Terça, 2 de abril de 2013 - parte 3


VERISSIMO CONTRA A GRIPE

"No ano passado, uma gripe quase me levou à morte. Foi aí que me dei conta que a gripe é coisa séria e pode matar." A mensagem é do escritor Luis Fernando Veríssimo, que aceitou o convite da Secretaria Estadual da Saúde para protagonizar a campanha publicitária que divulga a vacinação contra a gripe em 2013. O objetivo é alertar os integrantes dos grupos de risco - as pessoas que correm mais risco de agravamentos em consequência da gripe - para a importância de se prevenir através da vacina.
--
Os vídeos e spots de 30 segundos com as declarações de Verissimo serão veiculados de 10 a 20 de abril em emissoras de rádio e TV de todo o Estado, convocando os integrantes dos grupos de risco a se imunizarem. A vacinação contra a gripe acontece de 15 a 26 de abril, disponibilizando, gratuitamente, 3,185 milhões de doses no Rio Grande do Sul, para a imunização de pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos, gestantes (e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes do início da campanha), portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica para a imunização, profissionais da saúde e indígenas aldeados.
Para reforçar o chamado à campanha de vacinação, a Saúde conta ainda com a parceria da CEEE, que divulga informações sobre a vacinação nas contas de luz do mês de abril, e do Banrisul, que reproduzirá as peças da campanha no home banking e em terminais de atendimento.
--
A campanha com a participação de Verissimo integra um esforço da Secretaria para mudar a cultura de que a gripe não é uma doença perigosa e que pode ser tratada em casa. "Pelo contrário, as pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, e dor na garganta ou no corpo devem procurar atendimento médico logo no início dos sintomas", destaca o secretário da Saúde, Ciro Simoni, que assina a carta enviada a 25 mil médicos em todo o Estado com orientações sobre o tratamento da gripe. O medicamento é distribuído gratuitamente e está disponível em farmácias municipais, pronto atendimentos, hospitais e outros serviços, mediante receita médica, mesmo que tenha sido emitida na rede privada.
Além da vacinação dos grupos de risco e do tratamento precoce, completam as estratégias de combate à gripe as medidas preventivas que devem ser adotadas diariamente. A chamada "etiqueta" da gripe inclui a proteção da boca e do nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo; lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel; assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário