Bom Dia!! Sexta, 16 de maio de 2014

VISITEI O PRESÍDIO CENTRAL
DE PORTO ALEGRE. MAS NÃO
QUERO FAZER DENÚNCIAS
E MUITO MENOS APARECER


PARTE 1

A população total, em 15 de maio de 2014


Adianta ficar dizendo ou escrevendo que o PCPA é o pior do Brasil?
Vale alguma coisa as milhares de palavras que já foram escritas, por "entendidos", querendo ensinar como se administra um presídio?
E as dezenas e dezenas de denúncias que a gente ouve, lê e assiste quase todos os dias?
O prédio do Presídio é de 1959 e jamais passou por uma reforma. Tem validade uma entidade de engenheiros vaticinar que "existem graves problemas estruturais"?
Ou políticos visitarem apressadamente os pavilhões, acompanhados de equipes de TV, e saírem falando asneiras?
Que tal um "magistrado" ganhar uma manchete em jornal, quando fala sobre o "fechamento do Presídio Central"?
Advogados, especialmente os ligados aos "direitos humanos", são os mais furiosos e exigem a implosão dessa "casa de desumanidades"!!
--
Há tempos que estava para retornar ao Presídio Central de Porto Alegre. Lembro que por diversas vezes combinei com o saudoso apresentador de TV Clóvis Duarte para irmos lá. O Clóvis já se foi e eu sempre adiando uma visita.
Ontem, 15 de maio, fui lá.
Tá certo, não é um lugar agradável para se visitar, mas precisava ver como estava o "caos".
Fui com os dados de uma matéria que li em O Globo, de janeiro deste ano:

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) notificou o governo brasileiro para adotar medidas cautelares que garantam a integridade dos detentos do Presídio Central, em Porto Alegre (RS). A comissão pede, entre outros pontos, a redução do número de presos no local, a garantia de higiene e tratamento médico aos apenados, além da recuperação do controle da segurança em todas as áreas do Presídio, atualmente entregue a facções criminosas
(..)
No mesmo documento, a CIDH diz que, em 2009, quando já havia pedido informações sobre a unidade prisional de Porto Alegre, a Comissão Parlamentar de Pesquisa sobre o Sistema Carcerário teria recomendado que o Presídio Central fosse "desativado, em virtude da evidente falta de estrutura" e que, "conforme critérios de superlotação, insalubridade, arquitetura inadequada, capacidade de ressocialização, assistência médica e maus-tratos, o presídio seria o pior estabelecimento penitenciário do país".
--
Vejam os tópicos: superlotação, insalubridade, arquitetura inadequada, ressocialização, assistência médica e maus-tratos. Além disso, grifei em vermelho, dois trechos na matéria de O Globo.
Fui com esses dados, mas "desarmado", sem o objetivo de "sacanear" quem quer que seja.
Não fui querendo fotografar ratos e baratas e muito menos cheirar o esgoto que corre pelas paredes.
--
Fui recebido pelo diretor do PCPA, Tenente Coronel Osvaldo Luis Machado da Silva. Conversei muito com ele e com todo o pessoal da Brigada Militar que atua na direção. Fiz muitas perguntas. E, claro, como são pessoas honestas, admitem as falhas - se assim podem ser chamadas as deficiências.
De cara, Osvaldo me mostra a placa que está lá em cima, abaixo do título.
- Hoje, temos aqui 4.459 presos, quando devíamos ter 1.600, afirma ele.
É óbvio que a Brigada Militar, que administra o Presídio há 19 anos - são 350 brigadianos, no dia-a-dia -, não tem nada a ver com esta superpopulação. Na verdade, hiper.
São 4.559 homens. Mais do que a maioria dos municípios do RS (lembre que são apenas homens com mais de 18 anos)
- E as rebeliões, as mortes?
- Interessante - conta Osvaldo. Não temos experiências com rebeliões. Em janeiro desse ano, aconteceu um protesto em um pavilhão, porque faltou água. Mas, lembra?, faltou água em vários pontos da cidade. Mortes? Em 2013 tivemos, sim, mas todas por doenças. Nenhum assassinato.
- As facções controlam os pavilhões, né?
- São 5 facções e temos que conviver com eles. Conversamos com os líderes. É a realidade.
--
Sobre o rato que sempre ilustra as matérias, de uma TV, sobre o Presídio Central, o Tenente-Coronel Osvaldo tem uma opinião:
- Aquele ratinho já morreu há muito tempo. Pode ter por aí algum descendente.
O PC é dedetizado, inclusive é feita a desratização, todo mês. Rigorosamente;


Tenente Coronel Osvaldo Luis Machado da Silva

(Continua na segunda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário