Vinhos e Afins - 14/12/2012

 Campos de Cima Brut está entre os melhores espumantes

O jornalista Jorge Lucki, um dos maiores especialistas em vinhos do país, escolheu o Campos de Cima Brut como um dos melhores espumantes brasileiros de 2012. De acordo com a análise de Lucki publicada na sua coluna sobre vinhos do jornal Valor Econômico, o espumante da Campos de Cima elaborado na Campanha Gaúcha se destaca na categoria “Melhor Relação Qualidade/Preço existente no Mercado Brasileiro”.  Ele é vendido a R$ 32,00 [na loja virtual, www.camposdecima.com.br]. “Recebemos com muito orgulho e alegria esta distinção”, observa o diretor comercial e de marketing da empresa, Pedro Candelária. Elaborado desde 2009, este espumante sempre foi um sucesso de vendas, em função de seu sabor e de sua intensa coloração dourada. Segundo Pedro Candelária, o rótulo teve um crescimento de 60% nas vendas estes ano em comparação com 2011.
Candelária também destaca que a Campos de Cima elabora 10 mil garrafas de espumantes por ano e comercializa dois rótulos: o Campos de Cima Brut e o Campos de Cima Extra Brut, vinho que foi lançado na Expovinis 2012. “O sucesso do primeiro inspirou a criação do segundo, pois as uvas cultivadas na Campanha Gaúcha apresentam um grau diferenciado de maturidade, próprios para elaboração de espumantes de grande personalidade”, observa. “Utilizamos o melhor que a natureza nos oferece para apresentar ao mercado vinhos de alta qualidade a um preço acessível e, assim, agradar nossos consumidores em todos os sentidos”, registra o executivo.
 --
O Campos de Cima Brut
Elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir por meio do método tradicional (champenoise), o Campos de Cima Brut é um espumante fino, elegante e harmônico, tendo ao mesmo tempo alta tipicidade e forte personalidade. Nele predominam os aromas cítricos, mesclados ao néctar e tâmaras, com leve fundo de ervas de quintal (alecrim, sálvia). Em boca, se apresenta como um vinho agradável e persistente, características singulares e marcantes.
-----

Dunamis recebe dupla premiação do Ibravin

A Dunamis Vinhos e Vinhedos, que acaba de completar dois anos de atividade comercial, ganhou como presente de aniversário a consagração entre os “Destaques do Ano” do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A jovem vinícola do produtor José Antônio Peterle foi eleita a empresa do ano na categoria pequeno porte e teve o seu diretor-executivo Júlio César Kunz eleito profissional destaque de 2012. A entrega do troféu Saca-rolhas foi feita na noite da última terça, dia 11, em evento realizado em Bento Gonçalves com a presença de 170 lideranças e representantes do setor vitivinícola brasileiro.
Peterle comemora os dois prêmios recebidos enaltecendo o trabalho de toda a equipe da Dunamis. “É muito gratificante ganhar este reconhecimento público, ainda mais para uma empresa nova que, com humildade, está recém iniciando a busca por um espaço no mercado”, afirma, lembrando que o projeto da Dunamis começou em 2001, com a busca das melhores áreas na Campanha e na Serra Gaúcha para o cultivo de uvas Vitis vinífera e a consequente elaboração de vinhos finos a partir de 2005 (em fase de testes).
Para ele, a votação do diretor-executivo Júlio Kunz como profissional destaque do ano tem um sabor especial, justamente porque foi concedido por meio de uma votação entre todas as vinícolas que participaram das ações do Ibravin em 2012. “Ser reconhecido pelos próprios pares sempre é mais difícil. Por isso esta distinção tem ainda mais valor para todos os profissionais da Dunamis”, observa. “A escolha do Júlio como destaque premia toda a equipe da Dunamis formada por profissionais competentes e dedicados”, elogia.
Kunz, por sua vez, comenta que os dois prêmios são motivo de orgulho e refletem o esforço da empresa direcionado à conquista de um mercado de alto potencial no Brasil, o de vinhos finos. “A Dunamis foi enaltecida entre as vinícolas de pequeno porte em função de ser a empresa que mais participou das ações do Ibravin em 2012. Isso reflete nosso engajamento no setor e nosso esforço em divulgar os vinhos do Brasil, sem concorrência desleal. Nosso compromisso em mostrar a alta qualidade e a impressionante capacidade de produção das vinícolas brasileiras”, salienta.
Ele acrescenta que as atividades promovidas pelo Instituto têm a meta de impulsionar o desenvolvimento do mercado, um objetivo compartilhado pela Dunamis, que incessante e sistematicamente investe na promoção do vinho nacional. Sobre o prêmio destinado a sua atuação, o diretor-executivo se disse surpreendido e muito grato pelo reconhecimento. “A votação foi nominal. Todos os executivos das demais vinícolas participantes da escolha elegeram um colega para destacar. Mas o reconhecimento deve ser estendido para toda a equipe que atua ao meu lado, que realiza um trabalho exemplar e de muito futuro”, ressalta Kunz.
O executivo ainda diz que a premiação recebida demonstra a simpatia que as demais empresas do setor vitivinícola têm pela Dunamis. “A Dunamis esteve presente nos movimentos mais importantes do setor em seus dois anos de atividade comercial e pretende manter seu perfil pioneiro, desafiador e inovador, características que a distinguem e chamam atenção do mercado”, completa.

-----

Embratuer divulga vinhos e enoturismo

A promoção do país e da cultura brasileira no mercado internacional de turismo ganhará reforço dos vinhos e o apelo dos polos produtores nacionais no próximo ano. Na quarta, dia 12, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) assinam um termo de cooperação técnica que prevê a degustação de vinhos e a distribuição de material promocional do enoturismo do país em eventos no Exterior. O termo será assinado durante a manhã, em um coquetel às 11h, no auditório da Embratur, em Brasília.
A cooperação será focada nos eventos realizados nos países selecionados como mercado-alvo do projeto Wines of Brasil. Entretanto, também haverá distribuição de material promocional em mercados considerados não-prioritários, além de ação em uma feira gastronômica internacional considerada de relevância estratégica. “A Embratur irá trabalhar a gastronomia como ponto estratégico na divulgação do Brasil como destino e iremos colocar o vinho neste contexto”, explica a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. “Além da participação em eventos para divulgação dos nossos vinhos, queremos profissionais de gastronomia internacional para o Brasil a fim de trabalharmos na formação de opinião”, complementa.
O plano de ação começou a ser alinhavado durante a programação que antecedeu o seminário de Enoturismo e tem duração de 12 meses a partir da data de sua assinatura. A tendência é que o acordo seja revalidado nos anos seguintes a exemplo de parcerias com outros setores de produtos emblemáticos brasileiros como o café. Isto porque a agregação destes produtos valorizam o Brasil e sua cultura na promoção dos destinos.
“A Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro no exterior como já está fazendo com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também  nossa cultura, com toda  riqueza e  diversidade que a caracterizam”, observa Flávio Dino, presidente da Embratur.
Em linhas gerais, enquanto a Embratur se responsabilizará pela disponibilização de espaço e estrutura, o Ibravin oferecerá o material promocional e colocará um profissional para realização das ações. Além das feiras de turismo, a Embratur realizará eventos para divulgação das cidades-sede da Copa em 2014.
O acordo ainda prevê trazer ao Brasil formadores de opinião e jornalistas para conhecer o potencial do setor. Um desses grupos será formado por chefs de renome internacional que serão convidados a participar de um evento gastronômico em São Paulo. O outro grupo será de profissionais da imprensa dos países considerados prioritários que visitarão a Serra Gaúcha e assistirão ao carnaval de São Paulo, no dia do desfile da Vai-Vai. Em 2013 a escola de samba levará para a avenida o vinho brasileiro como tema-enredo.
A promoção  dos produtos vitivinícola brasileiros no mercado externo já conta com o apoio da Apex-Brasil e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Agora, soma-se a esta iniciativa a Embratur que, além de promover vinhos e espumantes, irá apresentar as potencialidades do enoturismo no Brasil.
--
AÇÕES PREVISTAS NO TERMO DE COOPERAÇÃO
- Evento Internacional de Gastronomia
- Feiras Internacionais de Turismo
- Eventos de divulgação das Cidades-sede dos jogos da Copa
- Famtours (Projeto Imagem)

