Quinta, 6 de fevereiro de 2020





Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para











ATRÁS DA PORTA DA MEMÓRIA


ATENÇÃO: Não me venham com aquele papinho infeliz, de que o Chico "é de ixquerda", que isso e aquilo. Por favor, vejam a história e escutem a música, que é uma obra-prima.




Fabuloso texto do jornalista Vanderlei Cunha.

Nelson Motta, em seu livro ´Noites Tropicais´ (2000), narra o surgimento da primeira parceria de Francis Hime e Chico Buarque, a depois célebre ´Atrás da Porta´, principalmente pela interpretação demolidora de Elis (que pode ser vista na postagem abaixo desta), registrada em disco e em show.

Quem nos conta tudo em detalhes é a jornalista Jasmine Serra, admitidamente viciada em música, história, arte, filmes e literatura.

O início da letra foi feito em uma noitada de verão regada a uísque na casa da Olivia, mulher do Francis. O Francis tocou a melodia da música, e o Chico fez a primeira parte da letra ali mesmo, não conseguindo finalizá-la, talvez pelo excesso de bebida, pela falta de inspiração, ou por ambas as coisas.

O ano era 1972 e Elis tinha acabado de sair de um tempestuoso divórcio quando conheceu a música, levada por Menescal. Ela e César (seu pianista e diretor musical) ficaram apaixonados pela música e a gravação foi marcada para dentro de três dias.

Nesse meio tempo Elis resolveu chamar alguns amigos, entre eles César, para ver Morangos Silvestres, um clássico filme de Bergman – enquanto Menescal e Francis tentavam dar uma pressão em Chico para terminar a letra. No meio do filme, Elis enviou um bilhete amoroso pra César, que foi ao banheiro ler e se espantou. Leu e releu sem acreditar. Era o seu grande desejo secreto. Mas devido a sua fascinação por ela, e sua insegurança, ele acabou amedrontado e sumiu por dois dias.

Porém no dia da gravação, na hora marcada, ele estava no estúdio. Nelson nos conta: “Menescal se sentiu aliviado e Elis sorriu sedutora. César dispensou os músicos, pediu para todo mundo sair, para colocarem o piano no meio do estúdio, baixarem as luzes e deixarem só ele e Elis, para a gravação do piano e da voz-guia de “Atrás da porta”.

Extravasando seus sentimentos, misturando as dores da separação com as esperanças de um novo amor, Elis cantou, mesmo sem a segunda parte da letra, com extraordinária emoção, com a voz tremendo e intensa musicalidade. Na técnica, quando ela terminou, estavam todos mudos. Elis chorava abraçada por César. Juntos, César e Menescal foram levar a fita para Chico, que ouviu, chorou, e terminou a letra ali mesmo, no ato.”

Finalmente a música estava completa: Quando olhaste bem nos olhos meus, E o teu olhar era de adeus. Juro que não acreditei. Eu te estranhei, me debrucei, sobre teu corpo, E duvidei, e me arrastei, e te arranhei, E me agarrei nos teus cabelos, nos teus pelos, Teu pijama, nos teus pés, ao pé da cama, Sem carinho, sem coberta, No tapete atrás da porta, Reclamei baixinho.Dei pra maldizer o nosso lar, Pra sujar teu nome, te humilhar, E me vingar a qualquer preço. Te adorando pelo avesso. Só pra mostrar que ainda sou tua. Até provar que ainda sou tua.

E Nelson Motta finaliza: “Assim, Elis Regina cantou a versão definitiva de uma das mais poderosas e dilacerantes letras de amor e ódio da música brasileira, produziu uma gravação antológica e emocionou o Brasil com sua arte. E ganhou um novo namorado, com quem esperava crescer na música e na vida.”



...
Olha, Vanderlei, se alguém falar que não gosta e não se emociona com esta interpretação e com a música... eu desisto. E a pessoa tem que continuar ouvindo sertanejo, funk, essas coisas.
...
Outra gravação para quem gosta:


...
Vanderlei e amigos, esta versão também é lindíssima:




...
A letra de Atrás da Porta:

Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei
Eu te estranhei
Me debrucei
Sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pelos
Teu pijama
Nos teus pés
Ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho

Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que inda sou tua
Só pra provar que inda sou tua...


-


DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS MUDOU DE NOME!! - Da Coletiva:

A sucursal do Grupo RBS em Brasília está em fase de mudanças (HAHAHAHA!!!!). Uma delas é a mudança de local, ou seja, os colaboradores que trabalham diretamente do Distrito Federal deixarão a sede da empresa, inaugurada em 2015, para ocupar um espaço reservado em um coworking, de acordo com a empresa (ECONOMIA TOTAL!!!! RBS DE BRASÍLIA NÃO FATURA NADA E AINDA MAIS A CHEFETE ADORA DAR PAU NO GOVERNO FEDERAL...)..

A reestruturação também afetou a equipe (PASSARALHO!!!)_. Com as alterações, a produtora Camila Faraco e outras duas pessoas do setor administrativo foram demitidos e a operação foi reformulada. Sobre os desligamentos, a empresa informou ao Coletiva.net que "a decisão de reorganização do time responde a mudanças de processo na produção de jornalismo de Brasília" (HAHAHAHAHA!!!!!). Lá, a editora-chefe é Carolina Bahia e a Silvana Pires é a chefe de reportagem.

Este novo formato (FORMATO!!!! HAHAHAHAHA!!!!), que passa a valer a partir de fevereiro, permitirá que os boletins sejam feitos de qualquer lugar, assim como a produção de conteúdo. Ainda, os jornalistas estão sendo treinados para transmitir imagens com equipamentos de captação mais modernos. (HAHAHAHA!!! VÃO APRENDER A SE FILMAR COM O CELULAR!!)


-


RECADINHO PARA OS RUYS DA VIDA - Para quem "adora" falar que é amigo dos Bolsonaro, que é quase um porta-voz da família:




-


OPORTUNISTAS - Alguns deputados estaduais e federais, que até há pouco diziam que ficariam no PSL, porque Bolsonaro tinha mudado sua forma de governar, estão se aproximando do Aliança pelo Brasil, o novo partido do presidente.


-


SERÁ QUE ELE PEGOU DIÁRIA?
DOOU PARA ALGUMA INSTITUIÇÃO?

-


A BRUNNA COLOSSI SE MANDOU DA BAIXARIA
QUE REINA NA RBS TV. E DEVE IR PARA O SBT
(MAS TEM GENTE QUE APOSTA NA RECORD)


Se ela optar pela Record, não entendo mais nada.
Ela não tem nada a ver  com o Balanço Geral!!




Ontem, em edição extra, contei a demissão da Brunna Colossi da RBS TV. E de quebra a baixaria que reina na emissora, graças a uma infeliz "gestora", aspirante a comedora de sucrilhos com nescauzinho.
Um clima horrível, que só não afeta os que puxam o saco da tal "gestora".
Leiam tudo aqui.
...
A Brunna já se despediu dos colegas:

Ela lembrou, em mensagem num grupo da emissora, dos 9 anos de RBS TV: "Passei por Santo Ângelo, Santa Rosa, Caxias e Porto Alegre. Fui repórter, editora, apresentadora e agora também comunicadora no rádio. Na minha mala estão tantos, mas tantos momentos lindos, tantas conquistas que não há outro sentimento agora a não se gratidão".


-


EU APOSTO

Duvido que o Duda Melzer e Claudio Toigo saibam o que está acontecendo na RBS TV. Os desmandos e loucurinhas da tal "gestora".
Duvido que eles deem respaldo para que jornalistas sofram "castigos", como fazer os plantões da noite ou madrugada. Será que a direção da RBS aprova que os funcionários sejam monitorados 24 horas por dia pela tal "gestora"?
Será que sabem que a tal "gestora" acredita piamente em "denúncias anônimas", como aconteceu com a Brunna Colossi?


-




MACHADO&MACHADO NO VALVULADOS - O programa VALVULADOS desta 5ª feira vai ser de “rachar uma lenha”, pois vai reunir dois Machados da imprensa do Rio Grande do Sul: André Machado e João Carlos Machado Filho, o Machadinho, que são sobrinho e tio, respectivamente.
André é jornalista formado pela PUC-RS e já passou por alguns dos principais veículos de comunicação do RS. Começou a carreira na RBS, onde atuou por 17 anos. Foi editor-chefe da Rádio Gaúcha e apresentou o programa Gaúcha Atualidade. Nos últimos cinco anos foi apresentador e comentarista das emissoras de rádio e tevê do Grupo Bandeirantes. Ele que já foi professor de jornalismo na Unisinos é, atualmente, Superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa do RS. André possui vários troféus do Prêmio Press, em diferentes categorias de premiação.
Já o Machadinho começou na Rádio São Gabriel, em 1961. São quase 60 anos de jornalismo. Trabalhou nas rádios Farroupilha, Bandeirantes (Difusora), Gaúcha, FM Cultura e Difusora Hora Certa, em São Paulo. Trabalhou na TV Gaúcha, Bandeirantes, Piratini e TVE. Nos Jornais Diário de Notícias, Zero Hora e Jornal do Comércio. Trabalhou na Revista Press. Foi três vezes Coordenador de Imprensa da Câmara Municipal, trabalhou no Gabinete de Imprensa da Assembleia Legislativa, Gabinete de Comunicação Social do governo Alceu Colares, Coordenador de Imprensa da Secretaria da Metade Sul. Foi redator e editor de jornais e revistas do interior do Estado, foi Gerente de Jornalismo da TVE, diretor da FM Cultura e apresenta o programa Consumidor em Pauta, na TVE. Foi, por diversas vezes, apresentador do Prêmio Press.
...
Além de tudo isso, eles possui uma grande referência, pessoal e profissional, que fazem questão de ressaltar. André é filho e o Machadinho é irmão do saudoso radialista e político Dilamar Machado, que foi quem deu o impulso inicial na carreira do jornalista Julio Ribeiro. Por tudo isso, este será um Valvulados pleno de emoção e com muitas histórias para contar e ouvir.
O Valvulados vai ao ar nesta 5ª feira, das 16 às 17 horas pelos canais da Rádio Press na internet. No Facebook, acesse a página RÁDIO PRESS PORTO ALEGRE. No Youtube, acesse o canal YOUTUBE.COM/RADIOPRESS.
Mande perguntas nas lives ou pelo whatsapp (51) 99368.5150.                     
Se, por acaso, você perder a edição ao vivo, pode assistir a todo o conteúdo pelo portal Press (www.revistapress.com.br/radio-press) ou no formato podcast nos diferentes serviços oferecidos no mercado (Spotify, Apple Podcast e Google Podcast).


-


O TRIO QUE NÃO DÁ  MOLE - Retorna ao vivo na próxima segunda, dia 10 o programa "Prato Limpo". É transmitido no Facebook do Portal Adesso e na Rádio UNO.
"Aqui debatemos os assuntos de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa", explica Daniel Carniel. "E Tratamos de tudo, não temos o rabo preso".




-


SEM SEXO NO CARNAVAL!!






-


QUANDO LEIO COISAS DESSE TIPO,
QUASE BAIXA O GASTÃO, O VOMITADOR EM MIM




Viúva de Marielle Franco
está noiva de cantora

Mônica Benício já não esconde que está
amando novamente e a eleita é Marina Íris


-



NO POPULAR, ESSES SÃO BIBAS ENRUSTIDAS, NÃO?


Mais ou menos como aqueles rapazes que quando bebem "soltam a franga do armário".


-


MAIS UMA DEDICADA AO PREFEITO DE PORTO ALEGRE - Na avenida João Pessoa com avenida Salgado Filho. Em pleno Centro de Porto Alegre:





-


ASSISTAM A ESTA MANIFESTAÇÃO LEGÍTIMA
DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA




O QUE ACONTECEU COM O AGITADOR CULTURAL?





-






CONTRIBUA!! - O jornalista Paulo Ricardo de Moraes, o Baiano, lançou campanha de financiamento coletivo para a realização do curta-metragem "A um Gole da Eternidade". A produção conta a história de um frequentador assíduo de um bar que após perder um amigo reflete sobre a importância de viver, e assim "vai em busca da eternidade de um momento".
É o primeiro curta de ficção do Baiano.

A meta é conseguir R$ 55 mil. Para apoiar o curta, basta acessar a página do projeto no site do Catarse (https://www.catarse.me/a_um_gole_da_eternidade_8a1c?ref=ctrse_explore_pgsearch&project_id=106149&project_user_id=893774). A previsão é que as filmagens tenham início em março em Porto Alegre.
"É um filme que evidencia o que uma circunstância de fatos provocou nos desejos e sonhos daqueles personagens. Diante dos conflitos vivenciados, o bem e mal de cada um, será surpreendido a cada instante. 'A um Gole da Eternidade' é uma obra que pretende deixar o espectador imaginar e formatar parte dele no seu interior, se assemelhando em alguns momentos a um livro, e em outros momentos com algum parente próximo ou vizinho".
O filme terá Baiano como diretor e roteirista, Camila de Moraes (diretora do documentário "O Caso do Homem Errado"), como assistente de direção, Maurício Borges de Medeiros será o diretor de Fotografia, a dupla Giuliano Lucas e Fernanda Maria Kern como câmeras e Cleverton Borges será o técnico de Som. No elenco Sirmar Antunes, Álvaro Rosacosta, Silvana Rodrigues, Juliano Barros e Vera Lopes.


-


PEÇA LÚCIA DELÍCIAS
tudo que é bom: doces, salgados, bolos e tortas





-


SUZANA MATOU A PAU!!




-


NÃO É PIADINHA

Olhe que coisa mais meiga!



-


PIADINHA





3 comentários:

  1. Monoquini já era usado nos anos 60 pelo Lauro Quadros. O que vier depois é copia.

    ResponderExcluir
  2. Como cantava esta mulher! Voz divina.

    ResponderExcluir
  3. Bahh,Previdi. Gostando de garotões com "colant" ou "body'???

    ResponderExcluir