Terça, 14 de outubro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para José Fogaça, que foi deputado estadual e federal, senador e prefeito de Porto Alegre. Nesta eleição concorreu a deputado federal e fez 103. 006 votos. Uauuu!! Mas, acreditem, ficou como primeiro suplente da bancada do PMDB.
Para terem uma ideia da sacanagem que é o nosso sistema eleitoral, o últimos a serem  eleitos fizeram 60.523 votos e 77.017 votos.
Fogaça foi o 23º mais votado (e estava sem mandato, ao contrário de todos que ficaram na sua frente)
Tenho certeza que assume na Câmara Federal no ano que vem.







ponto do dia



MANIAS E SUPERSTIÇÕES







O artista aí ao lado se chama Howard Hughes. Foi um dos norte-americanos mais ricos do mundo. Completamente maluco. Maníaco? É pouco.
Foi aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico. Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em um avião, construir aviões, produzir o filme Hell's Angels e por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas dos Estados Unidos, a TWA.
Imagina: Howard sempre teve a superproteção da mãe,que sofria de misofobia (medo de germes). Por iosso isolava o filho de todos os germes ambientais. Sofria um medo terrível de contágios de enfermidades.
A cada ano aumentava seu comportamento alarmante e uma fobia aos germes, levando-o a um esgotamento nervoso. Para piorar usava drogas: Codeína (para o alívio de dores) e Valium. Desde o início da década de 40 todos os que entrassem em contato com as mesmas coisas que ele tocava usassem luvas brancas e todos os seus empregados tinham que tratar de tudo usando lenços de papel.
Mesmo com um monte de "manias", namorou mulheres lindas, como Ava Gardner, Katherine Hepburn, Ginger Rogers, Bette Davis, Terry Moore e Lana Turner e Jean Peters.
-
O Rei Roberto Carlos também tem uma série de manias, o que hoje se chama TOC. Não admite a cor marrom, em nada. Só sai de um lugar pela mesma porta que entrou e deixou de cantar algumas músicas  para não falar certas palavras, como mau e inferno.
-
Tenho um sobrinho e afilhado, 25 anos, que tem um monte de manias. Quando lava as mãos, não enxuga em toalha, mesmo que não tenha sido usada. Não admite tomar água ou refri em um copo que não seja lavado por ele. Não pega em sabonete, só apalpa. Alguém tomar um gole em sua garrafinha de água? Bah, ele joga fora! Lembro dessas, agora, mas tem mais.
-
Ah, e eu tenho as minhas manias e superstições.
Atravesso a rua, mas sei lá o motivo, não passo por baixo de escada.
Não suporto ver uma gaveta ou porta de armário aberta. Mesmo que não esteja em casa, disfarço e vou lá fechar.
Chinelos não podem estar virados. Desviro no ato!
Tem outras, mas até fico com vergonha de falar tamanha bobagem.
-
Agora, me diz aí: qual a sua?
E não me venha dizer que não tem manias e nem superstições!!



* * * * *



ponto da fotografia



Não é só o Aécio que gosta de umas cangibrinas...










* * * * *



ponto da eleição


MAIS UMA EXCLUSIVA!!
BOMBA!! BOMBA!! BOMBA!! - Nos próximos dias, denúncia bombástica nos programa de TV e rádio do PT:

SARTORI FOI SEMINARISTA!!
SUA FAMÍLIA É CATÓLICA!!

