Quarta, 29 de outubro de 2014



tualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para Alexandre Appel, um bravo e incansável jornalista de TV, do programa Consumidor RS.







ponto do dia



O ÚLTIMO DOS POLEMISTAS GAÚCHOS






Ontem publiquei um post sobre o falecimento do jornalista e escritor Janer Cristaldo - Terça, 28 de outubro de 2014 - parte 2.
Fiquei muito triste.
A médica Laís Legg me enviou um post de Andréia Zwetsch (sobrinha), a moça que está aí na foto com o Janer Cristado. Aliás, a Laís conta que ele "só teve uma filha (Isadora Pamplona Genecco Moreira), que é filha dele com a minha melhor amiga, a jornalista Iracema Pamplona Genecco, que trabalhou na Caldas Jr.".
Escreveu a Andréia:
Pra quem teve a chance de conhecer ou de ler esta figura ímpar, ou pra quem tanto me ouviu falar e sofrer com ele... aviso que o Janer morreu hoje de manhã, depois de uma peleja longa contra o câncer. Venceu cinco. Perdeu pro sexto. Precisava descansar. O homem das tantas palavras já estava calado desde setembro. Que a polêmica não acabe com sua saída! As reflexões continuam bem vivas no http://cristaldo.blogspot.com.br/ 
E aí vai um texto que muito me inspirou (e que foi o motivo de algumas discussões calorosas, afinal nunca dá pra concordar plenamente com ele).
Vai em paz, Janer! No fundo, no fundo, espero que tenhas uma grande surpresa, contrariando todas as tuas 'não crenças', e encontre a Tânia e mais um tanto de gente boa nessa nova viagem.
-
Andréia também publicou um maravilhoso texto dele. De 23 de junho de 2003:

Vai! 

