexô Renato Carioca é arrogante e Bananas de Pijamas & imprensa adoram! 🎪
ExcluirPra mim, o pior de tudo é ouvir os comentaristas da Guaíba, um pior que o outro. Tem um tal de 'Guti' (???) que deveria receber menos, pois jamais fala uma palavra por completo, principalmente verbos.
ResponderExcluirExemplo, 'jogar bem' ele traduz por 'jogá bem' ;
'pressionar o adversário' fica, 'pressioná o adversário'. E assim por diante. Saudade do Lauro e do Rui, com suas falas absolutamente escorreitas! E não doía para eles.
Também tem o famigerado 'o time vai vim jogar' . Horror, horror, 'vai vir' ou então 'virá' . Simples assim. Não doí nada falar correto!
O Saraiva é a mesma coisa.
ExcluirSaraiva "Darraiva"...🤨 sempre "em cima do muro" e quer agradar todos.
ExcluirSim, faz uma força enorme para parecer simpático, e o máximo que consegue é ser pedante.
ExcluirSim, o cara de areia mijada para criticar o Grêmio, critica o Inter e vice versa. Baita mussum ensaboado, que diz bulhufas.
ExcluirUma torneirinha de asneiras.
Excluir