--

IMPRENSA GOLPISTA - Ontem, Tarso Fernando passou o dia na RBS. Faltou ao serviço. Deu muitas entrevistas, conversou com os executivos, comedores de sucrilhos com nescauzinho, tentou conversar com o presidente jovem e tímido, deu muita risada com seus amigos e almoçou no bandejão.
E eu não li nenhuma crítica à RBS e a "imprensa golpista" nos blogs e sites tri-de-esquerda..
Olha só o tratamento que a imprensa golpista e burguesa deu ao candidato do PT:

(clica em cima que amplia)


--

AS MULHERES DO AÉCIO - Que Aécio foi um tremendo "matador" todo mundo sabe. E que gosta - ou gostava - de todos os prazeres da vida, incluindo um bom uísque. O que eu não sabia é o nível das mulheres que ele namorou - escrevo assim para ser moderninho.
Confira (no www.noticias-atualizadas.com):
01 . Michele Pin
02 . Ana Paula Arósio
03 . Ana Luiza Castro
04 . Martha-Graeff
05 . Gisele Bundchen
06 . Larissa Borges
07 . Natália Guimarães
08 . Bianca Giacóia
09 . Maitê Proença
10 . Letícia Weber
-
Já é um currículo, hein?
--

LEMBRADOR - O jornalista Márcio Pinheiro escreve:
O programa do Tarso lançou o Lembrador, um personagem que lembrava o ano de 1998.
Eu como também sou lembrador lembro que em 1998 foi o ano em que o Olívio foi eleito. O mesmo Olívio que não poderia buscar a reeleição quatro anos depois por ter sido traído pelo Tarso.
Mas isso o Lembrador não lembrou.
--

LEMBRADOR 2 - Lembro também que na eleição de 98, "Brito é o pedágio; Olívio é o caminho". Quatro anos depois, Olívio era o pedágio, porque tudo continuou na mesma. O secretário dos Transportes era Beto Albuquerque, não?
--

LEMBRADOR 3 - Hoje, Tarso Fernando se orgulha de ter transformado 55 escolas em turno integral. Legal. Mas sabe quem terminou com as escolas de turno integral em Porto Alegre, quando era prefeito, e, depois, em todo o Estado, como governador? Acreditem, Olívio Dutra.
--

AGENDAS

José Ivo Sartori

Porto Alegre
10h às 11h30 – Debate entre os candidatos ao governo do Estado na Rádio Gaúcha.
À tarde – Gravação de rádio e TV para o horário eleitoral gratuito.
18h20 – Debate entre os candidatos ao governo do Estado na TV Pampa.
--
Tarso Fernando Genro

Porto Alegre
10h às 11h45 - Debate Rádio Gaúcha
Local: Av. Ipiranga, 1075
14h às 14h30 - Realiza panfleteação com comitê sindical na saída da empresa GKN
Local: Rua Joaquim Silveira, 557 - Bairro São Sebastião
18h20 às 19h30 - Debate TV Pampa
Local: Estúdios da Rua Orfanatrófio, 71



* * * * *


ponto midiático



MERAS OBSERVAÇÕES SOBRE A RÁDIO GUAÍBA
1 - A apresentação das edições do Correspondente Banco Renner está legal. Só faço pequenas restrições a algumas notícias de polícia, irrelevantes hoje em dia - por exemplo, as execuções em função do tráfico. E mais cuidado no uso das palavras - me entendem, não?
2 - Bom Dia. Nada a reparar no já tradicional programa do Rogério Mendelski. Mais calmo, menos petista, Juremir Machado da Silva está agradável, junto com Jurandir Soares. No entanto, as entradas do Jerônimo Pires  ainda precisam de ajustes - afinal ele é repórter e não tem ainda os cacoetes para dividir o horário com RM. Exemplos: ele repete muito a temperatura. Demais! E sempre está falando da temperatura no Lami! Fala assim: No Centro X, no Menino Deus Y e no Lami Z. Ele já deve ter visto que a temperatura não muda de dois em dois minutos. Já publiquei comentários e recebi emails sobre isso. Chato, mesmo.
E para ler os emails que chegam, o Jerônimo tem que sentir o momento certo. Não entrar no meio de um debate e mudar de assunto.
Mas isso é só a opinião de um ouvinte, nada mais.
3 - Bibiana Borba é uma boa repórter. Não está sendo desperdiçada lendo os boletins da EPTC? Sei lá, a Bibiana deveria estar na rua, buscando informações para as atrações, e as notícias de trânsito - todo dia é mais ou menos a mesma coisa - poderiam ser dadas, no caso do Bom dia, pelo próprio Jerônimo, como fazia o Vladimir Oliveira.
4 - Noto, apenas isso, que os repórter estão quase sempre no estúdio. Dá a impressão de que estão lendo releases ou fazem entrevistas por telefone. Que feio!! E SONORAS????
5 -  O "novo" Agora - antes, Guaíba Cidades: a impressão que dá é que falta a participação de repórteres e uma produção experiente. Sugestão: por que o Oto Bede, produtor do Bom Dia, não continua das 9 às 11?

--

O PARADOXO DA REDE PAMPA - Hoje, às 18h20min, deverá ter um debate entre os candidatos ao Governo na TV Pampa. Isso se a direção da emissora não mudar de ideia.
-
A propósito, leia estes posts no Facebook:
Eduardo Escobar escreveu:
A programação da TV Digital é diferente da analógica.
-
E o Edu Cesar, do papodebola.com.br, responde:
Eduardo Escobar, realmente é assim, mas não é o tempo todo. A Pampa mostra no digital todos os programas que retransmite da RedeTV! em tempo real e/ou ao vivo, mas quando a Pampa mostra VTs regionalizados de atrações nacionais, estes nem sempre passam também no digital. Há, SIM, uma birra da Pampa com o esporte. A Série B, por exemplo, passava no canal digital. De uns meses para cá, não passa mais pois preferem também nele colocar a reprise do "Sábado Total" da semana anterior depois de passar em tempo real o do dia corrente. Da mesma forma, os religiosos locais (das 3h às 9h30 e das 13h às 15h) não passam no digital e sim o que passar no sinal digital nacional da RedeTV!. Enfim, é meio complicado isso, não sendo tão simples assim.
-
Eduardo Escobar retorna:
 Edu Cesar, acho que a questão do Esporte deve ser por conta da falta de patrocinadores locais. A rede não repassa valores para as afilhadas, que deveriam captar anunciantes loccais para a atração. Dr. Gadret não deve gostar do formato.
-
E o Edu:
Edu Cesar Não, não, Eduardo, não é isso. É birra mesmo. Desde que se reafiliou à RedeTV! em 2007, a Pampa não passa PRATICAMENTE NADA de esporte. Série B, Liga Europa (quando tinha), Copa SP, UFC, XFC... Pra teres ideia, ano passado teve um jogo do, como chama o Prévidi, INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE pela Copa SP de Juniores que a RedeTV! passou num domingo de manhã. E A PAMPA NÃO O EXIBIU NEM MESMO EM VT HORAS DEPOIS! É simples de perceber tudo isso, basta acompanhar sequencialmente a programação - e isso eu o faço sempre, daí chegar a esta conclusão a partir de algo que já relato nos meus escritos ao longo dos últimos 7 anos e que muita gente também assiste e bem sabe que é assim, SIM. Qualquer porcaria de fofocas da RedeTV!, MESMO SEM PATROCÍNIO LOCAL NENHUM, a Pampa mostra simplesmente por achar mais interessante saber qual ator está namorando qual atriz e qual cantora chifrou o marido do que mostrar uma decisão entre clubes europeus ou um clássico Santa Cruz x Náutico e os jogos do Vasco na segundona.
--

MUITO CHATO - No início do Jornal Gente, da Band AM, a seção "Serviço" é um purgante. Coisa mais antiga!
--

COMEÇOU A TEMPORADA DE "PRÊMIOS" DA RBS!
Da coletiva.net:
A DM9Sul é a Agência de Comunicação do Ano do Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul 2014. A agência teve o melhor desempenho em todas as áreas da premiação realizada pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), que chega este ano à sua 47ª edição. Zero Hora foi eleita Veículo do Ano e o SBT, Veículo Eletrônico do Ano. O julgamento final foi realizado ao longo deste sábado, 11, e ao final o júri concedeu 50 medalhas para 21 empresas gaúchas dentro das 12 áreas cobertas pela promoção.
-
É o primeiro deste final de ano! Ainda vão ganhar muitos outros, inclusive vários Prêmios ARI e o tão cobiçado Caboré, como "produtor de conteúdo" do ano. Hahahahaha!!!
Fora o presidente jovem e tímido, que vai vencer vários, como "executivo do ano".
--

INVEJOSOS - A Rádio Gaúcha deve estar com muita inveja do ZH.
Recebo:
"A decisão foi tomada após UM PACIENTE SER ASSASSINADO dentro de um quarto do hospital na noite de domingo (12). ELE passou pela segurança sem ser identificado e atirou na cabeça de um homem que estava internado no quarto andar...".
-
O paciente passou pela segurança e morreu assassinado?



* * * * *



ponto g



BOLA DE CRISTAL - Ruy Gessinger, advogado e pecuarista, escreveu ontem:
PODEM ANOTAR - O PREÇO DA CARNE BOVINA VAI SUBIR. HÁ ESCASSEZ NO MUNDO E NO BRASIL TAMBÉM.
-
Hoje, no Zero Hora:

Escassez eleva o preço da carne

Com o volume de abates estagnado nos últimos anos, o Rio Grande do Sul precisa buscar o alimento em outras regiões do país


--

FEPAM ESCLARECE - Recebo da jornalista Lena Annes. coordenadora da Assessoria de Comunicação da FEPAM

Prezado Prévidi,  com relação ao  comentário feito no seu blog sobre o licenciamento da segunda ponte do Guaíba, a FEPAM esclarece que  a Licença de Instalação (a que permite as obras) só foi emitida depois  de definidas as áreas para reassentamento  dos moradores que serão afetados pela obra ou seja,  cerca de 1.200 famílias.  Estas áreas foram apontadas pelos moradores nas discussões e encontros que tiveram como protagonistas a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, os governos estadual e federal.
Entre as condições impostas na Licença e que envolvem os moradores afetados pela obra estão:
-deverá ser executado o Programa de Desapropriação, Remoção e Reassentamento Populacional com o objetivo de liberação da faixa de domínio do empreendimento, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias afetadas e sob responsabilidade do empreendedor;
 ------
Sobre a remoção e reassentamento:
- deverá ser executado o Plano de Remoção e Reassentamento somente após definição e comprovação de viabilidade ambiental e legal das áreas para onde irão as famílias;
-deverá ter acompanhamento de profissional da área social, com habilitação técnica, no processo de remoção e reassentamento das famílias;
-deverão ser preservadas suas atividades de geração de renda, bem como o acesso à escola, ao posto de saúde, aos ambientes de lazer e ao transporte coletivo;
- o processo de remoção das famílias não poderá utilizar o expediente de “vila de passagem” ou “aluguel social”, devendo ocorrer somente na medida em que as novas moradias estiverem concluídas;
-deverão ser apresentados relatórios semestrais, com monitoramento do cronograma executivo e memorial fotográfico sobre o acompanhamento do programa e planos supracitados
 -------
Abaixo um resumo histórico do licenciamento da ponte:
         
A FEPAM aprovou a viabilidade da segunda ponte do Guaíba em 14 novembro de 2011 à CONCEPA, ou seja,  há três anos. Em 27 de setembro de 2013 o DNIT solicitou a Licença de Instalação para  FEPAM mas não  apresentou o projeto da obra e os programas ambientais (19 no total) necessários para a tramitação do processo de licenciamento.
Em 10/04/014 foi realizada a primeira reunião técnica com vistas ao licenciamento entre técnicos do DNIT, FEPAM e consultores.
A FEPAM aguardava documentação (do DNIT e da CONCEPA) para alteração da responsabilidade (titularidade) sobre os estudos realizados, que foi entregue em 12/06/14.
A FEPAM sempre se posicionou na imprensa, por ocasião do lançamento do edital de construção da ponte (em março de 2014) que o prazo do licenciamento seria de três meses se toda a documentação necessária fosse entregue pelo empreendedor.
 E em 09/10/14 a FEPAM emitiu a Licença de Instalação de que autoriza as obras da ponte.
 -------
E caro Prévidi, caso essas questões não sejam suficientes estamos à disposição para maiores esclarecimentos e quem sabe, uma visita à FEPAM.



* * * * *



ponto da piadinha







* * * * *


ponto final



BIBLIOTECA DO TATATA



Roberto Valfredo Bicca Pimentel,
mais conhecido como Tatata Pimentel


Mais de 1.300 títulos e 1.482 volumes de livros do acervo do jornalista Tatata Pimentel, falecido em 2012, serão doados oficialmente à PUC no próximo dia 24, em solenidade com a presença de familiares e amigos. As obras integram a Coleção Tatata Pimentel, formada por livros que abrangem todas as áreas do conhecimento, com destaque para a Literatura, Filosofia e Artes. O evento será às 10 horas, no Salão Nobre da Reitoria, prédio 1 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Tatata foi professor na Faculdade de Comunicação Social entre os anos de 1987 e 2000.
Destacam-se na coleção a série The New Cambridge Shakespeare, editada por uma equipe internacional de especialistas, que inclui as peças, sonetos e poemas de Shakespeare; as obras poéticas de Basílio da Gama, com anotações manuscritas de Tatata; a obra Aldo Locatelli; e Obras Completas, de Dostoievski.
Todos os livros receberam sua ex libris, por meio da inserção do carimbo personalizado da biblioteca do jornalista, e já estão disponíveis para consulta no acervo geral da Biblioteca Central Irmão José Otão.


3 comentários:

  1. Porque a nova ponte do Guaíba tem somente duas faixas de rolamento em cada sentido da via? Será que não é hora do RS pensar grande?

    ResponderExcluir
  2. Grande Prof. Tatata, lembro dele como professor no Julinho, no intervalo, quando não estava dando aula, dava uma fugida para o Centro Comercial da João Pessoa aonde tinha uma galeria de arte. Idos dos anos 70,

    ResponderExcluir
  3. MERAS OBSERVAÇÕES SOBRE A RÁDIO GUAÍBA

    2 - Bom Dia. Nada a reparar no já tradicional programa do Rogério Mendelski. Mais calmo, menos petista, Juremir Machado da Silva está agradável, junto com Jurandir Soares. No entanto, as entradas do Jerônimo Pires ainda precisam de ajustes - afinal ele é repórter e não tem ainda os cacoetes para dividir o horário com RM. Exemplos: ele repete muito a temperatura. Demais! E sempre está falando da temperatura no Lami! Fala assim: No Centro X, no Menino Deus Y e no Lami Z. Ele já deve ter visto que a temperatura não muda de dois em dois minutos. Já publiquei comentários e recebi emails sobre isso. Chato, mesmo.
    E para ler os emails que chegam, o Jerônimo tem que sentir o momento certo. Não entrar no meio de um debate e mudar de assunto.
    Mas isso é só a opinião de um ouvinte, nada mais.

    Sobre tuas "Meras observações sobre a Rádio Guaíba", destaco o item 2 do comentário.
    a) - O Rogério continua excelente;
    b) - O Juremir, continua muito petista. Ainda hoje ele destacou um comentário do Ricardo Noblat dando conta de que a Dilma teria vencido o debate de ontem. Só o Noblat e ele tiveram tal opinião;
    3 - Sobre a participação do Jerônimo Pires: Ah, esse item merece um comentário especial. Concordo que aquela repetição da temperatura em vários pontos da cidade é um exagero. Bastaria informar a temperatura no Centro, local dos estúdios da Rádio. Outra coisa "xarope" são aquelas "atravessadas" dele; interrompe, de forma intempestiva e abrupta, comentários do apresentador e/ou entrevistados, com notícias, comentários assuntos completamente diferentes dos que estão sendo tratados.

    Obs; Como só posso postar meu comentário como Anônimo, informo, abaixo meu e-mail:
    braghirolli@via-rs.net






    ResponderExcluir