Segunda, 24 de janeiro de 2022

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA







Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.



SEM PEDIR LICENÇA

Não podia deixar de publicar o texto da Cristina sobre o pai, o Armindo Antônio Ranzolin. Tenho a certeza de que quanto mais pessoas lerem maior será a homenagem.

Ranzolin, todos sabem, foi um dos maiores narradores esportivos do Brasil. Também foi apresentador e o último diretor da Rádio Gaúcha - quando se aposentou o cargo foi extinto.
O entrevistei apenas uma vez, para um jornal semanal que editava. E foi um papo de quase duas horas. Mas sempre que o encontrava fazia uma reclamação, tipo "tu e a Ana Amélia só falam do preço da soja!!"; Ele dava risada.
No início desse século eu estava fechando um jornal semanal que editava e faltava a entrevista. Até que alguém me alertou que o jornal iria circular no dia do primeiro aniversário do atentado das torres gêmeas em NY. De cara lembrei que o filho do Larry Pinto trabalhava em uma das torres. Consegui o telefone dele e gravei mais de uma hora com detalhes do atentado. Um trabalho primoroso. No outro dia de manhã, me liga um produtor da Rádio Gaúcha: "O Ranzolin tá pedindo o número do Larrizinho". Imagina, eu ajudando o Ranzolin!! E ele fez uma baita entrevista.
A última vez que o vi foi no Brique da Redenção. Ele caminhava de braço com a esposa. O cumprimentei efusivamente, e Ranzolin correspondeu, mas seu olhar já estava longe.


CRISTINA RANZOLIN: ALÔ, AMIGOS!


Texto publicado em Zero Hora, no final de semana, no espaço do colunista David Coimbra, que está em férias. 

Era sempre com essa saudação que meu pai começava os bate-papos com seus ouvintes.

Ele realmente considerava seus ouvintes grandes amigos e para eles procurava sempre dar o seu máximo em frente aos microfones. Foi assim desde o início, lá nos anos 50 na Rádio Diário da Manhã de Lages, Santa Catarina, nas narrações esportivas na Rádio Difusora, nos tempos da Farroupilha, depois na Rádio Guaíba, onde trabalhou muitos anos até chegar à Rádio Gaúcha. Foi nela que se aposentou, já há 15 anos.  

Como narrador esportivo esteve em seis Copas do Mundo, narrou campeonatos nacionais e internacionais, jogos com Pelé em campo, muitos Gre-Nais e também jogos bem menos importantes. Mas isso não interessava, ele se preparava para qualquer jogo como se fosse uma grande final e a vibração e a emoção eram sempre as mesmas.

Como jornalista, fez a cobertura de diversas eleições, de fatos históricos que foram destaque na Imprensa nacional e internacional, entrevistou grandes personalidades, sempre com muita dedicação e profissionalismo. Além disso, foi diretor de várias rádios por onde passou. Os mais de 50 anos de carreira fizeram com que aqueles que ele chamava de amigos também acabassem considerando o Ranzolin um grande amigo, ou até alguém da família.  

E é para essas pessoas que resolvi escrever hoje. Muitos, mesmo depois de tanto tempo, não entenderam a sua aposentadoria e perguntam por onde ele anda e porque ele sumiu. Outros quando veem uma postagem com fotos de minha família nas redes sociais questionam porque ele não está ali...

Infelizmente, meu pai tem Alzheimer, essa doença danada que no início provoca esquecimentos, aos poucos vai roubando a memória e depois vai trazendo outras complicações e limitando cada vez mais os pacientes. Dizem que para evitá-la é preciso ser ativo, manter a cabeça em funcionamento. Mais do que ele fez?  

Nós, da família, nunca tivemos a intenção de esconder nada sobre ele. Afinal, não é feio ficar doente, às vezes acontece mesmo quando se faz prevenção. Mas acho que nunca falamos publicamente sobre o assunto... Depois das minhas férias, caminhando nas areias de Torres e sendo tantas vezes abordada por pessoas que me perguntaram sobre ele, resolvi aproveitar essa oportunidade para abordar o assunto. Acho que os milhares de amigos que ele fez na vida merecem saber como ele está. 

E já adianto: bastante limitado. A voz linda e inconfundível que tantas histórias narrou não sai mais, as pernas que pra tão longe o levaram nas suas coberturas jornalísticas não permitem que ele dê mais nenhum passo. Me perguntam se ele me reconhece, e eu digo: “Às vezes”. Mas o que importa é que eu sei que ele é meu pai e procuro me fazer presente o máximo possível ao seu lado, dando-lhe carinho, dizendo o quanto eu o amo, fazendo uma massagem no seu corpo ou até cantarolando no seu ouvido. Porém, vê-lo sem poder curtir a vida, como ele fazia com tanta alegria, dói demais. Minha mãe, eu e meu irmão fazemos todo o possível para que ele tenha conforto, estamos sempre atrás de tudo que possa lhe dar melhor qualidade de vida e bem-estar, mas sempre ficamos longe do que realmente gostaríamos de dar pra ele.

