Terça, 4 de dezembro de 2018 - PARTE 2




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA







15 ANOS!!
Atualizado diariamente
até o meio-dia





Escreva apenas para

Ou










JORNALISTA!
NÃO VÁ NA FIERGS HOJE.
AJUDE A ENTIDADE A
ECONOMIZAR! OU VÁ E NÃO
FIQUE PARA O ALMOÇO!!









LADO RUIM





Só podia ser escrito por uma pessoa: PAULO MOTTA.

Defendo a tese de que tudo tem seu lado ruim; tudo é relativo, nada é absoluto, como diria meu falecido e cremado Tio Demêncio Ventana.
Hoje meu tio em pó, guardado num pote sobre a lareira, se meu primo cocalero Aspirino não aspirou-o.
O Natal tem o seu lado ruim antes, durante e depois da cerimônia de entrega dos presentes.
As mulheres, dias antes, transformam-se em carpideiras natalinas reclamando do movimento, da vizinha que não quis assar o chester, da cunhada que parece Natal: só dá as caras uma vez por ano. E só pra comer, não ajuda em nada a bruaca*!
E lá vamos nós com o carro entupido de pacotes, gente e o cachorro que não fica sozinho senão come o sofá e a poltrona da sala.
Vamos voltar pois esqueceram do Evaristo, meu sobrinho de quatro anos que conseguiu indulto do maternal pra passar o Natal com a família. Com tornozeleira.
O grande cenário nos fundos da casa da vovó está pronto. A horda de sobrinhos e crianças que brota não sei de onde fazem a terra tremer, parecem anões visigodos em fúria devastadora!
Aquele, brandindo um espeto com alguma coisa que lembra carvão, é o cunhado amado que repete sem parar: "Pede pra sair, pede pra sair!", parece propaganda de laxante.
Eu poderia ter ficado em casa, lendo Gatos À Paisana, do Gladstone O. Mársico, que ganhei do José Luiz Prévidi e me enchendo de mandiopan*.
Mas impensável não ir no alegre convescote sem retaliações futuras; quem tem namorada, mulher ou qualquer coisa que tenha se adonado de tua alma nesses anos sabe disso!
Meia-noite todos se abraçam, trocam presentes e alguns empurrões e fico com o perfume da Tia Ventina - de nascença Joventina - Minúcias de Pavor, da Coty.
Já ganhei um par de meias, um xilofone e uma garrafa de Espuma de Prata paraguaia.
Tenho a impressão que as pessoa garimpam porcarias dentro de casa e empurram no Natal, para bobos que nem eu. Aí eu ganho e guardo pra dar no próximo Natal, é um maravilhoso ciclo!
Essa Espuma de Prata eu ganhei há dez anos do Precário, meu amigo secreto, que tratei de passar adiante e ela voltou, agora, para as minhas mãos, que lindo, amigos!
E a coisa ia indo assim, balanceei a situação, já quase sem munição fiquei como espectador até a hora de ir embora com mais pacotes e gente que não conheço que serão desovadas pelo caminho.
Viram como pode ter um lado espinhoso o Natal? Acostumem-se a procurar o lado ruim das coisas e tua vida ficará melhor.
Beijinhos e abracinhos, depois retorno. Não mexam em nada até eu voltar, certo?
.
*Bruaca : vadia
*Mandiopan : avô do Cheetos.


-


A CADA SEMANA AUMENTA O PEPINO
NA CASA DA GANDAIA DO POVO


Sessenta e sete proposições estão aptas a serem votadas em plenário 

Eles são muito ocupados...



-


Marsiglia com o amigo Leo Batista

MARSIGLIA DEIXA A GLOBO - "Saio com a alma leve e a certeza do dever cumprido. Mudanças são naturais em quyalquer empresa, mais ainda na minha idade. Foram vinte anos maravilhosos, tratado com carinho e respeito. Serei sempre grato à Globo por tudo o que consegui." Elegante como sempre, Renato Marsiglia, 67 anos, enviou este texto para o Blog, pouco depois de ter anunciado a sua aposentadoria. E brinquei com ele:
- Agora tu vais morar na Europa! E vou te visitar!
(O filho mais velho André, casado, mora na Alemanha. E é o responsável pelo primeiro neto, Elias)
...
Do Uol:

...
Quem não o conhece não tem ideia do cara sensacional que é o Renato Marsiglia. É um dos jornalistas mais bem informados que conheço. Além disso, um gentleman.
Tenho muita alegria de tê-lo como amigo.
...
Se quiser trabalhar, aqui no RS, não lhe faltará convite.
Ele sabe que os salários da província não chegam aos pés do que ele recebia...
...
No final da tarde, Marsiglia enviou:
Falei agora de tarde com meus filhos. Não querem que eu volte a trabalhar. Querem que eu more na Europa (tenho passaporte italiano) ou no mínimo passe a primavera/verão europeia com eles e primavera/verão brasileira aqui. Assim eu fujo sempre do inverno.

Renato, Elias e André
...
Ele foi aplaudido pelos integrantes da bancada do programa "Seleção SporTV" ao final da despedida - André Rizek, Petkovic, Lédio Carmona e Cleber Machado.

O "aposentado" com  Leonardo
Gaciba e PC Oliveira



...
PRA ENCERRAR: Hoje, 18 horas, Marsiglia e a esposa embarcam para Londres, onde vive o Guilherme, o filho mais moço. Volta somente no final de janeiro.
E o Elias já está esperando os avós:




-


O FIM DOS ENDEREÇOS - Texto de Nei Duclós:

Livraria é de um tempo em haviam endereços. Numeros de ruas em bairros e centros, que eram alcançados em passeios. Eram destinos geográficos urbanos identificados, ambientes de encontros entre autores e leitores, lugar de interação, cultura ou simplesmente para passar agradavelmente o tempo.

Hoje não existem mais endereços, só ponto com. Comércio e residências estão confinados em sites e aplicativos. Ou então em edificios e shoppings, prisões que determinam os passos e os hábitos, labirintos projetados para não haver saída, pois a meta é não deixar ninguém escapar para que se consumam sem o auxílio de parâmetros. É o império do Mesmo, sem referências, a morte da cultura, que é o encontro humano

Nas novas prisões só existe um tipo de relacionamento, o das pessoas consigo mesmo intermediadas pelo dinheiro. As redes sociais mimetizam o mundo perdido dos endereços, mas sabemos como isso é frágil. Basta uma campanha eleitoral para bloquearmos todos ao nosso endereço virtual.

Um autor tem hoje sua própria livraria virtual. Restou apenas um endereço: a palavra, onde repartimos o que os resta de sagrado.


-



REFLEXÃO

Dudu Milk incorporou a soberba dos pelotenses-raiz. Como no século passado, o pelotense Dudu acha que sabe tudo, que tudo pode e que ele tem a sabedoria suprema.
Ou estamos enganados?


-

PARECE ATÉ FINAL DE SEMANA






-


MÉDICOS EM GREVE - Os médicos concursados e prestadores de serviço do Hospital Presidente Vargas, da UPA Sapucaia do Sul e do SAMU, vinculados a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, entram em greve a partir das 7 horas da próxima sexta, dia 7, por tempo indeterminado. A decisão unânime ocorreu em assembleia geral, realizada na sede do Simers na noite da última quinta. Durante a greve, atendimentos ambulatoriais e eletivos param. Na emergência, serão atendidos apenas casos graves (fichas laranjas e vermelhas).
Os médicos atingiram o limite da tolerância com a situação, pois convivem com o atraso salarial de dois meses e sem perspectiva de receber o 13´salário. Segundo os profissionais, a gestão da FHGV fez a opção por pagar na integralidade os salários e honorários dos demais trabalhadores e nada aos médicos.  Apesar disso, os especialistas cumprem o dever de atender a população de forma plena.
...
Em reuniões entre o Simers e o diretor geral da Fundação, Gilberto Barichello, a escolha de não pagar os médicos ocorre por "justiça social" - ou seja, pelo fato de os médicos terem salários mais altos e possuírem, geralmente, mais de uma fonte de renda.  “Agindo assim, o diretor discrimina a categoria, pois não reconhece que o médico deve receber pelo seu trabalho. Isso é inaceitável. Traz para a fundação e prefeitura a pecha de fazer uma política discriminatória que contraria a constituição federal”, salienta Clarissa Bassin, diretora do Simers.
Diante do quadro, o Simers notificará o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, as secretarias Municipal e Estadual da Saúde, prefeitura de Sapucaia do Sul e ao CREMERS.
...
Em Sapucaia do Sul, a FHGV tem no seu quadro geral cerca de 130 médicos. Os profissionais prestam atendimentos à população nas áreas de pediatria, oftalmologia, otorrino, traumatologia, cirurgia geral, além da maternidade.
...
No último dia 22, o Simers moveu uma ação trabalhista exigindo o pagamento dos valores devidos aos médicos.  Na ocasião, a juíza Bernarda Núbia Toldo decidiu contrário à reivindicação da categoria. Para Clarissa, a posição também apresenta caráter discriminatório. “Nós fomos pedir apenas o valor dos salários atrasados, já que somente os médicos não receberam. Espantosamente, a juíza determinou que isso não é importante. Despachou que pode ser decidido em uma audiência em março de 2019. Significa que o judiciário trabalhista entende que a categoria médica não deve ter a proteção da justiça do trabalho”, analisa.


-



BOULOS NO COMERCIAL DE FINAL DE ANO DA RBS?






-

                                       

SOLIDARIEDADE






-


NÃO É PIADINHA




-



PIADINHA





Um comentário: