Bom Dia!! Quinta, 10 de maio de 2012

MUITA CALMA, PESQUISAS
NÃO SIGNIFICAM NADA, ADÃO!!
(ouça um bom conselho, Villaverde: Valverde é a saída!!)

Há pouco mais 30 anos acompanhei a primeira eleição como jornalista. Uma trabalheira danada, como roteiros, comícios noturnos, entrevistas, matérias e mais matérias especiais e sempre o medo de levar um furo de um concorrente, o que significava levar um xixi das chefias. Ao mesmo tempo era muito legal. Particularmente esta, a que me refiro: a eleição de 1982, a primeira para governador em que todos nós pudemos votar, ainda dentro do regime dos milicos. 
Desde então, as pesquisas sempre foram importantes, mas não como nos últimos tempos.
Em 82 eram quatro os candidatos a governador: Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares e Olívio Dutra. Jair Soares foi o eleito e os demais foram vitoriosos para o cargo nas eleições seguintes.
O legal é que a campanha iniciava, no mínimo, um ano antes. O TSE e os TREs não se metiam e as campanhas fluiam. Pesquisas? Quem fazia era o Ibope e não tinha papo. O Gallup tentou se meter mas ninguém levava a sério. Durante todo o tempo, as pesquisas retrataram o resultado final. Pela ordem: Jair, Simon, Collares e Olívio. Só que entre os dois primeiros a variação era mínima. Collares corria por fora, já que tinha a força extra do Brizola - não participava como todos aqui queriam porque concorria ao Governo do Rio.
O problema foi que Simon acreditou nas pesquisas. No segundo dia de apuração, que era manual, o candidato do PMDB jogou a toalha e cumprimentou o candidato do PDS pela vitória. Até então, este venceria de forma esmagadora. Só que os dias foram passando e a votação de Simon foi subindo e ao final quase encostou em Jair. Se não me engano, a derrota foi por menos de 20 mil votos. Acontece que a fiscalização se desmotivou por todo o Estado e aí imagina o que não deve ter acontecido.
--
Nesta eleição para prefeito de Porto Alegre o boa-praça Adão Villaverde deve estar meio tristonho. Afinal, na pesquisa na revista VOTO, divulgada ontem, ele aparece com 8%. Feliz, mesmo, está José Alberto Fortunati, com 38%, e a Musa Comunista se esforça para manter o sorriso, com 31% das intenções de voto.
Adão, te consola!!
Em São Paulo, Fernando Haddad, o queridinho de Lula e de dona Dilma, não consegue passar de 3%, pela última pesquisa do Ibope. Perde até para Netinho de Paula (PC do B), 8%; Soninha (PPS), 7%; Paulinho da Força (PDT), 5%. Já imaginou o pepino do cara?
José Serra está com 31%, seguido de  Celso Russomanno (PRB), que aparece com 16%.e  Gabriel Chalita (PMDB), com 6%.
O cara é um fiasco, Adão!!
--

 Adão, sei que tu tens ao teu lado o carisma e o poder do nosso governador Tarso Fernando, a boa vontade da nossa presidente, a dona Dilma, os certeiros conselhos do Carlos Araújo. Só não inventa de ficar por aí andando com a carranca do comandante Raul ao lado - aí não tem mais jeito.
OUÇA UM BOM CONSELHO, como diria o Chico Buarque.
O senhor deveria ir ao Rio de Janeiro e tentar, de todas as maneiras, fechar um contrato com a deusa chamada Iris Valverde!! Ela gravaria, com aquele sorriso maravilhoso, alguns segundos para serem colocadas nos programas de TV. Com roupas provocantes. Imagine com uma camisetinha vermelha, bem justinha. E viria a Porto Alegre para umas 4, 5 caminhadas pela cidade. Já imaginou? Eu, te garanto, estarei lá para tentar tirar, ao menos, uma foto com ela.
LIQUIDAVA COM A MUSA COMUNISTA!!
Olha o slogan:
PARA ENFRENTAR A MUSA COMUNISTA,
ISIS VALVERDE É VILLAVERDE PARA PREFEITO!!


--
O problema vai ser enfrentar o José Alberto.
Mesmo com todos os meus dotes para o marketing político não consigo encontrar um gancho.
ISIS CONTRA O GIGANTE!!
Sei lá.
--
Adão, vai fundo!!
Primeiro convence a patroa, que tu vais trazer para Porto Alegre a Isis Valverde.
Depois convence a cumpanheirada. O Adeli Sell vai espernear, mas tu tens um grande poder de convencimento. Ao invés de ficar gastando o dinheiro de campanha em bobagens, investe na Isis!!
--
Se não ganhar a eleição, tudo bem.
Entrarás para a História como o candidato que trouxe a Porto Alegre a Isis Valverde!!
A eternidade a um passo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário