SE A MODA PEGA, SAI DE BAIXO!!
MUDA QUASE TUDO NAS CIDADES!!
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto (do deputado Chico Alencar, do Psol) para mudar o nome da ponte Rio-Niterói. Sairia o nome de “Costa e Silva” e entraria “Herbert de Sousa”, o Betinho, aquele que entrou para a história por ser irmão do Henfil e ter contraído Aids por ser hemofílico. Quando voltou ao Brasil, com a anistia, agitou bastante no Rio, lutando pelos excluídos. Morreu em 1997, aos 61 anos.
Costa e Silva, vocês sabem. Foi marechal e "presidiu" o Brasil durante a ditadura militar, de 1967 a 1969. Detalhe: o marechal é quem em 1968 assinou decreto autorizando a construção da ponte, uma das obras-primas da engenharia brasileira.
--
A justificativa do projeto, assinado por 11 parlamentares do Psol, PT e PSB, destaca que o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos prevê que "pessoas que tenham cometido crimes e violações de direitos humanos na ditadura de 1964 não deveriam dar o nome a logradouros públicos". O texto classifica como “inaceitável” que a ponte homenageie “um chefe de Estado que foi um dos artífices do golpe militar, responsável por momentos dos mais sombrios da história brasileira”.
Olha, me dei ao trabalho de ler o PNDH-3 e não vi nada disso escrito.
--
Mas, tudo bem, também acho que não devemos homenagear ditadores. E nem capachos de ditadores.
E muito menos escroques, assassinos, corruptos, golpistas, bandidos em geral.
--
BAH, MAS AÍ VAMOS TER QUE MUDAR O NOME DA MAIORIA DAS AVENIDA E RUAS BRASILEIRAS. E NÃO VAMOS NEM FALAR NAS CIDADES QUE DEVERIAM TAMBÉM TROCAR DE NOME!!.
--Quer um exemplo?
Os "intelectuais de esquerda" ainda insistem que Getúlio Vargas foi um ditador - pelo menos num período.
E o município e as centenas de ruas e avenidas por todo o Brasil com o nome de GV?
Em compensação temos algumas "Rua Carlos Marighella", para desespero dos saudosos dos militares mandando e desmandando.
Sabem que numa cidade do Estado do Rio existe a Rua Benito Mussolini?
Não precisamos ir longe: em Porto Alegre, uma de suas principais avenidas, chama-se "Bento Gonçalves".
Nunca entendi: Por que uma cidade da Serra gaúcha, fundada por italianos, homenageou este "herói"?
"Rua Carlos Lamarca" existe em várias cidades brasileiras.
E a avenida Tarso Dutra?
--
SABEM QUE EM DIADEMA, SP, TEM A "RUA DO SOCIALISMO CIENTÍFICO"?
FICA NA "VILA SOCIALISTA".
É SÉRIO!! --
Bah, Diadema é tri-de-esquerda, mesmo. Tem até a Rua Che Guevara!!!
--
Lembra que no final do ano passado os vereadores do Psol de Porto Alegre queriam trocar o nome da avenida Castelo Branco para avenida Legalidade? Não vingou, porque esta é, sem dúvida, a avenida mais horrorosa da cidade.
--
Olha, se não vamos ter mais logradouros públicos com nomes de ditadores, capachos de ditadores, .escroques, assassinos, corruptos, golpistas, bandidos em geral, isto tem que se aplicar tanto a "elementos" da chamada direita ou da chamada esquerda.
Ou não?
--
A primeira rua que deveria ser mudada em Porto Alegre é a repugnante homenagem aos irmãos Andrada. Nem vou mais me referir a essas figuras, golpistas históricos!!
RUA DA PRAIA JÁ!!
Também tinham que ser revistos os nomes daquelas transversais da Rua da Praia. É um monte de generais!! Será que todos merecem ser homenageados??E avenida Farrapos: Por quê? Se Porto Alegre nunca deu bola para os farrafos??!!
--
Sei não, mas acho que os cariocas mudarem o nome da ponte Rio-Niterói pode estar sendo aberto um precedente muito legal!!
PELA TROCA DE NOME DO PARQUE FARROUPILHA!!!
TEM QUE VIRAR PARQUE ELIS REGINA!!!
Elis Regina não. Parque Teixeirinha, que vendeu muito mais discos, não se bandeou para o RJ, é autor do "vice-hino" do RS, fez cinema, declarava em verso e prosa o amor pelo estado em que nasceu e etc etc etc
ResponderExcluirSem falar que ele tem muito mais fãs que ela.
Antes de homenagear ela com algo importante para a vida do porto-alegrense, ainda temos, no mínimo, o Lupicínio.
Isso é uma palhaçada dos politicamente corretos, já tentaram aqui em POA, com a Av. Castelo Branco. Quem sabe uma Av. Zé Dirceu, ficaria bacana, não ? Ora, personagens históricos sempre serão controversos, tens o que gostam e os que não gostam. Será que esses políticos não tem mais nada de útil para fazer ?
ResponderExcluirMurilo - POA
Caro Pedrino o senhor Mateus não nasceu em Passo Fundo e sim no interior de Taquara e sua mãezinha não morreu queimada e sim de gangrena. Como a maioria dos bombachudos que tanto agradam a RBS que com isto fatura uma montanha de dinheiro nos fazendo acreditar que essa "cultura" castelhana seja a cultura de nosso estado esse cantor igualmene mendiu e bastante sobre origem, por exemplo.
ResponderExcluir