Quinta, 29 de julho de 2021 - parte 2

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA







Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.





"NOVIDADES" NA RBS

Entre outras, Cezar Freitas deixa a RBS TV. Em compensação, Marta Gleich, esposa do Cezar. ascende

É com muito entusiasmo que escrevo a vocês para comunicar importantes novidades na gestão da empresa. Daqui a pouco, vamos divulgar externamente o início de um novo ciclo estratégico da RBS. Passando por um plano de investimentos robusto – já antecipado na semana passada – e um novo posicionamento institucional, o movimento acelera e intensifica a nossa conexão com as principais tendências para o futuro do setor.

Para implementar a estratégia, iremos renovar nossa estrutura organizacional e, a partir de setembro, teremos um novo Comitê Executivo na RBS.

Enxergo essa nova organização como mais uma etapa do processo de evolução que vivemos juntos nos últimos anos. Felizmente, as perspectivas agora são as melhores. Nossa economia já demonstra sinais de reação, e a vacinação contra o coronavírus avança no país. Além disso, a sociedade voltou a perceber com mais força o jornalismo profissional e independente como um importante aliado. E é nesse contexto que reafirmamos nosso compromisso com a atividade e, a partir dela, de estarmos ao lado dos gaúchos, impulsionando e valorizando os temas que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Antes de mais nada, quero explicar as mudanças, retomando alguns passos que nos trouxeram até aqui. Nossa indústria vem se transformando, e nós estamos acompanhando essa evolução. Em 2017, a RBS deixou de ser organizada por unidades de negócio e adotou um modelo integrado, centrado no cliente e focado na construção de uma oferta mais adequada às atuais demandas do mercado. Fomos pioneiros em nossa indústria no país e servimos de exemplo para outras empresas. Ainda no ano passado, numa pesquisa conduzida pelo Instituto IPO, ouvimos clientes e parceiros do mercado para avaliar a implementação desse novo modelo e comprovamos que nossas decisões e execução foram acertadas. Progredimos em todas as dimensões: aproximação com o mercado, construção conjunta, projetos mais estratégicos e customizados, conhecimento do consumidor gaúcho e expertise do time. Também mapeamos oportunidades de melhoria, que estamos enderençando, como evolução no digital e em geração de dados e performance.

Além disso, construímos um produto digital (GZH) que, felizmente, hoje já conta com uma carteira de quase 100 mil assinantes. Também evoluímos na proposta de valor das demais marcas.

Hoje, chegamos a um ponto de amadurecimento da estratégia empresarial e podemos colher os frutos que plantamos, sem perder o espírito da reinvenção que o nosso tempo exige. Cada vez mais, queremos reforçar a conexão entre a cobertura editorial e os desafios da sociedade gaúcha, construir novas oportunidades de negócio a partir da combinação do potencial de todos os canais, continuar evoluindo no digital e seguir avançando no atendimento aos clientes. Neste novo ciclo, queremos ampliar o olhar externo e, ao mesmo tempo, avançar em um ambiente interno mais colaborativo e horizontal.

E, por isso, decidimos atualizar a organização diante do próximo ciclo estratégico. Com o objetivo de acelerar o processo de transformação, será criada a frente de Estratégia e Transformação, sob a liderança do Marcelo Leite, que passará a reunir disciplinas críticas como digital, tecnologia, dados, comunicação e gestão de pessoas, e terá interface com todas as áreas da empresa.

Marta Gleich assumirá a liderança do Jornalismo e Esporte da RBS, integrando o Comitê Executivo. Temos consciência do papel que o jornalismo profissional e independente exerce na sociedade. Recentemente, isso ficou mais claro, e temos tomado muitas ações para reforçar nossa capacidade de falar com e para todos os gaúchos. Perseguir a pluralidade e garantir a independência do jornalismo é um compromisso da RBS, do qual tenho estado cada vez mais próximo e para o qual tenho certeza de que a Marta continuará sendo uma importante parceira.

Na área de Esporte, liderada pelo Tiago Cirqueira e vinculada a essa nova estrutura, vamos explorar ainda mais a estratégia de produção e distribuição de conteúdo esportivo com foco em transformação de negócio e geração de receitas. Neste momento, estamos, por exemplo, no primeiro evento global e presencial desde o início da pandemia, a Olimpíada de Tóquio. A valorização do olhar gaúcho sob grandes eventos esportivos é tradição da RBS e de suas marcas e seguirá sendo reforçada.

Outra novidade é a frente de Entretenimento e Canais, sob a liderança do Marco Gomes. Com a criação dessa nova estrutura – que terá sob seu guarda-chuva as áreas de engenharia e de operação em televisão e rádio, além da frente de programação da RBS TV e do entretenimento de TV e rádio –, esperamos acelerar oportunidades de negócio a partir da sinergia das áreas a ela vinculadas, além de avançar no desenvolvimento estratégico das plataformas de TV e rádio. Com as mudanças, Carlos Fini, que é o atual diretor de Tecnologia da RBS TV, muda sua relação com a RBS e passará a atuar como consultor e representante da RBS na AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e no Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Complementando o Comitê Executivo estão Patrícia Fraga (Mercado), Mariana Silveira (Finanças e Jurídico) e Caroline Torma (Comunicação).

Com as mudanças, Andiara Petterle, atual vice-presidente de Produto e Operações, deixará a RBS ao final de agosto para se dedicar à carreira de conselheira, para a qual tem se especializado. A Andiara foi liderança-chave do processo de transformação da RBS, atuando especialmente no digital e junto às redações, além de ser uma importante referência de liderança feminina, uma executiva de excelência e uma grande parceira. Sou imensamente grato a ela por toda a qualidade, dedicação e paixão que empreendeu em seus projetos aqui junto conosco e, também, pela forma profissional com a qual estamos construindo juntos toda a transição. Em meu nome, em nome do Comitê Executivo e de todos os nossos colegas, desejo muito sucesso daqui para a frente.

Cezar Freitas, atual diretor de jornalismo da RBS TV, também encerrará seu ciclo na RBS. Além da RBS TV, Cezar dirigiu o jornalismo de outros veículos da empresa, como Rádio Gaúcha, Canal Rural e TVCOM, e construiu uma história de prestígio interno e externo. Recentemente, liderou o planejamento e a execução de um novo modelo de operação de jornalismo no interior do Rio Grande do Sul, mais ágil, interativo e flexível. Referência no jornalismo do nosso Estado, deixará para nós um enorme legado de ética e grandes contribuições. Em meu nome e em nome de todos os meus colegas, também agradeço imensamente ao Cezar por toda a sua trajetória na RBS.

Antes de terminar, quero reforçar que estou muito feliz por ver que a RBS permanece gerando oportunidades para talentos internos se desenvolverem e alcançarem seus objetivos de carreira, uma crença que também é minha, pessoalmente. Além da Marta e do Marco, destaco os novos papeis assumidos pela Ellen Appel, como executiva líder do jornalismo da RBS TV, pelo Cauê Franzon, que passará a liderar a Engenharia de TV e Rádios, respondendo pelos projetos de tecnologia, regulatório e a área de manutenção e distribuição, e pelo Leandro Fernandes, que será promovido a gerente-executivo de Operações da Televisão. Meu desejo de sucesso e eles e a todos que estão recebendo novos desafios neste ciclo.

Também destaco a minha total confiança no Comitê Executivo, nas pessoas de toda a RBS e no nosso projeto empresarial, que, com certeza, nos levarão mais fortes para um período de muitas conquistas e novidades positivas.

Por fim, quero agradecer o apoio de nossos acionistas, cuja visão no futuro da RBS e a crença na responsabilidade da comunicação dão o suporte e a inspiração para seguirmos em frente. Muito obrigado.

Forte abraço,

Claudio Toigo Filho

5 comentários:

  1. Preparação para a venda?

    ResponderExcluir
  2. Na minha época era conhecido como pé na bunda mas face aos novos tempos se chama novo ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como já se sabe o significado, quando se lê "novo ciclo" ninguém tem dúvida: foi pé na bunda mesmo.

      Excluir
  3. Conversa comprida, pra boi dormir. Nada mais.

    ResponderExcluir
  4. Prezado, a respeito da fim de carroças e charretes em todo o RS, a ONG Princípio Animal, em conjunto com o Deputado Estadual Luiz Marenco já protocolou o PL 295/2020 em dezembro de 2020 que segue para o parecer da CCJ da assembleia legislativa do RS. https://www.facebook.com/search/top?q=luiz%20marenco%20-%20deputado%20estadual

    ResponderExcluir