Quarta, 30 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA



Ela tem um defeito. Ou melhor, dois: é fanática por futebol e gremista.
Tão fanática que está fazendo um curso de Árbitro - é seguidora do Renato Marsiglia.
Mora em Porto Alegre, mas nasceu em Araranguá, Santa Catarina.
Puxa ferro todos os dias, a Crica Motta. E tem uma tatuagem imensa nas costas.
E sobra um tempinho para ler o Blog do Prévidi.

Bom dia, Crica!






A DEUSA CANTA MANZANERO

Elis Regina gravou várias músicas do mexicano Armando Manzanero. Lindíssimas.
O interessante é que a versão de Me vuelves loco é de Paulo Coelho. Ele mesmo!
Me Deixas Louca é maravilhosa.
A Deusa.










mundo midiático

EXCLUSIVO! POR MIL ZELOTES!!


O GURU DE HARVARD NÃO QUER
MAIS BRINCAR DE SUCRILHETE!!
SEGUIDORES EM DESESPERO TOTAL!


Neste ano, os comedores de sucrilhos com nescauzinho ainda não tinham passado por uma crise. Todos estavam felizes e fagueiros até a manhã de ontem, quando eclodiu a matéria do jornalista Luiz Cláudio Cunha, sobre a saída do presidente jovem e tímido do grupo de comunicação.
- Por mil Zelotes!! - bradaram os jovens seguidores do Guru de Harvard, enquanto começavam com uma sessão de descarrego.
Para não chocar os leitores, a foto do descarrego foi editada em preto e branco:




Os ateus, no desespero, desfizeram seus penteados com brilhantina; as sucrilhetes fizeram questão de desmanchar seus cabelos fashion, milimetricamente produzidos com laquê ianque.
Só restou saborear, a contragosto, os restos de sucrilhos:




Mas a grande maioria estava com o rosto banhado de néctar de nescauzinho:




A terça-feira, o histórico 29 de setembro de 2015, vai ficar marcado com o DIA DA SUCRILHITE.
Um raro momento, em que os comedores de sucrilhos com nescauzinho perderam o seu Norte, o seu Líder Executivo, como berravam, o NOSSO TONY!
- BUÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!

O presidente jovem e tímido,
o Líder dos Sucrilhetes se despede

-

À tarde, a situação agravou-se.
Um funcionário do RH, discípulo do Japa, tentou conter um ato de loucura/paixão de um comedor de sucrilhos com nescauzinho. O funcionário dirigiu-se a orla do Guaíba e ninguém o conteve.
Atirou-se nas águas fétidas do ex-rio.
Antes, como mostra o flagrante abaixo, fez um inflamado, porém silencioso, discurso a favor do Guru de Harvard.



Depois desse ato de bravura, ou melhor, ataque de sucrilhite, os ânimos se exaltaram ainda mais.
O corpo de seguranças do grupo não conseguiu conter a rebelião pró-presidente jovem e tímido.

-



Sininho, o Líder dos Rebeldes Defensores do Presidente Jovem e Tímido (RDPJT), foto acima, insuflou as massas sucrilhanas!!




A turba só se acalmou quando foi anunciada a reunião do Conselho de Administração do grupo de comunicação com os empresários que apostam no (quase) futuro presidente:






--


mundo provinciano

Os "intelectuais gaudérios" e o Cais Mauá

São muito engraçados.
Adoram conceitos como este:

Sustentabilidade é um concerto político e ético, com efeito metodológico, de contemporaneidade imperativa.

Isto aí de cima, um exemplar dessa espécie, "intelectual gaudério", escreveu em um debate, no Facebook, sobre o projeto do Cais Mauá. O pior é que escrevem uma bobagem destas na maior seriedade.
Aliás, o debate no Facebook está ótimo. A-D-O-R-O!!
-
Abaixo, reproduzo parte de um texto que circulou ontem em vários posts, de autoria (?) do jornalista David Coimbra.
Beleza:
(...)
Se no Rio e em Paris fossem travados os debates democráticos usuais em Porto Alegre, não haveria Cidade Maravilhosa nem Cidade Luz. Não haveria nada.
(...)
Tomara que o candente debate sobre o Cais Mauá não se transforme, como quase todos os debates porto-alegrenses, em um debate amargo, em uma discussão de inimigos, em uma ação na aparência democrática, mas na essência destrutiva. Tomara que esse debate faça com que a cidade saia do nada. Não em direção a qualquer coisa: em direção a alguma coisa melhor.
-

Ontem, recebi um texto de um jornalista, Clovis Heberle, que conviveu com o Professor José Lutzenberger, que estes "intelectuais gaudérios", agora, estão usando de muleta, vergonhosamente.


LUTZ E EU
Deixem-no em Paz!

Apesar de toda a admiração que sempre tive pelo agrônomo e ecologista José Lutzenberger desde o início de sua luta contra os poluidores, em 1970, nossos contatos pessoais - e amizade - só aconteceram mais de vinte anos depois. Como pauteiro da editoria geral de Zero Hora, meu trabalho era ter boas idéias, ler jornais/revistas/releases e atender pessoas que procuravam o jornal para sugerir reportagens e entrevistas.
Até 1990, Lutz era fonte obrigatória sempre que algum assunto relacionado à defesa da natureza estivesse em pauta. Seu nome e telefone constavam nas agendas de quase todos os repórteres, chefes de reportagem e editores dos jornais, rádios e tevês de Porto Alegre.
Sempre ocupado com viagens, palestras e outras atividades relacionadas com a causa que abraçou depois de ter deixado seu emprego na Basf, fazia malabarismos para atender a tantos pedidos de entrevistas feitos por jornalistas do Brasil e do exterior. Sua vida pessoal e profissional ficavam em segundo plano.
A longa lua de mel com a mídia brasileira acabou em 1990, quando o combativo dom Quixote aceitou o convite do presidente Fernando Collor de Mello para ser o Secretário Especial do Meio Ambiente. Fez um trabalho importante para o país, mas naquela época - Lula e o PT ainda não tinham chegado ao poder - aderir ao governo de Collor era pecado mortal, especialmente para intelectuais e artistas.
Ao deixar o cargo em 1992 e voltar para o casarão da rua Jacinto Gomes, em Porto Alegre, projetado e construído por seu pai, o arquiteto, professor e artista plástico alemão Joseph Lutzenberger, os telefones já não tocavam como antes. Pior: quando Lutz ligava para a redação, muitas vezes não havia ninguém para ouví-lo, por "falta de tempo".
As ligações eram passadas para mim, e nossos contatos sempre rendiam boas pautas. Ele gostava de conversar comigo, e pelo menos uma vez por semana batíamos longos papos por telefone. Às vezes não tinha nada em especial. Ligava só para fazer um comentário sobre algo que havia lido ou pensado.
Com o tempo, os diálogos no telefone se tornaram insuficientes e passamos a nos encontrar em bares e restaurantes para jantar e beber chope. Foram noites memoráveis para mim, que praticamente só ouvia. Às vezes participavam das conversas alguns bons amigos, como Sebastião Pinheiro. Com a paciência de um professor ou pai, Lutz discorria com a costumeira loquacidade e emoção sobre seus conceitos filosóficos, as vitórias e as derrotas de sua vida desde que decidiu não mais trabalhar para uma indústria de agrotóxicos, a preocupação com a destruição da Amazônia e o futuro do planeta, a descaracterização das cidades pela voracidade das construtoras e o que mais lhe viesse à cabeça.
Anos depois aceitei um convite para visitá-lo no Rincão Gaia, em Pantano Grande, a 125 quilômetros de Porto Alegre, uma pedreira abandonada transformada num pequeno mundo praticamente autosuficiente - no almoço, só a carne e a cerveja eram "importadas". Já anistiado pelos jornalistas, foi um Lutz tranquilo e realizado pelo sucesso de seus empreendimentos - a fábrica de adubos orgânicos produzidos como aproveitamento dos restos de uma fábrica de celulose e a escola ambiental do Gaia - que me recebeu naquele dia ensolarado de outono.
Constatar na prática os resultados dos conceitos ecológicos do mestre e o trabalho de educação ambiental desenvolvido naqueles 30 hectares foi uma experiência inesquecível, relatada numa reportagem de duas páginas em Zero Hora, com fotos de Emílio Pedroso.
Em 2002, Lutz me confessou temer que já não tinha muito tempo de vida. Seus problemas de saúde se agravavam, e os médicos não sabiam ao certo o que fazer. Sugeri à direção da redação do jornal que produzisse uma reportagem especial sobre ele o quanto antes.
O repórter Moisés Mendes foi escalado, e para quebrar o gelo entre os dois combinei uma janta num restaurante especializado em camarões na rua Jerônimo de Ornellas. Um magistral caderno Donna especial revelou a dimensão humana e social deste homem notável, que veio a falecer no dia 14 de maio, poucos dias depois da publicação.

--


mundo político 1

É FEIA A CRISE GAUDÉRIA

Escreve o jornalista Gustavo Mota:

A aprovação, por um voto ,do aumento do ICMS foi um recado claro ao Piratini ,sobre a necessidade urgente de qualificar a negociação com a Assembleia e com a base aliada.Não tenho dúvida, tambem, que este quadro é resultado da disputa permanente e sem tréguas, por espaços e cargos, entre dois importantes secretários. E quem deveria mediar isso ,em nome do governador, sucumbe, por falta de firmeza ou de disposição para o enfrentamento; E isso. beneficia o oportunismo fisiológico e pune a lealdade. Governo que não valoriza a lealdade está fadado a enfraquecer , e depender cada vez mais de um voto=gol de Jardel, aos 46 minutos do segundo tempo.

--


mundo político/midiático 2

Escreve o jornalista João Carlos Machado Filho, o Machadinho:

ANDRÉ MACHADO NO PDT!


Uma confissão particular que sou obrigado a fazer pela emoção que senti ontem à noite. Na realidade, foram muitas, mas quero destacar uma delas. Quando me preparava para jantar, minha cunhada e comadre Lea, único e grande amor de meu querido e saudoso irmão Dilamar, me ligou, emocionada, para falar da chegada do André no PDT.
A Lea estava feliz, como eu fiquei, por ver o filho, meu sobrinho, assinar ficha de filiação no partido que fez parte da vida do Dilamar.
Foi um momento de recordação e, ao mesmo tempo, de uma profunda emoção que ela deve ter sentido ao ver que o caminho trilhado pelo Dilamar, estava sendo trilhado agora por um de seus herdeiros, quem sabe o único herdeiro político do pai.
Como sou um velho chorão, me contive para não transformar o telefonema de minha comadre num momento de lágrimas. Mas confesso que, ao sentir a alegria da Lea pela volta do André a suas origens políticas partidárias, me emocionei.
Que rumos políticos o André dará a sua vida, não sei. O que sei é que, se ele não tinha a intenção, conseguiu dar a mãe dele um momento inesquecível. Vereador, deputado, vice-prefeito, prefeito, não importa, o que importa para a Lea é que o André, agora, está no PDT.
De algum plano, o Dilamar deve estar feliz, tanto quanto a Lea e eu.
O André está no PDT!
-
Pelo que sei, o André não concorrerá em 2016.
É contratado pela Band RS.

--


mundo midiático 3

Variadas

ALEXANDRE APPEL NA TVU - O Jornal do Consumidor estreia na TV Urbana (TVU), canal 55 da UHF (TV aberta) ou canal 11 da Net Porto Alegre, neste sábado, dia 3. As edições podem ser assistidas às terças e sábados, às 22h30min.
Além disso, poderão ser assistidos, em tempo real, no mesmo horário, no Portal do Consumidor RS/BR (www.consumidorrs.com.br), no Facebook do Consumidor RS/BR (www.facebook/consumidorrs), no Portal da TVU (www.tvurbana.tv.br) ou no Facebook da TVU (www.facebook/tvupoa), incluindo nos sistemas android e app.
A área de abrangência da TVU, no Rio Grande do Sul, compreende: Alto Feliz, Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Monte Negro, Novo Hamburgo, Portão, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão, atingindo uma população de quase 4 milhões de pessoas.
-
ALEXANDRE APPEL NA TVU - 2 A saída do Jornal do Consumidor do canal NET Cidade ocorreu em decorrência de problemas desse canal com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), órgão regulador das transmissões televisivas no país.
Desde 2012, segundo regulamentações da Ancine (Lei do Serviço de Acesso Condicionado, 12.485/11 do SeAC), as operadoras de televisão por assinatura não podem possuir conteúdo ou canais próprios. O NET Cidade, desde então, funcionava devido às liminares que barravam essa lei. O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) expediu recomendação notificando a empresa Claro, sucessora por incorporação da Net Serviços de Comunicação, a cessar a exploração comercial do canal Net Cidade, distribuído atualmente em mais de 130 municípios.
Com a possibilidade de o Jornal do Consumidor sair do ar nos próximos meses, selecionou-se a TVU devido às vantagens para o telespectador, tais como: maior área de abrangência, possibilidade de assistir em tempo real e através de novas tecnologias (Facebook, sistemas android, app etc).
-
NA DELEGACIA - Sindicato dos Radialistas não dá colher de chá para paraquedistas na profissão. Já denunciou, pelo exercício ilegal de radialista, o senhor Fernando Carvalho. Agora, está de olho em José Victor Castiel. Já foi feita denúncia contra o ex-governador Germano Rigotto. O Sindicato se baseia na Lei 6.615, de 1978, que regulamenta a profissão de Radialista.
-
NA ONDA DA PRESIDENTA - Escreve o Professor Guilherme Pedrini:
Atenção estagiários de jornalismo: o substantivo masculino GÊNERO não varia conforme o gênero. Mesmo que a pessoa tenha nascido de um gênero e se sinta de outro gênero. É sempre GÊNERO, nunca gênera. A menos que você seja um jornalistO (ou queira ser), aí pode...


-
SÓ PARA LEMBRAR - Post do Eugenio Lumertz, no Facebook:
Em 2009 a RBS inaugurou seu novo parque gráfico de R$ 70 milhões, com toda a pompa e circunstância, em plena era digital, a primeira coisa que pensei foi: essa empresa não está entendendo o mundo atual, muito menos projetando o futuro.
Domingo retrasado os cadernos de classificados JUNTOS somavam 36 páginas, ao contrário de umas 150 há poucos anos atrás.
-
ELES SÃO ÓTIMOS! - "Reportagem" no canhão gaudério sobre um assalto a banco em Novo Hamburgo. Lá pelas tantas, o repórter conta: "...depois, um suspeito entrou na agência...". Suspeito? Um cacete!! Meu Deus, um bandido, um criminoso, um assaltante, um meliante, qualquer coisa, menos suspeito!!

--


mundo musical

Graças ao Bom Deus, eu vivi em outro mundo!

Do jornalista Juarez Fonseca:

PARADA DE SUCESSOS

LPs mais vendidos em Porto Alegre em maio de 1975. Pesquisa feita nas lojas Yes Discos, King's, Artes Reunidas, Discoteca e Star Discos e publicada no caderno Guia, de ZH:
* Rick Wakeman - The myths and legends of King Arthur and the knights of the round table
* Almôndegas - Almôndegas
* Gilberto Gil e Jorge Ben - Gil e Jorge.
* John Lennon - Rock n' roll
* Led Zeppelin - Physical Graffiti.
* Vários - Trilha sonora internacional da novela Cuca Legal
* The Who - Tommy
* George Harrison - Dark Horse

-

AS 10 MÚSICAS MAIS EXECUTADAS NAS RÁDIOS BRASILEIRAS EM AGOSTO 2015

Luan Santana- Escreve aí
Eduardo Costa - Sapequinha
Victor & Léo - 110 minutos longe de você
Thaeme & Thiago - Bem feito
Henrique e Juliano - Mudando de assunto
Marcos & Belutti - Poeira da lua
Jorge & Mateus - Os anjos cantam
Marcos & Belutti (part. Wesley Safadão) - Aquele 1%
Fernando e Sorocaba - Previsão do tempo
Ed Sheeran - Thinking out loud

