Bom Dia!! Segunda, 8 de abril de 2013

"ESSE É O PIOR LUGAR DO MUNDO
PARA SE DEIXAR UM CACHORRO!!"

A frase não é minha.
É de um funcionário da Prefeitura de Tramandaí sobre o Canil Municipal.
Um horror.
Na sexta passada contei o crime que é aquilo lá.
O Canil fica em uma estradinha, que sai na estrada que vai de Osório a Tramandaí. Antes de chegar a um prédio da UFRGS. Não é difícil de encontrar, porque na "esquina" dessa estradinha tem uma placa chamando para um negócio de jovens.
Para seter uma ideia, o portão está sempre aberto. Os cães ficam ali. Não saem pra rua porque não é a "praia" deles. É mato e eles são de rua. Fede muito, desde a porteira.
Acreditem, não tem veterinário.Estão construindo umas baias, mas é um funcionário que está na labuta. Eles ficam lá, a céu aberto.
As "acomodações" são para 60 animais, mas tem mais de 100.
E um sujeito para "tomar conta". De noite ficam sozinhos.
Ração? É misturada com cocô. Água? Uns potes com muito limo.
--
Uma jornalista chamada Neifla Rigon entrou e contato.
O horror é maior ainda!!
Morei 10 anos em Tramandaí e a coisa é muito complicada!
Canil sem veterinário, o que não pode pois o responsável é sempre o veterinário da zoonose. É uma politicagem nojenta. Preciso ver com amigos de lá como tá a situação política na secretária da saúde 
Eu fiz denúncia. A primeira foi quando o canil utilizado era em Osório ( acho que em dois mil). Depois deu um rolo porque falei por e mail com protetores sobre o amiguismo e uma protetora enviou meu e mail para a policia civil de Tramandaí que enviou para o promotor de meio ambiente que ligou para meu celular pedindo meu endereço.
Daí me enviou um sei lá como chama, acho que intimação ( to procurando a papelada) dando alguns dias para que eu provasse as denúncias. Juntei testemunhas ( a maioria na hora tira o corpo fora apesar de me metralharem de denúncias e não agirem). Sei que ano passado recebi uma carta afirmando que nada tinham provado e que estava arquivada a denúncia
O cara do meio ambiente é nojento! Mas tô na luta e sei como eles atuam em relação aos animais .
O litoral é um grande centro de desova de animais vindos de outras cidades.
Nesses canis tu podes imaginar as situações mais macabras!! Vamos combinar. E agir!!
--
Não acredito nesses "organismos" oficiais.
Tenho um amigo em Xangri-lá que passou 8 anos fazendo denúncias gravíssimas como o "prefeitinho" e esses "organismos" nada fazem.
São todos acomodados, não querem "incomodação".
--
Só nos resta é botar a boca no trombone.
Vai ver que aí os prefeitos do Litoral Norte tomam vergonha na cara.

Um comentário:

  1. Esse relato da Neifla é chocante: a pessoa tem atitude, busca os caminhos corretos e legais e acaba sendo perseguida feito criminosa porque as pessoas não têm vontade alguma de mudar a situação deplorável dos animais.

    Não duvido realmente de uma vírgula do que ela disse: o Litoral é terra de ninguém. Imagina o que sobra pros animais, a maioria abandonados entre o Natal e o fim das férias, todos os anos há muitos anos, por pessoas que insistem em comprar os bichos e presentear sua criancinha (sem querer assumir a responsabilidade do cuidado e proteção aos animais).

    E se tem uma coisa de que não falta no Litoral Gaúcho é espaço: daria pra construir belos canis/gatis e fazer trabalhos exemplares de resgate e cuidados aos animais. A UFRGS (e também outras IES que têm cursos de Veterinária) poderia fazer extensões e enviar seus formandos para realizar estágios e trabalhos como bolsistas tanto no atendimento dos animais como, inclusive, na preparação dos próprios moradores (que ficam sem trabalho boa parte do ano) para o atendimento dos animais nesses canis/gatis.

    É só ter vontade. Dinheiro sabemos que existe.

    ResponderExcluir