Viagens. Minha primeira foi de bicicleta, 60 quilômetros de areia e barro, de Upamaruty, distrito rural de Livramento, a Dom Pedrito. Certamente foi a mais significativa. Eu teria dez anos e não conhecia cidade. Em meu imaginário, fruto talvez de contos de fadas, as cidades seriam douradas e brilhantes. Pedalando, avancei pela estrada real e, por mais que aguçasse a vista, não conseguia ver nada de dourado nem brilhante. Fui penetrando aos poucos por seus arrabaldes poeirentos, entrei pelas ruas de paralelepípedos e só apoiei o pé no chão frente a igrejinha da praça. Então aquilo era cidade? Fosse como fosse, seria minha nova geografia. Meu universo rural já pertencia ao passado.
A segunda mais significativa foi de navio, no finado Eugenio C. Estava abandonando o Brasil e não fazia parte de meus projetos voltar. No salão Opala, encontrei uma francesa que voltava da Amazônia, fascinada. C'est magnifique, me repetia com olhar sonhador. Eu não conseguia entendê-la. Mas na Amazônia só há árvores, índios e bichos – objetei. C'est ça! - me respondeu. Ela, oriunda de um mundo milenar e cosmopolita, queria ver o que ficara à margem da civilização. Eu, que nascera naquelas margens, queria a civilização propriamente dita.
Brasileiro, de índios só quero distância. Com eles nada tenho a ganhar, culturalmente. Que antropólogos os adorem, entendo. Índio, hoje, é o ganha-pão da antropologia. A francesa, européia e cosmopolita, queria ver atraso e primitivismo. Eu, vizinho do atraso e primitivismo, queria ver o presente e o futuro.
Fui, vi e voltei. Como Chesterton, considero ser impossível conhecer uma catedral olhando-a apenas por dentro. Se você quiser conhecer seu país, saia logo de seu país. O homem só conhece comparando. Nutro profunda lástima por essa espécie de patriotas, que louva o Brasil sem jamais dele ter saído. Hoje, um de meus prazeres diletos é incitar amigos ao viajar e já consegui convencer alguns a fazer malas e enfrentar oceanos. Mas atenção. Há viajar e viajar. Excursão não é viagem. É uma bolha de seu próprio país que o envolve, e dela você não sai. (Há exceções, é claro. Você não pretenderá, por exemplo, enfrentar a China ou o Sahara sozinho).
Viajar é largar-se na aventura, buscar geografias distantes, tentar entender e fazer-se entender em línguas esdrúxulas, perder-se por ruelas e tentar encontrar-se por mapa. Por tais razões, não vejo sentido algum em viajar por país em que todos falam nossa mesma língua, assistem à mesma novela nos mesmos horários e bebem as mesmas bebidas e comem as mesmas comidas que se bebem e comem em sua geografia nativa. Isto é: viajar pelo Brasil não é viajar. É mesmice. Claro que o Rio merece uma visita. Mas você não estará viajando. Apenas foi do quarto para a sala do mesmo apartamento.
Viajar, hoje, não mais é privilégio de milionários. Por pouco mais que o preço de um televisor de 29 polegadas você já está na Europa. Pelo preço de um carro de porte médio, você passa um mês na Espanha, Itália ou França. Uma casa na praia rende mais de uma volta ao mundo. Não estamos mais na época em que só os barões do café podiam permitir-se o estrangeiro. Nos anos 70, milhares de jovens sem maiores posses fizeram a Europa, eu entre eles. Muitos embarcaram literalmente sem nenhum vintém. Para pagar a passagem, trabalhavam em navios. Chegando lá, sempre havia algum restaurante onde se podia lavar pratos. Nem todos se deram bem e suicídios não faltaram. Mas coragem sobrava. Esta tradição de viajar sem um vintém é antiga e por ela optaram nomes ilustres, como Henry Miller e George Orwell. A luta de Miller para matar a fome de todos os dias está em seus Trópicos. A odisséia de Orwell está em Down and Out in Paris and London.
Mas se você acha melhor aplastar-se diante de uma televisão, tudo bem: fique em casa a ver novelas na telinha. Se preferir comprar um monte de lata para arriscar a vida nas estradas ou assaltos nas ruas, melhor ficar por aqui e irritar-se com o tráfego, com assaltantes e com as multas. Você pode também preferir uma casa para usar um mês ou dois durante o ano e renunciar ao vasto mundo. Falo de pessoas que apertam seu orçamento para conquistar estes mesquinhos sinais de status, mesquinhos mas indispensáveis à auto-estima de quem não tem personalidade. Quem tem tudo isto e folga econômica para viajar – e não são poucos – está excluído desta reflexão.
Bem entendido, nunca tive carro nem casa na praia. A cada vez que pensava em carro, juntava meus trocados e atravessava o oceano. Com um carro não se vai longe. A pé, o mundo não tem fronteiras. Usufrui também de bolsas e viagens patrocinadas por consulados. Bolsa também exige fazer opções. Ou você fica, segurando seu lugar no mercado. Ou parte, sem saber onde cair na volta. Quando voltar, seus colegas e amigos estarão empoleirados em altos cargos e dificilmente lhe darão colher de chá. Quem o mandou gozar o mundo enquanto eles mourejavam? Ocorre que o mundo é grande e a vida é breve. Além disso, não tem estepe.
Em meu dia-a-dia paulistano, tenho encontros esporádicos com pessoas de alto poder aquisitivo, para quem viajar é, no máximo, ir a praias no Nordeste. Constituem aquele tipo padrão que considera o Brasil o melhor país, sem nada conhecerem do mundo. Alguns, mais audazes, já foram a Cancun ou Orlando. Isto é, a locais exclusivamente turísticos, onde não existe o que se poderia chamar de nacional.
Se você é jovem, parta logo, antes que o mercado o escravize. Se é adulto, aproveite sua maturidade e vigor para explorar o planetinha. Está aposentado e se aproximando da velhice? Vá logo, antes que seja tarde. Kafka tem um apólogo, onde fala de casas onde se pode entrar a qualquer hora, encontrar ou não encontrar pessoas, ficar ou sair quando bem entender. Essas casas existem mundo afora. Nelas, milhares de pessoas o esperam, de bandeja na mão, prontas a recebê-lo com carinho e prestimosidade.
Ergue o traseiro desse sofá, leitor. Dá férias a teu medo do desconhecido. Esquece essa luta inglória por sempre mais dinheiro.
E vai.



* * * * *



ponto midiático



O INÍCIO DO FIM DA TVCOM - Faz tempo que rola um papo de que as Organizações Globo não querem que a RBS continue com a TVCOM.
Agora, exigiram que seja fechado o departamento de esportes da emissora. Dentro do PASSARALHO DE NOVEMBRO do Grupo RBS, existe uma extensa lita de demissões na ex-emissora comunitária.
-
Tá feia a coisa.
Não tenho o hábito de assistir a TVCOM, mas me disseram que venderam espaço para uma dessas igrejas.
--

