PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI
HORÁRIO DE VERÃO
Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.
política
JÁ QUE NÃO TERMINAM COM SALÁRIOS
DE PREFEITOS E VEREADORES, POR QUE NÃO EXTINGUIR AS DIÁRIAS?
Leia esta matéria do Orlando Moraes, da assessoria de comunicação do PSD de Quaraí:
APROVADO PROJETO DE VEREADOR QUARAIENSE
QUE EXTINGUE DIÁRIAS DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO
Durante esta semana, a Câmara de Vereadores de Quaraí votou o projeto de resolução do vereador do PSD, João Érico da Luz Junior, “Joãozinho”, com objetivo de extinguir o pagamento de diárias aos vereadores do município.
Depois de debates, o plenário reescreveu o projeto, transformando-o em decreto parlamentar, e acrescentou ainda a extinção das diárias dos integrantes do poder executivo (prefeito, vice, secretários e diretores municipais). Ao fim da sessão, por unanimidade, os vereadores votaram a favor do projeto de João Érico, pelo fim das diárias.
O vereador do PSD, que está em seu primeiro mandato na Câmara, agradeceu e parabenizou os colegas por darem junto a ele este importante passo no que diz respeito a economicidade e colaboração mútua dos poderes neste período de crise enfrentado por todos.
"No meu entender, o valor correspondente ao salário pago por nossa atividade parlamentar deva ser utilizado para realização das demandas do cargo. Entre as quais, está o deslocamento intermunicipal para tratar de assuntos de interesse da população. Sendo assim, acho desnecessário o pagamento de indenização por despesas realizadas em viagens deste tipo. Em um momento em que enfrentamos grande recessão econômica, tanto a nível nacional, estadual, quanto municipal, se faz necessário que tomemos diversas medidas de controle de gastos. O enfrentamento deste período de dificuldades necessita do apoio e colaboração de todos, o que inclui o legislativo e o executivo”, explica Joãozinho.
10!!
-
Não está na hora das demais Câmaras seguirem o exemplo de Quaraí?
Quem sabe começa pela Câmara de Porto Alegre?
-
E por que os probos deputados "de esquerda" da nossa Assembleia Legislativa não terminam com a GANDAIA DAS DIÁRIAS??
Os metidos a malandros fazem uma pequena viagem de 100 quilômetros e tiram diárias!!
É UM ESCÂNDALO!!
Fazem campanha eleitoral durante 4 anos com dinheiro do contribuinte!!
--
perguntinha
Quando é que um instituto vai fazer uma pesquisa, em todo Brasil, para saber o grau de preocupação da população com a "crise penitenciária da globo"?
--
mídia
JÁ SÃO AS DUAS MELHORES DA SEMANA!!
-
ACERVO HISTÓRICO - Todas as garantias para a preservação do acervo histórico de áudio e vídeo da TVE e FM Cultura foram dadas ontem pelo presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., ao Ministério Público do RS, na sede da instituição jurídica em Porto Alegre.
A observância sobre a conservação de bens materiais e imateriais, desde o início da TV Piratini em 1959, foram amplamente aprofundadas pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Paulo Emílio Barbosa, e o presidente da Fundação Piratini, que esteve acompanhado do diretor-geral Miguel Oliveira e da diretora de Programação da TVE, Tatiana Foster. Orestes Jr. descartou a hipótese de se desfazer do material arquivado. “Ele seguirá público. Este é um compromisso fundamental do Estado”, garantiu.
Na ocasião, o presidente procurou esclarecer a tramitação da extinção da Fundação Piratini. “Queremos encontrar uma maneira sustentável de manter a TVE e a FM Cultura no ar”, ressaltou o presidente, ao informar que os canais não serão desligados após a extinção final da Fundação. Ele também informou que tratará do assunto com a máxima transparência possível e que conta com o apoio e a fiscalização dos órgãos de controle. Orestes Jr. destacou que o acompanhamento do MP no processo é bem-vindo e traz “um olhar de fora”.
O procurador-geral de Justiça em exercício avaliou como positivo o fato do presidente da Fundação Piratini informar que é prioridade a preservação do patrimônio e acervo das emissoras. Barbosa já foi ordenador de despesas em três instituições e conhece os trâmites legais em casos semelhantes, como o da Cohab RS. Em seu entendimento sobre a extinção da Fundação Piratini, voltou a frisar que o ato é de “livre arbítrio do governador”, mas analisará os aspectos constitucionais que o tema exige.
-
POR QUE NÃO TIRAM A DÚVIDA NO GOOGLE?
Polêmica 19/01/2017 | 08h34
Vídeo mostra cão sendo mal tratado durante gravação de cena do filme "Quatro Vidas de Um Cachorro"
-
MAGDA BEATRIZ - Avisa aí na bancada do Atualidades Pampa que DUBLIM NÃO FICA NA ALEMANHA.
