Bom Dia! Terça, 6 março 2012

NESTA SEMANA, O MUNDO
CHAMA-SE NÃO-ME-TOQUE!!
(pelo menos para quem escuta as chamadas rádios de "jornalismo")

Sério, para as rádios que se dedicam 24 horas ao "jornalismo" nada é mais importante do que uma pequena cidade do Rio Grande do Sul chamada Não-Me-Toque.
Nesta semana, a progressista Não-Me-Toque é a cidade mais importante do sistema solar e abriga a mais importante feira do agronegócio do Universo. Impressionante. Estou tão embasbacado que no ano que vem, se Deus me permitir, vou conhecer este paraíso terrestre. Faço questão de pagar todas as despesas e me hospedar num 4 estrelas da majestosa cidade.
--
Tão impressionado que estava, pelo que falam de minuto em minuto nas rádios, que resolvi dar uma banda pelo Google para conhecer esta admirável Não-Me-Toque e a tal feira do agronegócio, repito, a maior do Univerno.
--
Descobri, por exemplo, que um dos maiores eventos do mundo chama-se Expodireto 2012.
Não-Me-Toque é a capital nacional da agricultura de precisão. Já imaginou o que isso significa? Ou ainda pode ser chamada de o Jardim do Alto Jacuí. Já foi conhecida como Capital da lavoura mecanizada.
Não chega a 20 mil habitantes. Menos, bem menos.Tornou-se o centro do mundo, na primeira semana de março de cada ano, pelo trabalho de descendentes de alemães, holandeses, e uma parcela de italianos e portugueses. Está a 282 km de Porto Alegre. Fica lá em cima do RS.
Tem 3 hoteis e um motel, o Ponto G.
Não sei como fazem para abrigar os milhares, sei lá, milhões de pessoas que participam da Expodireto, porque conseguem abrigo algo de torno de 200 pessoas. Não sei a capacidade do Ponto G.
As opções de restaurante ficam na avenida Alto Jacuí, mas não são muitas. A Pastelaria do Gringo fica fora desta importante artéria.Ah, e o Eventus Restaurante - Cotrijal também fica em outra rua.
--
Imagine como estão se alimentando estas centenas, milhares de jornalistas e radialistas que invadiram o solo não-me-toquense (é assim?). Aposto que estão todos fazendo sanduba de pão "caseiro" com salamito.
--
AH!!! Descobri!!
Carazinho é bem pertinho do centro do mundo e eles devem estar curtindo lá noche na cidade vizinha. E os chefes e estrelas devem estar hospedados por lá.
--
Dou uma chance de vocês se babarem.Uma, apenas uma vista panorâmica da metrópole:


 Isso eu sei: o tom das ruas, que parece ser cor-de-rosa, é por causa da terra vermelha, que predomina em toda a região.
--
Mais informações.
Olha isso:
As versões sobre a origem do nome falam de um arbusto recoberto de espinhos conhecido por "não-me-toque", abundante na época da colonização e da expressão "não me toque nestas terras" dita por um fazendeiro referindo-se à sua propriedade da qual não pretendia se desfazer. Os cabelos loiros, a pele clara, os olhos azuis, são características de alemães, italianos e holandeses que, junto com os portugueses e outros descendentes, ao longo da história, vão transformando a geografia, a cultura e beneficiando a economia do município com seu trabalho que a cada dia engrandece seu povo. 
--
E a Expodireto, a maior feira do agronegócio do mundo, segundo me informam TODAS as emissoras de "jornalismo" de Porto Alegre?
O Parque da Expodireto tem à disposição dos expositores 84 hectares, área que está sendo ocupada, em 2012, por 468 expositores, divididos em máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, produção vegetal e animal, Espaço da Família Rural, Espaço da Natureza Cotrijal, Pavilhão Internacional e pavilhões.
--
Hoje, por exemplo, o RS e o Brasil puderam acompanhar, em tempo real, um evento PALPITANTE:
O Forum do Milho!!
TODOS OS GAÚCHOS E BRASILEIROS FICARAM SABENDO TUDO SOBRE O MILHO. NÃO É FANTÁSTICO?
A quarta edição do Forum Nacional do Milho contou com transmissão ao vivo do Canal Rural . Mas as rádios, atentas como sempre, estavam lá, dando todos os detalhes.
--
Como costumam dizer os apresentadores das rádios de "jornalismo":
Enfim, consegui mostrar um pouco, o mínimo, do que está acontecendo por lá.
--
E, olha, não tive patrocínios para falar sobre a cidade mais importante do sistema solar e que abriga a mais importante feira do agronegócio do Universo. Pelo menos nesta semana, né pessoal das rádios de "jornalismo" de Porto Alegre?
-----
Vi ontem de noite. Não é só as rádios, não. Palpitante a zerohora.com:
Em foto 360°, explore o parque da Expodireto
-----
FLAGRANTES DO RÁDIO "JORNALISMO"
Ontem à tarde aconteceu mais um fato absurdo em Porto Alegre.
Às 14h30min, um sujeito desceu de um carro, apontou a arma para um motoqueiro e disparou 5 tiros.
Normal, né?
O amigo leitor deve estar pensando que isso aconteceu em uma das inúmeras vilas de Porto Alegre, né? Claro, a guerra do tráfico!
Enganadíssimo.
O crime foi na avenida José de Alencar, no centro do Menino Deus, nas imediações do restaurante Tirol.
O defundo ficou lá quase uma hora.
As rádios de "jornalismo"?
Estavam falando das maravilhas da maior feira do agronegócio do Universo.
A foto é do Rafael Baltar, da revista Press.
Olha só:
(clica em cima que amplia)

7 comentários:

  1. Perfeito o teu comentário !
    Realmente não dá para aguentar a cobertura dessas feiras de agonegócio no interior. Se as rádios (e os ouvintes) fossem do interior, tudo bem, mas o que interessa para um morador da região metropolitana o avanço das vendas de máquinas agriculas. Quem é do ramo, já sabe disso. Quem não é do ramo, não se interesse.
    Há tempos eu digo que a Band Am virou a rádio rural de Passo Fundo, pois coloca o "minuto do agronegócio" em tudo que é programa.

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceu no noticiário da Guaíba às 09h00min ??
    O locutor ficou mudo, ficava respirando fundo, começou a falar, parou, continuou a respirar fundo... e silêncio... até que foi substituído.

    O que aconteceu ??

    ResponderExcluir
  3. O autor dos dois comentários acima deve ser um extraterrestre e como tal não consome produtos oriundos do campo. Ele não come e não veste. Estou certo?

    ResponderExcluir
  4. Jorge, meu amigo,
    não suporto mais esse "noticiário" das rádios.
    TUDO É MATÉRIA FECHADA PELO COMERCIAL DAS RÁDIOS.
    DESENHO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, né? Essa doeu tanto que agora retornei do especialista e estou com orquite. Hahahaha...

      Excluir
  5. Eduardo Vasconcellos6 de março de 2012 às 15:43

    Previdi,só para fazer justiça, a Gaúcha deu a noticia em cima do fato.Lasier,estava na feira o repórter chamou e deu a informação.

    ResponderExcluir
  6. Não sei quem é o gerente de propaganda da ExpoDireto, mas pela generosidade em distribuir verbas aos veículos, se lançar o Ney Mânica para governador, o cara tá eleito. Agora, o mais interessante em toda a feira é conhecer o plano de mídia, a distribuição de verbas. Dá para apostar que o Grupo RBS ficou com a parte do leão, algo em torno de 70% de toda a verba publicitária (sem incluir os "cadernos especiais" onde os expositores também foram convidados a prestigiar as publicações)? Se a RBS muda a geografia da Europa o que lhe custa tranformar Não-Me-Toque na capital mundial do agrobusiness? Não será surpresa se a RBS fizer proposta para ser a patrocinadora do evento, em 2013. Já imaginaste, Previdi, algo assim como "O Planeta Rural de Não-Me-Toque"? Vá pensando num tempo onde não haverá mais verbas publicitárias tradicionais que suportem os planos de mídia dos veículos da RBS - "quero mais, quero mais"? Ai, os geniais executivos consumidores de sucrilho e toddyinho direcionarão seus projetos para os grandes eventos gaúchos: Expointer, Festa da Uva, Fenadoce, Fenachamp, Fenamate, Fenamilho, Fenarroz, Oktoberfest. Não haverá município com sua festa local ou regional sem receber a visita de um contato com um plano de divulgação irrecusável. Qualquer prefeito fica tentado a assinar um contrato de exclusividade, livrando apenas os veículos locais que se contentam com qualquer merreca. É uma questão de tempo e "time is money" diria um sucrilhista de crachá.

    ResponderExcluir