"NOVA PROGRAMAÇÃO" - Pelo que leio e escuto, a Rádio Gaúcha deve ter 90 por cento de audiência. No entanto, ando de táxi, compro alguma coisa numa tabacaria, em qualquer lugar, e não escuto a Gaúcha. Não escuto mais repercussões de programas, nada.
Agora, com a aposentadoria do Lauro Quadros em novembro - como noticiamos no início do mês -, o Gaúcha Atualidade acontece das 8h10min às 10 horas. E das 10 às 11 um novo programa de debates, com Luciano Potter, Kelly Matos e David Coimbra, direto dos EUA.
--

JORNALISMO-PICARETA - Fui fazer um lanche e liguei a TV. Estava na Record e estava começando o Cidade Alerta, com Marcelo Resende. Com aquela voz engraçada, começou a falar sobre o Zina (ou Sina) um doente mental que o Pânico tentou transformar em "humorista" Mas, em resumo, um cara nunca passou de um bandido de merda, drogado.
Pois bem, o cara abriu o programa dando a ficha do Sina. Comercial. Voltou e repetiu tudo. Comercial. Voltou e falou tudo de novo, chamou uma repórter que resumiu o que ele tinha falado.
Aí entra o MAIOR CHATO DA TV BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS, Geraldo Luiz, repetindo tudo de novo, só que com mais detalhes. Imagina?
Não consegui. Ia me irritar ainda mais.
-
Será que esta técnica da Record, de repetir textos e imagens, é moderna?
--

É ISSO - O Bairrista pensa que chega aos pés de O Sensacionalista. Este não come na mão de ninguém.
--

ESCOLINHA ZH - No Terra:

--

ESCOLINHA ZH - 2 - Diário Catarinense brilhante!!

Suspeita de matar ex-prefeita é presa com suposta arma do crime ao pedir água e comida de madrugada na Serra de SC

--

ESCOLINHA ZH - 3 - Superaram todos!!

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=539485

Tiroteio termina com suspeito morto e dois feridos em Novo Hamburgo
Confronto com a Brigada Militar ocorreu no bairro Boa Saúde

--

POR QUE ESTA RAIVA TODA DA RBS?

Dois dias depois

Câmara derruba decreto de criação de conselhos e Dilma sofre primeira derrota após reeleição




* * * * *



ponto do evento



O mestre Rui Spohr convida:

A gente sempre que pode participa de ações para boas causas. O movimento Via Vida é uma delas, em sua batalha de conscientização para doações de órgãos para transplantes. Quem puder dê uma passadinha nesta quarta-feira, dia 29, lá no Juvenil (Associação Leopoldina Juvenil - Rua Marquês do Herval, 280 - Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS). Das 9h às 19h, acontece um brechó com muita coisa boa por preços bem bons. Entre as peças, você vai encontrar roupas da nossa grife, doadas para ajudar à instituição. Isso sim é elegância.






* * * * *



ponto do plágio (chupação)



INACREDITÁVEL??!!

A novela Amor à Vida, da Rede Globo, foi ao ar em maio de 2013.
A abertura era essa:




O vídeo abaixo foi postado em 2010.



Que feio!!
-
Foi um plágio/chupação proposital. O autor da primeira versão é o mesmo do "plágio".
Em O Globo, 25 de maio de 2013:

Quando “Amor à vida” estreou, na última segunda-feira (20), muita gente achou que a abertura da novela fosse um plágio de “Thought of you”, animação de Ryan Woodward que tem 3,5 milhões de visualizações no YouTube. Mas foi o próprio animador de sucessos como “Os Vingadores” e o segundo e o terceiro filmes da franquia “Homem-aranha” quem criou a apresentação do folhetim, a convite da equipe de videografismo da Comunicação da Globo.
- Eles disseram que gostaram do meu trabalho em “Thought of you”, e que gostariam de saber se eu poderia criar a animação dessa abertura, seguindo o conceito de uma história de amor que acontece em São Paulo. Tive uma breve conversa muito bem-humorada com o diretor Wolf Maya e estudei todas as informações que me enviaram sobre a novela — explica o animador americano, de 41 anos.
-
Mas é feio igual!!



* * * * *



ponto g



TUDO RESOLVIDO - Em osensacionalista.com.br:

Brasil pode ser dividido em 24x nas Casas Bahia

Mas apenas no carnê.



* * * * *


ponto dos vinhos e afins



EU VOU!

(clica em cima que amplia)





* * * * *


ponto da piadinha





Trocada por Suzane, Sra. Yoki fica noiva do goleiro Bruno


A Cela de Caras está um agito só. Depois que Suzana Von Richtoffen, assassina dos pais, se casou com Sandra, uma sequestradora que foi casada com Elize, assassina do fabricante das farofas Yoki (e que esquartejou o marido até virar farofa!), a rede social da prisão está a bombando. O motivo é um outro enlace: depois do pé-na-bunda, Elize está de casamento marcado com o goleiro Bruno.
O ex-astro do Flamengo está animadíssimo. Comenta aos amigos que, além de a atual noiva se chamar Elize – nome parecido com o da ex-namorada Elisa -, ele está adorando trocar macarrão por farofa. “Pena que me dá prisão de ventre. Mas já estou na prisão mesmo, né?”, disse o goleiro.
--

Maria está no carro com o namorado Joaquim numa esfregação danada.
Beijo pra lá, beijo pra cá e lá pelas tantas tantas ele pergunta:
- Não quer ir para o banco de trás?
- Para o banco de trás? Não.
Bom, o namoro continua, mais beijo, mais aperto, mais amasso e, de novo:
- Não quer mesmo ir para o banco de trás?
- Não, não quero.
O pobre rapaz, já meio desnorteado, continua no beija-beija, esfrega-esfrega até que pergunta,em desespero:
- Tem certeza de que não quer ir para o banco de trás?
- Mas que coisa! Já te disse que não! Claro que não!
Desesperadíssimo, pergunta:
- Mas por quê?
- Porque prefiro ficar aqui, perto de você.



* * * * *



ponto final



Acabou! Chega de brigas e brincadeiras bobas por causa de política.
Em primeiro lugar, a amizade.
Em segundo, o Aécio...

(Cláudio Andrade, jornalista)


7 comentários:

  1. Sobre a matéria do "humorista" Zina: http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2014/10/29/cidade-alerta-exibe-como-nova-materia-velha-do-domingo-show-sobre-zina/

    ResponderExcluir
  2. Prévidi, pelo que noto, a RBS quer colocar esses caras da Atlântida como sucessores da turma do Sala de Redação. Repare que o Potter e o David Coimbra dividem as últimas páginas da edição de domingo com o Paulo Santana. Agora, o Lauro Quadros será substituído por Potter e Coimbra. Também Marcos Piangers substitui Verissimo nas férias em ZH. Duda Garbi esteve na cobertura da Copa.

    Acho bom que ocorra essa substituição. Rejuvenesce os veículos, e esses profissionais são bons. Só não me apetece muito o David Coimbra.

    ResponderExcluir
  3. Uma pequena correção. A TVCOM vai fechar porque é deficitária, aliás sempre foi.

    ResponderExcluir
  4. Prévidi,
    Viu a manchete do Correio do Povo de hoje? E a matéria sobre o ebola na página 18?
    Deram uma sensacionalizada...

    ResponderExcluir
  5. E pensar que a presidente do Claudio Andrade depende de meia-dúzia de delatores premiados, um doleiro e vários políticos ladrões. E pensar que a sigla do PT do Claudio Andrade poderá desaparecer, tão logo um doleiro comprove as contas no exterior do partido. E pensar que ele, o jornalista Claudio Andrade, sabe que a eleição foi sórdida, desleal, persecutória e desonesta e mesmo assim fica fazendo piadinhas cujo efeito é um sorriso ocre. Mas não tem problema. Aproveitem os últimos dias de PT. A bandidagem está terminando. Enjoy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião. E a foto da vitória da presidanta com o punho fechado?

      Excluir
  6. Rádio Gaúcha, TVCom, Record?????Putz! Já tinha esquecido que existem rádio e TV...ah sim! Aquilo que eu costumava acompanhar lá nos anos 80, 90 e começo dos anos 2000...
    Sala de Redação: ah sim! Lauro, Sant'Ana, Belmonte, Kenny e Cláudio Cabral. Depois entrou o Marsiglia e daí lembro que a última vez que ouvi tal programa foi aquele que deu a briguinha do Sant'Ana com o Marsiglia...aí fodeu com minha paciência! Não sou funcionário de clínica geriátrica pra ficar assistindo idiotices de gente que pela idade, 3ª idade, deviam dar exemplos de comportamento.
    Esporte na TVCom: foi-se a Marjana Vargas (que trocou a nós, espectadores, pelo Cristian), foi-se o Jáder, foi-se a Débora de Oliveira, o programa do domingo à noite é uma chatice desde que inventaram o Pedro Ernesto de apresentador...
    TV Record: parei de assistir quando eles pararam de apresentar o enlatado americano CSI...

    ResponderExcluir