Bom Dia!! Quarta, 10 de abril de 2013

Governos X TVs, rádios e jornais:

SÓ FALTA SE UNHAREM,
PUXAREM OS CABELOS!!

Vamos pegar alguns dados do Governo do RS e Prefeitura de Porto Alegre a partir do período em que os milicos começaram a largar o osso - eleições de 1982 a 2012.
Pelo Governo gaúcho passaram, pela ordem: PDS (hoje, PP), PMDB, PDT, PMDB, PT, PMDB, PSDB e PT.
Pela Prefeitura porto-alegrense foram eleitos candidatos, pela ordem: PDT, PT, PT, PT, PT, PMDB, PMDB e PDT.
Certo?
Com raríssimas exceções, as relações entre governos e os chamados meios de comunicação foram sempre tumultuadas. Bah!, um rolo atrás do outro.
Sem dúvida, o Governador que mais brigou com jornalistas e radialistas foi Olívio Dutra, do PT. A tchurma que o cercava era do balacobaco e acharam que iriam tornar o Rio Grande numa ilha caribenha. Agora, Tarso Fernando briga, apenas, com a RBS.
O mais light governador foi Germano Rigotto, pelo seu estilo "paz e amor".
Todos os demais sofreram muito e governar foi um sacrifício.
--
Na Prefeitura o relacionamento com os meios de comunicação foram calmas, com exceção, novamente, do período de Olívio Dutra. Para quem não sabe, no primeiro mês de governo ele tentou estatizar as empresas de ônibus. Adivinha o que aconteceu.
--
Como dizem hoje, este "relacionamento é construído" com base em verbas publicitárias.
Assim: um representante de uma determinada empresa de comunicação vai ao responsável pela propaganda governamental e apresenta um projeto. Um baita projeto, milionário. O projeto é levado ao governador ou ao prefeito e este veta.
Escrevam: começa um pau danado!!
E não importa se é TV, rádio ou jornal.
O pau vai ser enorme!!
Funciona assim, não importa se as TVs ou rádios são concessões. Ou se os jornais podem receber uma série de "perseguições". Os empresários não querem nem saber.
--
Não é a toa que a Rede Globo tem SEMPRE um patrocínio de uma estatal - BB, CEF, Correios, etc.
--
Ontem, o RUY GESSINGER postou no http://ruygessinger.blogspot.com.br/ o texto intitulado A LEITURA QUE FAÇO DA FALA DE TARSO GENRO.
Leia:

O que diz Zero Hora:
"O Governador afirmou ainda que, se a Constituição fosse respeitada, 80% da programação sairia do ar.Tarso disse que a Carta assegura a preferência por fins educativos, artísticos...(omissis)."
-
Certíssimo, Governador! Finalmente um filósofo, um jurisfilósofo põe o dedo na ferida.
Não entendi o arrazoado do sr. Macedo da Gaúcha às 5h30min da manhã, batendo no Tarso.  Não entendi seu assessor o sr. Scola. Não era de vocês que o Tarso estava falando. Leiam a Constituição, rapazes!
Não era do Mendelski que o Tarso falava!
Nem do rapaz da Band. Nem da Beatriz Fagundes!!!
Não tenham tanta pressa em puxar o saco de seus patrões.
-
Leiam o que diz a Constituição!
Ninguém é dono de Tv nem de Rádio nenhuma! o Gadret é dono dos imóveis e dos equipamentos. Os Sirotsky são donos das edificações e das instalações. 
Nós, cidadãos, somos donos do direito de conceder faixas de atuação. As concessões são de outorga da União! Mas nem por isso os pastores da Record podem  fazer o que lhes der na telha. Entenderam ou não?
Ora, como é que num Estado Laico é possível a venda de espaços para seitas e religiões?
A que servem programas como o BBB? Isso é cultura?
Vamos ao interior. Essas baboseiras que só ensinam o povo a consumir remédios sem receita, a falar errado, a consumir sem necessidade: isso é obedecer à Constituição? E onde está o M.P.?
Então, o seguinte. Ou bem as rádios e TVs melhoram ou que se libere tudo.  
Eu mesmo estou louco para instalar uma TV Pirata.
Quero ver implicarem comigo: chamo à lide, no polo passivo da relação processual, toda a chinelagem que está no dial. E toda a bagaceirada que está, tanto na TV aberta, como na paga.
Nem todas, mas 80% como disse o Tarso.
--
Perfeito o texto do Ruy.
Mas é o outro lado da moeda.

3 comentários:

  1. Prévidi olha essa manchete:

    09/04/2013 12h14 - Atualizado em 09/04/2013 12h35
    Após três derrotas em cinco jogos, Inter demite técnico do sub-20
    Osmar Loss já comandou a equipe profissional em dez jogos, inclusive no Brasileirão do ano passado


    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/04/apos-tres-derrotas-em-cinco-jogos-inter-demite-tecnico-do-sub-20.html

    ResponderExcluir
  2. Discordo. Achei o texto muito ruim, pois persecutório tanto da liberdade de expressão e de imprensa quanto dos empresários de mídia, quando estes esboçam alguma independência, o que é raríssimo no RS e no Brasil. A discussão toda é ridícula, pois que arcaica para nossos tempos. Logo veremos ruírem governichos como na Venezuela e na Argentina, que por sua inépcia insistem em culpar a janela pela paisagem. O texto é ruim, mas ruim mesmo, pois se baseia também na bobagem de atribuir "propriedade" pública às concessões, que existem graças ao bom senso humano, ao se dar conta de que governo bom é o que governa e não aquele que acha que pode gerir mídia. No RS, o governo é RUIM e ponto final. E olha que Tarso tem o apoio incondicional da Rosane Oliveira,editora de política de Zero Hora e a total leniência de outros veículos que, de tão importantes, raramente deles lembramos. Não adianta espernear: Não sabem como governar e - vide Rede Brasil (do Lula) - também não sabem fazer rádio, jornal ou televisão. Tomara que o Brasil mande-os de volta aos bancos escolares, para aprenderem que usar a democracia como arma pode fazer com que as armas tenham de voltar para defender a democracia.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto assistimos a falta de investimentos na educação, na segurança e na saúde, problemas reais neste país. Enquanto não temos policiamento ostensivo nas ruas, enquanto os professores não recebem o piso e a qualidade do ensino segue em queda livre e enquanto falta vacina contra a gripe A pra maioria da população, o governador Tarso está preocupado com a imprensa. Realmente falta seriedade e foco na solução dos problemas.

    ResponderExcluir