--


BABY TV

A Oi TV, a TV por assinatura da Oi, é a única das grandes operadoras a transmitir um dos canais de maior sucesso atualmente entre pais e mães, especialmente desenvolvido para bebês e crianças de até 3 anos de idade,  o canal “Baby TV”. Pertencente à Fox International, o canal é o único existente hoje em dia exclusivo para o público infantil desde a extinção da Fox Kids.
O “Baby TV” é distribuído em 85 países, juntamente com mais de 300 afiliados e disponibilizado em 15 línguas. Os programas apresentados são de curta duração de 2 a 8 minutos, com intervalos que consistem em aproximadamente em videoclips de canções infantis. Sem comerciais ou mesmo propagandas.
 -
Para ver o canal “Baby TV” o pacote disponível para contratar é o Oi TV Total HD, o mais completo do mercado, por apenas R$ 99,90, que oferece 185 canais (52 em HD), além de um ponto adicional grátis por 1 ano e mês de degustação dos canais de filmes: Telecine + HBO. São 16 canais em HD com o melhor do cinema para toda a família.
A Oi TV é uma das principais apostas da estratégia de negócios da Oi e já conta com cerca de 1,2 milhão de clientes. O serviço é 100% digital, disponibiliza canais em alta definição (HD) em todos os planos e pode ser contratado pelo telefone 0800 031 0001 ou nas lojas da Oi. Mais informações sobre a Oi TV no www.oi.com.br/oitv
Informações sobre a programação do canal “Baby TV” na Oi TV (canal 120):
https://www.babytv.com.br/programschedule.aspx

--


mundo político 3



--


PIADINHA


Do Sensacionalista:

Após demitir ministro por telefone,
Dilma é orientada a cortar gastos e demitir por WhatsApp




A demissão por telefone do ministro da saúde Artur Chioro repercutiu mal em Brasília. Dilma foi acusada pela oposição de dar mau exemplo durante um período de corte de gastos: “É um absurdo demitir alguém por telefone em dias como os de hoje onde se pode fazer isso por WhatsApp, por exemplo”, declarou um parlamentar de oposição.
Por conta disso, Dilma foi orientada por sua equipe técnica e, a partir de agora, só demitirá ministros e secretários por áudio de WhatsApp, inbox do Facebook e DM do Twitter.



3 comentários:

  1. Prévidi,
    Puxa, cara, que bonito!
    "...Quando me preparava para jantar, minha cunhada e comadre Lea, único e grande amor de meu querido e saudoso irmão Dilamar..."
    A humanidade ainda tem salvação! Ainda restam (pequenas) esperanças! Elevar, como importante, o fato da ainda haver seres humanos que amam, carnalmente, um só parceiro, por estes tempos de "amores fluidos, descartáveis" é de ser enaltecido! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Achei essa relação pesquisando o ano de 1975 (mais tocadas!):
    1º Moça – Wando
    2º Além do Horizonte – Roberto Carlos
    3º I m Not In Love – 10cc
    4º Moro Onde Não Mora Ninguém – Agepê
    5º Paralelas – Vanusa
    6º O Mestre Sala dos Mares – Elis Regina
    7º Like A Locomotion – Left Side
    8º Flying (Turn Round) – Chris DeBurgh
    9º One Day In Your Life – Michael Jackson
    10º Charlie Brown – Benito Di Paula
    11º Fé Cega, Faca Amolada – Milton Nascimento & Beto Guedes
    12º Philadelphia Freedom – The Elton John Band
    13º Kung Fu Fighting – Carl Douglas
    14º Dois Pra Lá, Dois Pra Cá – Elis Regina
    15º Severina Xique Xique – Genival Lacerda
    16º The Old Fashioned Way – Charles Aznavour

    Precisa comentar algo???

    ResponderExcluir
  3. Baby TV é o máximo, pena que a OI tirou do plano que era um antigo básico, estou mudando para o plano HD só por causa deste canal que meu filho adorava

    ResponderExcluir