Quinta, 4 de junho de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para







Horror!

Assustadora a orientação do Cremers para a escolha de quem vai morrer no caso de colapso nas UTIs. Com mais de 70 não vai ter prioridade. Eu quero é respiradores e unidades de tratamento intensivo para todos. Tenho 66 anos e me recuso a aceitar determinações que estimulam o gerontocídio ou mortes em massa. E esse papo de que a escolha de Sofia será universal é uma mentira piedosa. Pra ricos, de qualquer idade, não faltarão leitos, UTIs, respiradores e coquetéis de medicamentos contra a Covid. (Gustavo Mota)

Moralismo de cuecas

Todo brasileiro já viu a indignação da tv globo com as manifestações que acontecem todo final de semana em apoio ao presidente. É sempre a mesma conversa mole - anti-democrático, aglomeração de pessoas, orientações da OMS, etc. Moral de cuecas e de calcinhas.
E nos Estados Unidos?
A globo acha tudo muito normal - inclusive expondo os seus repórteres ao perigo e ao bicho chinês.
Nos Estados Unidos pode aglomeração e saque de lojas; no Brasil condenam tudo, até quando o presidente toma um cafezinho num buteco.







MAKTUB

Texto do advogado Juarez Trindade de Oliveira.



Confesso que faz tempo eu estava intrigado com as referências, meio que incidentais, em que o Presidente Bolsonaro fazia com relação à "curitibação" da cúpula da Polícia Federal. O ex-Juiz Sérgio Moro, quando assumiu o Ministério da Justiça, cercou-se de delegados da PF para cargos-chave da instituição, todos oriundos do Paraná. Ok.

Uso pleno da carta branca a ele outorgada para formar sua equipe. Mas será que essa equipe foi a melhor escolha?

Hoje consigo entender o que o Presidente queria dizer.

Com efeito, instituições públicas que abrigam cargos de carreira são compostas de funcionários públicos concursados, estáveis e com atribuições bem definidas. No caso da PF, da Receita e de outros com autonomia relativa de atividades, a cereja do bolo é o comando da instituição, como um todo, ou de setores importantes da mesma. Muita gente batalha a carreira toda buscando esse reconhecimento. Outros, esperam que algum vínculo político os conduza ao topo, sem nenhum esforço especial.

Sérgio Moro estendeu que os melhores estavam com ele lá em Curitiba, uma vez que os conhecia bem. Usou a sua liberdade de escolha para isso.

Mas será que conhecia bem a PF, como um todo?

Será que Moro ao exigir, para ser ministro, a contrapartida de livre escolha de subordinados, não cometeu o seu primeiro e grande erro? Será que não lhe seria melhor, politicamente, exigir somente o "poder de veto" de escolhas eventuais, uma vez que era familiarizado somente com um setor da PF, desconhecendo as entranhas dos demais? Isso um político com um mínimo de vivência na área faria. Mas Moro ainda era juiz e demorou demais a desvestir a toga.

Por isso começou a fazer sentido o que Bolsonaro dizia e ficou evidente que a organicidade do órgão estava abalada num nível preocupante!

De que adianta fazer o seu melhor - e mais ainda! - se ao fim os "peixinhos" do chefe é que ficam com as melhores posições? Bolsonaro deu carta branca ao Moro, certo. Mas este não teve a sensibilidade necessária paras entender a estrutura do órgão que pretendia comandar.

Faz alguns meses, Bolsonaro insinuou que desmembraria a Justiça em Justiça e Segurança, lembram? Lá o Presidente já sabia e tinha informações de que os quadros policiais estavam inquietos. Moro não entendeu os sinais (ou entendeu de forma errada). Somando-se a isso, a interrupção de várias investigações determinada pelo STF (sempre ele!), meio que deu uma freada nas operações da PF, haja vista que até achavam que era corpo mole.

Por coincidência, a PF voltou às manchetes! E, ironicamente, uma das atingidas foi uma deputada do PSL a quem se atribuía, no mínimo, previsões mediúnicas sobre a "nova" Polícia Federal, como se a parlamentar tivesse poderes para saber quem seria alvo de operações do órgão (nessa caíram praticamente todos da grande mídia). Nem vou comentar tamanha babaquice, pois está escancarada a sabujice midiática dominante.

Fez um bem danado para a nossa Polícia Federal a saída do Ministro Sérgio Moro.

Por fim o STF, com esse "autoinquérito", onde assumiu todas as fases de um processo criminal com base em uma interpretação "extensíssivíssima" (como o perdão do neologismo) de seu Regimento, no qual justifica com a alegação de que "o Juiz é o STF onde quer que esteja" e que, então, as ameaças e fakenews são fatos ocorridos "dentro" do Tribunal, está tentando assumir, de novo, um protagonismo desnecessário dessa quadra da conjuntura nacional. Monocraticamente.

Maia já falou um monte de abobrinhas, aproveitando para, a cada frase, lançar indiretas contra o Presidente...

E só o Bolsonaro é que tem de baixar a bola?

Sentiram o cutuco?


-



Não sabe do que se trata?
É uma organização "Militante, popular e de massas, lutando com Unidade Aberta por Uma Nova Maioria, as Brigadas Populares são uma organização socialista, classista, feminista, antirracista, anti-imperialista, anti-punitivista e nacionalista-revolucionária." Foi criada em 2011. Existe em alguns estados, mas é mais "forte" em Belo Horizonte.
Como organizamos as Brigadas Populares:
Com diferentes tipos de atuação em diferentes territórios, temas e pautas, a organização está sustentada por estruturas de base e instâncias de direção. Entre as estruturas de base estão Brigadas territoriais, atuando em locais como ocupações, periferias, universidades, e as Brigadas temáticas, atuando em pautas, eixos e temas como antiprisional, feminismo, movimento negro, comunicação, transporte e sindicatos.
A estratégia de trabalho de base das Brigadas Populares tem como eixo fundamental a organização do povo e, para fazer frente aos desafios da conjuntura, trabalhar com a Resistência Popular Prolongada (RPP), disputando cotidianamente os espaços, tempos e territórios, visando um enfrentamento em um quadro de assimetria de forças em conflito, que é o caso brasileiro.
Principal instrumento de materialização da RPP, as Comunas são unidades territoriais de organização social e política do povo. As comunas são um dispositivo político e físico implantado nos territórios com o objetivo de engajar a comunidade em atividades que elevem seu perfil de organização e seu comportamento político. Assim, o sujeito social se cria por meio do seu protagonismo e de sua identificação com uma narrativa alternativa à dominante (esta pautada no individualismo e na fragmentação das demandas comuns).
...
As comunas desenvolvem atividades relacionadas à educação popular, organização comunitária, economia popular solidária, cursinhos populares, cultura, acolhimento de demandas do cotidiano, orientação jurídica e muitas outras ações. Essas atividades respondem a demandas imediatas e criam o contexto para o estabelecimento de uma identidade coletiva e de estruturas de afeto e solidariedade que se expressam em engajamento político.
...
Olha essa:

Seja brigadista e participe da construção de uma Nova Maioria para o Brasil! Das massas, com o povo e pela luta!
Acompanhe nossa agenda, entre em contato com as Brigadas Populares de sua cidade e conheça nossas lutas de perto – ou crie a primeira brigada na sua região! Você também pode entrar em contato por email, nacional@brigadaspopulares.org.br, ou redes sociais: FacebookInstagram & Twitter.

Preencha o formulário de participação nas Brigadas Populares!

...
Leiam as 30 propostas,tiradas no Congresso Nacional das Brigadas Populares, realizado em 2012 e 2013
É uma loucura!!
Alguns tópicos:
- Garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, a autonomia para decidir sobre a interrupção da gravidez e assegurar o procedimento pelo SUS.
- Construção de um instrumento de participação e controle popular sobre o Estado e esferas de decisão política; implementar e ampliar os dispositivos previstos na Constituição que garantam a soberania popular, evitando assim que os poderes constituídos usem de suas prerrogativas para tomar decisões que contrariem o interesse público em municípios, estados e União.
- Radicalização da democracia participativa nos conselhos, movimentos de juventude, estudantis, sindicais e demais movimentos sociais, para que a base seja a protagonista política de suas entidades e organizações.
Bah, tem que ler tudo. É surreal ou kafkaniano!!

ACREDITE, ISSO EXISTE!! (ME CHEIRA A COISA DO PSOL)

...
COMO É QUE O FASCISTA, RACISTA, NAZISTA, REACIONÁRIO, MISÓGINO, HOMOFÓBICO BOLSONARO PERMITE QUE EXISTAM AS BRIGADAS POPULARES?


-


VERDEVALDO QUER GRANA! - O site do americano, Intercept, que arrecadar 300 mil reais por mês. Já conseguiu 9 mil assinaturas.
Tem gente pra tudo.

-


POR FALAR EM ORDINÁRIO - O ator José de Abreu dançou da globo.


-


NA FOTO SÓ FALTA OS IRMÃOS MARINHO! - Flagra da Narizinho, presidente do PT nacional, com "lideranças" da bandidagem que se diz torcedora de times paulistas. No domingo passado, em São Paulo.




-


MANIFESTAÇÃO PELA DEMOCRACIA




-




O jornalista Raul Ferreira envia:

Uma médica de UTI e professora da faculdade de Medicins da  Ufpel, Julieta Carriconde Fripp, da Unidade Cuidativa da UFPEL de Pelotas, reúne 60 costureiras e já distribuiu mais de 20 mil máscaras em Pelotas, onde ninguém morreu de Covid 19 até hoje.
...
Quer mais detalhes?
http://www.adufpel.org.br/site/noticias/projeto-da-ufpel-distribui-milhares-de-mscaras-nos-bairros-de-pelotas


-


COLETA SELETIVA -  Aproveitando a semana alusiva ao Meio Ambiente, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou indicadores sobre ações relacionadas ao tema. Os balanços comprovam a preocupação com a política ambiental do município e se referem aos licenciamentos ambientais e à coleta seletiva.
Desde janeiro, a Prefeitura ampliou a coleta seletiva, estendendo o serviço para todos os bairros, duas vezes na semana. Com mais áreas de abrangência e frequência maior, os números cresceram. Segundo a Secretaria, desde as mudanças no serviço, houve um aumento de 50% no volume de materiais coletados. Isso equivale a 215 toneladas de resíduos a mais, em comparação com o mesmo período de 2019. 
O resultado é, além do aumento da operação, consequência de maior engajamento da população. Segundo o diretor de Saneamento Ambiental da SMMA, Luiz Júnior, a parceria com condomínios é um dos fatores que impactam no melhor desempenho. “Estamos em constante ampliação na quantidade de condomínios e residenciais que aderem ao sistema de segregação de resíduos recicláveis”, explica.
...
Já em relação aos licenciamentos, considerando os anos de 2017, 2018 e 2019, a unidade responsável analisou quase 11 mil processos. Isso representa um aumento superior a 10% em relação aos quatro anos anteriores. Além disso, em 2019, foi emitido o maior número de licenças desde 2016, chegando a 182 documentos.
As ações de monitoramento efetuadas pela Unidade de Licenciamento também tiveram destaque. Em 2019, foram realizadas 203 ações de monitoramento, superando em cerca de 35% a média dos três anos anteriores.


-


CÁ ENTRE NÓS 

Não estão exagerando com essa montoeira de lives todos os dias?

-


LIVES - Me nego a assistir debates onde os participantes comungam do mesmo pensamento.
Há alguns anos, o Sindicato dos Jornalistas anunciou um "grande debate", num encontro anual.
Os participantes?
Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes.
Na real, um bate papo entre amigos.
Tem que ter pontos discordantes - um diz que é pedra e o outro diz que é madeira.
Ninguém vai convencer os ouvintes, mas é uma boa chance de dar risada e de torcer por um.

-

QUE BAITA FOTO! - Bailinho mixuruca no Club de Aldershot, em dezembro de 1961.
Lá no fundo tem um "conjunto musical".
Um ano e meio depois desse fiasco, eles tornaram-se um fenômeno mundial:
THE BEATLES

(clica em cima que amplia)




-


POR ONDE ANDA? - A jornalista Lúcia Mendes. Nos conhecemos na Rádio Farroupilha, onde era repórter - aliás, uma baita profissional. Também trabalhou na Assembleia. Aí casou-se com um engenheiro alemão e foi morar na Europa. Quando vivi no Rio, na década de 80, a encontrei na praia, em Copacabana. O marido estava na Petrobras e passava semanas embarcado.


-


OLHA ELA AÍ!! - O Claudio Moretto conta: A última vez de soube da Cláudia Nocchi, há vários anos, estava como dona de casa cuidando dos filhos, conforme o marido Norton Kappel então chefe de reportagem da RBSTV. Segundo ele, não tinha muita vontade de voltar para o jornalismo. Atualmente, não sei como está a situação.
...
Ela tem Instagram, mas não é aberto.
A última foto que consegui dela foi em 20127, com o Flávio Porcello:


Os dois apresentaram o Jornal Meridional,quando a TV Pampa apostava na qualidade:


Mas a carreira da Cláudia foi mesmo na RBS TV:

Com Geraldo Canali

Com André Haar

-


ISSO SÓ PODE SER BRINCADEIRA





-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X

APROVEITEM!!!
É MUITA GENTE COMPRANDO!!!




