NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!
DE SER IGUAL AOS OUTROS
Dois minutos com prévidi
- O VAMPIRO DE BOLA CHEIA.
Olá!
- A ELEGÂNCIA DO JORNALISTA ARI TEIXEIRA:
NO INVERNO, O INVENCÍVEL VERÃO
Confesso que já gostei mais dos invernos. Reparava mais na chuva, na geada que queimava o pátio. Dava mais atenção a correria de meus filhos, gostosos de apertar, feito bichinhos de lã, de bochechas vermelhas e fofas. Lembro do frio que cortava feito diamante o vidro da janela e me obrigava a recorrer ao mais encorpado dos vinhos. Até uma confraria criei ao lado de amigos. O gelado era um convite a reuniões animadas. Enquanto o gelo cobria a capota dos carros lá fora, no calor da lareira esquentava-se a vida.
Lembro dos amigos que recitavam poesias, inspirados pelo mesmo deus Baco que, de propósito, os fazia esquecer estrofes, ou engolir rimas. Mas tudo era válido, tudo quente e aconchegante. Porque era inverno e estávamos juntos.
A lareira parecia nunca apagar, a adega sempre cheia. Os confrades traziam seus vinhos e pães, queijos, salames coloniais e caldos a ferver seus vapores aromáticos. O inverno se cobria de um frio suportável assim, mesmo que insistisse em chuvas intermináveis, entremeados de raros dias de sol pleno, abaixo de zero. Lagartear era tudo o que se precisava para recarregar as baterias.
Chimarrão, chás de todos os tipos e cafés servidos direto da cafeteira italiana. Era energia pura, que se agarrava na certeza de que toda estação tem seu encanto, mesmo que absolutamente fria, com ares melancólicos, quase depressivos. Eu não me permitia sofrer contra o óbvio.
Para que reclamar do inverno frio, se não tinha como ser diferente. A alternativa, o norte ensolarado, era apenas uma fantasia cara demais para ser verdade. E duraria poucos dias. Longos seriam os meses a pagar passagens aéreas e hospedagem.
Quero de volta esse frio que convida a algum tipo de celebração. Que não me isole em um edredom solidário, enroscado nos pés de minha amada. É bom, mas não é tudo. Brindar a reação ao frio é importante também. Tão mais quanto provar o advento gostoso da primavera e verão.
É quando tudo se torna mais fácil e dinâmico. Quero a certeza de não faltará parceria para aquecer, por alguns minutos, a tão necessária alegria. Quebrar o gelo. "E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível," disse Albert Camus. Que assim seja!
COMUNICAÇÃO
- QUE BAITA ONDA!!
- SÓ PARA ENTENDIDOS - O jornalista Claudio Moretto explica a mancada na "propaganda":
KHz é frequência de AM
POLÍTICA
- NO VATICANO, POR ENQUANTO, É A MAIOR CARAVANA DO DILMO (ASSISTA ATÉ O FIM):
- COMO É QUE O VOZ FINA MUDOU TANTO?
- STF LIVRA A CARA DE MAIS UM BANDIDO - O ministro Edson Fachin, do stf, determinou o arquivamento do inquérito em que o senador renan calheiros (MDB-AL) era investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
São todos petistas desde criancinhas.
ECONOMIA
- PAQUETÁ TAMBÉM ESTÁ MAL DAS PERNAS.
SEI.
- RANKING DE RECLAMAÇÕES DAS 15 MAIORES
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DO BRASIL:
Instituição Índice / Reclamações
Banco Pan/BTG Pactual 71,87 / 1.608
Inter 33,24 / 825
C6 Bank 29,09 / 733
Pagseguro Pagbank 27,23 / 781
Bradesco 23,05 / 2.390
Votorantim 17,59 / 243
Santander 16,62 / 1.050
Itaú 15,80 / 1.565
Mercado Pago 14,21 / 648
Neon 12,20 / 227
Caixa Econômica Federal 1,25 / 1.687
Original 10,96 / 535
Banco do Brasil 8,59 / 637
Nubank 6,58 / 482
Ame Digital 4,53 / 147
Fonte: Banco Central do Brasil (1º trimestre de 2023)
evento
- PRÓXIMO SÁBADO!!
(clica em cima que amplia)
comportamento
- AJUDA QUEM PODE
- ESSES DEPUTADOS TINHAM QUE LEVAR UNS LOUQUINHOS PRAS SUAS CASAS - A Assembleia Legislativa instalou ontem a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica. A iniciativa partiu dos deputados Valdeci Oliveira e Zé Nunes, ambos do PT, que consideram a lógica dos grandes manicômios responsável pela exclusão de pessoas em sofrimento mental e pela violência contra a dignidade humana, transformando a loucura em motivo para segregação social.
A Reforma Psiquiátrica, que completa 30 anos em 2023, possibilitou, de acordo com os petistas, a inserção social e adoção de cuidados humanizados de pacientes que antes tinham como destino o cárcere perpétuo por sua condição de sofrimento mental. “O fechamento de grandes hospitais psiquiátricos não significa desassistência, mas o redirecionamento de recursos para uma ampla e complexa rede de serviços para substituir o encarceramento dos pacientes. Nenhum tratamento permeado pela violência e segregação é aceitável”, frisou Valdeci.
Nunes manifestou preocupação com os retrocessos ocorridos nos últimos quatro anos no campo do tratamento de transtornos mentais. Ressaltou que os grandes manicômios voltaram a ser financiados, assim como instituições que realizam abordagens não científicas e ineficazes, baseadas no isolamento do indivíduo e na tutela forçada.
A frente, conforme os petistas, será um espaço de resistência, uma ferramenta de vigilância ativa e um instrumento de conexão com os governos estadual e federal, a fim de promover e proteger os alicerces dispostos na reforma.
futebol E OUTROS
- VERGONHA 1
- VERGONHA 2
piadinha
Que bom que Camus tinha dentro de si um verão que inquinou de "invencível". Como frase de efeito, soa muito bem, embora a verdade padeça. Não tenho notícias de que ele, argelino de origem, tenha deixado a fria Paris para voltar à Argélia ou fixado residência em qualquer colônia africana da França para viver o "calor invencível" por fora, também. É mais um que, certamente, não colocaria o nariz para fora da porta em um dia de grande calorão, preferindo o conforto do ar-condicionado. E da fria Paris, obviamente, com tudo o que ela tem a oferecer.
ResponderExcluirA conhecida incoerência de intelectuais.
ExcluirAgora, o Prévidi vai gostar: calor na semana que vem, em pleno inverno.
ExcluirO Prévidi e as torcidas de Inter e Grêmio.
ExcluirCarinha de esnobe a desse Ari, né?
ResponderExcluirÉ botox mesmo.
ExcluirA condecoração foi embalada pela música "In the Navy".
ResponderExcluirEssa reforma é uma das grandes responsáveis por coisas que vemos como as cracolandias da vida.
ResponderExcluirA maioria dos casos de pessoas em situação de rua é por doenças mentais e vícios em drogas, mas psicólogas, advogados e padres católicos acham tudo bem, que essas pessoas estão em completo controle de si mesmo.
Tudo pessoas que moram longe dessas ruas, ou nem tem progênitos para se importar com o futuro.
Metástases de Michel Foucault, que encontraram no Brasil ambiente propício.
Excluir13:01-Que padre católico?
ExcluirNão generalize,cara.
Ele não generalizou, ora.
Excluir"Presidente da República deve confirmar presença nas próximas horas."
ResponderExcluirA fake news do ano. Ele não tem coragem de ir num estádio de futebol.
O Barba-cachaça não tem cojones nem para botar a cara na janela. Baita cagalhão.
ExcluirO Bozo foi num jogo do
ExcluirSPFC no Morumbi e se
deu super-mal.Joãozinho,
o Lula bebe o que quiser.
Chama Bolsonaro de Bozo. Hum... Sabemos o que isso significa.
ExcluirO Ladrão vai em qualquer lugar que não tenha povo.
ExcluirNum país decente, o Fala Fina receberia um magnífico pé na bunda, não homenagens.
ResponderExcluirÉ nossa Marinha com canhões de flatos.
Ele deve ter muitos amigos marinheiros.
ExcluirDale não vai entrar na justiça pq já entrou....
ResponderExcluirNo que faz muito bem.
ExcluirNotícia de ontem: "Daniela Lima deixa a CNN e vai para a Globo News". Mais um forte motivo para eu continuar muito longe da emissora lixo.
ResponderExcluirA Rivonews.
ExcluirJuntaram o C e a B.
ExcluirPrevidi, não vais comentar sobre o retorno do executivo Luis Cruz ao SBT RS? Ou melhor, da estranha festa de "boa volta" que os funcionários fizeram pra ele? Estão que não passa nem alfinete. Sabem que se o cara voltou é pra dar um jeito nos 2 de média à noite.
ResponderExcluirMas, também, se até o Cascatinha conseguiu uma boquinha lá, era sinal de que a fuzarca foi instalada.
ExcluirCascatinha é o almirante da esquadra audiência traço. Só otário anuncia numa empresa dessas.
ExcluirImaginem o nível mental de quem contrata um sujeito desses.
ExcluirMatéria do Financial Times escancara interferência americana nas eleições brasileiras.
ResponderExcluir