Sexta, 31 de outubro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para Celito De Grandi, amigo, jornalista dos bons e escritor brilhante.








ponto do dia




O PRESIDENTE DA RBS ESTÁ PERDIDO.
E O TITIO, DOUTOR NELSON, DIZ: "AZEITE!"






Na semana passada bati um longo papo com um empresário de muito sucesso. Lá pelas tantas, entrou o assunto RBS. O meu interlocutor:
- Conheço esse rapaz, o Duda, é preparado, está levando bem esse processo de transição. O que temos que nos dar conta é que o negócio mídia impressa está em declínio.
Não me contive:
- Então o negócio é vender vinhos e cerveja? O senhor sabe que não é por aí. O melhor exemplo recente é do Silvio Santos. Claro que não se compara o SBT com a RBS, mas ele estava quebrado. Resolveu apostar nos perfumes Jequiti e recuperou o negócio. Faturou no ano passado 450 milhões de reais e a marca Jequiti é avaliada em mais de um bilhão de reais.
O meu amigo empresário ficou me olhando.
- O negócio dele é cortar pessoal. Mas adora contratar executivos, entre aspas.
Ele não se entregou:
- Por enquanto alguns veículos da RBS me servem. Continuo anunciando com eles, porque me dão descontos muito vantajosos.
-
Por falar em desconto, uma amiga foi fazer um favor para uns amigos que não moram no RS. Pediram que colocasse um convite para enterro no Zero Hora. Ela ligou para lá e lhe deram os valores, que variavam de 2.770 reais a incríveis 17 mil reais. Sem moleza. Manteve contato com quem havia lhe pedido o favor e, claro, desistiram. Indignada, passou um e-mail para o ZH. Teve retorno: 40 por cento de desconto para assinante. "Chupem um carpim", respondeu ela.
Notaram?A soberba continua a mesma. E todos os dias o número de calhaus aumenta. E cada vez mais a qualidade dos textos é pior.
-
E por falar em qualidade de textos, vocês leram com calma a mais nova carta do presidente jovem e tímido do Grupo RBS. Entendi o motivo de ter tantos erros nos veículos. O presidente jovem e tímido deve detestar um revisor. Além de tudo, o "documento" é um excelente exemplo de cinismo, quando fala do vice-presidente que foi demitido.
E a nova vice-presidente? É mais uma "executiva" que começa sem trabalhar. Assim como a diretora contratada Flávia Moraes (mora dos Estados Unidos), a nova vice-presidente está grávida, vai ter o filho no Rio e começa a trabalhar no próximo inverno.
Ah, sim, á grávida, Andiara Petterle, vai ser a vice-residente dos Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS.
Olha só o que o presidente jovem e tímido destaca de seu currículo:

Andiara, além da grande experiência executiva, tem experiência em gestão de conteúdo, tanto na área editorial quanto na área de negócios. A partir de 2000, trabalhou na TV Globo como coordenadora de jornalismo e produto multimídia. Em 2005, fundou o Bolsa de Mulher, maior grupo de mídia voltado ao público feminino da América Latina. Desde 2011, Andiara está na RBS, nos postos de CEO da Predicta (onde, inclusive, lidera um projeto para a Associação Nacional dos Jornais, ANJ) e líder de empresas de mídia digital da e.Bricks.

Deve entender tudo de jornal, não?
-
E por falar em jornal, o assunto que atormenta todos que trabalham na RBS é o possível passaralho que será, novamente. ativado na segunda, dia 3. Não é de duvidar de um grande número de demissões. Afinal, se o presidente jovem e tímido decidiu mandou passear um vice-presidente...
-
Por falar em vice-presidente, olha esse trechinho da carta do presidente jovem e tímido:

Nas conversas com a Andiara, compartilhei nossa visão de futuro para os jornais: valorização do jornalismo, nossa crença e principal atividade; aperfeiçoamento dos nossos jornais impressos, com melhorias no produto e abertura de novas oportunidades de negócio
Hahahaha!!!!
-
Por falar em hahahaha!!!, o titio do presidente jovem e tímido e ex-presidente do Grupo não está nem aí pra todo esse furdunço:
- Azeite!!



* * * * *



ponto midiático


ATENÇÃO! NÃO É PIADINHA! CHANCE DE EMPREGO NA RBS
(demitem e vão demitir um monte, mas anunciam contratações)



A peça é acompanhada deste textinho:
Venha completar o nosso time! Temos oportunidades para Comunicação, Engenharia, Administração, Estatística, Análise de Sistemas e diversas outras. Inscreva-se aqui: http://goo.gl/ZZ33DK
--

AOS JORNALISTAS PETISTAS - Recebo:
Tem CC em Novo Hamburgo preocupado com a possibilidade de ser trocado por medalhões do Estado, que não podem ou não conseguem "ônibus" pra Brasília. A Prefa de NH e de Canoas foram os destinos preferidos nos últimos 6 anos e agora tem a concorrência da turma que orbitava o Tarso...
--

ORTIZ: POLÊMICA DE BOSTA - Polêmica da província ou polêmica dos invejosos.
Há poucos dias de começar a Feira do Livro de Porto Alegre, parte da "intelligentsia gaudéria" resolveu criticar o patrono da Feira, o escritor Airton Ortiz. Pura inveja, porque o cara faz um baita sucesso com seus livros, ao contrário dos escritores polemistas frustrados. 
Estão indignados porque o Ortiz, quando tinha uma editora, publicou o livro de um maluco, que integrou o Doi-Codi. Sei lá o motivo do cara ter editado esta "obra", mas não me interessa. Quem comprou é porque queria ler as bobagens do dito torturador. Simples.
-
Não vou à Feira do Livro há muitos anos, porque tornou-se um evento onde o livro é secundário. Mas estou pensando seriamente em ir hoje aplaudir o Airton Ortiz. 
-
O curioso é que esta "intelligentsia gaudéria" não se preocupa com o que fazem os organizadores da Feira e mesmo de onde saíram algumas peças. Se podem destilar ódio, melhor.
Ortiz, se tiver discurso, manda esses caras chupar um carpim sujo!!
--

MODINHA - Em todos os noticiários, voltou a cascata: "Segundo analistas...".
Isso é quando  o editor, repórter ou redator quer dar a sua opinião, mas não pode escancarar.
--

VALE CONFERIR - O jornalista Roberto Jardim envia:
Como jornalista em busca de recolocação depois de 20 anos de RBS, enquanto faço alguns frilas como assessor de imprensa, estou tentando manter um blog.
Por falar de tudo um pouco, o nome do blog é Tudo um Pouco Esporte Clube (www.tudoumpoucoesporteclube.wordpress.com).
Ainda estou formatando o blog, criando sessões e, no futuro próximo, ele terá novidades.
Postei um texto sobre os 40 anos da luta entre Muhammad Ali e George Foreman no Zaire. Ainda publico dicas de livros e filmes.
-
A matéria sobre a histórica luta é imperdível.
-
O Blog so Roberto já está nos meus favoritos.
--

UMA CIRURGIA DE RISCO? - No Correio do Povo:

Inter estuda operação para contar com Aránguiz

Clube quer garantir presença do jogador ao menos contra São Paulo


* * * * *



ponto da fotografia



SERÁ VERDADEIRA? OU É FOTOXOPI?





-
A original:





* * * *  *



ponto g



APAGÕES, CEEE E SMAN

Prezado Prévidi,

Como frequente leitor do teu blog, li a nota sobre a falta de luz no Bairro Cidade Baixa e as críticas feitas à falta de eficácia nos serviços, tanto da SMAM quanto da CEEE.

Gostaria, apenas, de esclarecer que justamente para garantir celeridade e eliminar com os problemas de fornecimento de energia por quedas de galhos, além de garantir a integridade dos servidores da SMAM que prestam o serviço de poda, a CEEE tem autonomia para proceder com as podas que apresentam riscos e que atinjam a sua rede elétrica.

Sou Gestor de Serviços da Prefeitura de Porto Alegre para a região Centro, que atende o bairro Cidade Baixa, vinculado à Secretaria de Governança através dos CAR's, Centro Administrativo Regional.

Me coloco à disposição para os casos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Thyago Duarte da Cunha.



* * * * *



ponto da piadinha



NOVO SÍMBOLO DA APPLE




Do sensacionalista.com.br:

Apple lança o aplicativo OutCloset

Depois que o CEO Tim Cook declarou publicamente que é gay e se orgulha disso, a Apple começará a lançar produtos destinados ao público LGBT. O primeiro será o OutCloset, um aplicativo que ajuda o usuário a dar os passos necessários para também sair do armário.
De acordo com fontes ligadas aos grupos de criação da Apple, estão sendo desenvolvidos mais dois aplicativos desta linha, para serem usados depois do OutCloset: o I-Santa e o I-queLoucura.



* * * * *



ponto final


FRAUDE NAS URNAS


Marko Petek

Tenho pensado em escrever um artigo sobre as razões (inúmeras) pelas quais é bobagem pensar em fraude nas urnas eletrônicas. Mas falta tempo.
A televisão e o cinema fazem as pessoas acharem que "hackear" um sistema é a coisa mais fácil do mundo. Além de não ser, é das mais demoradas e difíceis. E um sistema como o do TSE está sob supervisão constante, principalmente em época de eleições.
Um princípio de segurança é que qualquer sistema é tão forte quanto o seu elo mais fraco aguentar. Em um sistema como o das eleições brasileiras o elo fraco não é a informática. São as pessoas.
A imensa maioria das invasões de sistemas não passa por nerds adivinhando senhas. Passa por secretárias escrevendo a senha em post-its grudados embaixo do teclado, por usuários usando nomes de entes amados e passa sim, por pessoas aceitando "algum" para quebrar um galho. E muito mais rápido e barato achar alguém querendo faturar um extra do que tentando quebrar um sistema complexo como o das urnas.
E para quem acha que imprimir um recibo do voto resolveria algo eu pergunto: você guarda todos os tickets dos pagamentos com cartão? Imaginem tentar fazer uma conciliação de 100 milhões de votos?
As pessoas tem que se acostumarem a perder. É um fato da vida. O choro é livre, mas não procurem fantasmas onde não existem. Tratem de trabalhar melhor da próxima vez (independente de matiz ideológico).
Eu tenho o maior orgulho do sistema de voto eletrônico brasileiro. O Brasil sempre foi excelente em software, sempre. Nossas carências aliadas a nossa criatividade e a excelência de nossas universidades criou uma competência impressionante. Eu me lembro de em 1984 estar dando uma palestra em Santa Vitória do Palmar, extremo sul do Brasil, e o Bradesco de lá já estar interligado on-line com o resto do país. Décadas antes de nações mais desenvolvidas terem algo parecido. Em resumo: somos bons neste negócio
Chega de choro e vamos trabalhar. Como disse o Nizan Guanazes: torcer para o governo dar errado é como torcer contra o piloto do nosso vôo. Não é muito inteligente.
---
Hoje pela manhã, na BandNews FM discutiam a possibilidade de imprimir o voto sem entregar o ticket. Ou seja, a impressora mostraria para o eleitor o que ele fez mas não seria possível destacar este ticket da bobina.
Ora, impressora é um meio de saída sequencial. Se isto fosse implementado seria fácil saber quem votou em quem, já que os votos estariam impressos em ordem.
Outra sugestão é uma auditoria externa. Imaginem uma auditoria tendo acesso aos segredos de como a urna protege as informações. E pior, o país pagando para entregar estes dados para uma empresa! Não faz sentido mesmo.


10 comentários:

  1. A possibilidade de fraude na apuração não precisaria, necessariamente, passar pelo "hackeamento" do sistema. Mas pode, perfeitamente, passar por substituição de pendrives ou mesmo de alterações no quantitativo geradas pelo próprio programa (afinal, o elo mais fraco são as pessoas...). A impressão do voto, para a conferência do eleitor, e o POSTERIOR DEPÓSITO DO VOTO NA URNA, possibilitaria obter-se, conjuntamente, a celeridade da apuração eletrônica com a confiabilidade da apuração manual.
    Divulgue-se o resultado instantâneamente e homologue-se somente após a sua contagem manual.
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/psdb-faz-bem-em-pedir-auditoria-das-urnas-e-crescente-a-desconfianca-de-milhoes-de-eleitores-descrenca-tambem-reflete-inconformismo-com-a-reeleicao-de-dilma/

    ResponderExcluir
  2. Olha só , Prévidi:
    "Há menos de três meses, um jovem hacker recém-formado pela Universidade de Brasília acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software que possibilita a instalação de programas fraudados: o “Inserator CPT”.

    http://www.tribunadainternet.com.br/fraude-na-urna-foi-denunciada-ao-tse-mas-toffoli-nada-fez/

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo Azevedo é fonte não fidedigna quando o assunto é PT/Dilma. Todos sabemos que a Veja é inimiga figadal do partido. Virou um panfleto, como disse o Lula. Não há a menor lucidez ( nem falei em isenção...) nas análises. Uma lástima para uma revista que já foi a melhor do país. Melhor ouvir os técnicos para acabar com essa teoria conspiratória sem pé, nem cabeça. Além disso, parem de culpar o adversário e olhem para dentro. O artigo do Chefe de Redação da Folha, Rogério Gentile, traz a palavra chave para a derrota de Aécio/PSDB : arrogância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a urna eletrônica fosse a prova de fraude o governo teria aceitado a proposta da Universidade do Rio de Janeiro de submete-la a hackers. Não o fez.
      A urna eletrônica brasileira teve sua venda tentada para várias democracias, mas não passou em nenhum dos testes.
      Só os canalhas do PT a aprovam, mas 4 anos passam rápido e estes larápios serão varridos do mapa, se não o forem antes.

      Excluir
    2. A questão não é a denúncia no blog do Reinaldo Azevedo (acho até que tens certa dose de razão) e sim a impossibilidade de aferição FÍSICA do resultado eleitoral. Países com a democracia mais consolidada não utilizam a urna eletrônica justamente por isso. E parabéns pela coerência: não daria mesmo pra falar em isenção mencionando um artigo da Folha.

      Excluir
    3. Uma pergunta:
      a urna eletrônica foi criada no início dos anos 90. Dá pra considerar que a utilização massiva se deu nas eleições de 1996, portanto há quase VINTE anos. Por que só agora toda essa gritaria de que não é um equipamento confiável ?

      Excluir
    4. As outras democracias do mundo não querem comprar a urna brasileira pelo simples fato de que país nenhum gosta de submeter o seu processo eleitoral a tecnologias de países estrangeiros. Qual é a dificuldade de entender isso?

      Se a urna eletrônica brasileira tivesse sido desenvolvida pelos EUA, nós ainda estaríamos votando no papelzinho - que aliás é muito mais passível de fraude em pequena e média escala (votos brancos "preenchidos" na contagem, "sumiço" de papelzinho, etc.)

      Quanto ao Reinaldo Azevedo, o recórter tucanopapista hidrófobo (in memorian Cristaldo) que vá se preocupar com as estrepolias do Chico, que está desfazendo todo o "excelente" trabalho do Ratzinger em tornar a Católica em uma religião de conservadores ignorantes como ele, Azevedo. Sem dúvida nenhuma o Olavão deve ter uma explicação óbvia ululante sobre a conspiração gayzista comunista internacional planejada pelo CFR e Foro de São Paulo ocorrendo agora mesmo no seio da mais sacra das Igrejas. Ha, ha, ha.

      Excluir
  4. Prévidi, sem dúvida a primeira foto (aquela da grade) estaria muito mais adequada à conduta dos Srs. José Genoino e José Dirceu.

    ResponderExcluir
  5. Contestação das urnas eletrônicas

    As urnas, sejam quais forem não são o problema. O problema será sempre o elemento humano.
    Tenho ainda bem viva em minha memória a reeleição de um débil mental à Presidência dos Estados Unidos da América, aquele país idolatrado por milhões de sacoleiros brasileiros, obviamente todos integrantes da elite social. A disputa naquela eleição foi renhida e decidida no Estado do Texas onde o Governador era irmão do Presidente a ser reeleito. As contagens e recontagens de votos ser prolongaram por um bom tempo e finalmente tudo por certo foi composto e confirmada a reeleição do sujeito.
    Perder e ganhar me foi ensinado ainda na minha infância de juventude faz parte do jogo.
    Quem aqui “comprou” votos de congressistas de aluguel para implantar a reeleição presidencial não foi o PT, mas sim o outro lado. Agora desesperados pelos milagroso oxigênio do Poder do qual já estão afastados por longos doze anos querem de qualquer forma detonar a eleição recente, pois acredito que venham a morrer por asfixia nos próximos quatro anos.
    Este é o fato e o restante apenas perfumaria. Por favor, sejam democráticos e sujeitem-se às regras do jogo por vocês mesmos alteradas para atender suas próprias conveniências.
    Ao encerrar deixo aqui aos que mudaram a Constituição para atender seus interesses uma simples sugestão que penso possa ser a única e definitivamente acabar com as safadezas em nosso vida política definindo que cada cidadão desse país possa ocupar tão somente uma vez cada cargo eletivo em sua existência.
    Assim acabaremos com o político profissional e cito um exemplo desse tipo de profissional que é Henrique Alves, Presidente da Câmara e deputado faz longos quarenta e quatro anos, isto mesmo, quarenta e quatro anos.
    Se aceita minha sugestão de apenas um mandato em cada cargo os desonestos ao longo do único mandato em cada cargo levariam dois anos par aprender as manhas e delas auferir vantagem somente nos dois anos finais de cada mandato, ficando assim à sociedade o dinheiro dos dois primeiros anos. Logo os trocaríamos e assim teríamos dois anos para nós e apenas dois para eles. Como não ouso ser o dono da verdade estou aberto à discussão do assunto que a todos nós interessa, ou melhor, que interessa à cidadania de modo geral, pois necessário excluir desta discussão tanto a GLOBO como os demais contumazes sonegadores de impostos.

    ResponderExcluir
  6. Jorge,
    Entendi sua análise como lúcida e racional, uma vez que vc não tem preferência pelo " lado vencedor", digamos assim. As críticas que tenho lido são sempre passionais e, como sabemos, a paixão cega. Para avançarmos e melhorarmos o sistema político em GERAL devemos ser sensatos e não ficar girando em torno de teorias conspiratórias, dignas de quem não sabe perder. Você soube avançar na discussão.
    Parabéns, Jorge.
    Emma

    ResponderExcluir