ALFAJORES COMBINAM
COM TRANSPLANTE?


Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

A caixa com 6 unidades (2 chocolate branco e 4 chocolate preto) custa R$ 20,00.
Tenho Tele Entrega e máquina.

Os Alfajores são uma ótima maneira de presentear quem você ama e para chocólatras!



  
      Chama  no Watts e faz teu pedido
Combinamos entrega ❤️ 51 9996-3361 ❤





-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X



PIADINHA OU NÃO É PIADINHA?

A esposa na quarentena não tem mas nada para fazer





-


NÃO É PIADINHA

O Cortiço
Da Hiperliteratura:

Há 130 anos era lançado O cortiço, obra-prima de Aluísio Azevedo. O romance, considerado um dos maiores do movimento naturalista brasileiro, é também um dos principais libelos antiescravagistas da nossa literatura e a “grande reportagem” do início do proletariado carioca. O Hiperliteratura selecionou fatos curiosos sobre a obra-prima do autor maranhense. Veja:
👉 Para escrever O cortiço, Aluísio Azevedo alugou um quarto em uma estalagem, onde passou a viver e a colher elementos da gente que ali morava. Como tomava muitas notas, acharam que ele era da polícia. Precisou fugir para não tomar uma surra.
👉 Aluísio desenhava, pintava, colava em papelão e recortava seus personagens, para depois colocá-las sobre sua escrivaninha como se estivessem encenando uns com os outros.
👉 Em 1885, Aluísio anunciou o esboço de u projeto literário ousado. Ele imaginou um retrato em 5 romances intitulados, no conjunto, Brasileiros Antigos e Modernos. Deles, apenas um, justamente a sua obra-prima, seria publicado.
👉 Um artigo do jornalista Pardal Mallet, publicado logo após o lançamento de O cortiço, insinuou que a obra seria um plágio do romance L'Assommoir de Émile Zola.
👉 Aluísio Azevedo foi um precursor do marketing editorial no Brasil, além de ser considerado um dos primeiro escritores a viver de literatura no país.
👉 Aluísio usava elementos autobiográficos em suas obras. Na Condessa Vésper (1882), o personagem Gustavo, jornalista, escritor, desenhista, escreve A estalagem, que lembra muito O cortiço, lançado 8 anos depois.
👉 No cortiço, bebia-se cerveja Carlsberg, como pode ser lido no capítulo 8 do livro.
👉 No capítulo 16, o autor diz que a sucuruju tem chocalho, confundindo ela com a cascavel. Algumas edições posteriores "corrigiram" as cobras.
👉 O cortiço é um banco de dados de provérbios, ditados, et, tais como "Estou com o miolo que é água de bacalhau", "Agora chore na cama que é lugar quente" ou ainda, "Quem pariu Mateus que o embale".
👉 O lançamento do romance, em 13 de maio de 1890, foi precedido por uma forte campanha de divulgação na imprensa carioca.


-


PIADINHA

Vítima de fake news




-


BRINCADEIRINHA DA QUARENTENA

Que planta é essa? Um cactus?

(clica em cima que amplia)



7 comentários:

  1. É cactus e em primeiro plano, cupuaçu (CUPUAÇU cu pu:a çu (Tupi)Sm 1 árvore amazônica, de flores vermelhas e frutos comestíveis 2 fruto dessa árvore, grande, oblongo).

    ResponderExcluir
  2. O Cortiço,

    Juntamente com Os Sinos de São Luís e o Coronel e o Lobisomem, as três maiores obras da literatura brasileira de todos os tempos.
    O Cortiço, lá atrás, em 1890, ousou tratar de temas sociais fortes como, exemplo, homossexualidade.

    ResponderExcluir
  3. Integrantes de torcidas organizadas que, devido a graves limitações cognitivas, mal sabem falar, não tem capacidade para organizar e orquestrar os crimes praticados em São Paulo e Curitiba. Todos sabemos quem está por trás

    ResponderExcluir
  4. PIADINHA OU NÃO É PIADINHA?

    “Agora vou tentar carreira internacional. Vou mudar de vida. Estou aqui [na Nova Zelândia] melhorando o meu inglês”.
    - José de Abreu

    ResponderExcluir
  5. Pô Previdi, não embarca nessa dai, aquela foto da Narizinho é falsa, mas não isenta em nada oque essa cidadã fez para o povo.

    https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/06/03/verificamos-lula-gleisi-gavioes-protestos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto é verdadeira, só não é recente, assim como não é recente a ligação do PT com a Gaviões.

      Excluir