Aqueles que tiveram a oportunidade de ser seus colegas ou de conviver com Armindo Antônio Ranzolin sabem que, além do profissional dedicado e de grande sucesso, que vivia de ouvido grudado no seu radinho, ele sempre foi uma pessoa fantástica, paciente, carinhosa, de bom coração, que sabia ouvir e ajudar quem precisasse. Mas quero dizer que a sua melhor versão foi a de pai. Agradeço todos os dias, nas minhas orações, por ter tido o privilégio de ser sua filha, de receber seu carinho, seus ensinamentos, seus exemplos. Tenho comigo as melhores recordações da sua mão carinhosa me fazendo cafuné, das suas conversas sempre tão calorosas, dos seus conselhos, das suas brincadeiras, do seu orgulho ao me ver seguindo os seus passos. Lembro dele dizendo, depois que fui para a Globo, que eu não era mais a “filha do Ranzolin”, ele que era o “pai da Cristina”. Numa das últimas vezes que pegou sozinho o telefone para me ligar, foi para me elogiar no comando do Jornal do Almoço. Hoje, por mais limitado que ele possa estar, quero dizer que ele segue me dando força, me dando paz, sendo meu herói. Não precisamos trocar palavras, nem olhares, nos comunicamos em outra sintonia.

Como sempre trabalhou desde muito jovem, tinha planos de se aposentar para viajar e curtir os netos, mas também dizia que queria escrever um livro com sua história e do rádio gaúcho. Quando tentou, a memória já não ajudou, mas tenho certeza de que quem o ouviu jamais esquecerá aquele timbre de voz, aquelas palavras certas na hora certa, aquele entusiasmo no ar, aquele amigo que - agora vocês sabem - segue lutando pela vida!


XXXXXXXXXXXXXXX


- SUCESSO NA COMUNICAÇÃO -


Independente do trabalho legislativo e das atividades diárias, Bibo Nunes está oferecendo o curso "Sucesso na Comunicação" -PERCA O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO.

O objetivo do curso é fazer as pessoas usarem o poder da oratória, através de 57 aulas exclusivas (com ebook do curso e acesso ao fórum de alunos).

Bibo Nunes irá mostrar a essência da comunicação para vender suas ideias e encantar com maestria. Você nunca mais terá medo de fazer uma apresentação ou de lidar com o público.

O curso é para estudantes, profissionais liberais, empreendedores, artistas, empresários e políticos; líderes que desejam aumentar o seu poder de influência e persuasão;
profissionais que desejam ser mais confiantes e respeitados pela sua equipe; pessoas que querem crescer na carreira, atingir maiores cargos e posições mais altas do mercado.

Conheça os 9 módulos em https://www.bibonunes.com.br/sucesso-na-comunicacao.

Inscrições pelo https://pay.hotmart.com/K58406923H?checkoutMode=10&bid=1638900367297 


XXXXXXXXXXXXXXX


SENADOR SUPLENTE?? -
Tem uma figura aqui no RS que coloca na sua apresentação do Facebook:
"Senador Suplente do RS na empresa Senado Federal do Brasil".
Sério, não é gozação.


-


JUREMIR FAZ PROPAGANDA - Recebi por email:

Olá, pessoal.
Quero dizer que estou muito feliz de fazer parte da equipe do Matinal. Na vida, acho, que nada é matemático nessa travessia, é muito importante ter novos desafios e horizontes. Felizmente estou tendo a oportunidade de participar de um projeto, como dizia aquela personagem de novela, tão auspicioso.
Precisamos de vocês e dos amigos de vocês. Uma proposta bonita como esta precisa de assinantes. O universo digital permite oferecer o que mais gostamos a preço módicos. A colaboração de muitos pode levar a que se possa oferecer ainda mais.
Tudo o que se quer é navegar num belo mar pluralista, cheio de cultura, com espaço para a diversidade. Por supuesto, que sou de Santana do Livramento e não dispenso a influência dos vizinhos da Banda Oriental, tudo isso só faz sentido por vocês e com vocês.
Um grande abraço e que o vírus pare de requerer letras do alfabeto grego.
Juremir Machado da Silva
Jornalista


-


CONSCIÊNCIA



-


No G1 - Como será um navio de soja?

"Navio de soja encalha em pedras no Guaíba, em Porto Alegre"


-

EXPORTAÇÃO DE VINHOS - 2021 fechou com um aumento de 83,25% nas exportações de vinhos brasileiros se comparado a 2020. Os 8.132.342 litros, ou seja, 10,8 milhões de garrafas, que saíram do Brasil nos 12 meses chegaram a 53 países, com destaque para o Paraguai, Haiti, Rússia, China e Estados Unidos. Se somarmos o volume de vinho, espumante e suco de uva o total ultrapassa os 12.437.524 litros contra 6.586.262 do ano passado. O desempenho dos espumantes foi mais tímido, mesmo assim positivo com alta de 21,36%. O maior crescimento percentual foi na categoria de suco de uva com 144,59% de incremento, chegando a 3.369.939 litros.
A performance não é recorde, mas mostra um importante movimento no último ano, associado a boa imagem do vinho brasileiro no mercado interno e externo diante de sua qualidade reconhecida, além do câmbio favorável e de ações em feiras, missões comerciais e eventos promocionais viabilizados a partir da assinatura de Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a Uvibra-Consevitis e a Apex-Brasil. O acordo tem como países-alvo a China, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Alemanha, seguidos pelo Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Japão. Os R$ 5 milhões que serão investidos vêm da Apex-Brasil (60%) e de contrapartidas da Uvibra-Consevitis e vinícolas (40%)
Outro aspecto que ganha a atenção de consumidores do mundo interior é a diversidade brasileira, seja de variedades de uvas, seja de estilos de vinhos e espumantes. O Brasil é um país continental que hoje elabora vinhos em 26 regiões em 10 estados brasileiros. Essa pluralidade de terroirs é única no mundo. “Temos um portfólio de vinhos e espumantes que agradam aos mais variados paladares em todos os continentes. Temos espumantes e vinhos nobres mais elaborados, assim como vinhos e espumantes mais descontraídos. Essa facilidade em beber é que tem encantado outras culturas”, destaca o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta.
Em 2021, o Brasil avançou ainda mais na conquista de premiações internacionais, feito que influencia diretamente na imagem do vinho brasileiro lá fora. Foram 414 medalhas – recorde histórico -, 29% a mais que em 2020, com medalhas em 18 concursos realizados na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Luxemburgo e Portugal.


-


QUE FOTO LINDA!! -
Mercado Público de Porto Alegre.

(clica em cima que amplia)



-

MUDANÇAS - O jornalista Gustavo Machado foi convidado e aceitou ser o superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa.
O presidente da AL será Valdeci Oliveira, do PT.


-


LOTEM O PARAÍSO!



-


NADA COMO UMA PANDEMIA




-


FOI PRA BANHA - Vai fechar a última Ughini.


-


PODE SER



-

PIADINHA

SOBRE A BIBA DITADORA DA COREIA


13 comentários:

  1. Já tinha lido antes li novamente hoje muito bonita a homenagem e a lembrança dele foi e será um ícone e um exemplo à todos

    ResponderExcluir
  2. Minha lista de melhores narradores gaúchos:
    1º Pedro Carneiro Pereira
    2º Armindo Antonio Ranzolin
    3º Pedro Ernesto Denardin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como terceiro, prefiro o José Aldo Pinheiro, voz firme, ritmo, cultura!

      Excluir
    2. Eu como não pude ouvir o Pedro Carneiri, que sempre ouvi ser um ícone, coloco o Armindo como primeiro e incluo o Haroldo de Souza com segundo, Denardim em teeveiro.

      Excluir
    3. Tenho a mãe de meu cunhado na mesma situação. A memória é o de menos, o pior é o resto como tu relataste....

      Excluir
    4. Ranzolin, Haroldo e Pedro Ernesto. Os demais ficam num nível bem abaixo.

      Excluir
  3. Minha avó sofre de Alzheimer há anos, e foi com ela que descobri que a TV mostra apenas a fase "bonitinha" da doença. Problemas de memória são apenas a ponta do iceberg. O Alzheimer literalmente deleta o cérebro da pessoa. Vai tirando a habilidade de pensar, de falar, de se locomover até virar um vegetal em cima de uma cama, que é hoje infelizmente o estágio da minha vó há 2 anos. Sobrou apenas uma carcaça imóvel esperando que um dia os órgãos parem de funcionar.

    ResponderExcluir
  4. Melhores narradores do sul....

    Ranzolin
    Haroldo de Souza
    Mario Lima "O Amigo da Galera"
    Roberto Brauner
    Daniel Oliveira

    Depois vem Marcos Couto, Oreste de Andrade, Gilberto Junior (Rádio Caxias) e José Aldo Pinheiro.

    Depois Pedro Ernesto

    ResponderExcluir
  5. Previdi, nesta lista de narradores esportivos, O Juremir, se fosse um, em que lugar você colocaria???

    ResponderExcluir
  6. Pedro Carneiro Pereira, Armindo Antonio Ranzolin, Milton Ferreti Jung, Elio Fagundes no futebol. Flávio Alcaraz Gomes, Jorge Alberto Mendes Ribeiro, Adroaldo Streck , Sergio Jockyman ( Pensem nisso, enquanto lhes digo até amanhã ), Ivette Brandalise..., alguns dos nomes que lembro agora. Anos dourados da rádio guaíba. Líder no RS, ninguém batia...

    ResponderExcluir
  7. Pedro Ernesto, atualmente, não é mais narrador, ele "fala" o jogo, e troca o nome de todo mundo...

    ResponderExcluir