Segunda, 26 de setembro de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









gênio


MEU ÍDOLO








Meu Deus!
Hoje, ele faz 80 naos. Nãããããooo!!
Significa?
Nããããããooooo!
Quero ele com 20, 30, 40!
Ou não?
-
Bobagem.
LFV, assim como seu pai Erico Verissimo , está sempre aí.
Todos os seus personagens estão sempre vivos e mais do que presentes.
Década de 70, eu comprava todo o dia a Folha da Manhã para ler o Luis Fernando.
Sou fã de carteira. Meu ídolo.
-
Antes de contar umas historinhas com o Luis Fernando, digo que jamais falei ao vivo com ele. Nunca.
-
No início da revista Press o Julio Ribeiro e eu só fazíamos grande entrevistas. Em todos os sentidos. Seis, sete, oito páginas e tinha que ser na casa do entrevistado, de preferência. Foram várias assim, e é uma pena que não estejam registradas em um livro.
Lá pelas tantas, 2001, por aí, passamos um email pra ele, pedindo uma entrevista. "Faço, por email". Respondi que não dava, que a gente dava o clima, tal e coisa. "Por email". Aí desistimos.
Algumas semanas depois ele foi capa da Veja, o carão dele, com um monte de páginas. Por email. E nós ficamos chupando o dedo.
Um tempo depois, eu estava no Barranco e vi o cara numa mesa. Ele me olhou e eu o cumprimentei todo animado. Ele fez um gesto com a mão, como dizendo, "não vem!".
-
Em 2005 cismei de fazer um livro sobre Porto Alegre, com depoimentos de pessoas inteligentes e famosas. Dei uns peitaços nos pedidos. Moacir Scliar, que tinha sido um dos entrevistados da Press me mandou um texto. Ai arrisquei:mandei um email sem muita explicação pro Luis Fernando, mas falei do projeto do livro. Não demorou muito e ele me manda um texto sobre a SAPA - Sociedade Amigos de Porto Alegre. Uauuu!! Imagina o Scliar e o Verissimo no meu livro!! Entre muitos outros!!
Apesar de alguns tropeços publiquei com bastante sucesso o Porto Alegre é Assim!.
-
Anos depois pedi mais um texto. E ele sempre me responde, rapidamente. Sem me pedir nada.
É o que eu sempre digo: o cara quando é metido não te responde. O metido não atende nem telefone.
TEMOS APENAS UM FAMOSO EM TODO O BRASIL VIVENDO EM PORTO ALEGRE.
Claro que tem o Ronaldinho, a Xuxa, o Dunga, o Tite e outros.
Mas entre nós, aqui em Porto Alegre, é só o Luis Fernando Verissimo.

O MARAVILHOSO LUIS FERNANDO VERISSIMO!!



--



campanha


Do arquiteto Eduardo Escobar


PESQUISA ELEITORAL

Convenci um grupo de empresários a patrocinar uma pesquisa SÉRIA, HONESTA E COM CREDIBILIDADE. Todos concordaram, mas aí um lembrou que era amigo do fulano, outro disse que era amigo do sicrano e que eles ficaram magoados e diriam que a pesquisa era forjada se o nome deles não estivesse em primeiro lugar.
Resolveram todos guardar seus talões de cheque.
- Deixa assim, ninguém precisa de pesquisa honesta...



--


mídia 1


A TVCOM e o OCTO eram concorrentes!


A CBN é uma das rádios mais respeitadas no Brasil. pertence ao Sistema Globo.
Aqui em Porto Alegre é da RBS e praticamente não existe. Motivo? Poderia ser concorrente da emissora "líder".
A TVCOM e o OCTO sempre foram secundárias. Motivo? Poderiam ser concorrentes da TV "líder".
Não entendo esse critério.
-
O jornalista Nando Gross comenta o fim das emissoras de TV:

