Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.
passaralhos
Infelizmente, mais duas situações muitos tristes.
Em um dos maiores jornais do universo e na emissora de TV "líder".
Leia abaixo.
historinha
O COMENDADOR PEPSI COLA
Como as famílias de meus pais eram daqui do Sul, me criei vindo duas vezes ao ano para Porto Alegre, Caxias do Sul, Jaguarão e Montevidéu. No início era de avião; mais tarde de carro e até naqueles ônibus duríssimos da Penha, que faziam Rio-Porto Alegre.
No Rio, lá em casa, só tinha guaraná Brahma e Soda Limonada. Depois apareceu a Coca de um litro, garrafa de vidro, e virou uma mania. Em Caxias, além do suco de uva, era um "guaraná frisante". Em Jaguarão? Não lembro (de repente, o Idacil Anarilho, jaguarense, me ajuda).
Aqui em Porto Alegre era só Pepsi.
Quando chegávamos na casa do meu tio e padrinho Dirceu, na rua Luiz Afonso, no primeiro final de semana ele colocava na camionete Dodge duas caixas do refrigerante (iguais a esta da foto) e ia fazer a reposição direto na fábrica, na avenida Praia de Belas. Aí passava num açougue, que não lembro mais onde era e antes de voltar para casa comprava quilos de frutas nas docas, perto da fábrica da Pepsi. Era um ritual.
A gente não via Coca em nenhum lugar de Porto Alegre. Tomava a Pepsi, mas preferia mesmo a Cola de um litro.
-
Quando vim morar aqui, antes dos anos 70, me encantei com a Charrua Limão e Minuano Limão. Os Irmãos Maristas produziam um guaraná em Viamão que não era ruim. Depois apareceu um baita refrigerante, o Bingo Tangerina.
-
Mas o assunto aqui é a Pepsi.
E o tema é do advogado e escritor Leo Iolovitch:
UMA HISTÓRIA QUE POUCOS CONHECEM
A venda bilionária da Coca Cola local faz lembrar a "inexplicável" liderança da Pepsi Cola em nossas bandas.
A Pepsi chegou depois da Coca e dominou o mercado local, sendo dirigida não por um executivo moderno, que falasse inglês e conhecesse o marketing de então, mas por um advogado (Heitor Pires) presidente da Casa de Portugal e muito influente junto à comunidade de origem lusa.
Nos anos 50 o comércio de gêneros era feito por bares, armazéns, confeitarias e pequenos mercadinhos. A maioria dos estabelecimentos era de imigrantes portugueses. Ainda não havia supermercados e grandes redes.
Enquanto a Coca insistia com CEOs e dirigentes estrangeiros, a Pepsi apostava no advogado que era chamado por Comendador e tornou-se líder de mercado e fenômeno de marketing comercial, que intriga os que estudam a matéria.
Até o carnaval de rua, que existia nos bairros, era patrocinado e tinha o nome de Carnaval Pepsi Cola. Foi o prefeito Loureiro da Silva que acabou com o patrocínio da Pepsi e recusou-se a debater com Heitor Pires, chamando-o de Comendador Pepsi Cola.
Para quem quiser RECORDAR os bares e armazéns daquele tempo, clique no link abaixo para ler BAR E ARMAZÉM TIMBAÚVA.
http://www.olivronanuvem.com.br/…/bar-e-armazem-timbauva.ht…
--
triste realidade
Quer tal? Vão dizer que as palavras estão manipuladas?
Não me venham com "cultura de Facebook". Li os dois livros e estão bem resumidos em pouquíssimos minutos.
--
campanha 1
O que virou o PDT
Da coluna da Rosane de Oliveira:
Entre os novatos, Sonia D¿Ávila, mulher de Nereu D¿Ávila, presidente municipal do PDT, foi a candidata a vereadora que mais recebeu dinheiro do fundo partidário: R$ 13 mil, repassados pelo diretório da Capital. Nereu disse que o repasse de recursos atende a critérios da direção nacional do PDT, que privilegia mulheres e candidatos com maior potencial. Adriana Collares, filha do ex-governador Alceu Collares, recebeu apenas R$ 1,9 mil.
--
simers
SUS não precisa de mais cursos
de Medicina, mas de investimentos
A notícia de que mais quatro faculdades de Medicina, todas privadas, serão abertas no Rio Grande do Sul virou comemoração para alguns e fonte de alerta para entidades como o Sindicato Médico do RS (SIMERS). "O SUS não precisa de mais cursos de Medicina, mas de investimentos", adverte o presidente da entidade, Paulo de Argollo Mendes.
O Estado soma 16 faculdades, que ofertam por ano 1,4 mil vagas. "Com as quatro novas escolas e as outras seis abertas desde 2010, dobraremos o número e continuaremos com problemas de falta de médico e de estrutura para atender a população", afirmou Argollo. Além disso, a formação prevista em novos currículos tem menor carga horária e menos conteúdos que os cursos como o da Ufrgs, que soma mais de 10,6 mil horas-aula, enquanto os novos tem pouco mais de 7 mil horas-aula para a diplomação.
-
O anúncio feito ontem pelo Ministério da Educação segue plano de abrir 39 faculdades no Brasil. O RS terá cursos em Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo, somando 230 novas vagas. Um dos gargalos é a ausência de uma carreira médica que incentive os profissionais a atuarem em pequenas localidades. O SIMERS já entregou ao atual ministro da Saúde proposta de criar a carreira.
O país é o segundo em escolas de medicina no mundo (271), tendo mais de 400 mil médicos em atividade, ficando atrás somente da Índia (381).
No RS são quase 27.800 profissionais em atividade. “Existe apenas um país no planeta, a Índia, que tem mais faculdades de Medicina que nós. Porto Alegre tem quatro vezes mais médicos do que a Inglaterra. O Japão não tem nem um quinto do número de faculdades do Brasil, mas uma saúde de primeira. Ou seja, não faltam profissionais.
--
perseguição
Escreve o Linei Zago
Até a PF está contra o Inter.
Olhem a legenda da TV.
(clica em cima que amplia)
---------------------------------------------------------------------------------
GRANDE CONCURSO DO BLOG DO PRÉVIDI!
VOTEM, VOTEM NO MELHOR!!
Qual a risada mais falsa e/ou forçada do rádio ou TV do RS?
Depois de uma longa e árdua pesquisa do Conselho de Leitores do Blog do Prévidi, chegamos a quatro jornalistas/radialistas que atuam no mercado gaúcho.
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com
Os quatro com risadas falsas/forçadas (em ordem alfabética). Qual a melhor performance?
- ANTÔNIO CARLOS MACEDO (MAZEDÃO)
- JUREMIR MACHADO DA SILVA
- KELLY MATOS
- PAULO BRITO
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com
-
Resultado final em 30 de setembro.
---------------------------------------------------------------------------------
mídia 1
O FIM DO ESPORTE NA TV "LÍDER"?
O Conglomerado Midiático Gaudério não gosta muito de esportes/futebol na TV "líder".
Por uma simples razão: não entra grana no caixa. Diferente é o caso da rádio "líder", onde o faturamento é grande e os espaços diários são largos.
Sempre está demitindo alguém na TV "líder".
Sem mais nem menos.
Lembro de dois competentes: Renato Matte e Débora de Oliveira. Mas teve muitos outros.
-
Os boatos são diários. Muito parecidos com as conversas sobre o fim do OCTO.
-
Ontem sentei para assistir ao Esporte/futebol na TV "líder". Logo depois do meio-dia.
Entrou uma repórter falando sobre o Internacional.
Aí a apresentadora diz que A MESMA REPÓRTER vai falar do Grêmio.
Ué, em plena terça-feira só uma repórter?
-
Gauchão? Barbada. E continuam só para não entregar para a concorrência.
Dois jogos por semana com um narrador, um comentarista e um repórter.
Baratinho, senhorrrrr.
--
reflexão
"A Ford está indo embora", reclamou o Donald Trump no debate que a BandNews transmitiu ao vivo. Essa eu já ouvi por aqui há anos.
Estará vindo embora pra Guaíba?
Roberto Villar Belmonte
--
campanha 2
E o Partido Novo?
Tem muita gente apostando que o Partido Novo fará dois ou três vereadores em Porto ALEGRE.
Isso mesmo, Partido Novo, os candidatos começam com "30".
Ontem um amigo me mandou um desses candidatos a vereador em Porto Alegre.
Dá uma olhada: http://felipecamozzato.com.br/
--
mídia 2
BOATO (FORTE) DE PASSARALHO
Na semana passada desmenti um passaralho em um dos maiores jornais do universo.
Tinham me garantido que seriam 10 demitidos.
Abortaram o passaralho.
Agora voltou tudo de novo. Os mesmos 10. Depois das eleições.
Ontem me disseram que o clima na redação do jornal é de muita incerteza, porque ninguém sabe quem vai bailar.
-
NOVIDADE - O Mauro Sérgio está todos os dias no programa "2 Toques", do Cadu Oliveira. A atração começa às 20h15min na TVU - canal 11 da Net e 55 na TV aberta. Pode também assistir pelo http://tvurbana.tv.br/
-
SABE COMO É? - A pessoa troca de emprego e não fico sabendo. Tudo bem. Parece uma intuição do dito: não vai dar certo. E SEMPRE não dá certo.
-
TIOZÃO METIDO A GURI - Acha que está de bola cheia. Mas quando se mete com canalha não dá certo. O canalha vence.
Me entendem, não?
-
QUAL ESTÁ CERTO?
Porto Alegre
Jovem é arrastada após ser morta a tiros na Cidade Baixa
POLÍCIAAdolescente é morta a tiros perto de supermercado no Menino Deus
-
O CARA CAPRICHOU MUITO!!
Pedro Bial recebe alta após cirurgia no coração e já se recupera em casa
Apresentador colocou três de safena, se recupera bem, mas não tem previsão de volta às gravações
-ELA DECIDIU QUE SERÁ RÉ?
Após se tornar ré, Gleisi afirma que vai provar inocência
--
crea-rs
Relatório sobre Hospital Unimed de Caxias do Sul
O CREA-RS entregou ao Ministério Público do Trabalho relatório de fiscalização no Hospital Unimed (Caxias do Sul). Cópia do documento também foi enviada ao nosocômio. Em 19 de agosto, o MPT havia expedido à Unimed Nordeste RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda, proprietária do Hospital, notificação recomendatória para que esse adotasse providências, visando adequar 64 situações ao disposto na legislação trabalhista. A notificação resultou da segunda operação da força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul, realizada de 16 a 19/8.
Foram fiscalizadas "in loco"" as áreas caldeira, lavanderia, Centro de Material Esterilizado (CME), subestação, geradores, central de gás GLP, central de ar comprimido, pulmão de vácuo, nutrição, engenharia clínica, manutenção, hemodinâmica, radiologia, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), bloco cirúrgico e internação Ala Sul I, bem como a obra de ampliação. Após, foram analisadas a documentação de atividades técnicas que fazem parte da legislação e normativas que envolvem as Câmaras Especializadas de Engenharia Química, Civil, Industrial, Elétrica e de Segurança do Trabalho.
O CREA verificou registros das empresas e de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de atribuições profissionais. Também, visando atender Decisão Normativa do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que estabelece que a fiscalização deve atuar em situações que possam colocar em risco grande número de pessoas ou bens e deve ter prioridade sobre outras ações, priorizou por fiscalizar a Segurança do Trabalhador. Dúvidas quanto a atribuições profissionais e conduta ética profissional serão analisadas pelas Câmaras Especializadas das respectivas modalidades profissionais, sendo emitido parecer para andamento aos procedimentos fiscalizatórios. Havendo divergências entre documentos apresentados e a inspeção visual, caberá ao MPT encaminhar denúncia ética ao Conselho para apuração da conduta. Após análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas no hospital ou em outras terceirizadas responsáveis por serviços técnicos.
-
Assinaram o relatório o gerente de fiscalização, engenheiro químico e de segurança do trabalho Marino José Greco, o chefe do Núcleo de Suporte Técnico da Fiscalização, engenheiro de automação e controle Marcelo Martins Corrêa de Souza, e a supervisora de fiscalização da Serra / Sinos, Alessandra Maria Borges (Caxias do Sul). Também participaram da operação o supervisor de fiscalização do Norte / Noroeste, Luiz Claudemir de Araujo (Três Passos), e os agentes-fiscais Felipe de Figueiredo Pinto (Porto Alegre) e Heber Ferreira de Oliveira (Caxias do Sul).
--
política 2
Dona Dilma e o Fora Temer
--
piadinhas
Do Ricardo Coimbra
Sobre a Pepsi-Cola: tinha um jingle maravilhoso; "É morena, é gaúcha é gostosa".
ResponderExcluirDesculpem mas o melhor refrigerante no RS foi a Grapette fabricada pela Minuano dos Vontobel la nos anos 60/70 até encontrei a um tempo atrás no Zaffari em Pet de 2 litros(fabricada em Santa Maria) mas nem se compara com a antiga da garrafinha de vidro retorcida.
ResponderExcluirO slogan era quem bebe Grapette repete.
A Vontobel fabricava a Minuano Limão, Bingo Tangerina e depois Bingo Cola, a Grapete (uva) e,ainda, o Zuki (laranja). Garanto que nem o melhor especialista lembra destas marcas. Mas lembro da pequena fábrica, na Vicente Montégia, Vila Nova. Sei disso porque a Vontobel patrocinava os programas regionalistas de rádio do meu pai(Darcy Reis Nunes) e, em nossa casa, sempre tinha esses refrigerantes.
ResponderExcluirA Coca Cola conheço desde quando fui para o curso primário lá por 1950. Algum tempo depois apareceu na frente do Colégio Rio Branco um caminhão com as cores da bandeira de uma junção de estados que se localiza no hemisfério norte e pelo qual não sinto a menor simpatia. Dito caminhão tinha um equipamento de som que fazia um barulho danado e distribuía a Pepsi-Cola. Aos que conseguiam dizer PEPSI corretamente davam um bagulho para colocar sobre o guarda-pó branco que todos os alunos usavam, algo parecido com uma medalha. A Coca Cola sempre me foi mais simpática. Como hoje não sei se ao final do mês vou receber minha aposentadoria passei a consumir a Fruki Cola produzida em Lajeado. E agora há também a Sarandi Cola. Ambas tem o mesmo sabor da Coca.
ResponderExcluirA Sadia está com um comercial em que diz:
ResponderExcluirmais saudável do que nunca...
verdadeira propaganda tiro no pé....kkkkkkkk