Terça, 20 de março de 2012 - parte 4

NESTE ANO, QUANTAS DEMISSÕES
O JAPA JÁ PROMOVEU NA RBS??!!

Essa foi do balacobaco!!
Escreve o Emanuel Mattos, no FB:

O repórter fotográfico mais premiado da história da Zero Hora, Valdir Friolin, foi demitido da empresa em que dedicou meio século de sua vida. Alegação: havia ultrapassado os 60 anos. Sem fazer juízo - embora todos conheçam a minha opinião a respeito - reproduzo o texto escrito por outro grande fotógrafo, Roberto Santos, publicado no Facebook do próprio Friolin Valdir Gomes. E ilustro com um dos últimos trabalhos que Friolin publicou na ZH. Segue o Roberto Santos:
"Friolin, acabei de ler o jornal Versão, do Sindicato dos Jornalistas. Assino embaixo as tuas declarações. Empresas diferentes, métodos semelhantes. Parece até que se tu puderes fazer maratonas, tu serve, depois és descartado, a tua experiência, o teu conhecimento, não valem nada. Infelizmente as coisas funcionam assim, nós os "velhos" somos descartados. Um pouco Friolin, na minha visão, se deve ao avanço tecnológico. No início da era digital eu já defendia que teríamos que nos reciclar. Fizemos isso, tu és testemunha. Mesmo assim, tínhamos que conhecer técnicas, medição de luz, laboratório, filmes. Nós sabemos quantas vezes nos revezamos nas nossas viagens? Hoje qual o jovem fotógrafo sabe o que é montar um laboratório no banheiro do hotel? Eu diria que nenhum, ou muito poucos. Fala para a garotada em metol, fenidona, sulfito, metabissulfito, hidroquinona, hipossulfito. Eles vão dizer que estás pirado. Hoje isso não existe. Aperta o botão, confere, tá legal, ótimo, senão repete, não depende de saber o resultado depois de revelado o filme. Na década de 90, ainda no Sindicato, eu já previa isso. Estamos navegando no mesmo barco Friolin, isso é irreversível, até porque envolve a questão salarial. Tu ou eu sairiamos bem mais caros para a empresa em função do tempo de emprego. Abração, meu amigo."
Foto abaixo: A queda de um cavaleiro na Sociedade Hípica, feita em 2011 por Valdir Friolin.


-----
REPRISES
Recebo:
A Band local está reprisando o programa dominical do Luciano do Valle e esposa, à espera de que ele recupere de um suposto estresse. Só que no domingo foi ao ar o programa de 13 de junho do ano passado, o pessoal todo encasacado.  Daqui a pouco estaremos  vendo os programas de maio, de abril, de março de 2001.
Não tá meio ridículo?
-----
A PROPÓSITO
O Grupo Band nop RS comemorou na semana passada os 17 anos do Jornal Gente.
No final do material que enviara, consta:
Ao longo de quase duas décadas, o programa especial de hoje também homenageou e lembrou os jornalistas que passaram pela bancada e que marcaram época e fizeram história na comunicação gaúcha e brasileira, tais como Bira Valdez, Leonardo Meneghetti, Geraldo Canali, Políbio Braga, Hélio Gama, Nilton Fernando, Denian Couto e Felipe Vieira.
--
Sinceramente, a exceção doBira, que já faleceu, nenhum "homenageado" foi convidado.
E o Adão Oliveira?
-----
Jorge Loeffler e a roubalheira na Páscoa
Faz poucos dias comentei no blog que um chocolate em barra custava pouco mais de 3 reais enquanto outro da mesma produtora, mas em barrinhas em um único pacote custava mais de 22 reais.
Sobre essa vigarice que é a Pascoa, ano passado postei aqui texto de um magistrado da Bahia que é excelente. Eis o link:
http://praiadexangrila.com.br/o-que-fazer-com-o-coelhinho-da-pascoa/

-----
A vida solitária nos faróis
Sarita, Verga, Barra do Chuí e Albardão: quatro faróis que iluminam e guardam as histórias de um dos litorais mais solitários do mundo. Esses pontos de luz guiam os navegantes num mar violento com centenas de naufrágios.  Neste sábado , dia 24, na RBS TV, às 12h30min, “A Maior Praia do Mundo” apresenta “Os Faróis e Seus Guardiões”.
Os 220 quilômetros que iniciam na Praia do Cassino (em Rio Grande) e vão até a Barra do Chuí (em Santa Vitória do Palmar), na fronteira com o Uruguai, são guardados por homens que tem na paixão pelo trabalho a força para enfrentar a solidão. Esta é a vida dos guardiões dos faróis que estão “no meio do nada, longe de tudo, perto de lugar nenhum”, segundo a definição de um dos faroleiros. A série apresenta também a história do primeiro faroleiro da região, que fez de sua família uma dinastia de guardiões. Perpetuando essa vontade até seu bisneto, ainda cheio de orgulho de ser guardião do farol.
A direção da série é de Pena Cabreira também responsável pelo roteiro junto com Cláudio Fagundes e Mauris Hansen. As aquarelas que ilustram a série são do cartunista Edgar Vasques. Fotografia de Pablo Rosa, trilha sonora original de Jean Presser, direção de produção de Cristina Klein e Daniella Menegotto. Produção executiva da Cubo Filmes. Coordenação de produção de Nice Sordi e direção geral de Gilberto Perin. Realização RBS TV
-----
MAIS PIADINHAS?
No www.piadinhas-do-dia.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Outrora nem éramos fotógrafos, penso que retratistas. Minha formação ocorreu em 1968 no Colégio Irmão Pedro em Porto Alegre. Da minha turma penso que o último a deixar a profissão foi o Abelardo que se aposentou no Correio do Povo, Desde o curso nunca mais o vi pessoalmente. Quando surgiu a película com Asa 1000 que permitia fotografar sem flash em ambiente fechado e à noite foi uma enorme conquista. Antes era necessário regular abertura de lente, velocidade de disparo e por aí vai. Hoje qualquer um tira uma fotografia com essas digitais. Com as digitais se obtém lindas fotos panorâmicas. As coisas mudaram e penso que para melhor, embora com todas as consequências do avanço tecnológicos.

    ResponderExcluir