O FIM DO OCTO
Trabalhei por mais de 10 anos na TV COM e sempre me fascinou a ideia de um canal voltado para as questões locais e com tempo total para a execução de novos projetos. Era um espaço para ousar. O Bate Bola domingo à noite, por exemplo, sempre teve enorme repercussão. Conversas Cruzadas era sempre assunto no dia seguinte e tantos outros programas. Era comum em uma conversa informal, alguém lhe perguntar sobre algo que assistiu na TV COM.
Quando a mudança para o OCTO aconteceu, tornou-se um canal secreto, ninguém repercutia. Flávia Moraes é uma profissional de muita qualidade e extremamente inteligente, mas a sua experiência com o OCTO deixa escancarada a distância que existe entre teoria e prática.
Evidente que o acúmulo de conhecimentos é fundamental para qualquer profissional, mas o que faz a diferença é a materialização. É o que difere um verdadeiro empreendedor de uma pessoa cheia de ideias. Uma ideia sozinha não representa nada, somente quando for executada é que poderá ter algum resultado efetivo. Uma boa ideia representa 5% do negócio, os outros 95% estão a cargo da execução.
O que faz a diferença é a execução com qualidade da ideia e infelizmente isto não aconteceu com o OCTO. O que era para ser uma inovação virou apenas uma experiência amadora tanto em forma como em conteúdo. O que de mais moderno o canal apresentou foi liberar o "palavrão", mas isso a Dercy Gonçalves já fazia nos anos 1950.
Em comunicação, na produção de uma mensagem, é importante se fazer entender e perceber qual a resposta de quem recebe. Por isto é fundamental a qualidade tanto no conteúdo como na forma, você precisa atrair a atenção de quem está do outro lado, a quem chamamos de receptor em teoria da comunicação.
Infelizmente o OCTO serviu apenas para deixar saudades da TV COM, cujo maior problema foi sempre comercial e não na produção de conteúdo. Talvez a mudança devesse ter ocorrido na forma de vender aquele modelo de negócio, que deveria estar totalmente desvinculado da RBS TV, na medida em que sempre tiveram propostas distintas.
O fato é que como jornalista lamento o fechamento de um espaço importante e vários colegas jogados num mercado cada vez mais restrito.



--




reflexão


Meu fim de semana sempre promete mas nunca cumpre, caraleos!


Paulo Motta, jornalista



--



na cidade baixa


A candidata mentiu


Leia isso:

Um grupo ligado a movimentos LGBT protestou em frente ao Bar Pinguim, neste sábado, em Porto Alegre. Os manifestantes pediam a interdição do estabelecimento comercial localizado na esquina das ruas General Lima e Silva e República, no bairro Cidade Baixa, por supostas agressões de garçons e clientes contra homossexuais. No ato, que teve início por volta das 18h e se estendeu por 50 minutos, as pessoas alegavam conivência da direção. Por fim, realizaram um "beijaço" em frente ao estabelecimento.
— É importante combater o preconceito com ações como esta, pois o Bar Pinguim é um dos símbolos da homofobia — disse a estudante Juliane Gonçalves, de 19 anos.
O episódio que motivou o protesto ocorreu no último dia 11, segundo Luisa Stern, candidata a vereadora pelo PT. A candidata relata que passava em frente ao estabelecimento, durante ato de campanha, quando foi insultada por frequentadores. Ao revidar os insultos, Luisa relata que se iniciou uma confusão no bar — que, inclusive, teve parte filmada por integrantes do movimento de campanha.
— Eles acobertam os clientes e garçons homofóbicos. Há um histórico de agressões aqui — diz Luisa Stern. — Um garçom nos agrediu — completa.
-
Casualmente eu estava em frente ao Pinguim nesta noite. Tinha ido comprar cigarros na Tabacaria Capri. Vi passando na lateral do Pinguim, na rua da República, 3 ou quatro pessoas com bandeiras. Um idiota que estava em uma mesa gritou várias vezes "comunistas". Essa foi a "ofensa". Aí outros frequentadores e as embandeiradas  começaram a gritar "fascista".
Até uma criança sabia que aquilo ia terminar em briga. Empurra daqui, empurra de lá e aparecem um ou dois garçons  para separar. Até que um levou uma chapoletada na cabeça.
Pronto formou-se uma confusão que fazia muito tempo que não via.
Muita porrada, muita. Muita gente apanhou até que apareceu um carro da Brigada e uma camionete da Força Nacional.




---------------------------------------------------------------------------------




GRANDE CONCURSO DO BLOG DO PRÉVIDI!




VOTEM, VOTEM NO MELHOR!!


Qual a risada mais falsa e/ou forçada do rádio ou TV do RS?


Depois de uma longa e árdua pesquisa do Conselho de Leitores do Blog do Prévidi, chegamos a quatro jornalistas/radialistas que atuam no mercado gaúcho.
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com


Os quatro com risadas falsas/forçadas (em ordem alfabética). Qual a melhor performance? 


- ANTÔNIO CARLOS MACEDO (MAZEDÃO)

- JUREMIR MACHADO DA SILVA

- KELLY MATOS

- PAULO BRITO



ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com

-
Resultado final em 30 de setembro.






---------------------------------------------------------------------------------






mídia 2


Do Guguzinho Streit


É com imenso pesar e respeito que escrevo aqui a triste notícia do falecimento da minha querida e amada mãe. Ela faleceu na noite de ontem, dia 24 de setembro. Minha mãe partiu deixando a toda família suas lições de amor, companheirismo, alegria e união.
Peço a Deus que lhe receba bem e olhe e cuide sempre de nós. Mãe, sempre vou lembrar de ti com todo o amor e carinho do mundo. Te amo ontem, hoje e sempre!
Agradeço o carinho e compreensão de todos e conto com o respeito a nossa família neste momento tão difícil.



--



vida difícil


Nada que alguns milhões não resolva


Luiza Brunet disse que já perdoou o ex-marido, o empresário Lirio Parisotto, quem ela acusa de tê-la agredido.
"Eu já perdoei. O que eu procuro é outro tipo de Justiça. O perdão está dado", disse a atriz e ex-modelo ao "TV Fama" (RedeTV!), que foi ao ar nesta quinta-feir
O processo, sigiloso, corre na 4ª Vara de Família e Sucessões de São Paulo.
Na entrevista ao "TV Fama", ela também afirmou que é difícil se recuperar do que passou, mas que é preciso seguir em frente. "A gente nunca se recupera totalmente, mas a vida segue seu curso", disse. "Qualquer tipo de agressão é um momento ruim para uma pessoa", declarou.


--



mídia 3



NO FINAL DE SEMANA ELES TOMAM CONTA!






--


INTERNACIONAL - 25/09/2016 08:02

Aumenta para 45 número de mortos em bombardeiros na Síria


-

Filhotes de leão branco nescem em zoológico na Polônia


-





--



piadinhas







5 comentários:

  1. Quem é Nando Gross para lamentar a demissão dos jornalistas, se a igreja que manda na empresa onde ele é chefe demite aos borbotões e não leio em lugar algum os lamentos dele???

    ResponderExcluir
  2. Acho que o pessoal do OCTO não era vivo no tempo da mitológica TV 2 Guaíba (que em matéria de delírio hipster, ia do Remendão a programa de pai-de-santo e ficou no ar com aquela maravilhosa programação trash contra tudo e contra todos, além desse debate entre comercial e produção de conteúdo), aquilo sim é que era comunication revolution. O resto é cover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, caro amigo Marcelo: a velha TV Guaíba era a legítima TV NOSSA PARA A NOSSA GENTE. Com que prazer eu me ajeitava na bicicleta ergométrica e fazia meu necessário exercício diário, vendo e ouvindo o - disparado - melhor programa de TV aqui do Sul (senão do Brasil Inteiro, não vou me mixar!), o maravilhoso "Guerrilheiros da Notícia". Que saudade do velho Flávio, da Flavinha, do Baldi (pau no Baldi), do jovem Vierinha da Cunha, do Malheiros, do Candiota, da culta Maria Bettiol, do brabo Omar Ferri, e muitos, mas muitos outros cujos nomes a memória já me trai. Saudade, saudade, saudade...

      Excluir
  3. RBS perdida na poeira. Demitiu Gustavo Manhago que foi pra Gaúcha. Ficou só o Brito. Mandaram o Brito e inventaram o Luciano Périco. Ótimo repórter, mas verdíssimo como narrador. Aí olha a escala de amanhã: 21h45 Grêmio x Palmeiras
    Transmissão: TV Globo para RS (com Gustavo Manhago, Maurício Saraiva e Márcio Chagas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano Périco foi terrível como narrador na estréia. Ficou claro que não é a dele. É o velho Princípio de Peter: promove-se um excelente profissional para outra área, perde-se um excelente profissional e ganha-se um péssimo profissional. Os executivos comedores de sucrilhos com toddynho nunca ouviram falar disso? É um conceito de 1969.

      Excluir