Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA
15 ANOS!!
Atualizado diariamente
até o meio-dia
Atualizado diariamente
até o meio-dia
TE METE COM O URUGUAI!
GOVERNOS DE "ESQUERDA" QUE DERAM CERTO
Matéria da Deutsche Welle.
Parece que não vale mais o ditado que diz que, quando a Argentina espirra, o Uruguai se resfria. O pequeno país sul-americano, com apenas 3,4 milhões de habitantes, sofreu durante muito tempo as consequências dos vaivéns de seus grandes vizinhos, Argentina e Brasil. Hoje, se converteu num modelo na América Latina, afirmam analistas.
"O Uruguai tornou-se independente de seu grande irmão do outro lado do rio da Prata. Também viveu sua crise, mas nos últimos anos teve um desenvolvimento comparativamente melhor. Conseguiu transformar sua economia e estabelecer mais aspectos de igualdade sociais que seus vizinhos", afirma Stefan Rinke, diretor do Instituto de Estudos Americanos da Universidade Livre de Berlim.
Em seus quase 15 anos de governo, a coalizão Frente Ampla consolidou a estabilidade política e econômica, além de ter alcançado avanços sociais. Segundo o Banco Mundial, o país se destaca na América Latina por ter "uma sociedade igualitária, alta renda per capita e quase ausência de pobreza extrema".
A classe média representa 60% da população, sendo a maior da América. Além disso, o país tem estabilidade institucional, baixos níveis de corrupção e altos índices de medidas de bem-estar social e acesso a serviços básicos.
"No Uruguai, há uma democracia estável, com regras de jogo que são cumpridas, sem hipótese de violência, com diálogo e confiança nas regras institucionais. Isso também é um patrimônio do país diante de uma situação de crise", afirma Gerardo Caetano, historiador e cientista político da Universidade da República, de Montevidéu.
Hoje, o Uruguai é o país latino-americano com o maior índice de democracia e do qual os habitantes estão mais satisfeitos com essa forma de governo, aponta um estudo da organização Latinobarómetro.
"Esse é um fator muito importante. Estamos num ano pré-eleitoral, de concorrência, mas não se compara com o que ocorre na Argentina, com a campanha permanente, ou com o processo eleitoral atual no Brasil, marcado pela incerteza absoluta", diz Caetano.
Do ponto de vista econômico, apesar de sinais de desaceleração nos últimos anos, o país segue crescendo e mantém uma inflação de um dígito. Apesar da crise regional, marcada pela alta do dólar na Argentina e a forte estiagem que afetou o setor agropecuário, de onde saem seus principais itens de exportação, não há sinais de recessão.
O Uruguai exporta hoje alimentos para 28 milhões de pessoas e tem a meta de chegar aos 50 milhões. O turismo também é uma importante fonte de receitas, e o setor conseguiu se diversificar investindo em aspectos profissionais, financeiros e tecnológicos.
Para Caetano, o nível de reservas, o manejo responsável do dólar por parte do Banco Central, a gestão da dívida em níveis razoáveis e uma política de austeridade dão credibilidade ao país.
"O que faz do Uruguai bem-sucedido é sua abertura em combinação com políticas trabalhistas e sociais progressistas, uma política de inclusão e de direitos em todos os sentidos", diz Sebastian Sperling, chefe da fundação alemã Friedrich Ebert no Uruguai.
"Junto com o incentivo a investimentos estrangeiros e a promoção de tratados de livre-comércio, o Uruguai aprofundou sua democracia, fortaleceu a posição dos trabalhadores e dos sindicatos e formalizou grande parte da economia informal, com impactos muito positivos sobre o crescimento e indicadores sociais", acrescenta.
Enquanto em 2004, 39,9% da população viviam na pobreza, o último levantamento indicou 7,9%. O número de pessoas na pobreza extrema passou de 4,7% para 0,2% – "um número quase irrelevante", segundo Caetano. E nos últimos 15 anos, o salário real médio subiu em torno de 55% em valores reais, destaca.
Enquanto isso, os países vizinhos caminham na direção oposta, tanto em relação a políticas quanto a resultados, aponta Sperling.
Apesar da estabilidade, o Uruguai não está imune a oscilação regionais. "O clima político e econômico na região não é nada favorável. Até agora, o país não foi impactado pelos acontecimentos na Argentina e no Brasil, mas já se vê que vai haver efeitos sobre a próxima temporada turística, pois quase 80% dos turistas vêm da Argentina", adverte Sperling.
Segundo o especialista, o Uruguai também poderia ser afetado como exportador de serviços financeiros e profissionais, cujos principais mercados são a Argentina.
"A política da Frente Ampla ajudou muito a desenvolver um modelo mais sustentável, por exemplo, ao impulsionar o consumo interno por meio do aumento dos salários reais, sobretudo nas classes média e baixa", destaca o especialista. "Nesse sentido, o Uruguai é mais forte que antes, mas em um país tão pequeno, uma crise regional poderia ter impacto."
O governo do presidente uruguaio, Tabaré Vásquez, já anunciou medidas com base em lições tiradas das crises passadas. Entre os incentivos ao turismo, por exemplo, está a devolução aos argentinos do imposto sobre valor agregado, de 22%. Além disso, o governo reduziu os impostos sobre combustíveis na fronteira com a Argentina, o que já existia com o Brasil.
Além de ter alcançado estabilidade política, econômica e institucional, o Uruguai está muito bem integrado ao mercado global, com uma posição estratégica na boca do rio da Prata, destaca Rinke.
"Ainda que, no curto prazo, a situação argentina possa afetar o Uruguai, não creio que vá causar uma crise do tamanho da enfrentada pela Argentina. O sistema uruguaio é muito mais forte", afirma.
Manter a estabilidade diante dos altos e baixos argentinos é uma preocupação histórica do Uruguai, aponta Caetano. Segundo ele, o país não está à margem do contexto regional. "Mas se houver uma hipercrise na Argentina ou se a incerteza total que há no Brasil acabar mal, o Uruguai tem hoje mais fortalezas que no passado para enfrentar esses desafios", conclui.
-
O sóbrio Dudu e o José Ivo |
LEIAM O QUE DIZ, AGORA, O SALVADOR DO RS - Está no Zero Hora de ontem, matéria da Juliana Bublitz:
Ao final da primeira reunião de transição com José Ivo Sartori (MDB), na manhã desta segunda-feira (5), em Porto Alegre, o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) reconheceu a "situação dramática" das finanças do Estado – como mostrou GaúchaZH – e disse que aguarda "diagnóstico apurado" para "identificar objetivamente" em que condições receberá o caixa. Apesar do cenário de dificuldades, manteve o compromisso de campanha de voltar a pagar a folha dos servidores do Executivo em dia no primeiro ano de gestão.
— Sabemos das graves dificuldades do Estado do Rio Grande do Sul. Não é segredo. Nós nunca entendemos como algo inventado. É real a situação dramática nas contas do Estado. Está aí (o problema), apresentado pela dificuldade no mês de outubro do pagamento de qualquer faixa salarial. Agora, no processo de transição, vamos ter o diagnóstico apurado para identificar objetivamente em que condições vamos assumir o Estado — ponderou Leite.
(...)
Questionado sobre como concretizará a medida (pagamento em dia dos salários), já que o Estado deve fechar 2018 com déficit orçamentário de cerca de R$ 3 bilhões e, se nada mudar até dezembro, com parte do salário do mês por pagar e todo o 13º dos servidores pendurado, Leite disse que não há uma única solução para o problema, mas uma "série de ações".
— Não tem bala de prata que resolva. Não é a venda de ativos, não é uma solução sozinha. Eu sempre destaquei isso. A continuidade das negociações para o regime de recuperação fiscal ajuda a aliviar o déficit nas contas do ano que vem, projetado no orçamento enviado à Assembleia de R$ 7 bilhões. A renovação das alíquotas do ICMS também é essencial, aliado a isso a revisão de benefícios fiscais, o combate à sonegação e outras medidas de incremento à receita e de contenção da despesa, que vão nos auxiliar, com uma nova política de fluxo de caixa de pagamentos que nos permita colocar os salários dos servidores em dia. Mantemos o nosso compromisso e vamos fazer um grande esforço para atendê-lo ainda no primeiro ano — destacou o futuro inquilino do Piratini.
E EU PERGUNTO: COMO SE CHAMA ESSE RECUO DO SALVADOR DO RS?
-
LONDRES É O DESTINO DE DUDU MILK - A partir do dia 23, Dudu esquece do pepino que enfrentará a partir de janeiro e vai para Londres. Participa de um curso de gestão na Fundação Lemann, na Universidade de Oxford. Ficará por lá pouco mais de uma semana.
-
MORRO E NÃO VEJO TUDO - Envia o jornalista Gilnei Lima:
A IMPORTÂNCIA DE APRENDER 'PAJUBÁ'
Não sabe o que é Pajubá? Pois é! Mas foi uma das questões do Enem 2018. Mais precisamente, a de número 14, conforme pode ser visto na imagem compartilhada pelo Jornalista e Publisher Fernando Di Primio.
Para se ter uma noção básica da necessidade urgente de aprender sobre esse novo idioma, Pajubá é o nome da linguagem popular constituída da inserção em língua portuguesa de numerosas palavras e expressões provenientes de línguas africanas ocidentais, muito usada pela comunidade LGBT.
...
Depois não querem que o Messias se irrite...
-
O AMARELO É MORTAL - O bicho aí acima é o escorpião amarelo. ´Tem uma mordida que pode ser mortal. Alguns bairros de Porto Alegre estão infectados, como o Centro. Costumam viver e se reproduzir em locais úmidos e escuros. E como todo escorpião, adora caliça, tijolos, telhas, etc.
O antídoto só existe no Hospital de Pronto Socorro.
Ah, não adianta inseticida. Tem que ser na porrada mesmo. E para ter certeza de que morreu, parta o bicho no meio.
Pra complicar mais ainda, não tem um predador natural.
A praga se alimenta de outra praga - baratas.
...
Matéria sobre isso:
https://gauchazh.clicrbs.com.
-
ROBERTO JARDIM DE BOLA CHEIA - Lembram da série Democracia Fútbol Club, do Roberto Jardim?
Virou um e-book disponível à venda no site da Amazon: https://amzn.to/2EGhMp
...
Para quem não conhece, trata-se da série Democracia Fútbol Club, que havia publicado no Medium. São 13 textos, um de apresentação e 12 perfis de 11 jogadores e um técnico politicamente engajados.
Foram dois anos de pesquisas e entrevistas até o resultado final.
...
O livro está concorrendo ao prêmio livro-reportagem da Amazon, por isso, está em e-book. O valor é o mínimo exigido pela Amazon, 2,99 dólares ou R$ R$ 11,10.
Tem a versão para impressão, que custa mais caro e, por enquanto, só disponível na Amazon US - deve estar liberado para a loja do Brasil em alguns dias.
-
SERÁ?
-
TENHO IMPRESSÃO DE QUE ESTE SERÁ
MINISTRO DO MESSIAS. DA DIVERSIDADE?
-
A MELHOR DA SEMANA!
(clica em cima que amplia)
-
AFINAL DE CONTAS
Quem é a chefete que chamam de exu na TV Record RS?
-
EVENTO SIMERS - Chaos+Clarity. Ciência e conhecimento expandindo os limites da saúde.
Esse é o universo a ser discutido no TEDMED Live 2018 Simers, evento de inovação e inspiração que acontece no dia 17 de novembro, reunindo médicos de todas as especialidades. Destinada a médicos e estudantes de medicina associados ao Simers, a programação traz quatro painéis de transmissão exclusiva das palestras que ocorreram durante o TEDMED, na Califórnia. Depois de cada painel, acontece um painel de discussões presenciais conduzido por expoentes das áreas de tecnologia e medicina.
Esta é a segunda edição do TEDMED Live que tem o Simers como embaixador. Neste ano, o tema “Chaos+Clarity” dá destaque às ideias e respostas transformadoras que surgem do caos. As transmissões abordam tendências, novas tecnologias, ações disruptivas e uma série de iniciativas que influenciam ou inspiram a Medicina do futuro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em tedmedsimers.com.br.
...
Serviço
Evento: TEDMED Live 2018 Simers
Data: 17/11 (sábado), às 8 horas
Local: No Hotel Sheraton, em Porto Alegre
Inscrições: exclusivas para associados Simers em tedmedsimers.com.br
-
QUEM É QUEM? - Recebo do Edson:
Lembra sdo filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", que alegrou a infância de muita gente? Neste filme ficaram conhecidos os famosos Oompa Loompas (ou Umpa Lumpas), que eram anões ajudantes da fábrica.
Em 2005 fizeram um remake deste filme, com o Johnny Deep, onde também foram mostrados os Oompa Loompas, só que agora com outro ator, que interpreta todos eles.
Dá uma olhada e me diz se eu não descobri quem é o Oompa Loompa do Dudu Milk?!
-
A HISTÓRIA DE DJALMA BEYER – Do Bom Fim ao Alegrete – Um exemplo de cidadania, do Márcio Beyer, terá sessão de autógrafos na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Será amanhã, dia 7, das 17h30min às 18h30min, na Praça de Autógrafos.
O livro conta a vida do colorado, bancário, professor, advogado e vereador Djalma Beyer. Nascido em Porto Alegre, em 21 de novembro de 1927, residiu também em São Paulo e Alegrete. A obra de autoria de seu filho mais velho, Márcio, é o resultado de um trabalho de três anos de pesquisa, que culminou num retrato histórico, de fatos vividos pelo biografado, e emocional, por tratar-se de uma homenagem. Djalma faleceu em outubro de 2013, na capital.
Márcio Beyer, o autor, nasceu na cidade de Alegrete (RS), em maio de 1964 e reside em Porto Alegre desde 1982. Radialista e jornalista, começou a trabalhar em comunicação na Rádio Princesa de Porto Alegre, passou pela Fundação Piratini (TVE-FM Cultura), TV Guaíba, TV Record, Rádio Guaíba, onde foi produtor-executivo e coordenador de esportes, e jornal Zero Hora. Na década de 1990, foi secretário-geral do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul. Na Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), foi diretor e posteriormente funcionário.
-
VALE A PENA!
-
SANTA CASA É TOP - A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recebeu no último dia primeiro, por sua atuação como hospital privado de caráter filantrópico, o prêmio de 100 melhores ONG´s do país, oferecido pela Revista Época, Rede Filantropia e Instituto Doar, que reconhece as entidades pelo padrão de gestão e transparência.
Mais de 1700 instituições inscritas em todo o Brasil foram avaliadas pela Fundação Getúlio Vargas. O trabalho do ranking identifica as entidades que realizam as melhores práticas organizacionais, de boa governança e transparência para a sociedade, entre outras. Para a seleção, são levados em conta diversos aspectos. Entre os pontos analisados estão se a entidade tem estatuto publicado e se abre contas. São analisadas ainda fontes de recursos, como as suas metas são escolhidas e como a organização avalia seus resultados.
...
"A partir deste ano, a Santa Casa começa a fazer parte deste seleto grupo, tendo reais possibilidades de aumentar sua captação de recursos, pois muitas empresas só apoiam entidades que possuem esta certificação", explica a gerente de Captação de Recursos da Santa Casa Rosana Peres.
O ranking completo pode ser conferido no http://melhores.org.br/de2018/
-
URGENTE! GRÊMIO NA FINAL!!
-
NÃO É PIADINHA
-
PIADINHA
O recorte do Terra não tem erro. Aquela frase faz parte da matéria. Pegando assim, solto, parece cagada do estagiário,mas mais adiante fala do André. Não foi erro.
ResponderExcluirÉ muito modernismo tu começar uma matéria assim, não? Quem me passou não leu depois dessa bobagem e muito menos eu.
ExcluirOs predadores naturais dos escorpiões são as galinhas.
ResponderExcluirJá se usa em diversas áreas para controle. Vamos soltar galinhas na cidade: comerão os escorpiões e de quebra as baratas e outros bichos chatos. Ainda por cima teremos os ovos gratis. Àchei no gugou
E uma permita uma pequena correção: quando o escorpião ocorre muito em uma área o correto é infestado e não infectado