Bom Dia!! Quarta, 4 de abril de 2012

NÃO TEM OUTRA SAÍDA!!
TEM QUE ENFRENTAR A MÁFIA DOS TÁXIS!!

No ano passado, o diário Zero Hora "descobriu" que os táxis, em Porto Alegre, eram comercializados, caracterizando uma ilegalidade, já que trata-se de uma concessão da Prefeitura.
Foi muito curioso, porque o próprio diário, nos classificados, tinha um espaço para a compra e venda de placas de táxi. Era - e é - um comércio que existe há décadas.
Mesmo com atraso, fiquei contente, porque acreditei que a ZH fosse entrar fundo no assunto. Imaginei que iriam fazer uma radiografia das chamadas "empresas" que controlam dezenas de placas e tratam os funcionários como escravos.
Sabiam, por exemplo, que existem "empresas" que obrigam o motorista a lavar o carro quando termina o seu turno de 12 horas? Imaginam, que depois de 12 horas de trabalho o motorista sai, invariavelmente, com 30 reais no bolso? E que quando acontece um acidente - uma batida no para-choque, por exemplo - o motorista tem que pagar?
--
Ontem tratei da dificuldade de se conseguir um táxi em Porto Alegre em determinados horários, como às 5 da tarde. Os taxistas sempre têm uma explicação, que não convencem ninguém.
Passam a impressão de que são os que mandam, que são os donos dos táxis.
Não colocaram na cabeça dessa gente que eles têm uma concessão!!
--
Por isso que a imensa maioria dos porto-alegrenses defende mais táxis nas ruas de Porto Alegre.
Isto se resume numa palavraq: CONCORRÊNCIA.
Não precisa ser um Marco Polo para saber como este serviço funciona nas cidades brasileiras e nas principais do mundo. No Rio, por exemplo, tem táxi de sobra. E não existe este comércio maluco, de ser vendida uma placa por 200 mil reais.
--
AS PREFEITURAS TÊM QUE TOCAR NESSA FERIDA!!
--
Vários leitores se manifestaram sobre esse irritante assunto.
Selecionei alguns:

 Jorge Gitzler, de Porto Alegre
 O número de táxis em Porto Alegre é o mesmo desde 1973. Não dá para entender porque a Prefeitura nao mexe nisso, acho que o serviço de táxi deveria ser liberado, quem quiser ter um táxi bastaria estar dentro das regras, passar por vistoria, ter cadastro e poderia ter o seu. Esse negócio de ser limitado é um absurdo.
Por que o Prefeito tem tanto medo de mexer nos táxis e nas carroças de Porto Alegre?
--
Fábio Marçal, de Brasília
Eu queria ver qual o prefeito que será macho para rever as concessões de táxis.A concessão deveria ser individual. O que se vê hoje, são escravos, trabalhando para uma elite de donos de táxis. Ninguém tem coragem de mexer neste vespeiro. É um verdadeiro laranjal.Um simples recadastramento iria mostrar isso. A Copa está chegando e o número de táxis em POA é insuficiente.
--
Jarbas Gehlen, de Novo Hamburgo
A respeito da tua colocação sobre os táxis em POA. Acabo de voltar de um final de semana com a patroa em Buenos Aires. Incrível a diferença. Sou de Novo Hamburgo, e pouco utilizo/utilizei táxi em Porto Alegre, mas sei que
em geral não é nada muito prático, até difícil conseguir um táxi direto na rua,  mesmo nas principais vias.
Lá, apesar de ter, como em qualquer lugar, alguns idiotas/picaretas, que passam notas faltas (!) como troco, é possível pegar táxi em QUALQUER lugar da cidade.
Eu não vi, a não ser em frente a grandes hotéis, ponto de táxi.  Eles simplesmente ficam circulando pelas ruas, é uma barbada! 
Só aqui mesmo ter demanda por um serviço de transporte e não desenvolver isso.
Fica nessa lenga-lenga com lobby dos taxistas para não ter mais concorrência, enquanto tá cheio de gente sem poder usufruir do serviço!!

2 comentários:

  1. Taxis e Rodoviária, ninguém se atreve a mexer!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou taxista em Porto Alegre à 4 anos. Quando comecei, numa jornada de 12 horas fazia em média 35 a 40 corridas. Hoje faço uma média de 20 a 25 com a mesma jornada. Será que alguém já parou para pensar que o trajeto que à 4 anos atrás fazíamos em 15 minutos, hoje levamos em média(nos horários de pico)1 hora para fazer. Acredito que as pessoas que tanto reclamam não tem o hábito de pegar seus carros e sair para rua no caos que se transformou nosso trânsito. Poderiam ser colocados mais mil táxis em Porto Alegre que a falta continuaria a mesma ou até maior, já que seriam mais mil carros nas nossas ruas. É muito fácil falar e julgar quando assistimos de fora. Estou convidando ou até intimando essas pessoas a vivenciarem um dia de nosso trabalho para depois discutirmos esse assunto. A questão dos táxis de Porto Alegre não é um problema isolado, mas um problema muuuuito maior, O NOSSO TRÂNSITO, que a curto prazo só tende a piorar. E repito, quanto mais carros nas ruas pior será o problema, tendo quantos táxis tiver em Porto Alegre.

    ResponderExcluir