--
reflexão
O que me deixa mais indignado é que o DAER tem recursos e gente para conservar a Estrada do Mar (de Osório a Xangri-lá, Capão e Torres) mas não dá a mínima para a interpraias (Tramandaí-Cidreira-Pinhal-Quintão).
Entra ano, sai ano, a mesma merda. E as mesmas explicações.
-
No Diário Gaúcho:
Trecho da Interpraias entre Quintão e Balneário Pinhal é tormento para motoristas
Crateras engoliram o que restou de asfalto no trecho que liga as duas cidades, no Litoral Norte
Aline Custódio
aline.custodio@diariogaucho.com.br
A Estrada do Inferno, como já foi conhecida a BR-101 entre Capivari do Sul e São José do Norte por conta das dificuldades de trânsito, ganhou uma filial quilômetros mais adiante ou perdeu o posto para os 17km da ERS-786, conhecida como Interpraias, entre Balneário Pinhal e Quintão, no Litoral Norte. Constante desafeto dos mais de dez mil motoristas que cruzam a região diariamente na temporada de Verão, a rodovia é uma colcha formada por panelões do comprimento de um ônibus e trechos que mais parecem a cratera da lua. A reportagem percorreu a região e apontou os quatro pontos mais problemáticos, que chegam a levar motorista ao choro desesperado.
— Isso aqui é uma terra sem dono, só trator para passar nesta estrada. É o inferno na terra — esbravejava a aposentada Líria de Paula, 68 anos, na semana passada.
— Isso aqui é uma terra sem dono, só trator para passar nesta estrada. É o inferno na terra — esbravejava a aposentada Líria de Paula, 68 anos, na semana passada.
Moradora de Porto Alegre, Líria decidiu passar uma temporada na casa da família, em Rei do Peixe, balneário de Quintão, na semana passada. Depois de um ano sem ir à região, ela foi surpreendida pelo estado ruim da estrada. O susto foi ainda maior porque era a primeira vez que ela usava o carro novo, um Citroen C3, comprado para curtir as férias. Numa parte da via, entre a Avenida Brasil e a Rua Tipiu, em Magistério, Líria chegou a andar pelo acostamento quase inexistente. Depois, parou o veículo e colocou as mãos na cabeça.
— Vou procurar o prefeito! Vou gritar e dizer que isso não pode ocorrer — disse Líria, mesmo sabendo que a responsabilidade é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
— Vou procurar o prefeito! Vou gritar e dizer que isso não pode ocorrer — disse Líria, mesmo sabendo que a responsabilidade é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS |
--
saúde
E tem gente que está preocupada com presídios
(deve ser medo de ir parar num desses depósitos)
Atraso no pagamento dos salários dos médicos que estão há 18 meses sem receber mesmo fazendo assistência, falta de condições de trabalho e estrutura precária agonizam a saúde do Hospital São José, em Taquari. A situação da instituição foi tratada em reunião ocorrida no Ministério Público do Município, na manhã de ontem, entre o Sindicato Médico do RS (SIMERS), o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen, o vice-prefeito, André Luís Brito, representantes do Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), da secretaria municipal de Saúde e médicos que trabalham no hospital.
O hospital vive uma situação caótica.
Os médicos estão como os honorários atrasados há 18 meses. Segundo a ISEV, que administra o hospital, a falta de pagamentos aos profissionais se deve à ausência de repasses do Estado e da prefeitura de Taquari. Após vistorias feitas pelo Sindicato Médico, ficaram constatados problemas como falta de remédios básicos, como soro fisiológico e Plasil, e até mesmo de papel higiênico.
-
Segundo o diretor do SIMERS, André Gonzales, o cenário obrigou os médicos a comprarem os materiais necessários para atender os pacientes, o que motivou o pedido de demissão de alguns profissionais. Em função das más condições de trabalho, o hospital deixou de oferecer atendimento de traumatologia, oftalmologia e neurologia. Para tentar reverter a situação, ficou definido na reunião que a ISEV apresente o balanço financeiro de 2016, no prazo de 30 dias, assim como um planejamento para pagamento de dívidas, incluindo valores devidos aos médicos. A 16ª CRS fornecerá, em 30 dias, relatórios sobre a funcionalidade e o atendimento do hospital.
-
Atento à situação, o SIMERS fornecerá informações com propostas de outras instituições que possam assumir a instituição. “Ficou clara a dificuldade financeira do hospital de manter especialidades por conta da falta total de condição de trabalho. A reunião foi produtiva e não queremos que ocorra em Taquari o mesmo que aconteceu em outras cidades, onde hospitais fecharam", avalia o diretor do SIMERS.
--
vinhos e afins
Inscrições para III Simpósio Uva
e Vinho abrem em fevereiro
Grandes nomes da pesquisa sobre os benefícios da uva e seus derivados estarão no III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que ocorre de 1º a 3 de junho, na Casa das Artes, em Bento Gonçalves (RS). Especialistas do Brasil e do Exterior debaterão os resultados de estudos sobre os produtos vinícolas que têm ocupado cada vez mais espaço na mesa dos consumidores. As inscrições para a submissão de trabalhos ocorre a partir do dia 20 de janeiro e as matrículas para a participação no encontro abrem no dia 20 de fevereiro. Ambas devem ser feitas pelo site www.simposiovinhoesaude.com.br. Até o dia 20 de março, o valor para a participação varia de R$ 70 (estudantes) a R$ 200 (profissionais da saúde). Para profissionais do setor vitivinícola o investimento é de R$ 150.
A biomédica Caroline Dani, presidente da Comissão Científica do Simpósio, antecipa que as palestras vão abordar os benefícios da uva e seus derivados para a saúde, incluindo ganhos na prática de exercícios físicos, para a memória, para o coração, na prevenção do câncer e como aliado na perda de peso. “O grande número de pesquisas retrata que temos cada vez mais profissionais desenvolvendo trabalhos sobre os benefícios da uva e do vinho. Isso também é fruto de uma população que está cada vez mais interessada, em busca de novas informações", avalia. Ela constata que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a importância de conhecer melhor os produtos, sua composição, a existência de elementos nocivos à saúde e as alternativas existentes no mercado que tragam ganhos à saúde.
No Simpósio, que ocorre em paralelo à programação do Dia do Vinho, também serão discutidos os benefícios obtidos a partir do consumo de outros derivados da uva, como óleos, extratos e farinhas de sementes e cascas da fruta, por exemplo.
Para o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann, o evento será importante por ampliar a rede de parceria entre as instituições de pesquisa, para aumentar o interesse da sociedade pelo tema e pelo fortalecimento das bases científicas sobre os benefícios da uva e seus derivados. "Desde a primeira edição, a Embrapa Uva e Vinho apoia essa iniciativa por acreditar que todas as etapas de produção são fundamentais para maximizar os ganhos dos produtos vitivinícolas para a saúde. A escolha das cultivares, o manejo adequado e as formas de vinificação que extraiam ao máximo as propriedades da uva são preocupações constantes que repercutem nas demais áreas de pesquisa", explica.
Já o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edegar Scortegagna, justifica o apoio da entidade ao evento por fomentar e ampliar os estudos sobre os efeitos benéficos da bebida para a saúde do ser humano. "Os enólogos, com as diferentes técnicas de vinificações, podem, inclusive, colaborar ainda mais para otimizar o poder benéfico dos vinhos", acredita.
Além de enólogos, o Simpósio tem como público-alvo profissionais da área da saúde e educação com afinidade ao tema, pessoas ligadas ligados à viticultura, lideranças do setor produtivo e formadores de opinião, produtores rurais, fornecedores da cadeia produtiva e imprensa.
O III Simpósio Internacional Uva e Vinho é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com apoio da ABE e da Embrapa Uva e Vinho.
--
"redes sociais"
--
piadinha
Salvação
Prévidi, a vida imitando a arte, a ficção:
ResponderExcluirHá pouco, coisa de semana, passou na TV fechada, um trilher americano do excepcional diretor Alan J. Pakula - O Dossiê Pelicano. O enredo, bem resumido, trata da morte – misteriosa, mas nem tanto - de dois Ministros da Suprema Corte americana, e das conspirações políticas criminosas. Interessante que fiz um, à minha esposa, comentário sobre o filme, aludindo-o ao nosso caso presente do STF e a Lava Jato. Também fiz, na hora, um link com a misteriosa morte do prefeito petista Celso Daniel, aquele que era um arquivo vivo das maracutaias petistas. Não acredito que haja algo fora da fatalidade nesse acidente com o avião em que viajava o Ministro, ergo... (Huuumm!!!).
O ministro Teori, indicado ao Supremo pelo então ministro Tarso Genro, e que, subliminarmente – pela visão petista, deveria votar sempre pelo viés socialista/petista, agiu – O Homem é Sempre Superior a Esses Espúrios Arranjos Políticos – exatamente igual ao seu símile da Suprema Corte americana (que havia sido indicado pelo então presidente Richard Nixon – em 1974): votou contra os interesses do PT, possibilitando, com isso, o andamento e finalização do Impeachment da Presidanta Dilma. (Lá, nos Estados Unidos, o Ministro votou contra o desejo do seu padrinho político, permitindo que ele, o presidente Nixon, fosse processado pelo Congresso, gerando com isso, o que todos sabemos, o ato da resignação à Presidência para não sofre o inevitável impeachment. That’s all, Folks.