-----

Embaixador americano visita Serra Gaúcha

Conhecer de perto a principal região produtora de uvas e de vinhos no Brasil a fim de levantar subsídios para futuras cooperações em aspectos produtivos, científicos e também comerciais. Assim o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, resumiu o objetivo da visita de dois dias encerrada na terça, dia 11, à Serra Gaúcha. Uma comitiva do governo americano cumpriu agenda em duas vinícolas e na unidade de pesquisa da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves. A visita foi intermediada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) a pedido do Conselheiro para Assuntos de Agricultura, do Serviço Exterior de Agricultura (FAS/USDA) dos Estados Unidos, Robert Hoff.
O grupo de visitantes era composto ainda pelo Cônsul Geral dos Estados Unidos para São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Dennis Hankins, pelo Relações Públicas do Consulado de São Paulo, Rakesh Surampudi, e pelo Economista da FAs/USDA, João Faustino Silva. “Vim para ter uma ideia do que está acontecendo neste segmento, que é muito importante para o Brasil assim como para os Estados Unidos, e vou voltar para Brasília bem impressionado com tudo o que experimentei vi por aqui”, declarou o embaixador. “Os produtos são de alta qualidade, sofisticação e diversidade impressionantes tanto nos vinhos como no suco”, completou Shannon.
A comitiva chegou à região na tarde de segunda-feira (10), visitou a unidade da Miolo no Vale dos Vinhedos e se reuniu com o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, e com executivos do Ibravin, Carlos Paviani, diretor-executivo, e Leocir Botega, diretor-técnico. Na terça-feira, a programação incluiu uma incursão aos laboratórios da Embrapa Uva e Vinho, encerrando com um tour pela Salton, no distrito de Tuiuty.
Na Embrapa o embaixador conheceu a estrutura da unidade de pesquisa e visitou os Laboratórios de Documentação, Conservação e Caracterização do Banco Ativo de Germoplasma de Uva (BAG-Uva), que reúne cerca de 1,5 mil variedades de uvas e porta-enxertos, e o Laboratório Sensorial. Neste último, assistiu a uma palestra ministrada pelos pesquisadores Mauro Zanus, representando na ocasião o chefe-geral da Embrapa, Lucas Garrido, e pelo pesquisador Celito Guerra que discorreram sobre as regiões produtoras de uva e vinho no país, dando maior ênfase às regiões demarcadas como Indicações Geográficas. Na ocasião a comitiva provou seis vinhos provenientes destas regiões, duas amostras de sucos elaborados com variedades desenvolvidas pela instituição e três variedades de uvas para consumo in natura ainda em processo experimental.
“Vou trabalhar com colegas no Ministério da Agricultura nos Estados Unidos para estudar p que podemos fazer para aprofundar a parceria na área científica. Há bastante espaço para colaboração tanto na área agrícola como na parte industrial”. Quanto a aspectos comerciais, o embaixador observou que, por se tratar de um setor com atuação internacional, cabe às próprias empresas estabelecer os relacionamentos e comunicação, entretanto afirmou que certamente há um grande interesse da indústria americana em aprofundar parcerias comerciais no mercado brasileiro.
Para gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, projeto do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, a visita e o interesse demonstrados pelo representante do governo americano é positivo para o setor, tendo em vista que os Estados Unidos é considerado um mercado estratégico para a promoção do vinho brasileiro. “Ele ajudará a divulgar o que viu aqui, o que pode facilitar as relações entre os dois países neste segmento”, observa Andreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário